EM PROCESSO DE FORMAÇÃO...
EM PROCESSO DE FORMAÇÃO...
sexta, 26 outubro, 2007
ZAHA HADID


Possuindo pinturas claustrofóbicas, que lembram o suprematismo do russo Malevitch, fizeram a fama da arquiteta iraniana Zaha Hadid. Evitando o dogmatismo, ela coloca em seus projetos a deformação, a justaposição e a estratificação introduzindo complexidade nos seus obejtos arquitetônicos. Nascida em Bagda, que foi vencedora de vários concursos de arquitetura, mas não possuía nenhuma obra construída.


postado por 60367 as 06:37:43 # 0 comentários
MIND ZONE


é a partir de 1999 que ela foi chamada para criar um espaço dentro do Millenium Dome que foi o maior fiasco com que os ingleses marcaram a festejada passagem do tempo, sendo batizado como MIND ZONE.  Neste mesmo ano, Zaha foi vencedora de mais um concurso para um edifício que iria ser um museu sendo chamado de Centro de Arte Contemporânea de Roma, em Cincinnati, ESTADOS UNIDOS, sendo este um dos projetos mais interressantes de Zaha e alem de ser o primeiro museu que a Itália dedicara ao tema. O desenho foi o primeiro passo para a concretização da instituição. Ele se localiza na periferia ao norte do centro histórico de Flaminis abrigando espaços para exposições permanentes e temporárias, galerias de arte, centro de arquitetura, centro de conferencia e biblioteca. O edifício se divide em 5 partes possuindo cada um com um programa particular. A concepção do projeto baseou-se na idéia de irrigar o grande tecido urbano com superfícies lineares exposta, como uma “serpente”, tecendo densa relação entre os espaços internos e externo.

postado por 60367 as 06:35:43 # 0 comentários
ESTAÇAO DE ESTRASBURGO e ESTAÇAO DE ESQUI - Innsbruck


Estes dois projetos foram finalizados em 2001 e 2002 onde ela desenvolveu a ESTAÇAO DE ESTRASBURGO (2001), e a rampa de esqui em Innsbruck, na Austria (2002). Estes dois projetos foram os que renderam para ela o grande prestigio saindo em capa de revista no mundo todo. No primeiro o programa é básico que consiste em uma plataforma, estacionamento de bicicletas, sanitários e loja. A noção de tridimensionalidade é acentuada pelo tratamento do espaço: o jogo de linhas prossegue nas luzes no piso, nas peças do mobiliário ou nas luminárias no forro. O objetivo é criar um espaço vigoroso e atraente, com função e circulação claramente definidas. E o segundo  faz parte de um grande conjunto olímpico que substitui uma antiga plataforma, inadequada para competições internacionais. O edifício é um híbrido entre modernos espaços destinados ao esporte e áreas públicas, que incluem café e terraço panorâmico. Esses diferentes programas combinam-se em uma forma singular onde a topografia artificial da rampa é uma extensão da paisagem natural.


postado por 60367 as 06:33:18 # 0 comentários
Centro em Wolfburgs


Neste projeto ela conquistou numa disputa, sendo realizado na Alemanha, trata-se de um Centro em Wolfburgs, que a sua aparência é muito misteriosa, devendo atiçar a curiosidade do visitante, devido ao seu elevado grau de complexidade e estranheza.


postado por 60367 as 06:32:07 # 0 comentários
Centro de Automoveis da Volkswagen

Neste projeto que foi destinado ao Centro de Automoveis da Volkswagen, possui uma estrutura organizada, ocupando um terreno interessante onde finaliza uma sequencia de importantes centros culturais e ao mesmo tempo sendo elemento de ligação do centro. O edifício se compõem de tal modo que cria uma interface com o exterior por meio de múltiplas linhas que descrevem a trajetória de pedestre e veículos, induzindo o visitante a ingressar na “paisagem artificial” interna. O edifício possui grande transparência e porosidade, enquanto o grande volume de exposição, tem seu invólucro transformado em outdoor publico com variedade de usos comerciais e culturais e onde e abrigado por cones estruturais de concreto.


postado por 60367 as 06:31:11 # 0 comentários
Outros projetos


Dentro outros projetos realizados de sua autoria podemos citar o Terminal Maritimo de Salerno, na Italia, o Polo de Ciencia de Cingapura, onde ganhou premio pelo plano geral. Em 2002 teve a sede da BMW, em Leipzig, ALEMANHA e o centro de arte na França, dentre outros projetos vencedores de concurso, mas muitos não realizados.


postado por 60367 as 06:30:43 # 0 comentários
prince tower, frança


...

postado por 60367 as 06:28:26 # 0 comentários
Rosenthal Center for Contemporary Art,


Localizado em lote de esquina em Cincinnati, capital do estado de Ohio, o Rosenthal Center for Contemporary Art (RCCA) possui espaços para exposições temporárias, instalações e performances, mas não para mostras permanentes. O edifício abriga ainda salas de aulas, setor de preparação de exposições, escritórios, loja e café. Para intensificar o movimento de pedestres na redondeza e criar um espaço público dinâmico, a entrada, o lobby e as áreas ao redor do sistema de circulação são organizados como se fizessem parte do tecido urbano. Começando na esquina, o piso de concreto se transforma em parede, adquirindo a forma de fundo infinito de um estúdio de fotografia.
O tecido urbano, imaginada por Hadid, conduz os visitantes para a rampa que leva ao mezanino, e continua subindo até penetrar na caixa preta, onde está a galeria de exposições. Esta, em contraste, expressa-se por uma sucessão de polimentos no material de revestimento, como se tivesse sido esculpida em um único bloco de concreto que flutua sobre todo o lobby.
Os espaços de exposições podem mudar de tamanho e forma, para acomodar a grande variação de escala da arte contemporânea. Segundo a arquiteta, as visuais de dentro das galerias em direção à área de circulação são imprevisíveis, criando diferentes percepções das rampas em ziguezague, que sobem por uma estreita fenda. Ao mesmo tempo, essas diversas galerias se relacionam como se fossem um quebra-cabeça tridimensional, criado por cheios e vazios.

postado por 60367 as 06:20:31 # 0 comentários
quarta, 17 outubro, 2007
"MINHA OBRA FALA DA VIDA A PARTIR DA CATÁSTROFE"


"As emoções, os sentimentos não são privados. São uma parte do mundo. Existe uma diferença entre uma emoção privada e uma que forma parte da realidade. A realidade não é só um exercício intelectual: não escutamos música juntando uma nota com a outra. O que se sente quando a escutamos é sua força espiritual, e assim deve ocorrer também com a arquitetura. Os sentimentos que inspiraram estes projetos surgem da catástrofe. Mas não obstante, estes edifícios falam sobre a vida.”

Daniel Libeskind


postado por 60367 as 06:23:22 # 0 comentários
DANIEL LIBESKIND


Sua arquitetura usa uma linguagem de ângulos imponentes, geometrias que se intersectam, fragmentos, vazios e linhas picadas de uma forma exuberante. Libeskind estudou música e foi um pianista virtuoso, mas abandonou para ser arquiteto, ainda que alguns de seus desenhos estão feitos sobre pentagramas.

 

“arquitetura é música congelada” (Goethe) ou se "música é arquitetura que fala” (Yannis Xenakis), talvez não tenha sido um abandono, mas sim uma evolução do talento musical em arquitetura.


postado por 60367 as 02:41:13 # 0 comentários
DANIEL LIBESKIND - O Museu Imperial da Guerra, Manchester


O interior desta obra reflete a “alma” do projeto, expõe os conflitos que moldaram o século XX e aqueles que continuarão a determinar o futuro da humanidade.


postado por 60367 as 02:38:34 # 0 comentários
DANIEL LIBESKIND - Museu Felix Nussbaum, Osnabruck


Duas atitudes permeiam toda a obra de Daniel Libeskind : a preocupação com o “espírito do local”, único em cada sítio (conceito de site specific, como nas artes), e a exploração da linha como entidade criadora.

Esta forte relação da linha com o sítio é percebida no museu Felix Nussbaum, na cidade de Osnabrück. Durante as escavações para a construção foi descoberta uma antiga ponte enterrada, mas que se encontrava em perfeito alinhamento com o traçado do projeto. Esta sintonia surpreendente, mas não gratuita, demonstrou entendimento do terreno em sua imaterialidade (e não as habilidades mediúnicas que lhe foram atribuídas após esta descoberta).


postado por 60367 as 02:23:19 # 0 comentários
terça, 02 outubro, 2007
"EM TODA MINHA ARQUITETURA, FUI FASCINADO SEMPRE PELO TEATRO"(Aldo Rossi)


Teatro Del Mondo-Aldo Rossi-1979

Este projeto foi pensado, para um teatro provisório, de aço tubular e madeira, para a Bienal de Veneza, em 1979.

A proposta inicial foi de recordar os antigos teatros flutunates de Veneza do Século 18.

Todo o teatro  esta embebido das ideias de Rossi, sobre a arquitectura e as cidades. A simplicação formal da arquitectura característica de Rossi, atinge aqui a sua maior expressão.

Rossi assim deescreveu seu projeto, que lhe grande reconhecimento:

"UM LUGAR ONDE A ARQUITETURA TERMINA E O MUNDO DA IMAGINAÇÃO COMEÇA."

" UM TEATRO EM QUE A ARQUITETURA SERVE COMO UM POSSÍVEL FUNDO, UM AJUSTE, UM EDIFÍCIO QUE POSSA SER CAUCULADO A TRANSFORMADO NAS MEDIDAS E MATERIAIS CONCRETOS DE UM SENTIMENTO FREQUENTEMENTE ILUSIVO...FOI UMA DAS MINHAS PAIXÕES"


postado por 60367 as 05:36:49 # 0 comentários
"UM PINTOR ARQUITETO"


LEGENDA: “Schule do zur do weg der”, 1979 (a maneira educar); “Por il monumento di segrate”, 1972(para  monumento no segrate); “Assassinata architettura”, 1974(arquitetura assassinada); “Conversazione ricordi ”, 1975(memórias e conversação);“Studente do dello casa um chieti”, 1977(chieti da carcaça do estudante).

ALDO ROSSI EMPREGOU FREQUENTEMENTE FORMULÁRIOS TIPO, EM UMA TENTATIVA DE RESTABELECER UMA CONEXÃO COM A MEMÓRIA COLETIVA DO AMBIENTE URBANO.

TAMBÉM CRIAVA DESENHOS EM ABUNDÂNCIA, REFORÇANDO SUA APROXIMAÇÃO COM UMA ARQUITETURA TIPOLÓGICA, ONDE SIMPLIFICAVA OS ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS : VOLUMES EM CUBOS, CILINDROS E PRISMAS E IDENTIDADES ELEMENTAIS EM TORRES E COLUNAS.


postado por 60367 as 04:31:56 # 0 comentários
PERMANÊNCIA... UMA IDÉIA

A memória para Rossi, antes de uma fonte de modelos a serem produzidos no presente, é a possibilidade de se retomar a relação dialética com o mundo dentro do processo histórico, a partir das permanências (notações espaciais).

A IDÉIA DE PERMANÊNCIA é um conceito que propõe uma afirmação do processo histórico como comprovação de estruturas constantes (TIPO)

TIPO não é um sistema de operação formal, e sim um registro de um estrutura persistente.


postado por 60367 as 04:30:05 # 0 comentários
MEMÓRIA LUGAR E DESENHO

Para Aldo Rossi, a crítica ao movimento moderno deveria retomar princípios que haviam sido esquecidos. Para ele a base da concepção arquitetônica, está na articulação :

-da Memória

-do lugar                         

-do desenho

ELE CRÊ QUE O RESULTADO DESTA JUNÇÃO É CAPAZ DE EVOCAR A IDÉIA DO LOCUS - um lugar marcado.

A presença desta MARCA dota o espaço um registro diferente das demais estruturas.

Sendo assim uma vez na presença do LOCUS  , podemos experimentar um contato c/ o universo da MEMÓRIA e da RECONHECEBILIDADE.

A MEMÓRIA DO LUGAR  é o resultado de sobreposições das experiências individuais e coletivas, onde se acomodam signos ao arbítrio e a tradição.


postado por 60367 as 04:12:23 # 0 comentários
quarta, 05 setembro, 2007
Comparação de Bouleé e Louis Kahn


A arquitetura tanto para Louis Kahn tanto para Bouleé são representadas por arquiteturas monumentais que se utilizam formas geométricas em suas edificações. Para Boulé, sua maior insparação é no tema divino, obras que apresentam simetria enfocando a sua centralidade, similares as arquiteturas religiosas. Para Kahn a sua obra se estruturava atraves de suas estruturas dividindo espaços e criando as suas funções. Diferente de Bouleé as suas obras buscavam construções monumentais, mas criando também um eixo principal na edificação, ficando como uma marcação da mesma.

postado por 60367 as 08:06:28 # 0 comentários
quarta, 29 agosto, 2007
PASSEIE PELAS FORMAS DE KAHN

USE OS LINKS:

http://br.youtube.com/watch?v=qBl6DPsXGVk (ARCHITECTURE - Louis Kahn- Yale Center for British Art)

http://br.youtube.com/watch?v=viI5erAPDyM&mode=related&search (Le corbusier-Louis Kahn)

http://br.youtube.com/watch?v=jOcHJxgq9nA&mode=related&search(Louis Kahn, My Architect (Un Filme de Nathaniel Kahn)

http://br.youtube.com/watch?v=fqleTi_Xons&mode=related&search=Louis (Kahn /Indian Institute of Management)


postado por 60367 as 02:07:13 # 0 comentários
A MONUMENTALIDADE PARA KAHN


Para Louis Kahn a monumentalidade na arquitetura pode-se definir como uma qualidade, uma qualidade espiritual inerente a uma determinada estrutura, capaz de transmitir a sensação de sua eternidade, (…) As estruturas monumentais do passado possuem essas características comuns de grandiosidade, nas quais os edifícios do nosso futuro, de uma maneira ou de outra, devem basearse” .

Kahn expirme sua definição de monumento em sua conotação estética, em que muito se difere da maioria dos pensamentos:

“Monumental para mim, não significa nada. Tem a ver simplesmente com algo ao qual não podemos acrescentar nem retirar nada. Isso é o verdadeiramente monumental. Creio que a Carta Magna é monumental. Um alfinete é monumental porque dele nada podemos retirar ou colocar . Mas a palavra monumental oprime porque só se pensa no grandioso ou no pretencioso, ou em uma coisa feita da mármore. E não é assim. É só a medida da vontade de fazer um esforço para criar algo que possa reunir as pessoas. Nada mais”.


postado por 60367 as 11:49:01 # 0 comentários
ESFERA

Boullée preocupava-se com as propriedades dos sólidos geométricos. E dentre eles a esfera, em sua opinião, é a mais perfeita ds corpos regulares, pois reunia todas as carcterísticas dos demais, e quando olhada de qualquer ponto sua beleza, pereição e forma não sofrem nenhuma alteração por ilusão ótica. Apesar de ser a forma mais simples de todas, é tb a mais graciosa já que todos os seus perfis são regulares. Ou seja, a esfera é o espelho da perfeição.
A sobriedade e monumentalidade de suas obras eram suas características mais marcantes. Suas fachadas iam de encontro ao Rococó, por este exprimir certo exagero em sua ornamentação.
Boullée "acreditava que o objetivo do arquiteto não era o de criar ilusão ou fantasia, como os arquitetos do Rococó, mas o de projetar as leis inflexíveis da razão através da geometria elementar, enfatizada por violents contrastes".


postado por 60367 as 11:44:27 # 0 comentários
Utilizando a forma pura


Boullée sempre utilizou várias formas geométricas primárias em seus projetos, pois algumas de suas características eram a geometria regular, a ordem e a simetria. Além disso Boullée também trabalhou muito a imponência da arquitetura e majestosidade de seus projetos para as determinadas finalidades, o que sempre o destacou entre os demais arquitetos de sua época. Assim seus trabalhos sempre tiveram características muito únicas, sempre centarlizadores, concentrados, estáveis, puros, racionais, entre outras. Porém todas voltadas para a apreciação do sublime.
Vê-se em suas bras a utilização constante de sólidos gemétricos como a esfera, o cone, o cubo, a pirâmide, e suas variantes.

postado por 60367 as 11:27:55 # 0 comentários
Louis e Louis


Quando Boullée diz que arquitetura não é a arte de construir, mas a arte de conceber imagens, ele quer dizer que as imagens não provém da simples vontade, mas que são concebidas mediante pesquisas e que a busca da norma não se estabelece por normas, mas pelo processo de análise das idéias. O objeto não é o que se vê, mas a sensação que ele transmite."Introduzir caráter em uma obra é empregar com equidade todos os meios próprios para fazer-nos experimentar sensações além daquelas que devem resultar no tema" .

postado por 60367 as 11:00:56 # 0 comentários
CENOTÁFIO DE NEWTON


Segundo Julio Argan;  Boulle foi o iventor do Neo-Clássico com Cenotáfio de Newton.

Contemporâneo a Boulle; Ledoux projeta a Cidade Salinas de Chauy- Tida para ele como a cidade ideal, com forma redonda, com uma concepção cósmica, uma cidade industrial iluminista, com a função do recolhimento de sal.

Contemporâneo a Boulle; Ledoux projeta a Cidade Salinas de Chauy- Tida para ele como a cidade ideal, com forma redonda, com uma concepção cósmica, uma cidade industrial iluminista, com a função do recolhimento de sal.

Ledoux projeta a Cidade Salinas de Chauy- Tida para ele como a cidade ideal, com forma redonda, com uma concepção cósmica, uma cidade industrial iluminista, com a função do recolhimento de sal.

Boulle  e Ledoux inauguram um tipo de Arquitetura e Urbanismo, que vão mais tarde influenciar algumas práticas modernistas, uma arquitetura absoluta, onde os edifícios-cidades (onde todas as atividades de uma cidade estão neste edifício central) são isolados em imensos espaços vazios.

O URBANISMO UNIVERSAL- a quadriculação e estruturação indefinida do espaço- A cidade autônoma ideal é aquela que aumenta conforme a população, criando novas cidades em volta de uma principal. Uma Arquitetura Autõnoma e intriscicamente significante.

O conjunto Autônomo em si, é constituído por partes que se destacam como unidades, cada uma dela igualmente autônomas que se destinguem com nitidaz, uma das outras pela sua função.Esse espaço é concebido como estrutura autônoma e universal como imagem unitária do criado com subordinações internas referenciadas a proporcionalidade do conjunto sendo sua forma, uma forma unitária.

Em 1750 BAUNGARTEM cria o termo estética, onde designa: O Belo (a perfeição do conhecimento do Sensível), O Bom ( perfeição do conhecimento do comportamento), A Verdade (perfeição do conhecimento racional), e O Ser (estudo do conhecimento do Ente). A partir da criação da estética iremos ter as categorias estéticas como:

-PITORESCO- Uma arte que não imita nem representa mas sim modifica a natureza adaptando-a aos sentimentos humanos. Características: Romantismo,Rudeza, Irregularidade, Contínuo variar de formas, de cores e luzes(para Argan a arquitetura de Ledoux se presta muito bem para esta categoria).

-PITORESCO- Uma arte que não imita nem representa mas sim modifica a natureza adaptando-a aos sentimentos humanos. Características: Romantismo,Rudeza, Irregularidade, Contínuo variar de formas, de cores e luzes(para Argan a arquitetura de Ledoux se presta muito bem para esta categoria).

-PITORESCO- Uma arte que não imita nem representa mas sim modifica a natureza adaptando-a aos sentimentos humanos. Características: Romantismo,Rudeza, Irregularidade, Contínuo variar de formas, de cores e luzes(para Argan a arquitetura de Ledoux se presta muito bem para esta categoria).

-SUBLIME- Um ambiente duro e hostil, que desenvolve a pessoa, no sentido da sua própria individualidade, da sua própria solidão da tragédia fundamental do existir. Forma radicalmente expressiva tensa, trágica, ligada as sensações de medo, de infinito, de pena.(Argan ilustra a categoria de sublime com as formas de Boulle).

Aerquiteturas essas  sublimes e pitorescas iraõ influênciar diretamente, as linhas projetuais modernistas na figura principal de Le Corbusier, consequentemente o arquiteto LOUIS KAHN, e posteriormente Mario Botta, apadrianhado de KAHN, todos estes com fortíssimas influências projetuias de Boulle e Ledoux.


postado por 60367 as 10:41:24 # 0 comentários
O ILUMINISMO


Os acontecimentos a seguir deescritos não possuem uma cronologia exata, foram assim citados para o melhor entendimento de como se inicia o Iluminismo, eventos estes balizados nos princípios do Livro de Julio Argan : Arquitetura e enciclopédia onde ele caracteriza o momento ilumista no século XVIII, assim como em outras obras sobre as arquiteturas modernistas.

Eventos:

Eventos:

- Isac Newton – aprimoramentos das Ciências como: Óptica, Física Moderna, Gravidade, Mecânica.

- Criação da enciclopédia, onde todo conhecimento humano pela primeira vez foi colocado num livro. Apartir daí cada fazer humano teve uma técnica e uma prátrica própria- GRANDE LIVRO DO CONHECIMENTO.

- Embebedado pela mecânica de Newton, em 1869 James Watt inventa a máquina  a vapor, o que mais tarde impulsionará a Revolução Industrial.

- Os tratados de arquitetura saem de voga e vão ser transformados pela Escola de Engenharia pelos manuais.

O Iluminismo, foi um movimento intelectual surgido na segunda metade do século XVIII que enfatizava a razão e a ciência como formas de explicar o universo.

O nome se explica porque os filósofos da época acreditavam estar iluminando as mentes das pessoas. É, de certo modo, um pensamento herdeiro da tradição do Renascimento e do Humanismo por defender a valorização do Homem e da Razão.

O estilo arquitetônico impulsionado pelo Iluminismo, foi o Neo-Classismo , uma reação contra o rococó, que retomava antigos valores clássicos de razão principlamente.

O estilo foi ainda mais induzido a moda pela descobesta de Erculano e Pompéia, onde se criou a Arqueologia para o estudo destas duas cidades.


postado por 60367 as 09:44:43 # 0 comentários
quinta, 12 julho, 2007
Cidade? Edifícios ou Imagens? - Um texto

No mito da caverna os homens só viam as sombras das idéias projetadas nas paredes. Nos livros, revistas e exposições de arquitetura nos países tão longe como tão pobres, os arquitetos, e sobretudo os estudantes, só vêem fotos de edifícios distantes em cidades desconhecidas; e nem ao menos de todas as cidade: só as da Europa, Estados Unidos e Japão, e só os que estão de moda. Desde que a revista Mimar parou de sair, nem ao menos vemos fotos do que se faz na África e Ásia. E pior ainda: desde que acabou a coleção SomoSur, tampouco sabemos algo dos países vizinhos. Ficamos à mercê de umas poucas revistas para as quais a América hispânica simplesmente não conta, ou então caríssimos e escassos livros.

Mas o que não vemos tampouco nas publicações com freqüência é o que de verdade existe: só fotos mentirosas muitas vezes. É o papel distorcido da representação que leva a valorizar o que não deveria ter valor. É como se muitas revistas fossem de projetos de arquitetura e não de arquitetura; mostram os edifícios sem usar e sem contextos, sem envelhecer, sem móveis ou pessoas, e com os pisos molhados para se obter reflexos deslumbrantes que na realidade poucas vezes existem. As plantas e cortes são às vezes abstrações de abstrações e nunca são suficientes pois são dispostos pensando mais na diagramação bonita da página editada do que em sua legibilidade, e os textos, por sua vez, ficam a desejar, inclusive alguns são francamente tolos: explicações abstrusas ou falsamente poéticas cujo prejuízo é pior dada a inexistência entre nós de uma crítica de arquitetura permanente e plural...      Continua>>>


postado por 60367 as 03:02:30 # 0 comentários
.

Imagens de arquiteturas que se transformam em paradigmas para os estudantes, que tão mal aprendem o que era a arte de construir para habitar com emoção. As representações de seus projetos de graduação, que jamais serão construídos nem habitados, facilmente se tornam os objetivos únicos de seus trabalhos de ateliê. Uma vez graduados (ou antes), não têm problemas com a construção de suas fantasias e caprichos de moda: o desenvolvimento da tecnologia da construção permite hoje em dia construir quase qualquer coisa. Pouco importa que o resultado não seja correto, que as fotos se tornem mais importantes do que seus clientes e que as cidades sejam vítimas da concreção edilícia de imagens que só foram um problema de gosto.

Se chegou ao extremo de atuar como se a razão de ser da arquitetura não fosse a de ser habitada com segurança, dignidade e prazer, para a qual tem que previamente ser corretamente construída, mas sim a de ser magnificamente fotografada. Os edifícios "bons" são os que são fotogênicos; como as modelos, das quais pouco importam suas qualidades humanas mas apenas que "registrem" bem. Às vezes parece que os jurados de concursos e bienais e os curadores de exposições olham apenas com olhos de fotógrafo de moda; para eles a arquitetura torna-se um problema de casting. Apresentam, valorizam e premiam imagens de objetos, não edifícios habitados e que estejam de fato nas cidades. É o triunfo da aparência e. em última instância, o triunfo da imagem e da moda. A beleza já não é mais entre nós "o esplendor da verdade" mas sim a mentira que resplandece em uma "boa figuração da "atualidade".

A solução seria fazer, como antes, viagens de estudo, olhar com os próprios olhos os edifícios e as cidades onde se viva ao menos alguns dias. Mas os estudantes, os professores e os arquitetos quando "vêem" um edifício, uma praça ou uma rua que lhes chame a atenção, reagem de imediato, sem mirá-los, e começam a tirar fotos e saem rapidamente à procura da clareira seguinte, esforçando-se para encontrar seus "melhores" ângulos e momentos, torcendo para que não haja carros nem pessoas na frente, tentando separá-los de seus vizinhos e contextos; para fotografá-los de onde ou como nenhuma pessoa possa realmente vê-los. Subjugados pelas sombras distorcidas da representação, não podem facilmente ver o que realmente fazem; ou não fazem... Fica a esperança da www; cada vez mais acessível às pessoas: oxalá não fiquem também atrapalhados em seus sutis e perigosos meandros. Que fique registrado: o problema não é a fotografia, mas sim seu abuso.

Benjamin Barney Caldas, Cali Colômbia


postado por 60367 as 03:01:15 # 0 comentários
sexta, 06 julho, 2007
CONCURSO FENEA 2007


O CONCURSO 2007 TEM COMO TEMA : A REFORMA URBANA, COM A TENTATIVA DE INCENTIVAR OS JOVENS AQUITETOS A TER UM OLHAR MAIS CUIDADOSO PARA O DÉFCIT HABITACIONAL BRASILEIRO.

A PROPOSTA DE  LAVIGNE INCIALMENTE FOI DE PROPOR A REFORMA URBANA COM HABITAÇÃO POPULAR NO BAIRRO DA MATA ESCURA, MAIS PRECISAMENTE NA VILA VIA  METRÔ UMA COMUNIDADE JÁ CONHECIDA PELO PESSOAL DA UNIFACS E UFBA POR SEUS VÁRIOS PROJETOS REAIZADOS.

EU ENTREI NO JOGO E AGORA ESTOU NO PÁREO JUNTO COM CARLOS, E UFA..A ENTREGA FOI ADIADA PARA DIA 10 DE JULHO.

O PROJETO TAH BEM LEGAL , UTILIZANDO ALGUMAS ECOTÉCNICAS, (TÉCNICAS DE RECICLAGEM E REAPROVEITAMENTO DOS RECURSOS NATURAIS)..E BREVEMENTE ESTAREMOS POSTANDO OS PROJETOS AKI..

                                                                                          CAROL SANTANA


postado por 60367 as 03:14:31 # 0 comentários
sexta, 15 junho, 2007
Nosso exercício

Nosso exercício é utilizar os conceitos criados por de Robert Venturi e Denise Scott Brown , na década de 1973 quando  analisam Las Vegas, enquanto as suas arquiteturas comerciais, e seus apelos publicitários icentivados pela pop art numa auto-estrada, classificando-as em PATO ou GALPÃO DECORADO.

Saindo de uma escala de auto-estrada para um ambiente urbano, nos deportando de Vegas para Salvador, e entrando num túnel do tempo para o presente ano de 2007, analisaremos as arquiteturas soteropolitanas tentando fazer esse link com os conceitos de Aprendendo com Las Vegas, e tecendo comparações entre as mesmas.

Publicidades estas de Salvador,  icentivadas pelo apelo consumista, por um pop-art que ainda persiste e pela grande concorrência do mundo globalizado, onde as arquiteturas tendem a se uniformizar independente de qualquer lugar do mundo.



postado por 60367 as 08:12:03 # 0 comentários
Templo Decorado


Passando na Avenida ACM  não tem como " não reparar" , a igreja evangélica da rede Universal do Reino de Deus exprime uma verdadeira "moqueca" de estilos arquitetônicos bastante tardios e totalmente desconexos, afim de causar aspectos de grandiosidade, nobreza e poder.

Afim de adquirir maior quantidade de fieis possíveis, tendo como mercadoria a " salvação" sua arquitetura pode ser classificada como um grande galpão decorado, onde sua estrutura e seus espaços estão diretamente ligados aos serviços oferecidos: os cultos, batismos, cursos evangélicos, reuniões. Porem os ornamentos como: o frontão, as colunas, as cúpulas, os vitrais e etc., se aplicam independentemente da estrutura, com a função apenas de "enfeite" e alusão aos grandes templos do passado.


postado por 60367 as 07:05:21 # 0 comentários
quinta, 14 junho, 2007
Galpão decorado


O abrigo decorado são os sistemas de espaço e estrutura, estão diretamente a serviço do programa, e seu ornamento independente dele, o qual, a comunicação é um elemento direcionador e determinante num projeto, como se a arquitetura dependesse dessa comunicação para a sua percepção. 

Em Salvador, as grandes estruturas comerciais utilizam à arquitetura de galpão decorado. Como vemos na imagem, as grandes redes de supermercado entre outros tipos de comercio, faz do abrigo decorado sua principal tipologia arquitetônica, empregando a comunicação visual para convidar os seus clientes, não apenas na escala de pedestres, mas também na percepção dos automóveis em movimento. Esses ornamentos são totalmente independentes da estrutura e do tipo de funcionalidade.


postado por 60367 as 07:52:20 # 0 comentários
quarta, 13 junho, 2007
Abrigo Embalagem


" Além de marcar a identidade do edifício, a segunda pele , marcada pelo grafismo marca  iniciada, há mais de 15 anos com o conjunto Cidadella diante do que se propõem, têm só um defeito: de tão padronizados, são facilmente plagiados". Fernando Serapião


As arquiteturas comerciais de Fernando Peixoto reconhecido em todo o Brasil, bastante recorrentes na cidade Salvador possuem aparências de volumes monolíticos  que escondem as aberturas,  numa estrutura simplificada  e totalmente reta.

O programa interno, é totalmente a favor das funções de uso dos escritórios, e a publicidade fica por parte da fachada decorada com temas geométricos bastante repetitivos, onde predominam: o preto, o vermelho e o amarelo, afirmando a marca pessoal de Peixoto, identificando que aquele prédio tem função comercial, e que foi projetado pelo arquiteto.

O galpão decorado se faz por meio, da arquitetura ser totalmente funcional de uma maneira convencional, onde a mercadoria são os serviços oferecidos, e a embalagem do prédio " o decorado"  'é a própria publicidade contrastante com o meio urbano, com a utilização de cores fortes.



postado por 60367 as 06:56:36 # 0 comentários
Escola de Circo


.

postado por 60367 as 12:12:14 # 0 comentários
Oficina Pato de Automóveis Quá na Vasco da Gama

" Quando sistemas do espaço, estrutura e programa são submersos e distorcidos por uma forma simbólica global."

Neste caso o espaço arquitetônico da oficina é totalmente influenciado pela escultura do pneu, que sai de sua cobertura até o chão, atravessando a área do pátio, região mais importante de uma oficina mecânica, onde é oferecido suas mercadorias (serviços de conserto automobilístico), ou seja a forma simbólica (escultura do pneu) de publicidade da oficina distorce o espaço para proporcionar um marketing publicitário diferenciado das demais oficinas locais.



postado por 60367 as 12:03:23 # 0 comentários
.


..

postado por 60367 as 12:03:00 # 0 comentários
segunda, 04 junho, 2007
Thom e Coop


A arquitetura executada tanto por Tom Mayne como por Coop Himilb(l)au se estabelecem em uma construção descontrutivista. As suas obras por terem esse carater se estabelecem como monumentais criando o edifício como marco do local em que foi inserido.  Eles são dois grandes arquitetos que buscam na sua arquitetura criarem a sua "cara".

Podemos citar a obra de Coop, uma edificação toda em vidro e aço, possuindo as suas extrusões e intrusões em toda a edificação. Já na de Tom Mayne mostra uma construção em concreto, mas bem caracteris com as suas curva retas e marcantes pela sua grandiosidade.


postado por 60367 as 05:38:46 # 0 comentários
terça, 29 maio, 2007
Thom Mayne


Thom Mayne é um arquiteto baseado em Los Angeles e extensamente reconhecido. Educado em USC e na escola do graduado da universidade de harvard do projeto, Mayne ajudado encontrou o instituto do sul de Califórnia da arquitetura (SCI-ARC) em 1972. Desde tem prendido então posições ensinando em SCI-ARC e em UCLA. É diretor do morphosis, um escritório de arquitetura situado em Santa Monica, Califórnia. Mayne recebeu o prêmio de Pritzker (a honra a mais elevada da arquitetura) em março 2005.

postado por 60367 as 01:06:37 #
segunda, 28 maio, 2007
Painel


Morphosis nas diversas artes e obras, dança, música, literatura,escultura,e arquitetura.


postado por 60367 as 04:40:30 #
Painel


Os grandes projetos que marcaram a mesma época.


postado por 60367 as 04:35:16 #
Painel


Casulo projetual da arquitetura de todos os tempos

postado por 60367 as 04:34:56 #
Painel


Os projetos que saíram das pranchas do Morpho..


postado por 60367 as 09:33:16 # 0 comentários
sábado, 26 maio, 2007
Thom Mayne book signing/morphosis tour: Dec 9, 2006


 Thom Mayne, livro que fala sobre o escritório.

postado por 60367 as 03:18:25 # 2 comentários
Thom Mayne/ Morphosis vence concurso para torres em Paris.


o grande edificio chamado de Tour Phare (torre farol) foi o ganhador do concurso, possuindo 300 metros de altura, com seus 68 pavimentos e 175 mil metros quadrados de área construida rpojetado por Tom Mayne do escritório Morphosis. A área de implantação foi tido para vários arquitetos como problemática, possuindo o terreno um formato triangular, limitada por uma importante via expressa e por dois grande marcos no local, sendo um deles a sede CNIT e o Grande Arche. e pelo subsolo, passa uma infinidade de vias de metro. Além das dificuldades encontradas, Tom Mayne classifica-o como sendo Green-Building, por ser um prédio renovável. No alto da torre, as antenas captão energia suficiente para alimentar sistema de ventilação do edificio durante a metade do ano. Na fachada Sul e Oeste possuem estrutura com dupla camada de pele curvilínea que minimizando o ganho calor e ofuscamento e na fachada Norte apresenta uma grande fachada possuindo grandes suyperficie lisa coberta por um vidro claro, que maximiza a exposição interior à luz natural ao longo do tempo.

postado por 60367 as 02:08:21 # 0 comentários
New Cooper Academic Building's Design Unveiled


O edifício académico novo da união do Cooper projetado por Tom Mayne da empresa Morphosis, sendo conhecido como oedifício das nove-histórias se localizando entre a sétima e a sexta avenida, se caracteriza como campus vertical. O campus possuirá uma área no meio do edifício que será aberto passando uma escadaria em forma de cruz. Os elevadores irão parar somente no 4º e 7º assoalho incentivando as pessoas a andarem pelo campus.

postado por 60367 as 01:10:10 # 0 comentários
Thom Mayne

"'De médico e louco, todo mundo tem um pouco. Provavelmente, os profissionaos da área da construção já tenham sentido, em algum momento, o desejo irônico de acrescentar que "de arquiteto e engenheiro também"."  

postado por 60367 as 01:01:18 # 0 comentários
quinta, 24 maio, 2007
Coop HIMMELB(L)AU


Coop HIMMELB(L)AU

Fundado em 1968 em Viena, em Áustria, pelo lobo D. Prix e Helmut Swiczinsky, a equipe tem desde trabalhado dentro dos campos da ARQUITETURA, do URBANISMO, do PROJETO e da ARTE. A GAIOLA HIMMELB(L)AU recebeu concessões numerosas including de "o für Baukunst Förderungspreis", Berlim (1982), a concessão da cidade de Viena para Arquitetura (1988), o "Erich Schelling Architektur Preis" (1992), o P.A. Conceder (1989, 1990 e 1991), "o Österreichischer mais bruto Staatspreis" (1999) assim como "a concessão de aço européia do projeto" (2001). Na GAIOLA de dezembro 2002 HIMMELB(L)AU foi concedido com de "as artes Officies de l'ordre DES et o DES letters" as.well.as de "a medalha ouro para méritos ao estado federal de Viena". Em 2005 seu museu da arte de Akron recebeu "a concessão americana da arquitetura". Os trabalhos da GAIOLA HIMMELB(L)AU foram mostrados em exposições internacionais. Na GAIOLA 1996 HIMMELB(L)AU foi convidado para servir como o representante Austriaco a sexta exibição internacional Biennale da arquitetura em Veneza, Italy. Desde então têm sido participante recorrente que apresentam diversos projetos tais como o DES Confluences e a casa de ópera Guangzhou de Musée em 2004.


postado por 60367 as 08:09:23 #
coop


Wolf D. Prix. Coop Himmelb(l)au
Get Off of My Cloud. Texts 1968-2005
Hrsg. Martina Kandeler-Fritsch, Thomas Kramer


postado por 60367 as 08:06:51 # 0 comentários
HIMMELBLAU BLUE TWO


...........

postado por 60367 as 08:06:30 # 0 comentários
Morphocoop


........

postado por 60367 as 08:05:00 # 0 comentários
.............


..........

postado por 60367 as 08:04:49 # 0 comentários
..........


........

postado por 60367 as 08:03:20 # 0 comentários
........


..........

postado por 60367 as 08:03:15 # 0 comentários
......


........

postado por 60367 as 08:03:10 # 0 comentários
Schuppich, Sporn, Winischhofer


A firma de lei Schuppich, Sporn, Winischhofer desejou estender seu escritório, que situava no primeiro e segundo assoalho do edifício no canto de Falkestrasse e de Biberstrasse, ao sótão. A atenção devia ser focalizada em um quarto de reunião grande. Junto a ela havia estar diversas unidades menores do escritório. Embora o local de construção fosse 21 medidores acima da terra e uma das ruas acontecesse apenas ser Falkestrasse (rua do falcão), nós não , nesta caixa, para pensar de um pássaro ou das asas, embora fosse duro não fazer assim. O projeto preliminar de 1983 descreve a solução de canto. Se houver uma coisa como uma solução na arquitetura. Não há nenhuma alcoves ou torreta no telhado, nenhum contexto das proporções, materiais ou cores mas, mas uma linha visualizada da energia que, vindo da rua, mede o projeto, assim quebrando o telhado existente e desse modo abrindo-o.

postado por 60367 as 08:02:40 # 0 comentários
Gasometer, Jean Nouvel, Coop Himmelb(l)au, Manfred Wehdorn, Wilhelm Holzbauer, Martin Kohlbauer, Rüdiger Lainer, Viena, 1995-2002


O Gasômetro foi tombado desde 1981 e desativado desde meados desta mesma década, a base física pré-existente consistia dos cilindros em alvenaria que envolviam os tanques metálicos do antigo reservatório de gás e que foram construídos há cem anos apenas para “envolver” o desenho industrial destes tanques, evitando a sua presença na paisagem urbana.

O desafio do Gasômetro era o de estabelecer todo um complexo de usos aliado à diversidade de soluções dadas para cada cilindro de um diâmetro aproximado de 64 metros.

Sobre um grande shopping center que atravessa os dois primeiros níveis dos quatro gasômetros em um espaço contínuo, foram construídos mais de 600 apartamentos e cerca de 250 residências estudantis, combinados com escritórios, repartições da prefeitura, jardim de infância, garagens, um complexo de cinemas no edifício ao lado e que se conecta também diretamente com o gasômetro, além de uma grande arena para shows com capacidade para 3000 pessoas no subsolo.

As intervenções em Viena parecem indicar uma necessidade radical de metamorfose do patrimônio se o que importa é a cidade como construção coletiva. Base deste desenvolvimento, as pré-existências não são origens porém para gestos auto-referenciais, ao contrário, elas estão convidadas a entrar no jogo vivo e dinâmico onde diferentes qualidades se contrapõem, se interpenetram, se apóiam. Este jogo impõe desafios contemporâneos da ordem de fluidez e densidade de uso aos edifícios históricos, apontando efetivamente para uma superação da distinção progressiva entre edificação e crescimento.


postado por 60367 as 08:02:33 # 0 comentários
Groninger


A fachada leste do museu de Groninger é a maior parte do complexo do museu, projetada por diversos arquitetos. O conceito é baseado na idéia de abrir o espaço positivo e negativo. Um espaço diferenciado de exibição foi criado, que permitisse que as artes finais fossem vistas de muitos níveis diferentes. Digitar o processo de envolvimento no computador do novo projeto permitiu a tradução precisa do modelo do conceito em uma construição finalizada. Construído como o casco de um navio, as placas de aço do pavilhão leste foram construídas pelos melhores construtores de navio contrastando com os edifícios ordinários por causa de sua elevada flexibilidade e o custo mais baixo.

postado por 60367 as 08:02:00 # 0 comentários
quarta, 23 maio, 2007
João Filgueiras Lima - Lelé


Poucos arquitetos brasileiros possuem tantas obras saídas de sua prancheta como João Filgueiras Lima, o Lelé. Carioca de nascimento, radicado em Salvador e atuante em todo o país. Participou como protagonista de um dos momentos mais importantes do modernismo brasileiro, o nascimento de Brasília, projetando, construindo e colaborando com outros arquitetos, como Oscar Niemeyer. Ele foi capaz de desenvolver ao longo de sua carreira uma obra única, mesmo no contexto internacional, extremamente ligada a dois aspectos básicos da construção: o clima e a pré-fabricação.


postado por 60367 as 06:37:13 #
A sua mais nova obra "PIOLA Famosi Per La Pizza"


Fachada da arquitetuta de Lelé, localizada no Rio Vermelho, possuindo forma triângular toda em vidro, funcionando uma pizzaria e livraria.


postado por 60367 as 06:27:49 # 0 comentários
PIOLA Famosi Per La Pizza


A edificação é marcada por um elemento metálico na cor vermelha, estilo este que é empregado em várias construções de autoria dele.

postado por 60367 as 06:26:49 # 0 comentários
PIOLA Famosi Per La Pizza


Local da pizzaria, com um desenho inovador, marcando o ambiente em seu entorno.

postado por 60367 as 06:25:35 # 0 comentários
PIOLA Famosi Per La Pizza


Foi instalado uma fileira de luminárias com diversa cores, como forma interativa.

postado por 60367 as 06:24:01 # 0 comentários
PIOLA Famosi Per La Pizza


...

postado por 60367 as 06:23:12 # 0 comentários
PIOLA Famosi Per La Pizza


Estrutura metálica onde irá ficar o Dj, para períodos de festa no local. Esta "cabine" ficará se movementando pelos trilhos de acordo com o seu funcionamento.

postado por 60367 as 06:22:38 # 0 comentários
Lel'e

Sistema versatil, a proposta desenvolvida por Lele , foi delineada de maneira a atender aos anseios de qualquer incorporador.

postado por 60367 as 06:20:56 # 0 comentários
terça, 22 maio, 2007
Opera Prima --- Campo de Refugiados


Autor - Felipe de Carvalho
Orientador - William Ramos Abdalla
Escola - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte

postado por 60367 as 03:33:59 # 0 comentários
...


Situações emergenciais colocam em questão a idéia do mínimo necessário à sobrevivência humana, e foi essa a perspectiva adotada no tema do presente trabalho.

postado por 60367 as 03:31:49 # 0 comentários
...


..

postado por 60367 as 03:28:07 # 0 comentários
Opera Prima --- Cidade do Sexo - Centro de Estudos, Pesquisa, Comércio, Memória e Medicina Ligados ao Sexo


Autor
Igor Vetyemy
Orientadora
Flávia Gomes da Silva
Escola
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

postado por 60367 as 03:15:32 # 0 comentários
Cidade do Sexo


O projeto prevê centros médicos, um museu, uma área de comércio, um centro de estudos e pesquisa, entretenimento e cápsulas do sexo – espécies de camas fechadas onde pessoas poderiam pagar um pequeno preço para praticar atividades sexuais.  Para comentar o assunto,  o Olhar Vital convidou o professor Paulo Canella, do Instituto de Ginecologia da UFRJ, e a professora Luciana Zucco, da Escola de Serviço Social da UFRJ.


postado por 60367 as 03:10:32 # 0 comentários
Cidade do Sexo


Atuar de forma consciente na cidade, precisa entender a informalidade e o caos urbano para ento  tentar tirar proveito dessa condicao.


postado por 60367 as 02:35:25 # 0 comentários
Cidade do Sexo


_


postado por 60367 as 02:24:45 # 0 comentários
Cidade do Sexo


.

postado por 60367 as 02:20:00 # 0 comentários
 
Perfil
60367
Meu Perfil

Links
Blog Grátis

Palavras-Chave
Opera
Prima

Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
ZAHA HADID
MIND ZONE
ESTAÇAO DE ESTRASBURGO e ESTAÇAO DE ESQUI - Innsbruck
Centro em Wolfburgs
Centro de Automoveis da Volkswagen
Outros projetos
prince tower, frança
Rosenthal Center for Contemporary Art,
"MINHA OBRA FALA DA VIDA A PARTIR DA CATÁSTROFE"
DANIEL LIBESKIND

Arquivos
2007, 01 outubro
2007, 01 setembro
2007, 01 agosto
2007, 01 julho
2007, 01 junho
2007, 01 maio

4211 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..