Matematica e Meio Ambiente
Matematica e Meio Ambiente
16/05/2008
1. TEXTO MATEMÁTICO


1. CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:

- Identificação e conversão de unidades de medidas agrárias;

- Operações envolvendo conversão de unidades agrárias;

- Conhecimento das características de uma propriedade rural.

2. OBJETIVO:

A partir da leitura do texto envolvendo uma situação de uso de unidades agrárias, os alunos serão capazes de interpretá-las resolverem problemas, além de conhecerem as principais características de uma propriedade rural.

3. PÚBLICO ALVO:

Trinta estudantes da Turma de Educação de Jovens e Adultos – EJA – Ciclo V (7ª e 8ª Séries), 2008, do turno Noturno, do Colégio Estadual Pedro Calmon.

4. SEQUENCIA DIDÁTICA DA ATIVIDADE:

- Distribuição do texto;

- Leitura e interpretação do texto;

- Identificação de palavras desconhecidas;

- Consulta ao dicionário;

- Aplicação e resolução de exercícios.

5. RECURSOS DIDÁTICOS:

Papel oficio, quadro branco e pincel.

6. HABILIDADES TRABALHADAS:

- Ler e interpretar o texto identificando conteúdos matemáticos;

- Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação;

- Desenvolver a criatividade e a responsabilidade;

- Saber conviver em grupo respeitando as identidades e as diferenças;

- Inter-relacionar pensamentos, idéias e conceitos;

- Adquirir, organizar, avaliar e transmitir informações.

7. RESULTADOS ESPERADOS:

     Ao final do trabalho espera-se que os alunos leiam e interpretem o texto, buscando o significado das palavras desconhecidas, identifiquem as unidades de medidas trabalhadas, suas aplicações e resolvam a atividade proposta.

8. APRESENTAÇÃO DO TEXTO:

9. ATIVIDADES:

1. Qual a idéia principal do texto que você acabou de ler?

a) Trabalhar com o sistema métrico não e vantajoso como dizem os engenheiros.

b) Nas desapropriações, os valores pagos são muito baixos.

c) A falta de conhecimento matemático pode gerar equívocos e, até, permitir que as pessoas sejam enganadas.

2. Com base nas informações do texto, responda às questões:

a) Como o autor do texto pode ter feito a conversão entre alqueires paulistas e metros quadrados?

b) Por que os proprietários, que já tinham aceitado o preço mudaram de idéia quando o engenheiro apresentou os termos finais do contrato?

3. Resolva o problema:

Na Bahia, uma área rural foi desapropriada. O Estado pagou R$ 50.000,00 por alqueire baiano. Sabendo que o alqueire baiano corresponde a 96.800 m2 e que a área desapropriada mede 1.936.000 m2, quanto o fazendeiro recebeu do Estado?

4. Apresente as características de uma propriedade rural que você conhece ou já visitou.

5. Dê a sua opinião:

Você acha justo o Estado ter o poder de desapropriar as terras de alguém quando isso e considerado bom para o restante da sociedade?

Referência Bibliográfica:

Projeto Araribá: Matemática / Obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Juliane M. Barroso. 1ª. Ed. São Paulo: Moderna, 2006.


postado por 78002 as 10:51:41 #
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