Módulo de acolhimento
Módulo de acolhimento
domingo, 20 dezembro, 2009
MOMENTO 3 - "Quando se conhece a história se caminha melhor"


Os Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras,  visando a organizar e representar o conhecimento.  Os conceitos são destacados em caixas de texto. A relação entre doisconceitos é representada por uma linha ou seta, contendo uma "palavrade ligação" ou "frase de ligação".Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. A proposta de trabalho dos Mapas Conceituais está baseada na idéia fundamental da Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno. Novas idéias e informações são aprendidos, na medida em que existem pontos de ancoragem.  Aprendizagem implica em modificações na estrutura cognitiva e não apenas  em acréscimos. Segundo esta teoria, os seguintes aspectos são relevantes para a aprendizagem significativa:

  •  As entradas para a aprendizagem são importantes.
  •  Materiais de aprendizagem deverão ser bem organizados.
  •  Novas idéias e conceitos devem ser "potencialmente significativos" para o aluno.
  •  Fixando novos conceitos nas já existentes estruturas cognitivas do aluno fará com que os novos conceitos sejam relembrados.

    Nesta perspectiva parte-se do pressuposto que o indivíduo constrói o seu conhecimento partindo da sua predisposição afetiva e seus acertos individuais. Estes mapas servem para tornar significativa a aprendizagem do aluno, que transforma o conhecimento sistematizado em conteúdo curricular, estabelecendo ligações deste novo conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui.

    Esta teoria da assimilação de Ausubel, como uma teoria cognitiva, procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente dos seres humanos. A referida teoria dá ênfase à aprendizagem verbal, por ser esta predominante em sala de aula.
    Incluídas na aprendizagem significativa estão a  aprendizagem por recepção e a  por descoberta. Podemos verificar isto através do mapa conceitual abaixo:

    Esta abordagem dos mapas conceituais está embasada em uma teoria construtivista, entendendo que o indivíduo constrói seu conhecimento e significados a partir da sua predisposição para realizar esta construção. Servem como instrumentos para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aprendiz.A idéia principal do uso de mapas na avaliação dos processos de aprendizagem é a de avaliar o aprendiz em relação ao que ele já sabe, a partir dasconstruções conceituais que ele conseguir criar, isto é, como eleestrutura, hierarquiza, diferencia, relaciona, discrimina e integra osconceitos de um dado minimundo em observação, por exemplo.

    Novak é considerado o criador dos mapas conceituais e refere ter usado este em várias pesquisas, contemplando as diversas áreas do conhecimento.


  • postado por 130283 as 06:43:50 #
    0 Comentários

    Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

     
    Perfil
    130283
    Meu Perfil

    Links
    Blog Grátis

    Palavras-Chave
    Mapa
    Conceitual

    Favoritos
    Não há favoritos.

    adicionar aos meus favoritos


    Colaboradores do Blog


    Comunidades
    Não há comunidades.

    Posts Anteriores
    Momento 2 - "Traçando o caminho na EaD"
    Momento 1 - Abrindo Caminhos

    Arquivos
    2009, 01 dezembro

    531 acessos
    CRIAR BLOG GRATIS   
    ..