Blog da Mostra Cinema Conquista
Blog da Mostra Cinema Conquista
terça, 20 novembro, 2007
   
Mostra, segundo dia

Filmes premiados em mostras e festivais nacionais são apresentados na Mostra Cinema Conquista

         O segundo dia da Mostra Cinema Conquista - Um olhar para o novo cinema foi marcado por exibições de curtas como "Gravidade", "Piruetas", "Pixinguinha e a velha guarda do samba" e "Paralelos" e de longas-metragens como "Serras da Desordem" e "Batismo de Sangue", no Centro de Cultura. Já na Cine Tenda Brasil, que estreou ontem à noite, o grande público que esteve presente prestigiou curtas como "A Noite do Vampiro" e "A Chuva nos Telhados Antigos" e o longa "O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias".

Comentado pela produtora Paula Gomes, "Piruetas" narra a visita de um circo a um interior baiano. O circo provoca mudanças na vida e no relacionamento entre um neto e seu avô, levando a uma reflexão da transformação que a cultura e a arte podem representar na vida das pessoas.

O comentário do longa "Batismo de Sangue" ficou por conta do ator Leo Quintão, que interpreta o personagem Frei Fernando, e do próprio Frei Fernando, pessoa que inspirou o personagem homônimo no filme. Baseado no livro de Frei Betto que leva o mesmo nome do filme, "Batismo de Sangue" chocou, ao mesmo tempo em que encantou o público presente com a veracidade com que foram reproduzidas as cenas de maltratos aos frades dominicanos que lutavam clandestinamente contra a ditadura militar. Uma história baseada em fatos reais, passada no Brasil e na França, que incita o questionamento acerca da história política nacional. "Apesar de todo sofrimento revivido ao assistir o filme, é uma satisfação ver documentados todos aqueles momentos. Ele leva a questionamentos acerca  do que os jovens apresentam como atividade política hoje", diz Frei Fernando.

Muitos dos filmes exibidos na Mostra foram premiados em festivais e mostras nacionais. Os diretores, produtores ou pessoas da equipe técnica de cada filme recebem o Troféu Mostra Cinema Conquista 2007, um certificado de participação no evento, que foi confeccionado pelo artista plástico conquistense Edmilson Santana.

Além de curtas e longas-metragens, diversos vídeos baianos fazem parte da programação, todos os dias, até sexta, às 9 horas, no Centro de Cultura. Hoje foram exibidos "Dezcontrolado", "Cordel esquecido num país sem memória" e "Fio de Ariadne". Amanhã serão exibidos "Se tu soubesses", "Corpos Sagrados", "Serra de Monte Alto: de Spix ao Parque Estadual" e o curta "Umbigada".

Paula Gomes, produtora do curta "Piruetas", fala sobre a oportunidade que a Mostra Cinema Conquista abre para o curta-metragem, um formato que tem espaço limitado. Já o cineasta Ernesto Molinero, diretor do vídeo "Fio de Ariadne", elogiou a quantidade de filmes que constam na programação da Mostra, aliada à diversidade de estilos, além da  oportunidade que abre à divulgação do trabalho de cineastas baianos.

Fique por dentro!

 E ainda tem muito mais na Mostra Cinema Conquista 2007. Hoje serão exibidos na Cine Tenda Brasil, na Praça Nossa Senhora dos Verdes, a partir das 19 horas, o longa "Brichos", de Paulo Munhoz, e três curtas: "Calango", O jumento santo e a cidade que se acabou antes de começar" e "Mercúrio".

Na Mostra Cine Cidadão hoje é a vez dos moradores da Urbis VI, com o filme "Saneamento Básico", de Jorge Furtado, e os curtas "Rapsódia do Absurdo" e "Poeminha Biológico para JB". Até sexta-feira, 23, o Cine Cidadão estará nos bairros Guarani, Patagônia, Alto Maron e Vila Serrana, respectivamente. Sempre às 19 horas.

Programação Cultural

           

            Depois das sessões de cinema, todos os dias, apresentações culturais fecham a noite no Centro de Cultura. Hoje estará se apresentando "Jhoren", amanhã a banda "Brincando de Cordas". Artistas da terra como Papalo Monteiro e Gutemberg Vieira, Banda Chega Mais e outros passarão pelo palco até sábado.

 Nas ondas do rádio

           

E você também pode acompanhar o que de melhor acontece na Mostra, ouvindo o programa Rádio Mostra Cinema que vai ao ar de segunda a sexta, às 12h50, pelas rádios Cidade AM, 96 FM e Brasil FM 107,7.


postado por 63471 as 06:16:46 #
   
   
0 Comentários

Comente este post! | <<< Voltar para Início

   
   



Posts Anteriores
Mostra Cinema Conquista nas praças
Mostra, segundo dia
entrevista
Abertura da Mostra
Filme Mostra
Homenagem
Inscrições
Mostra
Entrevista
entrevista

Arquivos
2007, 01 dezembro
2007, 01 novembro

6087 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..