Blog da Mostra Cinema Conquista
Blog da Mostra Cinema Conquista
quinta, 22 novembro, 2007
   
cinema digital

Cinema digital -Em breve em um cinema perto de você

Durante a Mostra Cinema Conquista, além das exibições dos filmes, está sendo ministrado cursos, oficinas e seminários. Um dos cursos foi sobre "Cinema Digital" com o renomado professor Luiz Gonzaga Assis de Luca*.

Embora ainda não se fale muito sobre o assunto na imprensa, o cinema digital, assim como a tv e o rádio, são realidades que em alguns anos vão mudar as formas e possibilidades de comunicação. Dentre outras coisas, o cinema digital promete decretar o fim da pirataria, e o uso dos cinemas para a exibição de outros conteúdos além de filmes.

Gonzaga falou ao Núcleo um pouco sobre o cinema digital, confira:

NÚCLEO -O que a realidade do Cinema Digital vai representar na vida do povo? 


Gonzaga - Você vai exibir filmes com uma qualidade muito melhor, com uma sonorização muito melhor, e principalmente para esse mercado, a partir de 2009, terão os filmes em terceira dimensão (3D). São tecnologias que dificilmente chegarão muito rápido à sua casa, ou seja, vai demorar 10 anos, até porque são equipamentos muito caros, muito sofisticados, que estão muito longe do que seria a alta definição doméstica.
O que tem também é que se exibe no cinema hoje basicamente filmes. Com o digital você vai exibir conteúdos, porque você vai poder exibir jogos de futebol, shows, até poder fazer eventualmente um jogo de videogame entre 02 cidades diferentes ao mesmo tempo. O cinema vai tender a deixar de ser um exibidor de filmes pra ser um exibidor de conteúdo, é uma grande mudança.

NÚCLEO - Será possível piratear um filme, filmando a tela de cinema, como é feito hoje?


Gonzaga - Quanto à pirataria, na realidade a indústria está criando uma série de mecanismos para não permiti-la, como a criptografia, que é praticamente impossível de burlar, porque na realidade esta criptografia não é fixa, ela muda por aparelho e é dedicado à aparelhos, ou seja, a criptografia de um cinema não é igual ao do outro. Tem o sistema de chaves digitais, senhas.. E até bloqueadores de filmagem, assim como existe o bloqueador de telefone, este não vai permitir que a tela seja filmada.

Mas de toda forma, a questão da pirataria, ela reduz também por outra questão principal, ou seja, a pirataria ocorre em maior intensidade porque o tempo do lançamento entre o cinema e do vídeo é muito longo, e aí a pirataria vai ter dificuldades, porque que alguém vai comprar o pirata sendo que ele pode alugar com uma alta qualidade pelo mesmo preço? Então, na realidade, a pirataria é conseqüência do delay, dessa demora que existe entre o lançamento no cinema e nos outros veículos. A tendência a longo prazo é que ela deixe de existir em cada vez menos tempo [entre o lançamento de um filme no cinema e em DVD].

_____________________________

*Luiz Gonzaga Assis de Luca, Graduado em Administração Pública, doutorou-se em Ciências da Comunicação na USP (Universidade de São Paulo). Participou da rearticulação do movimento cineclubista em meados da década de 70, sendo um dos fundadores do Cineclube da GV e da Federação Paulista de Cineclubes. Foi um dos jovens executivos que fizeram da Embrafilme a líder de mercado, tendo dirigido a sua distribuidora por três anos. Após a experiência na "estatal do cinema", trabalhou na produção de desenhos-animados, licenciamento de personagens e foi, ainda, um pioneiro na distribuição de videocassete doméstico. Há mais de quinze anos atua no setor de exibição cinematográfica, ocupando atualmente o cargo de diretor de relações institucionais do Grupo Severiano Ribeiro, a maior empresa exibidora de capital nacional.  Foi colunista do Jornal do Vídeo e tem publicado textos em diversas revistas especializadasÉ diretor-secretário da FNEEC (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas). Fez parte das comissões de seleção de projetos para produção e comercialização de filmes da TV Cultura, do BNDES e da Petrobrás. É professor do curso de pós-graduação Film & Television Business da Fundação Getúlio Vargas e da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).


postado por 63471 as 12:44:04 #
   
   
0 Comentários

Comente este post! | <<< Voltar para Início

   
   



Posts Anteriores
Equipamento
entrevista
Mostra, segundo dia
Mostra Cinema Conquista nas praças
Mostra, segundo dia
entrevista
Abertura da Mostra
Filme Mostra
Homenagem
Inscrições

Arquivos
2007, 01 dezembro
2007, 01 novembro

6087 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..