Blog da Mostra Cinema Conquista
Blog da Mostra Cinema Conquista
quarta, 21 novembro, 2007
   
entrevista

Entrevista com Hilton Lacerda


Entrevista: Thiana Maria

Edição : Michele do Carmo

A apresentação de “Cartola – Música para os olhos” no quarto dia da Mostra Cinema Conquista contou com a presença do roteirista do documentário Hilton Lacerda, que também ministrou durante três dias a Oficina de Roteiro. Em entrevista a Thiana Maria, repórter do programa de rádio da Mostra produzido pelo Curso de Comunicação da Uesb, Lacerda fala da importância de “trocar de idéias” na Mostra  e sobre o sucesso de “Cartola” nos cinemas.

Qual sua expectativa de estar aqui em Vitória da Conquista, na III Mostra de cinema apresentando seu trabalho?


-É uma coisa que é muito importante todos os realizadores, todos os produtores devem prestigiar uma Mostra como a de Vitória da Conquista, até pela importância que ela tem nessa região. É difícil você encontrar ações práticas de cultura que tem um poder de acesso tão grande quanto tem essa Mostra de cinema, pela quantidade de gente que ela mobiliza e também pela qualidade da programação. Mostrar um filme como “Cartola”, que a gente está passando em DVD porque ele não foi feito em película e sim em HD (High Definition), fora das praças mais comuns que são as capitais brasileiras você também fazendo um canal de comunicação com um público sedento de cultura e de informação.

Estou sempre muito orgulhoso em apresentar o filme porque sempre tem a troca de idéia, e partir desse momento é possível discutir se você gosta ou não das coisas que você vê. E essa troca beneficia a região porque uma Mostra como essa apresenta obras mais contemporâneas do cinema brasileiro. Um exemplo é “Deserto Feliz”, um filme que nem estreou no Brasil.  Passou no Festival de Berlim, na Mostra do Rio e São Paulo, um filme pernambucano que nem passou em Recife ainda. Então, quando se consegue esse tipo de troca as pessoas da sua cidade ficam “afinadas” com seu tempo, e quando isso acontece você é capaz de discutir qualquer informação e fica estimulado a criar.

Quanto Cartola....

-“Cartola” é uma experiência narrativa um tanto prazerosa, um filme que teve um sucesso de público muito interessante.  Vai passar em poucas salas por causa do formato disponivel, mas já atingiu cerca de 100 mil espectadores nas treze salas de cinema que aceita o formato HD no Brasil. O filme busca uma linha narrativa alegórica, tentando construir um mundo paralelo de Cartola, usando ele como referência. O documentário faz uma espécie de homenagem ao cinema brasileiro e às narrativas, mas tem também um duplo sentido: faz uma homenagem e faz uma crítica em relação as condições que está sendo guardada a nossa memória audiovisual.


postado por as 04:28:45 #
   
   
0 Comentários

Comente este post! | <<< Voltar para Início

   
   



Posts Anteriores
Mostra, segundo dia
Mostra Cinema Conquista nas praças
Mostra, segundo dia
entrevista
Abertura da Mostra
Filme Mostra
Homenagem
Inscrições
Mostra
Entrevista

Arquivos
2007, 01 dezembro
2007, 01 novembro

6087 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..