Módulo de acolhimento
Módulo de acolhimento
terça, 22 dezembro, 2009
MOMENTO 5 - “Na EaD é impossível ser feliz sozinho”


“O  papel  do  educador  não  é  de  encher  o  educando  com  o

conhecimento de ordem  técnica ou não, mas sim o de proporcionar,

através  da  relação  dialógica  educador-educando,  a  organização  do

pensamento  correto  de  ambos,  levando-o  a  descobertas  sem

fronteiras.”

Paulo Freire

Para fecharmos com chave de ouro, após vários estudos e conhecimento da plataforma proposta foi nos dada a tarefa de criarmos um blog onde apresentamos os cinco momentos realizados e conhecemos as ferramentas de trabalho, tais como: o moodle, o google apps, agenda do google, o google docs, cmap tools e diversas outras ferramentas; convidamos vocês a realizarem um trabalho em grupo: a construção de um projeto colaborativo. Esse será o foco deste Momento 5. Mas outras atividades fazem parte, veja:

1) Leia e estude o texto Blog e Wiki da apostila.

2) Acesse os links abaixo:

Wikipédia: enciclopédia virtual e colaborativa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia

Exemplo de um wiki criado por um grupo de alunos na ocasião da elaboração de monografia:

http://monografiapucrio.wikispaces.com/

Programa para criar seu próprio wiki (em português):

http://www.if.ufrgs.br/cref/wiki/WikiCREF.html

Exemplo de um blog criado por um grupo de alunos na ocasião da elaboração de monografia:

http://cursomultiplicador.blogspot.com/

Sites que fazem a hospedagem gratuita de blogs:

http:// www.uniblog.com.br
http://
www.blogger.com.br
http://
www.terra.com.br

Texto sugerido para estudo em anexo. http://www.senac.br/BTS/313/boltec313b.html.

Considerações finais

 A informação científica é um dado fundamental para o desenvolvimento de atitudes preventivas. É o ponto básico de diferenciação entre uma atitude coerente e afirmações emocionais, pré-conceitos e tabus. Ela é absolutamente necessária, mas infelizmente, não o suficiente para mudar comportamentos de risco.

 Mudança de comportamento de risco, não é algo simples. Exige-nos um trabalho contínuo, complexo e competente. Investimentos de ordem intrapessoais, interpessoais, políticos, científicos e sociais. Mudar um comportamento social de risco demanda tempo de gerações, e terá legitimidade se a própria sociedade gerir essas mudanças.

 Uma didática vertical de transmissão de conhecimentos além de ilegítima, apesar da boa intenção, encontra obstáculos ferrenhos para sua implantação. A técnica de grupos operativos parece-nos um instrumento eficiente por se tratar de uma didática horizontal. Essa horizontalidade torna o indivíduo agente ativo, responsável e engajado no processo de mudança, na medida em que suas necessidades pessoais e comunitárias são levadas em consideração. Na medida em que pode apropriar-se das informações técnicas e científicas, adequando-as a sua realidade interna e externa.

A mudança de uma didática vertical para uma horizontal com adolescentes tem por meta integrar os pares contraditórios, CULPA e PODER, possibilitando-lhes, o salto de qualidade para a RESPONSABILIDADE de si e de sua comunidade.


postado por 130283 as 06:13:17 #
 
Perfil
130283
Meu Perfil

Links
Blog Grátis

Palavras-Chave
Construção
um
blog

Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
Momento 4- “Um bom caminho se faz com boas ferramentas”
MOMENTO 3 - "Quando se conhece a história se caminha melhor"
Momento 2 - "Traçando o caminho na EaD"
Momento 1 - Abrindo Caminhos

Arquivos
2009, 01 dezembro

531 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..