MPpolítica
MPpolítica
quinta, 06 setembro, 2007
Uma Análise Crítica.

A mídia ataca Lula.

Lula ataca a mídia.

Ta bom, isso é um fato, todos sabemos do potencial golpista da nossa imprensa tupiniquim. Ela seleciona notícias, oculta fatos e distorce acontecimentos. Claro, enquanto a maioria dos meios de comunicação for servo das grandes corporações capitalistas nunca vamos ter uma informação clara e crítica.

As útlimas semanas foram corriqueiras como as outras, Globo, Estadão e Folha continuaram na sua epopéia em torno do processo do, suposto, mensalão (leiam a Carta Capital dessa semana) e na sua tentativa de desmoralizar o governo.

Obviamente a guinada social do governo petista não agrada os grandes latifúndios comunicaionais, porém ao mesmo tempo que bate, o governo faz carinho, e acaba por criticar o que ele mesmo fez.

Não se pode negar que nada foi feito para combater a ditadura midiática. O governo sofre com os Jornais, mas também fomentou a afirmação de seu autoritarismo diante do país.

O fortalecimento da ABERT (grande porta voz das Oligarquias) diante do caso do projeto de classificações indicativas mostrou a força da grande mídia. Com um discurso absurdo e puxado por algumas celebridades Globais, como Jô, as empresas conseguiram uma folga dentro das indicações etárias, tudo baseado numa retórica de que estaríamos voltando aos tempos ditatoriais. Mas do que sofisma, isso foi mais uma amostra de que as redes não tem o menor compromisso com o espectador, em função de IBOPE e de LUCRO necessitam que seus lixos (como Faustão, Gimenez, Gugu) continuem a passar livremente nos horários que bem entendem, alienando cada vez mais nosso país.

Outro fato que merece atenção é a relação do ministro Hélio Costa e do projeto de expansão da TV digital. Com a digitalização o campo de comunicação no país ficaria "maior", ou seja, caberiam mais emissoras dentro do nosso território televisivo. Logicamente, o ministro Hélio, porta voz Global no governo, já levantou suas bandeiras em defesa da falácia autoritarista. Com medo da criação de novas emissoras, ele já propôs a absurda medida de dividir a nova fatia entre as empresas que já estão em funcionamento (Globo, Sbt etc.), o que seria para democratizar vai apenas monopolizar mais e mais.

Vale lembrar que as corporações da mídia funcionam através de concessões públicas, concessões essas que estabelecem que as TV´s devem ter caráter educativo e informativo de maneira clara e imparcial. Tenho impressão que os nossos canais abertos (exceto TVE) não tem muita preocupação, muito menos interesse, em educar e informar a população para que se forme um senso crítico em relação ao mundo que os cercam, ou tem?

No próximo dia 05/10 vencem as concessões públicas de Globo, SBT entre outras. Seria um excelente momento para o governo abrir a discussão sobre o sistema de concessões públicas e sobre a democratização dos meios de comunicação no Brasil. Medidas como as do Governo de Hugo Chávez, são muito difíceis, até porque a esquerda nacional não tem a uma base de sustentação sólida, porém gostaria de ver Lula e sua equipe botarem esse tema na mesa de debates.

A democratização da mídia é um condição ímpar, para que possamos realmente atingir um sitema político-social concreto, enquanto a informação que nos é passada pela grande imprensa, for joguete político de interesses das grandes multinacionais e corporações fica complicado falar em um país crítico e democrático.



postado por 51120 as 09:39:59




0 comentários:
Comente este post
Início
Perfil
51120
Meu Perfil

Meus Links
Blog Grátis
Criar Blog
Manta Absorvente de Óleo
Hoteis

Palavras-Chave
Mídia

Favoritos
MPpolítica
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
Apenas alguns questionamentos.....
A cidadania lá e cá.........
"O consumo que nos consome 2"
Renan, a TAM e Mônica...........
Mais uma vez ela.....!!
Estados Unidos do Brasil
Todo mundo quer, porém..........
Caça às Bruxas....
"Doha" de Cabeça
Faz-me rir....

Arquivos
01/06/2008
01/05/2008
01/03/2008
01/02/2008
01/01/2008
01/12/2007
01/11/2007
01/10/2007
01/09/2007
01/08/2007
01/07/2007
01/06/2007
01/05/2007
01/04/2007
01/03/2007
01/02/2007

6575 acessos


CRIAR BLOG GRATIS   
..