MPpolítica
MPpolítica
sexta, 15 fevereiro, 2008
Mea-Culpa

O jornalismo brasileiro não aprende. Entra semana, sai semana, entra mês, sai mês e tudo continua na mesma linearidade infantil de um sistema que não consegue ter no seu discurso um debate realmente prospectivo de idéias.

Garanto que não é por falta de talento ou de conhecimento, isso eles tem, e muito. No entanto, o enredamento entre política, mídia e capital transforma o jogo numa complexidade inveterada. A necessidade por holofotes faz da nossa imprensa um espetáculo, onde o público se deixa levar por malabarismos os mais variados possíveis.

A culpa é do público, eu pergunto? Obviamente que não, enquanto houver aquela teia de relações supracitada ficamos imóveis perante o cenário montado.

Tudo bem, ai vem me dizer, "mas tudo o que o governo faz é culpa da imprensa"? Não, eu respondo, definitivamente não, o que incomoda é a invenção de crises e estardalhaços midiáticos com único intuito de desestabilizar o planalto. É bom dizer também que Lula nada fez para conter essa fábrica de shows chamada imprensa, mas isso fica pra outro artigo.

Exemplos não faltam. A CMPF foi derrubada pela FIESP, mídia e FHC (seu criador). Ok, na época os jornais juravam de pés juntos que a extinção do imposto não era um ato político, era preciso discutir uma reforma tributária ampla e irrestrita. Concordo. Porém, rapidamente aquela gana pela derrota da bancada governista logo se esvaziou, os debates sobre políticas tributárias sumiram do noticiário e alguma nova crise tomou conta das primeiras páginas.

Em artigo publicado nesse mesmo blog no dia 14 de dezembro eu escrevo: "Quero ver toda essa gana da oposição agora para discutir o que realmente interessa que é uma Reforma Tributária plena, acabar com o imposto só mostrou a velha máxima do quanto pior for o governo melhor para os oposicionistas e pior para o país." Passados três meses vocês viram alguma pressão contínua da mídia por alguma coisa do tipo?

Há pouco tempo nos mandaram mais uma "crise" goela abaixo, a da Febre Amarela. Um alarde monumental para uma doença exclusivamente rural e de difícil contágio. Por que não discutir saúde pública ao invés de tentar derrubar o presidente com um surto de febre amarela?

Sem efeito, a "epidemídia" ficou para trás. Agora vieram os cartões corporativos. Ora, não quero saber se o Serra gastou mais na loja de brinquedos ou se o Lula comprou uma tapioca de 9 reais. Essa CPI será mais um palanque para nossos arautos de oposição. Criem uma CPI com intuito de coalizão nacional, tipo, "CPI para Melhoria dos Gastos", porque não? Agora vamos ficar discutindo quem comprou a mesa de bilhar mais cara o Serra ou o Lula, façam-me o favor, o país tem que andar. As denúncias precisam ser investigadas? Certamente, logo, não devem ser tratadas a título de grandes folhetins em que cada capítulo é mais um jogo de interesses políticos e empresariais.

A crítica vale para os dois lados. No blog do "jornalista" Reinaldo Azevedo, por exemplo, ele vive chiando como auto falante que os gastos do planalto foram maiores que a gastança Tucana em SP. Como se gastar 100 ou 150 milhões fosse muito diferente.

Enquanto o governo não cair, a oposição, perdida em discurso pueril, não sossega. Vamos cobrar um jornalismo mais decente que ao invés de criar escândalos e ficar como paladino da ética e da fiscalização nos dê projetos e alternativas cabíveis e sustentáveis para um desenvolvimento nacional substantivo.



postado por 51120 as 09:41:26




0 comentários:
Comente este post
Início
Perfil
51120
Meu Perfil

Meus Links
Blog Grátis
Criar Blog
Manta Absorvente de Óleo
Hoteis

Palavras-Chave
Gastos

Favoritos
MPpolítica
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
Venzuela e a Economia Petroleira
A linguagem do preconceito no jornalismo brasileiro *
Verdades, Mentiras, Ganhadores e Perdedores
A vitória que a direita não queria
As oligarquias contra a democracia
Dia das Crianças, Família e Mídia.
Brasil 2014
Reformando
Aonde está a Geopolítica?
Escrachando........ com o Rio!

Arquivos
01/06/2008
01/05/2008
01/03/2008
01/02/2008
01/01/2008
01/12/2007
01/11/2007
01/10/2007
01/09/2007
01/08/2007
01/07/2007
01/06/2007
01/05/2007
01/04/2007
01/03/2007
01/02/2007

6575 acessos


CRIAR BLOG GRATIS   
..