Módulo de acolhimento
Módulo de acolhimento
terça, 22 dezembro, 2009
MOMENTO 5 - “Na EaD é impossível ser feliz sozinho”


“O  papel  do  educador  não  é  de  encher  o  educando  com  o

conhecimento de ordem  técnica ou não, mas sim o de proporcionar,

através  da  relação  dialógica  educador-educando,  a  organização  do

pensamento  correto  de  ambos,  levando-o  a  descobertas  sem

fronteiras.”

Paulo Freire

Para fecharmos com chave de ouro, após vários estudos e conhecimento da plataforma proposta foi nos dada a tarefa de criarmos um blog onde apresentamos os cinco momentos realizados e conhecemos as ferramentas de trabalho, tais como: o moodle, o google apps, agenda do google, o google docs, cmap tools e diversas outras ferramentas; convidamos vocês a realizarem um trabalho em grupo: a construção de um projeto colaborativo. Esse será o foco deste Momento 5. Mas outras atividades fazem parte, veja:

1) Leia e estude o texto Blog e Wiki da apostila.

2) Acesse os links abaixo:

Wikipédia: enciclopédia virtual e colaborativa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia

Exemplo de um wiki criado por um grupo de alunos na ocasião da elaboração de monografia:

http://monografiapucrio.wikispaces.com/

Programa para criar seu próprio wiki (em português):

http://www.if.ufrgs.br/cref/wiki/WikiCREF.html

Exemplo de um blog criado por um grupo de alunos na ocasião da elaboração de monografia:

http://cursomultiplicador.blogspot.com/

Sites que fazem a hospedagem gratuita de blogs:

http:// www.uniblog.com.br
http://
www.blogger.com.br
http://
www.terra.com.br

Texto sugerido para estudo em anexo. http://www.senac.br/BTS/313/boltec313b.html.

Considerações finais

 A informação científica é um dado fundamental para o desenvolvimento de atitudes preventivas. É o ponto básico de diferenciação entre uma atitude coerente e afirmações emocionais, pré-conceitos e tabus. Ela é absolutamente necessária, mas infelizmente, não o suficiente para mudar comportamentos de risco.

 Mudança de comportamento de risco, não é algo simples. Exige-nos um trabalho contínuo, complexo e competente. Investimentos de ordem intrapessoais, interpessoais, políticos, científicos e sociais. Mudar um comportamento social de risco demanda tempo de gerações, e terá legitimidade se a própria sociedade gerir essas mudanças.

 Uma didática vertical de transmissão de conhecimentos além de ilegítima, apesar da boa intenção, encontra obstáculos ferrenhos para sua implantação. A técnica de grupos operativos parece-nos um instrumento eficiente por se tratar de uma didática horizontal. Essa horizontalidade torna o indivíduo agente ativo, responsável e engajado no processo de mudança, na medida em que suas necessidades pessoais e comunitárias são levadas em consideração. Na medida em que pode apropriar-se das informações técnicas e científicas, adequando-as a sua realidade interna e externa.

A mudança de uma didática vertical para uma horizontal com adolescentes tem por meta integrar os pares contraditórios, CULPA e PODER, possibilitando-lhes, o salto de qualidade para a RESPONSABILIDADE de si e de sua comunidade.


postado por 130283 as 06:13:17 #
segunda, 21 dezembro, 2009
Momento 4- “Um bom caminho se faz com boas ferramentas”


Raciocínio:quando o pensamento sobe uma escada. Lógica: quando o pensamento é detetive". (AdrianaFalcão)

“Sempre começamos a estudar com uma leitura geral do texto, a partir da qual produziremos um Glossário, que servirá para esclarecer os elementos desconhecidos. Assim, sem se preocupar muito com a apreensão de todo o conteúdo, faça uma leitura geral, sem parar, do início ao fim. Numa folha a parte, vá anotando as palavras cujo significado você não conhece. Anote também, todas as referências que o texto faz a fatos históricos,autores, doutrinas e conceitos dos quais você nunca ouviu falar.

Terminada essa primeira leitura, esqueça o texto por um momento. Pesquise na internet ou em uma biblioteca informações sobre aquilo que você anotou. Leia os significados e os registre na folha. Assim, você está produzindo o glossário, que é um instrumento muito útil por três motivos:

*ao buscar informações sobre o significado de palavras desconhecidas, você está enriquecendo o seu vocabulário e ampliando o seu repertório de fala e escrita;

*ao esclarecer fatos históricos, conceitos, teorias, autores edoutrinas, você está enriquecendo o seu conhecimento geral;

*o glossário ajudará você a economizar tempo, pois quando aparecerem dúvidas semelhantes, você poderá resolvê-las mais rapidamente. Por uma questão de facilidade, guarde todos os glossários em uma mesma pasta. Porém, se você tiver tempo, crie um documento de texto no computador para que, a cada nova leitura, o seu glossário seja incrementado. Cuide, ainda, para que as palavras sejam sempre colocadas em ordem alfabética, pois isso facilitará a sua consulta.”

Módulo de Acolhimento- Volume 1- Técnicas de Estudo








postado por 130283 as 05:28:08 # 0 comentários
domingo, 20 dezembro, 2009
MOMENTO 3 - "Quando se conhece a história se caminha melhor"


Os Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras,  visando a organizar e representar o conhecimento.  Os conceitos são destacados em caixas de texto. A relação entre doisconceitos é representada por uma linha ou seta, contendo uma "palavrade ligação" ou "frase de ligação".Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. A proposta de trabalho dos Mapas Conceituais está baseada na idéia fundamental da Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno. Novas idéias e informações são aprendidos, na medida em que existem pontos de ancoragem.  Aprendizagem implica em modificações na estrutura cognitiva e não apenas  em acréscimos. Segundo esta teoria, os seguintes aspectos são relevantes para a aprendizagem significativa:

  •  As entradas para a aprendizagem são importantes.
  •  Materiais de aprendizagem deverão ser bem organizados.
  •  Novas idéias e conceitos devem ser "potencialmente significativos" para o aluno.
  •  Fixando novos conceitos nas já existentes estruturas cognitivas do aluno fará com que os novos conceitos sejam relembrados.

    Nesta perspectiva parte-se do pressuposto que o indivíduo constrói o seu conhecimento partindo da sua predisposição afetiva e seus acertos individuais. Estes mapas servem para tornar significativa a aprendizagem do aluno, que transforma o conhecimento sistematizado em conteúdo curricular, estabelecendo ligações deste novo conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui.

    Esta teoria da assimilação de Ausubel, como uma teoria cognitiva, procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente dos seres humanos. A referida teoria dá ênfase à aprendizagem verbal, por ser esta predominante em sala de aula.
    Incluídas na aprendizagem significativa estão a  aprendizagem por recepção e a  por descoberta. Podemos verificar isto através do mapa conceitual abaixo:

    Esta abordagem dos mapas conceituais está embasada em uma teoria construtivista, entendendo que o indivíduo constrói seu conhecimento e significados a partir da sua predisposição para realizar esta construção. Servem como instrumentos para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aprendiz.A idéia principal do uso de mapas na avaliação dos processos de aprendizagem é a de avaliar o aprendiz em relação ao que ele já sabe, a partir dasconstruções conceituais que ele conseguir criar, isto é, como eleestrutura, hierarquiza, diferencia, relaciona, discrimina e integra osconceitos de um dado minimundo em observação, por exemplo.

    Novak é considerado o criador dos mapas conceituais e refere ter usado este em várias pesquisas, contemplando as diversas áreas do conhecimento.


  • postado por 130283 as 06:43:50 # 0 comentários
     
    Perfil
    130283
    Meu Perfil

    Links
    Hotéis no Brasil
    Encontra Brasil
    Guia PI
    Encontra Piauí
    DNS Dinâmico
    Blog Grátis

    Palavras-Chave
    Fichamento

    Favoritos
    Não há favoritos.

    adicionar aos meus favoritos


    Colaboradores do Blog


    Comunidades
    Não há comunidades.

    Posts Anteriores
    MOMENTO 5 - “Na EaD é impossível ser feliz sozinho”
    Momento 4- “Um bom caminho se faz com boas ferramentas”
    MOMENTO 3 - "Quando se conhece a história se caminha melhor"
    Momento 2 - "Traçando o caminho na EaD"
    Momento 1 - Abrindo Caminhos

    Arquivos
    2009, 01 dezembro

    531 acessos
    CRIAR BLOG GRATIS   
    ..