Módulo de acolhimento
Módulo de acolhimento
domingo, 20 dezembro, 2009
Momento 2 - "Traçando o caminho na EaD"


Nessa etapa do curso, o que se espera do aluno é que tenha uma atenção voltada à análise, sendo um observador e mostrando seu raciocínio lógico mediante a realização dos exercícios propostos. Vamos ver um exemplo prático sobre fichamento:

FICHAMENTO

SILVA, Anderson Luiz da; FRANÇA, Rodrigo Toledo. Técnicas de estudo. Módulo de Acolhimento: fundamentos da aprendizagem em rede, Juiz de Fora, vol.1, set./2008. p. 19-32.

“Na verdade, como já dissemos antes, para você compreender bem um texto, é necessário subir vários degraus, cada um deles corresponde a uma leitura. A primeira e a segunda são o início da investigação, e correspondem apenas a uma suspeita. A terceira analisa os indícios e persegue as principais pistas. Já a quarta, traz à tona o parecer final”. (pág.19).

A boa compreensão de um texto se dá de forma progressiva e ascendente.

“Sempre começamos a estudar com uma leitura geral do texto, a partir da qual produziremos um glossário que servirá para esclarecer os elementos desconhecidos. Assim, sem se preocupar muito com a apreensão de todo o conteúdo, faça uma leitura geral, sem parar, do início ao fim. Numa folha à parte, vá anotando as palavras cujo significado você não conhece. Anote, também, todas as referências que o texto faz a fatos históricos, autores, teorias, doutrinas e conceitos dos quais você nunca ouviu falar.” (pág. 20)

A primeira leitura do texto deverá ser feita para se esclarecer os elementos estranhos (palavras cujos significados são ignorados).

“Terminada essa primeira leitura, esqueça o texto por um momento. Pesquise na internet ou em uma biblioteca informações sobre aquilo que você anotou. Leia os significados e os registre na sua folha.”

Enriquecer o vocabulário para facilitar a compreensão do texto.

“Tendo esclarecido as suas dúvidas, faça uma segunda leitura do texto. Nesse momento, vá mais devagar e com mais atenção. Sublinhe com uma caneta marca texto as informações mais importantes de cada parágrafo. Se não quiser colorir demais o seu material, utilize um lápis. À medida que for lendo cada parágrafo, você já pode ir construindo um fichamento do texto.”

A segunda leitura deverá ser feita com mais atenção, destacando as partes mais importantes do texto.

“Ao iniciarmos a próxima leitura do texto, devemos ter em mente três perguntas básicas: 1) Qual o tema do texto; 2) Qual(is) a(s) tese(s) defendida(s) pelo autor?; 3) Quais são os argumentos utilizados pelo autor para justificar, comprovar e validar a sua tese?” (pág. 22)

A terceira leitura do texto deve-se estar atento às três perguntas básicas.

“A quarta leitura necessita de um grau de atenção ainda maior do que a terceira. É preciso anotar: os argumentos mais interessantes do autor. Os argumentos que não ficaram bem explicados; e as novidades que o autor sugere. Também é preciso identificar: as idéias que foram tomadas de outros estudiosos; o estilo da redação; o modo como o autor conduziu o texto; o tipo de linguagem utilizada; as explicações que pareceram inconsistentes ou incompletas; os exemplos interessantes; e os irrelevantes. Enfim, devemos ser capazes de apontar todos aqueles elementos do texto que podem ser objeto da nossa crítica. Após lermos o texto, e tendo em mãos as anotações, bem como o glossário, o fichamento e o resumo, já estamos prontos para produzir uma resenha.” (pág. 24)

A atenção deve estar voltada principalmente ao que é mais importante e ao que ficou ininteligível.

“Esse é o trabalho do leitor como detetive: ficar atento às palavras e expressões que funcionam como pistas que ajudam na investigação e compreensão de cada passo dado pelo autor durante o texto. Com essa visão clara, você tem condições de redigir fichamentos, resumos e resenhas. Não esqueça, também, de procurar empregar em sua escrita os recursos de linguagem que funcionem como pistas para o nosso leitor.” (pág. 32)

Através do exposto pode-se criar fichamento, resumo e/ou resenha.


postado por 130283 as 06:36:22 #
0 Comentários

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
130283
Meu Perfil

Links
Blog Grátis

Palavras-Chave
Fichamento

Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
Momento 1 - Abrindo Caminhos

Arquivos
2009, 01 dezembro

531 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..