Oliveira Júnior Janaúba-MG
Oliveira Júnior Janaúba-MG

quinta, 27 junho, 2013
MEU SITE

ATENÇÃO!

Notícias de Janaúba e região estão agora no meu outro blog:

www.oliveirajunior2.blogspot.com

e-mail: oliveirajunior2@bol.com.br



postado por Oliveira Júnior as 08:28 0 comentários
sexta, 19 novembro, 2010
BLOG

ATENÇÃO!!!!

Devido a medida adversa (travamento de senha) ao pensamento deste bloqueiro, este blog ficou sem atualização desde o dia 24 de outubro de 2010.

Mas, graças a Deus, a situação foi contornada.

Diante disso, estamos de volta com este blog

www.oliveirajunior.uniblog.com.br

Também tenho outros dois blogs:

www.oliveirajunior2.blogspot.com

e

www.oliveirajunior2.zip.net

Grato

Oliveira Júnior

oliveirajunior2@bol.com.br



postado por Oliveira Júnior as 12:47 0 comentários
domingo, 24 outubro, 2010
RELIGIÃO

PRAÇA DA MATRIZ DE JANAÚBA RECEBE O BUSTO DE DOM MAURO

Foto Oliveira Júnior: Busto de Dom Mauro foi colocado na praça da Matriz, justamente o local em Janaúba onde ele esteve pela última vez.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – "Nem sempre quem planta colhe o fruto. Cuidaremos do que foi semeado". Esse é um trecho dos dizeres na placa referente ao busto de Dom José Mauro Pereira Basto implantado na praça da Igreja Matriz, em Janaúba, e inaugurado sábado, dia 16. Dom Mauro foi o primeiro bispo da Diocese de Janaúba.

         Á solenidade de inauguração do busto contou com a presença do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, do bispo diocesano de Janaúba, Dom José Ronaldo Ribeiro, Paulo César Pereira Bastos, representando a família de Dom Mauro, autoridades religiosas e civis.

         Na oportunidade, Paulo Pereira externou o apreço da família com as comunidades por onde Dom Mauro conviveu. Segundo ele, a família tem a sensibilidade de entender o que Dom Mauro representou para Janaúb e região. “Passamos a admirar e amar Janaúba e região pelo o que Dom Mauro demonstrava. Agradecemos a vocês pelo que fizeram e têm feito ao meu irmão Dom Mauro”, citou Paulo que acompanhou o último ato público do bispo Dom Mauro em Janaúba, no dia 20 de agosto de 2006, por ocasião da 10ª Romaria das Águas e da Terra. Na época Dom Mauro era bispo de Guaxupé-MG e faleceu em 14 de setembro do mesmo ano.

RESTOS MORTAIS

         Paulo César Bastos informou que a família renunciou aquilo que era de mais querido para ela: os restos mortais do bispo Dom José Mauro Bbastos. “Num gesto de humildade decidimos por ceder os restos mortais para o município de Janaúba”, explicou ao afirmar que em maio deste ano a família se posicionou perante a Diocese pela transferência dos restos mortais de Dom Mauro de Vitória-ES para Janaúba, de preferência para o cemitério local. Paulo acredita que o ato possa acontecer em dezembro próximo.

         Questionando por este blog e pelos jornais da Serra Geral e O Norte sobre os restos mortais de Dom Mauro, o Núncio Apostólico Dom Lorenzi Baldisseri disse que é uma boa idéia a transferência para Janaúba por entender que ele era uma referência para a comunidade dessa diocese. No entanto, o representante do Vaticano no Brasil acredita que a vinda dos restos mortais do primeiro bispo da Diocese gorutubana ocorra assim que a Catedral seja construída – esta semana foi lançado o projeto de construção dessa unidade católica - pois, segundo Dom Lorenzo, normalmente, o bispo é sepultado na cripta da catedral.

         A educadora Deoclécia Rodrigues Feitosa, a dona Quecinha, enalteceu a atuação do bispo Dom Mauro na Diocese de Janaúba por ter sido um grande exemplo para a população da região da Serra Geral de Minas, área de abrangência da diocese. Dona Quecinha é quem tem recepcionado a família do falecido bispo.



postado por Oliveira Júnior as 14:22 0 comentários
RELIGIÃO

NÚNCIO DIZ QUE A IGREJA NÃO TEM CANDIDATO POLÍTICO E DESMENTE SAÍDA DO BISPO

 

Foto Oliveira Júnior: Bispo Dom Ronaldo e o Núncio Dom Lorenzo Baldisseri, na Diocese de Janaúba.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, representante do Vaticano no Brasil, esteve em Janaúba no último final de semana e participou das atividades alusivas aos 10 anos de criação e instalação da Diocese de Janaúba. Ele veio a convite do Bispo Dom José Ronaldo Ribeiro a quem assegura a permanência nesta cidade como representante-mor da igreja católica.

         Em entrevista a este blog e aos jornais da Serra Geral e O Norte, o Núncio Dom Lorenzo disse que “não existe nenhum tema” a respeito da transferência de Dom Ronaldo da Diocese de Janaúba. “Estou aqui para fortalecer a presença da igreja e estimular a evangelização”, explicou o representante do Papa Bento XVI em solo brasileiro que veio conhecer a experiência implantada na área da diocese onde, segundo o Núncio, predomina as ações sociais.

A IGREJA NÃO É PARTIDO POLÍTICO

         Com relação ao embate político na campanha para a presidência República em que tem predominadas questões polêmicas, caso de aborto e homossexualismo, O Núncio Dom Lorenzo Baldisseri explicou que a Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) teria se pronunciada na Assembléia Geral realizada em maio passado quanto à orientação aos fiéis para votarem em quem respeite os grandes princípios que seriam a dignidade das pessoas, a família, e outros valores, caso da moralidade e que não haja corrupção.

Para o porta-voz do Papa no Brasil, os fiéis, os cidadãos de um modo geral têm inteligência para saber escolher quais são os candidatos que respeitem esses princípios.

“Então não é necessário indicar ninguém”, citou Dom Lorenzo ao acrescentar que cada um já tem um parâmetro muito concreto.

Ele explicou que a igreja não entra na arena política. Esse não é o seu papel. “A igreja tem que está acima porque ela é de todos e não de um grupo, de um partido, de uma pessoa. Ela é de todos”, declarou o Núncio Apostólico ao recomendar que os padres tratem o assunto nesse sentido, apresentando a igreja como a casa de todos. “Isso é o que nos interessa”, finalizou.



postado por Oliveira Júnior as 14:15 1 comentários
POLÍCIA

MULHER TROPEÇA EM ESPINGARDA QUE DISPARA E ACERTA FATALMENTE O MARIDO

 

ESPINOSA (por Oliveira Júnior) – A polícia de Espinosa investiga a morte de Ademir dos Santos Frota, 29 anos, que, segundo apurações iniciais da Polícia Militar, pode ter sido atingido por um disparo de espingarda acidentalmente. Ana Paula Souza Cruz, 18 anos, esposa de Ademir, foi quem se esbarrou na arma.

         De acordo com informações da PM de Espinosa, por volta das 14 horas de ontem, sábado, dia 23, ocorreu a fatalidade. Foi na casa do casal, no povoado de Lagoa do Marruaz, neste município.

Ana Paula Souza relatou aos policiais militares que, quando se encontrava na sala de sua residência, esbarrou em uma espingarda cartucheira que estava encostada na parede, ao segurá-la para evitar cair, a arma veio a disparar atingindo a cabeça de seu esposo, Ademir, que se encontrava deitado no sofá foi atingido pelo disparo.

Os policiais prestaram socorro a vitima até o hospital municipal, onde não resistiu e faleceu.



postado por Oliveira Júnior as 14:00 2 comentários
ESPORTE

CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY CAIÇARA CLUBE

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O 45º Campeonato de Futebol Soçayte do Caiçara Clube teve prosseguimento neste final de semana em que foram marcados 30 gols em seis partidas, média de 5 gols por jogo. Ontem, sábado, dia 23 de outubro, foram marcados 20 gols em três partidas, enquanto que nas três partidas realizadas na manhã deste domingo, dia 24, foram feito 10 gols.

         De acordo com a diretoria de esporte do Caiçara Clube, os resultados de ontem foram: com três gols de Cloves Santos, um de Adão Lataliza e outro de Geraldo Humberto, a Drogaria União venceu a Cerâmica Gorutuba por 5 a 1. Cláudio Fidelix fez o gol de honra.

         Ainda ontem, a Immpe Pesquisas Estratégicas goleou a Credivag por 6 a 1. O destaque desta partida foi Weberte Cantuária que fez três gols, Marcos Vinícius dois e Patrick Ramires completou para a Immpe Pesquisas. Antônio Marcos marcou o único gol da Credivag. A equipe LJ Sistemas, com gols de Marcos Vinícius (2), Evandro Morais e Claudinei Fernandes, derrotou por 4 a 3 a Grafitex, que teve os gols marcados por Ademir Henrique e Robson Fonseca, que fez dois.

JOGOS DESTE DOMINGO

         Na manhã deste domingo, dia 24, a Mecânica Avenida, com gols de Fabrício Luciano e Francisco Rodrigues, venceu por 2 a 1 a Eletropio – gol marcado por Marco Aurélio Medrado. Com gols de Tiago Teixeira e Fábio Dias, a Drogavip derrotou o Posto Janaúba por 2 a 0.

         O Rei das Tintas perdeu para a Mecânica Miguel por 4 a 1. Donizete Estevão (2 gols), Sílvio Nogueira e Francisco Carlos foram os autores dos gols da mecânica, enquanto que Roberto Santana marcou para a equipe perdedora.

MIRIM E INFANTIL

         Teve início neste final de semana a 3ª Copa Caiçara de Futebol Mirim e Infantil. Ontem, sábado, dia 23, o Posto Janaúba derrotou Maxline por 2 a 0, gols de Pedro Emanuel e Pedro Lucas, pela categoria Mirim, enquanto que na categoria Infantil, o Bar do Louro goleou Edilberto Dentista por 5 a 1, com cinco gols de Vítor Batista. Coube a Danilo Thiago fazer o gol do time perdedor.

         Neste domingo, dia 24, pela categoria Mirim houve empate em 2 a 2 entre Unopar e Toke Informática. Gustavo Dias e Breno Rafael marcaram para a Toke. Luiz Felipe fez os dois gols da Unopar. Já na categoria Infantil, com três gols de Renato, um de João Victor e outro de Luiz Henrique, a equipe Pizzo Acabamentos goleou a Rapel por 5 a 1. João Vitor fez o gol de honra.



postado por Oliveira Júnior as 13:58 14 comentários
CIDADE

TAXA DE EMPREGO EM JANAÚBA ATINGE 13,65% EM SETEMBRO

 

Foto Oliveira Júnior: O comércio de Janaúba já contratou 835 trabalhadores em 2010.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Ao oferecer 308 vagas no mês de setembro o município de Janaúba registrou o crescimento na empregabilidade. A taxa de emprego formal subiu 13,65% em comparação à admissões ocorridas em agosto. Foram 37 novas vagas de trabalho entre um mês e outro. Os dados são do Ministério do Trabalho ao apontar 308 contratações de trabalhadores em Janaúba no mês passado contra 271 admissões no mês anterior.

         No mesmo período o número de demissões diminuiu. Em agosto houve 259 dispensas, enquanto que no mês passado o desemprego afetou 213 trabalhadores, ou seja, ocorreu queda de 17,76% na taxa de desemprego. Com isso houve a garantia de mais novos postos de trabalho. Se em agosto o saldo foi de 12 novas vagas, no mês passado registrou-se um salto de 691,66%, já que entre as contratações e demissões sobraram 95 novos postos de trabalho.

         A Indústria da Transformação foi o setor que contribuiu para o bom momento da taxa de emprego no município de Janaúba. As contratações na indústria da transformação passaram de 47 em agosto para 77 em setembro, ou seja, o incremento de 63,83%. Já a dispensa nesse mesmo setor diminuiu de 34 para 24. No comércio de Janaúba as demissões reduziram em 11,70% entre agosto (94 dispensas) e setembro (83), enquanto que as contratações registraram o crescimento de 13,97%, já que as lojas admitiram 106 comerciários em setembro contra 93 funcionários no mês anterior.



postado por Oliveira Júnior as 13:23 10 comentários
COLUNA

FATOS E PAUTAS

 

* Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br)

 

 

ESPAÇO DO LEITOR

 

Em comentário no meu blog (www.oliveirajunior.uniblog.com.br) sobre o acidente fatal na avenida Beira-Rio, em Janaúba, no dia 19 de outubro de 2010, o leitor Fernando postou o seguinte texto às 17h28 de quarta-feira, dia 20: “Lamentável ! mais duas vidas se foram e o pior que os redutores (devem ser instalados) só no fim do ano!!! Deve ser um modelo de redutor diferente de todos, para demorar tanto tempo. E deve ser caríssimo também. Queria saber na conta de quem vamos creditar essas duas vidas!”, diz o leitor Fernando.

 

ESPAÇO DO LEITOR II

 

Às 14h57 de quarta-feira, dia 20, recebi o e-mail de Helena Hao, sobrinha do chinês Hao Yousong, que morreu em acidente na avenida Beira-Rio, em Janaúba, na terça-feira, dia 19. Eis o teor da correspondência virtual enviada por Helena Hao. “Oi, sou sobrinha do motorista que sofreu o acidente essa terça-feira, na avenida Beira-rio. Gostaria de saber se o pneu furou ou algo assim... poderia me dar detalhes de como foi? Estou desesperada, porque não tenho noticias dele. Tem fotos do acidente? Além daquela do seu blog?”, Helena Hao que tomou conhecimento do acidente fatal através do meu blog (www.oliveirajunior.uniblog.com.br).

 

ESPAÇO DO LEITOR III

 

Às 9h28 de terça-feira, dia 19, a leitora Margarete Aparecida da Silva postou no meu blog (www.oliveirajunior.uniblog.com.br) o seguinte comentário: “Bom dia Oliveira (Júnior), gostaria de saber quantos candidatos se inscreveram no PEP em Janaúba. Aproveito a oportunidade para te parabenizar pelo seu blog”. Agradeço a Margarete pelas considerações. Quanto ao PEP – Programa de Educação Profissional – a Superintendência Regional de Ensino de Janaúba não informou a quantidade de inscritos, mas diz que foi recorde. Em todo o estado de Minas Gerais foram quase 238 mil inscritos para 30.752 (390 para Janaúba) vagas em 102 municípios.

 

AUDIÊNCIA DO SITE

 

Das 10h20 de terça-feira, dia 19, até às 13h de quarta-feira, dia 20, o meu blog (www.oliveirajunior2.blogspot.com) teve a audiência de 736 acessos. E entre sábado, dia 16, e às 19h40 dessa quinta-feira, dia 21, o blog oliveirajunior2.blogspot.com obteve 2.635 acessos. No mesmo período outro blog de minha autoria (www.oliveirajunior.uniblog.com.br) registrou 853 acessos.

postado por Oliveira Júnior as 13:19 2 comentários
COLUNA

FATOS E PAUTAS

 

* Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br)

 

 

Foto Divulgação: Os fotógrafos Everton Rosa (com clientes famosos e internacionais) e Paulo Roberto, do Stúdio Paulo & Galego, na PHOTOIMAGEBRAZIL 2010.

 

CAPACITAÇÃO E INTEGRAÇÃO

 

O fotógrafo Paulo Roberto, do Stúdio Paulo & Galego (Janaúba e Nova Porteirinha) participou recentemente, em São Paulo, da 18ª Feira Internacional de Imagem, a Photoimagebrazil 2010 – maior evento de foto e imagem da América Latina – realizada pla Reed Exhibitions Alcântara Machado, no Expo Center Norte. De acordo com Paulo foto, nessa feira foram expostas as principais tendências de tecnologia e desenvolvimento de produtos de imagens. Dessa experiência que trouxe para o Studio Paulo & Galego fotos, Paulo cita o intercâmbio com o renomado fotógrafo brasileiro Everton Rosa que é o profissional exclusivo para os eventos dos apresentadores de TV Ana Maria Braga e Otávio Mesquita, além de ter como cliente a presidente mundial da PepsiCo e clientes austríacos, russos e ingleses. O Stúdio Paulo & Galego é parceiro do Jornal da Serra Geral e dos blogs do Jornalista Oliveira Júnior.



postado por Oliveira Júnior as 13:07 8 comentários
CIDADE

PROJETO SENAR E SINDICATO RURAL LEVAM CIDADANIA PLENA À VILA NOVA DOS POÇÕES       

 

JANAÚBA (por Fernando Lucas) – O Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba e o Senar/Minas fizeram uma parceria para realização do primeiro Projeto Cidadão Rural. O evento será realizado no distrito de Vila Nova dos Poções no próximo dia 6 de novembro, um sábado, das 8h às 18h. Para a realização do referido evento foram feitas diversas parcerias com entidades públicas, privadas e clubes de serviços.

As distâncias e dificuldades de acesso às áreas rurais em todo o Brasil prejudicam o atendimento de serviços básicos aos cidadãos como a emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, título de eleitor, etc. Por isso, o Senar/Minas idealizou o Programa Cidadão Rural, no qual promove uma ação conjunta local com entidades conveniadas, órgãos públicos e privados e organiza equipes de trabalho que, em um só dia, realizam atendimentos nas áreas de saúde, cidadania, cultura, esporte e lazer. Essas parcerias irão garantir o sucesso do projeto.

O projeto terá programas sociais em diversas áreas, como agricultura e pecuária, na área de saúde com vários atendimentos, serviços de caráter social, com emissão de documentos, e lazer com shows, música e recreação.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes Santos, o Senar entende que a solução para a disparidade social e garantia dos direitos de cidadania deve, necessariamente, passar pela organização e voluntariado. Dessa forma, assume sua responsabilidade e reforça a idéia da "reunião de forças" em prol do bem comum, servindo de exemplo para outros agentes de melhoria da qualidade de vida do cidadão brasileiro.



postado por Oliveira Júnior as 12:46 9 comentários
ESPORTE

MINAS VENCE O MONTES CLAROS NO MINEIRO DE VÔLEI MASCULINO

 

BETIM (por Ana Maria Barbosa) – O BMG Montes Claros foi superado pelo Vivo/Minas por 3 sets a 1, com parciais de 22/25; 32/30; 18/25 e 21/25, na partida válida pela vaga na final do Campeonato Mineiro, realizada ontem, sábado, dia 23, em Betim.

O BMG Montes Claros jogou com Rodriguinho, Manius, Leandrão, Zanuto, Alberto, Salsa e Fábio. Entraram: Alemão, Rodrigo, Denison

No primeiro set, as equipes foram equilibradas nos fundamentos de ataque e bloqueio. Já no segundo set, o BMG Montes Claros aproveitou melhor as chances de ataque e empatou o jogo. O terceiro set foi o mais tenso da partida, com reclamações das equipes e expulsão do técnico Talmo Oliveira, sendo a equipe comandada pelo assistente Leandro Dutra.

No quarto set, já com o retorno do técnico Talmo, o Montes Claros buscou a virada, mas a equipe minas-tenista soube rodou melhor as bolas e fechou o jogo. O Vivo/Minas decidirá o título com o Sada/Cruzeiro.



postado por Oliveira Júnior as 12:30 8 comentários
sexta, 22 outubro, 2010
CIDADE

PREFEITURA DE NOVA PORTEIRINHA CONSTRÓI MAIS UMA UNIDADE DE SAÚDE

 

Foto Oliveira Júnior: Com a Unidade Básica de Saúde os moradores de Nova Porteirinha podem receber atendimentos básicos e gratuitos.

 

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A Prefeitura de Nova Porteirinha, através da gestão do prefeito Wilmar Soares (PMDB) e da vice-prefeita Marilza Mendes (PP), iniciou recentemente mais um importante investimento na melhoria da qualidade de vida da população e também na ampliação da prestação de serviço à comunidade. Trata-se da Unidade Básica de Saúde, no bairro Califórnia.

A Unidade Básica de Saúde é a estrutura física básica de atendimento aos usuários do SUS, onde a comunidade deve conseguir resolver a maioria dos problemas, com qualidade. Todos os níveis de atenção são igualmente importantes, porém a atenção primária deve ser prioritária, porque possibilita uma melhor organização e funcionamento também dos serviços de média e alta complexidade.

A gestão do prefeito Wilmar Soares e da vice-prefeita Marilza Mendes implantou a Unidade Básica de Saúde na Colonização Três, possibilitando assim maior atenção às famílias das comunidades rurais no que se refere à assistência médica e odontológica. A Colonização Dois também foi beneficiada pelas ações do governo de Wilmar Soares quanto à implantação de Unidade Básica de Saúde.

Cada Unidade Básica de Saúde é responsável pela saúde de todos os habitantes de uma determinada região da cidade ou do município, chamada de área de abrangência. Todo planejamento das ações de saúde da unidade é voltada para esta comunidade, entendendo as situações sócio-econômicas e priorizando grupos de risco.



postado por Oliveira Júnior as 19:20 0 comentários
POLÍTICA

WELLINGTON PODERÁ RECORRER DA DECISÃO QUE RETORNOU DETIM AO CARGO DE PREFEITO DE JAÍBA

 

JAÍBA (por Luís Cláudio Guedes) – Os advogados do segundo colocado na eleição municipal de Jaíba em 2008, Wellington Pacífico Campos de Lima (PP), e do seu vice, Lindomar Correa (PT) promete apelar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mineiro até a próxima segunda-feira, dia 25, para tentar reverter os efeitos da medida cautelar concedida pelo desembargador Maurício Soares e que determinou o retorno imediato aos cargos do prefeito Sildete Rodrigues Araújo (PMN), o Detim, e do seu vice, Lanfroes Fernandes, acusados da compra de votos e suposta doação de material de construção a eleitores durante a campanha eleitoral de 2008.

O município de pouco mais de 30 mil habitantes viveu momentos tensos na tarde de ontem, quinta-feira, dia 21, quando correligionários do prefeito afastado e do temporariamente substituto Wellington Pacífico entraram em choque logo após a divulgação da notícia da concessão da liminar que devolvia o cargo a Detim Araújo.

Houve tumulto e quebra-quebra nas instalações da sede prefeitura, que teve portas e janelas destruídas durante a confusão.

O prefeito Detim e o vice Lanfroi foram afastados do cargo na terça-feira, dia 19, em sentença monocrática da juíza titular da Comarca de Manga, Maria Beatriz Biasutti. A decisão da juíza determinava ainda a posse do segundo colocado na eleição de 2008, o também ex-prefeito Wellington Pacífico (2004-2008), que não teve tempo nem mesmo para voltar a sentar-se na cadeira.

Wellington constitui o advogado Hudson Pena como seu procurador para efeitos dos trâmites burocráticos da transferência de cargo e, menos de 24 horas após receber as chaves da prefeitura, a sentença que afastou o titular Detim Araújo foi suspensa no TRE.

De acordo com o advogado Pena, o mérito da questão deve ser julgado no prazo de 30 dias. A sentença da juíza Maria Beatriz tem o chamado efeito devolutivo, que mantém a cassação e a perda do mandato do prefeito até o julgamento definitivo da ação cautelar. “Tenho certeza de que vamos reverter essa decisão quando o assunto for julgado pelo colegiado do Tribunal. As provas apresentadas nos autos do processo são contundentes e o doutor Wellington deve assumir o cargo em definitivo em dois meses, na pior das hipóteses”, avalia Hudson Pena.



postado por Oliveira Júnior as 18:25 0 comentários
ESPORTE

MONTES CLAROS DISPUTA VAGA NA FINAL DO MINEIRO DE VÔLEI MASCULINO

 

MONTES CLAROS (por Ana Maria Barbosa) – O BMG Montes Claros enfrentará o Minas, amanhã, sábado, dia 23, pela semifinal do Campeonato Mineiro de Vôlei Masculino. A partida será ás 10h e terá transmissão pela TV Alterosa/SBT que em Janaúba é sintonizada no canal 5.

Preparação intensa e equipe motivada. Estes são os ingredientes que o BMG Montes Claros utiliza nesta semana de semifinal do Campeonato Mineiro. A equipe norte-mineira disputa vaga na final com o Vivo/Minas. A partida será no Ginásio Divino Braga, em Betim.

"Estamos com a equipe preparada para encarar uma semifinal difícil, em que a motivação dos atletas será um dos pontos positivos nesta decisão",analisa Talmo Oliveira, técnico do BMG Montes Claros, que contará no elenco com o retorno do oposto Leandrão e do central Giovanni.

Após tratamento bem-sucedido em lesão no ombro, o oposto Leandrão está ansioso para voltar a jogar "Para mim, este retorno é especialmente mais empolgante, pois volto num momento de decisão em que estarei pronto para ajudar a equipe".



postado por Oliveira Júnior as 18:18 0 comentários
CIDADE

MICARETA JANAÚBA INDOOR SERÁ NESTE FINAL DE SEMANA



postado por Oliveira Júnior as 15:34 2 comentários
CULTURA

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 4º FESTIVAL DE MÚSICA DE MONTES CLAROS

 

MONTES CLAROS – A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, já está organizando o 4º Festival de Música que acontecerá durante a 20ª Festa Nacional do Pequi. Com o objetivo de recolher e selecionar a produção musical de artistas ainda não consagrados, premiando os melhores trabalhos inscritos.

Embora o Festival tenha abrangência nacional e tema livre visa, principalmente, dar visibilidade à música que contemporaneamente se produz no Norte de Minas Gerais e na área geográfica-cultural do cerrado.

Típico de regiões tropicais, o cerrado apresenta duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso. Como uma típica savana tropical, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas. Por isso, o Festival de Música quer destacar canções que reflitam e expressem os modos de viver da população que vive nesta região.

O 4º Festival de Música da 20ª Festa Nacional do Pequi, dando sequência às edições anteriores, é uma atividade cultural de abrangência nacional. É aberto a composições inéditas, voltado a todos os gêneros e estilos da música popular brasileira, com tema livre. Tem como objetivo promover o intercâmbio e a troca de experiências entre compositores, músicos, intérpretes, poetas e artistas que visem valorizar a produção musical e cultural brasileira, especialmente do Norte de Minas Gerais e da área geográfica-cultural de abrangência do Cerrado.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 12 de novembro de 2010, na Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros. O Secretário de Cultura, Ildeu Braúna, comenta que o Festival sempre foi o grande revelador de talentos da historia da música. “Os nacionais e regionais, estão responsáveis por isso, e são pessoas reconhecidas, atualmente. Dentro da programação da festa do pequi, voltamos com o festival em parceria com estudantes, buscando abrir este espaço, para que os jovens talentos e todas as pessoas possam participar, e revitalizar a música norte mineira. O tema é livre, porém deve ser uma música inédita”, ressaltou. (Fonte: Ascom/Prefeitura de Montes Claros).



postado por Oliveira Júnior as 14:54 7 comentários
ESPORTE

CAMPEONATO DE FUTEBOL DO CAIÇARA CLUBE

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Em partida realizada ontem, sexta-feira, dia 21 de outubro, e válida pelo 45º Campeonato de Futebol Soçaite do Caiçara Clube, o time Rádio Onda Norte FM empatou com o Araújo Supermercado em 0 a 0, enquanto que a Distribuidora Pôr do Sol, com dois gols de Ildécio Batista, um de Gleisson, um de Leonardo Silva e outro de Adriano Soares, goleou por 5 a 1 a Janaúba Veículos, que teve o gol de honra marcado por João Braga.

         Ainda ontem pelo futebol soçaite do Caiçara, com gols de Fábio Ramos, Marco Antônio e Marco Fernandes, a Vidraguiar venceu por 3 a 2 a equipe Pizzo Acabamentos, que teve os dois gols marcados por Raimon Ferreira.

PRÓXIMOS JOGOS

         O 45º campeonato terá prosseguimento amanhã, sábado, dia 23, com três partidas: Drogaria União x Cerâmica Gorutuba (17h), pela categoria Master; Immpe Pesquisas Estratégicas x Credivag (18h10), pela categoria Aspirante; e LJ Sistemas x Grafitex (19h20), pela categoria Titular.

         No domingo, dia 24, estão previstos os jogos Mecânica Avenida x Eletropio (7h50), pela categoria Master; Rei das Tintas x Mecânica Miguel (9h), pela categoria Aspirante, e Posto Janaúba x Drogavip (10h10), pela categoria Titular.

FUTEBOL INFANTIL E MIRIM

         Amanhã, sábado, dia 23, às 18h, haverá a solenidade de abertura da 3ª Copa Caiçara Clube de Futebol Infantil e Mirim. Pelo menos dois jogos estão previstos para amanhã, sendo, às 19h, Posto Janaúba x Maxline, pela categoria Mirim; e, às 20h, Edilberto Dentista x Bar do Louro, pela categoria Infantil.

         No domingo, dia 24, pela categoria Mirim, às 8h30, Pizzo Acabamentos x Toke Informática, e, pela categoria Infantil, às 9h30, Unopar x Rapel.



postado por Oliveira Júnior as 14:32 2 comentários
POLÍCIA

CASSAÇÃO DE PREFEITO DE JAÍBA PROVOCA TUMULTO NO NORTE DE MINAS

 

JAÍBA (por Luiz Ribeiro) – O município de Jaíba - de 30,4 mil habitantes, a 620 quilômetros de Belo Horizonte, no Norte de Minas, viveu um clima de tumulto e quebra na prefeitura no final da tarde dessa quinta-feira, dia 21 de outubro. A confusão foi provocada por causa de decisão da Justiça Eleitoral, que, na quarta-feira, dia 20, cassou o mandato do prefeito Sildete Rodrigues Araújo (PP), o Detim, e do seu vice, Lanfroes Fernandes, acusados da compra de votos, determinando que fosse dada posse ao segundo colocado na eleição de 2008, Wellington Pacífico Santos de Lima (PP), e seu vice, Lindomar Correa.

Mas, nessa quinta-feira à tarde, Detim conseguiu uma liminar no Trribunal Regional Eleitoral (TRE) para permanecer no cargo até o julgamento do mérito da ação.

O prefeito e o vice-prefeito de Jaíba foram cassados pela Justiça Eleitoral de Manga, que considerou que houve compra de votos e doação de material de construção na campanha deles, em 2008. Nessa quinta-feira de manhã, correligionários de Wellington Pacífico foram até a prefeitura para assumirem o comando da administração. De acordo com a Polícia Militar, como as portas estavam fechadas, eles recorreram a um chaveiro para terem acesso ao prédio.

Por volta das 16 horas, partidários do prefeito Detim, ao tomarem conhecimento que ele havia conseguido a liminar - concedida pelo juiz do TRE Maucírio Soares - para permanecer no cargo, deslocaram para a porta da prefeitura. Lá encontraram correligionários de Wellington Pacífico.

De acordo com a PM, concentraram na prefeitura cerca de 600 pessoas, levando em conta adeptos da oposição e situação. Houve tumulto, mas sem registro de feridos. No mesmo momento, o prédio da prefeitura começou a ser danificado. Ainda conforme a Polícia Militar, foram destruídas algumas janelas e portas do prédio,além de papéis terem sidos jogados no chão. Também teriam sido retiradas peças de computadores.

O prédio foi isolado pela PM, que conseguiu controlar a situação. Nessa quinta-feira à noite, uma equipe especializada da Polícia Civil de Janaúba fez uma perícia na prefeitura de Jaíba. Mas ainda será divulgado um laudo sobre os danos e os materiais que foram retirados do prédio.

A reportagem tentou, mas não conseguiu contatos com o prefeito Sildete Araújo e com o seu opositor Wellington Pacífico, que administrou a cidade na gestão anterior.



postado por Oliveira Júnior as 02:59 2 comentários
quarta, 20 outubro, 2010
CULTURA

CANTORA BETH GUZZO LANÇA NOVO CD EM JANAÚBA, NA RÁDIO ONDA NORTE FM

 

Foto Jota Dias: Jornalista Oliveira Júnior, Jeremias Barbosa, Beth Guzzo, Márcia, Roni Ferreira e Roberta, no estúdio da rádio Onda Norte 103,9 FM, em Janaúba.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A cantora Beth Guzzo esteve em Janaúba nesta quarta-feira, dia 20 de outubro. De maneira descontraída, Beth Guzzo me concedeu uma entrevista no estúdio da rádio Onda Norte 103,9 FM (www.radioondanortefm.com.br) na manhã desta quarta-feira.

         Nascida no Paraná, no Sul do Brasil, e radicada em São Paulo, a cantora Beth Guzzo veio divulgada o seu mais recente trabalho artístico: o 10º CD com músicas ao vivo e com participações de importantes cantores do país. A música de trabalho é o hit “Beijo Tchau” composição de Bruno (Bruno & Marrone); Hugo Pena (Hugo Pena & Gabriel) e Jefferson Pinas.

         Alegre e esbanjando beleza e simpatia, Beth Guzzo – acompanhada de João Bosco, seu divulgador em Minas – foi recebida na Onda Norte FM pela gerente Márcia, pela recepcionista Roberta, pelo Jornalista Oliveira Júnior e pelos locutores Roni Ferreira e Jeremias Barbosa.

         Na entrevista conduzida pelo Jornalista Oliveira Júnior, com apoio do comunicador Roni Ferreira e participação do radialista Jota Dias, promotor de eventos artísticos em Janaúba, a cantora Beth Guzzo relatou sobre a sua carreira iniciada aos 11 anos. Ela fez parte dos shows de Vovó Malfada e Bozo, como “Mafaldete”, pelo país afora. Em 1989 surgiu o convite para gravar um disco dirigido ao público infantil, de onde se destacou o Hit “Me Dá Me Dá”.

         Durante a entrevista ao vivo pela Onda Norte FM, em Janaúba, Beth Guzzo soltou a voz e cantou trecho da canção “Ai Moreno”, que foi o pontapé da sua carreira musicial. Nos 9 discos anteriores, a paranaense apostou no gênero musical sertanejo e, de maneira dedicada, obteve êxito no propósito.

Sucessos como: “Carregado de Amor”, “Peão de Verdade”, “Bandido”, “Frente e Verso Colorido”, “De São Paulo à Belém”, “Coração da Pátria”, “A Saudade”, “Vem Meu Cowboy”, “Trem Bão”, “Gamação Danada”, “A Festa Começou”, “Incerteza” (composição própria), “Escolta de Vagalumes” e, uma linda homenagem à Nossa Senhora Aparecida na música “Senhora da Pele Morena”, levaram seu show para todo o Brasil e também ao exterior.

         Além da música, Beth Guzzo também exerceu as funções de atriz e apresentadora. Como atriz participou de trabalhos na TV Gazeta e SBT, passou pelo teatro e, com apresentadora comandou programas musicais no Canal do Boi – “Show Brasil” e na Rede TV – “Programa Beth Guzzo”.

NOVO CD: LANÇAMENTO

Seu 10º álbum está sendo lançado. Gravado ao vivo, o CD comemora os 20 anos de carreira. A produção é assinada pelo competente Ivan Miyazato nome do momento nos sucessos de Luan Santana, João Bosco & Vinícius, Fernando & Sorocaba, Maria Cecília & Rodolfo, entre outros.

Compositores de peso também marcam presença no novo trabalho da cantora: Carlos Randall, Jairo Goes, Everton Matos, Elias Muniz, Bruno (Bruno & Marrone), Hugo Pena (da dupla com Gabriel), e Euler Coelho (responsável por sucessos da dupla João Bosco & Vinicius).

O novo CD trás um repertório que mescla músicas inéditas e regravações, entre elas: “Faz de conta” música de Bruno & Marrone, “No mesmo olhar” e “Ainda está chovendo” gravadas por Chrystian & Ralf e um pout-pourri de clássicos sertanejos, formado pelas musicas “Amargurado”, “Sorriso Mudo” e “60 dias apaixonado”.

Seguindo a evolução da música sertaneja, os arranjos de Eduardo Pepato e a sanfona do maestro Pinocchio, trazem um ritmo moderno, alegre e dançante para o público sempre jovem e antenado ao momento atual da música popular do Brasil. A direção executiva é assinada pela própria cantora ao lado de Fernando Pinotti. (*com Assessoria de Imprensa de Beth Guzzo).



postado por Oliveira Júnior as 15:07 0 comentários
ESPORTE

CAMPEONATO DE FUTEBOL SOÇAITE DO CAIÇARA CLUBE

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Dez gols em três partidas. Isso foi o que aconteceu na noite de ontem, terça-feira, dia 19 de outubro, pelo 45º Campeonato de Futebol Soçaite do Caiçara Clube. Com gol de Ivan Abade, a Mecânica Avenida derrotou Ronaldinho Veículos por 1 a 0, enquanto que o Rei das Tintas, com gols de Valdeir Oliveira e Roberto Santana venceu por 2 a 1 a Kuringa Sport´s, que teve o gol marcado por Felisberto Mendes.

         Ainda pelo futebol do Caiçara, com dois gols de Lucas Gustavo, um de Juarez Pereira e outro de Ageu Rodrigues, o Posto Janaúba venceu por 4 a 2 O Boticário, que teve os gols marcados por Marcel Felipe e Anderson Romero.

PRÓXIMOS JOGOS

         Três partidas na noite de hoje, quarta-feira, dia 20 de outubro, darão seqüência ao campeonato de futebol soçaite do Caiçara Clube. Às 18h50 terá o jogo entre Eletropio e Alphaville; às 20h a Mecânica Miguel jogará contra a Gás Norte e, às 21h10 terá a partida entre Drogavip e Cerâmica Norte Sul.



postado por Oliveira Júnior as 14:13 2 comentários
POLÍTICA

JUSTIÇA CASSA O MANDATO DO PREFEITO DE JAÍBA

 

JAÍBA (por Luís Cláudio Guedes) – A juíza Maria Beatriz Biasutti, titular da Comarca de Manga, acatou parecer do Ministério Público local e cassou, ontem, terça-feira, dia 19 de outubro, os mandatos do prefeito de Jaíba, Sildete Rodrigues Araújo (PMN), o Detinho, e do vice-prefeito, Lanfrói Fernandes, por abuso do poder econômico e promessa de vantagens durante a campanha eleitoral de 2008. Cabe recurso. Detinho foi eleito para seu primeiro mandato eletivo com 7.562 votos (45,48% dos votos válidos do município).

De acordo com o advogado Hudson Pena Arruda, a posse do segundo colocado nas eleições de 2008, o médico Wellington Pacífico (PP), e do seu vice Lindomar Correia, o Correinha (PT), deve acontecer ainda na tarde desta quarta-feira, dia 20. Wellington recebeu 6.730 votos, ou 40,48% da votação válida naquelas eleições. 



postado por Oliveira Júnior as 14:04 8 comentários
terça, 19 outubro, 2010
POLÍCIA

TIO É ACUSADO DE ESTUPRAR, HÁ MAIS DE UM ANO, A SOBRINHA DE 12 ANOS

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um rapaz de 26 anos é acusado de violentar sexualmente uma menina de 12 anos. Esse crime era praticado há mais de um ano. De acordo com a Polícia Militar, o acusado é tio da criança. Ele fugiu tão logo a família tomou conhecimento do estupro.

         Na sexta-feira, dia 15 de outubro, o caso veio a tona. O tarado aproveitava que a cunhada saía de casa e, diante disso, abusava sexualmente da menina. O maníaco agia quase sempre na hora do almoço, pois aproveitava o momento que a garota ia banhar para ir para a escola.

         Quando a menina saía do banheiro, o tarado atacava. Diante do abuso sexual, a vítima passou a ter um comportamento diferente e, há poucos dias, a família desconfiou desse fato. A menina contou à família que vinha sendo estuprada pelo tarado.


postado por Oliveira Júnior as 11:28 3 comentários
POLÍCIA

CARRO COM CHINESES BATE EM POSTE NA AVENIDA BEIRA-RIO, DOIS MORRERAM E UM FICOU FERIDO

Foto CB Janaúba: Com o impacto da colisão no poste, dois ocupantes morreram dentro do carro.



postado por Oliveira Júnior as 09:52 9 comentários
POLÍCIA

CARRO COM CHINESES BATE EM POSTE NA AVENIDA BEIRA-RIO, DOIS MORRERAM E UM FICOU FERIDO

Foto CB Janaúba: Poste no qual o carro com os chineses bateu na madrugada desta terça-feira, em Janaúba.



postado por Oliveira Júnior as 09:50 5 comentários
POLÍCIA

CARRO COM CHINESES BATE EM POSTE NA AVENIDA BEIRA-RIO, DOIS MORRERAM E UM FICOU FERIDO

 

Foto CB Janaúba: Com o impacto da colisão no poste, dois ocupantes morreram dentro do carro.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnir) – Um acidente trágico na madrugada desta terça-feira, dia 19 de outubro, causou a morte de duas pessoas e ferimentos em uma. Isso ocorreu por volta de duas horas da madrugada desta terça-feira, na avenida Beira-Rio, seqüência da rodovia BR-122.

         As vítimas estavam num veículo Palio Weenkend, placa  DPM-8868, de São Paulo, e seguiam em direção a Montes Claros. O condutor perdeu o controle, o carro saiu da pista e bateu num poste próximo à praia Copo Sujo, bairro São Gonçalo.

         Em conseqüência dessa colisão, duas pessoas morreram. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Janaúba, as vítimas que morreram foram os chineses Hao Yousong, 46 anos, e Liu Fengson, 37 anos. A vítima com ferimentos ainda não foi identificada. Ela foi socorrida por equipe do Samu e levada para o Hospital Regional.

         No local desse acidente estiveram uma equipe do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba (Sargento Josafá, Soldado Aurélio, Soldado Danilo e Soldado Neves), do 51º Batalhão de Polícia Militar de Janaúba (Cabo Reis), da 22ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Janaúba (Perito Troy Steve) e duas equipes do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – de Janaúba.



postado por Oliveira Júnior as 09:00 10 comentários
POLÍCIA

CARRO COM CHINESES BATE EM POSTE NA AVENIDA BEIRA-RIO DOIS MORRERAM E UM FICOU FERIDO

Em instante, informações sobre sse acidente que ocorreu hoje em Janaúba e também fotos do acidente.



postado por Oliveira Júnior as 08:40 2 comentários
segunda, 18 outubro, 2010
POLÍCIA

PM PRENDE TRAFICANTE QUE TROCAVA DROGAS POR CELULARES, MÁQUINA DIGITAL, SOM E DVD. A DROGA ESTAVA ENTERRADA NO QUINTAL DA CASA DO TRAFICANTE

 

Foto PM: Drogas e objetos que estavam com o traficante, segundo a PM.

 

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior*) – A Polícia Militar prendeu ontem, domingo, dia 17 de outubro, Paulo César Barbosa de Brito, 18 anos, pela prática de crime de tráfico de drogas. A ação policial foi por volta de 18h no bairro Boa Vista, em Janaúba. Uma equipe da PM teria deslocada para o bairro para investigar o furto de uma bicicleta na tarde de ontem.

         Ao avistar o veículo militar, Paulo César Barbosa, conhecido por “Peba”, tentou fugir e jogou fora alguns objetos. O gesto de “Peba” foi flagrado pelos policiais. Os militares detiveram o rapaz e recolheram o que ele havia jogado fora. Tratam-se de oito pedras de crack, apreendidas pela PM.

         Diante da atitude anormal do rapaz, os policiais decidiram vasculhar a casa dele. Nesse local, os militares encontraram enterrada no quintal uma sacola com aproximadamente 300 gramas de pasta base de crack. Ainda na casa de “Peba” foram encontradas três bicicletas – uma delas era justamente a que a polícia procurava – e várias peças de bicicletas. Esses objetos teriam sido furtados.

MAIS OBJETOS FURTADOS

         Vasculhando a casa de ‘Peba”, os policiais militares encontraram outros objetos de procedência duvidosa. Com o rapaz foi encontrado quatro aparelhos celulares, um aparelho de DVD, uma câmera fotográfica digital, uma furadeira, quatro alto-falantes de som automotivo, um pé-de-cabra e a quantia de R$ 246,00.

TROCAVA COM DROGAS

         Em depoimento na Delegacia de Polícia Civil de Janaúba, “Peba” confessou que todo esse material foi deixado por usuários de drogas que os trocavam por pedras de crack. (*com informações do 51º Batalhão de PM de Janaúba).



postado por Oliveira Júnior as 18:07 7 comentários
CIDADE

COM MENOS RECURSOS, PREFEITOS TÊM DIFICULDADES PARA ADMINISTRAR

 

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Os prefeitos tiveram que efetuar em setembro uma verdadeira ginástica para, pelo menos, quitar a folha do funcionalismo e ainda promover a manutenção do serviço público. Isso porque o repasse de recurso governamental, caso do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) teve uma redução de 16,53% no mês passado numa comparação ao que teria sido liberado em agosto.

         Essa queda no recurso oriundo do governo federal prejudicou a maioria dos municípios que dependem quase que exclusivamente dos recursos da prefeitura para garantir a estabilidade da economia local. No caso específico de Nova Porteirinha, a prefeitura recebeu quase R$ 51 mil a menos no mês passado.

         De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, em agosto o município teria recebido, via o FPM, a quantia de R$ 307.990,52, enquanto que em setembro o repasse do fundo foi de R$ 257.100,28, ou seja, redução de R$ 50.890,24 no repasse para a prefeitura.

JANAÚBA

         O repasse do FPM para Janaúba sofreu diminuição de 16,53% entre agosto e setembro. De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, o recurso do fundo para Janaúba reduziu de R$ 1.231.961,88, em agosto, para R$ 1.028.401,01, no mês passado.



postado por Oliveira Júnior as 17:49 0 comentários
RELIGIÃO

DIOCESE DE JANAÚBA RECEBE A VISITA DO MAIS IMPORTANTE REPRESENTANTE DO PAPA NO BRASIL

 

Foto Oliveira Júnior: Bispo Dom José Ronaldo recebe a visita do Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri na Diocese de Janaúba.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Na semana que se passou a Diocese de Janaúba completou 10 anos de instalação. E pela primeira vez na história dessa Diocese, a cidade recebeu a visita do mais importante representante do Papa no Brasil.

         O Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri esteve em Janaúba no final de semana participando de atividades alusivas ao aniversário da Diocese. Em entrevista exclusiva a este blog (trecho estará sendo apresentado na rádio Onda Norte 103,9 FM no transcorrer desta semana) e que será publicada no Jornal da Serra Geral, na edição do próximo sábado, o embaixador do Vaticano no Brasil trouxe a mensagem do Papa Bento XVI aos janaubenses e norte-mineiros e também o estímulo à evangelização.



postado por Oliveira Júnior as 17:42 0 comentários
ESPORTE

PREFEITURA DE NOVA PORTEIRINHA REALIZARÁ TORNEIO DE FUTSAL

 

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A Prefeitura de Nova Porteirinha, através do Departamento Municipal de Esporte, promoverá a partir de quarta-feira, dia 20, um torneio de futsal no ginásio poliesportivo desta cidade com o intuito de incentivar a prática esportiva e ao mesmo tempo criar condições de lazer e integração comunitária.

         De acordo com João Neves, do Departamento de Esportes deste município, a expectativa é de reunir times da área urbana e das comunidades rurais em três categorias: 12 anos, 14 anos e 17 anos.

         As partidas ocorrerão a partir das 19h com a previsão de três jogos por noite. “Com o apoio incondicional do prefeito Wilmar Soares, da primeira-dama Solange Batista e da administração ‘Construindo Cidadania’, pretendemos com esse torneio dar condições às crianças e aos jovens de exporem às suas capacidades de criação e espírito de coletividade”, ressalta o dirigente esportista.



postado por Oliveira Júnior as 17:29 0 comentários
CIDADE

CENSO EM JANAÚBA TERMINARÁ NA QUARTA-FEIRA, DIA 20

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deve concluir na quarta-feira, dia 20, o Censo 2010 no município de Janaúba. A informação é do chefe do IBGE no município, Rogério Rodrigues da Silva, para quem é de fundamental importância àqueles moradores que ainda não responderam ao questionamento que o faça o mais rápido possível.

         Durante reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística realizada nesta cidade, no dia 1º de outubro, foi abordado o tema da resistência de alguns moradores em não darem atenção ao trabalho dos recenseadores na coleta de informações relativas ao Censo Demográfico que ocorre em todo o país.

         Naquela ocasião, os agentes censitários informaram que os empecilhos para a coleta de dados têm sido originados do bairro São Gonçalo, onde, segundo a equipe do IBGE, pelo menos 50 domicílios não tinham sido visitados diante da ausência ou até mesmo da falta de consideração dos responsáveis dos imóveis em prestar as informações. E essa situação persistia até a tarde dessa quinta-feira, dia 14, quando este blog e a reportagem do Jornal da Serra Geral e do jornal O Norte estiveram no escritório do IBGE, em Janaúba. E o prazo do censo, neste município, finaliza no dia 20, já que os dados terão que ser enviados para a sede do instituto, no Rio de Janeiro, e depois encaminhado para o Tribunal de Contas da União (TCU), órgão que oficializa a população para efeitos de distribuição de recursos do governo federal para os municípios. Isso implica em dizer que se a população for menor há possibilidade da prefeitura receber menos recursos.

POPULAÇÃO CRESCE 6% EM RELAÇÃO AO ÚLTIMO CENSO

         Com base na estimativa populacional de julho do ano passado (o IBGE calculava 68.527 habitantes), até essa sexta-feira, dia 15, o IBGE constatava a abrangência da atuação dos recenseadores em pelo menos 96% da população (65.550) e 87% dos domicílios.

         Numa comparação à contagem populacional ocorrida em 2007, quando, segundo dados do IBGE, Janaúba possuía 65.387 habitantes, até o momento o censo aponta a igualdade na população. Os dados coletados pelos recenseadores demonstram o município com 0,25% a mais em relação à quantidade de moradores verificada três anos atrás.

         Mas, a relação entre um censo e outro mostra o crescimento populacional de Janaúba em 6,32%, pois no Censo de 2001 o município contava com 61.651 habitantes e nesta semana a população de Janaúba era composta de 65.550 moradores, ou seja, 3.889 a mais no intervalo de nove anos.



postado por Oliveira Júnior as 17:14 0 comentários
COLUNA

FATOS E PAUTAS

 

* Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br)

 

 

Foto Norticias.com.br: Procissão de Nossa Senhora Aparecida em balsas, no rio São Francisco, em Manga.

 

NOSSA PADROEIRA

 

Em todo o Brasil, na terça-feira, 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, houve celebrações alusivas à padroeira do Brasil. Na cidade de Manga, a comunidade realizou a procissão em balsas e barcos pelo rio São Francisco, que, por causa da seca, está com nível de água baixo, mas ainda oferece perigo para quem não sabe nadar (no final de semana um menino de 12 anos morreu afogado quando banhava no rio).



postado por Oliveira Júnior as 16:59 0 comentários
ESPORTE

JANAÚBA É VICE NO FUTSAL MASCULINO NOS JIMI

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O município de Janaúba sagrou-se vice-campeão na fase estadual dos JIMI – Jogos do Interior de Minas, realizada na cidade de Montes Claros, na semana que se passou.

Na decisão do futsal masculino da divisão A2, na manhã de sábado, dia 16, Janaúba perdeu para Jequitinhonha por 5 a 2.  Diante disso, Janaúba ficou com o segundo lugar no futsal masculino na segunda divisão dos JIMI.



postado por Oliveira Júnior as 16:52 0 comentários
CULTURA

PROJETO OUTUBRO LITERÁRIO PROSSEGUE ATÉ O DIA 31

 

MONTES CLAROS – O Projeto Outubro Literário teve início no sábado, dia 16 de outubro, no Centro de Cultura Popular Arte Oficio, nesta cidade. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento prossegue amanhã, terça-feira, dia 19, às 20 horas, no Auditório Cândido Canela (Centro Cultural), com o lançamento do CD Poemas e Canções, do Juiz Doutor Danilo Campos.

Quarta-feira, dia 20, às 19h30, noite de autógrafos de Laurentino Gomes, com o programa ALE Grandes Escritores, na Galeria Godofredo Guedes do Centro Cultural. Sexta-feira, dia 22, às 20 horas, lançamento do livro O Rio São Francisco: Vapores e Vapozeiros, do escritor Domingos Diniz, também na Galeria de Artes Godofredo Guedes.

Segunda-feira, dia 25, às 20 horas, o evento continua, com o projeto Palavras e Idéias. O escritor Petrônio Braz fala de seu livro, Serrano do Pilão Arcado, A Saga de Antônio Dó. Em seguida, apresentação do filme Grande Sertão Veredas. Será na Escola Pública Municipal Joaquim José de Azevedo, no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) do Renascença.

Terça-feira, dia 26, às 20 horas, lançamento dos livros do Consórcio Literário Oficina de Letras: No Caminho das Letras, de Júlia Cotrim; O Rancho da Lua, de Amelina Chaves; 90 Crônicas Selecionadas, de Maria da Glória Caxito Mameluque; Os Bares Nunca Fecham, de Karla Celene; Poesia em Flores, de Expedito Barbosa; Infância Verde, de Evany Brito; Sítio Azedo, de Juvenal Durães; Sapo na Muda, do jornalista Luís Carlos Novaes; Montes Claros: Eterna Lembrança, de Ruth Tupinambá; José Prudêncio de Macedo, de Dário Cotrim; e Os Olhos Triste de Ulisses, de Lipa Xavier. Será na Galeria Godofredo Guedes, no Centro Cultural Hermes de Paula.

Quarta-feira, dia 27, de 8h às 12 horas, na Praça de Esportes, abertura da Feira Literária, com uma série de palestras. Quinta-feira, dia 28, às 20 horas, no Auditório Cândido Canela, série de palestras. Também às 20 horas, no Shopping Montes Claros, Salão do Humor Contra o Racismo – Brazil Cartoom. Sexta-feira, dia 29, estréia da peça “O Cemitério das Loucas”, encenada pelo Grupo ArteCena, e lançamento do livro de mesmo nome, de Dário Cotrim. A peça será reapresentada sábado, dia 30. Domingo, dia 31, o Projeto Outubro Literário será encerrado com o show Contando e Cantando o Sertão, com Zé Maria e Di Souza. (Fonte: Ascom/Prefeitura de Montes Claros).



postado por Oliveira Júnior as 16:40 0 comentários
EDUCAÇÃO

PORTEIRINHA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES 

 

PORTEIRINHA (Roberta Bertolusci) – Nesta segunda-feira, dia 18 de outubro, o Pólo da Etec-Brasil em Porteirinha abre inscrições para os cursos técnicos profissionalizantes nas áreas de Eletrônica e Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação. Os interessados podem se inscrever até o dia 29 de outubro na secretaria da Etec, que funciona nas dependências do CVT (Centro Vocacional Tecnológico). O processo seletivo será realizado no final de novembro. Outro curso a ser oferecido é o de Meio Ambiente. Estão em andamento até 31 de outubro, as inscrições. As provas serão no dia 5 de dezembro.

De acordo com a coordenadora do Pólo da Etec-Brasil, Nilma Léssia, os cursos disponibilizados, em diversas áreas profissionais, são totalmente gratuitos e com duração média de um a dois anos. Os alunos contam com tutoria presencial e à distância.

Segundo ela, os cursos, articulados pela atual administração, têm foco na capacitação profissional. “Já temos turmas de Gestão Pública e de Segurança do Trabalho, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, de Turismo e de Agropecuária, pela Universidade Federal de Viçosa, Gestão Ambiental pelo Cefet de Rio Pomba e agora, o Executivo municipal investiu na implementação desta parceria com o Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) que vai oferecer os cursos de Eletrônica e Gestão em Tecnologia da Informação”, explica a coordenadora.



postado por Oliveira Júnior as 16:04 8 comentários
EDUCAÇÃO

DIVULGADO O GABARITO DAS PROVAS DO PEP 2011

 

A secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais divulgou nesta segunda-feira, dia 18 de outubro, o gabarito das provas realizadas ontem, domingo, dia 17, pelo PEP – Programa de Educação Profissional – em que mais de 320 mil candidatos fizeram o exame em 120 municípios, inclusive em Janaúba para onde são destinadas 390 vagas em vários cursos profissionalizantes gratuitos.

Confira o gabarito das provas do PEP. Foram 20 questões, sendo 10 de Português e 10 de Matemática.

GABARITO DO PEP 2011

Questões – Respostas

01 – D

02 – C

03 – D

04 – A

05 – D

06 – D

07 – C

08 – B

09 – A

10 – A

11 – C

12 – C

13 – B

14 – C

15 – D

16 – C

17 – C

18 – A

19 – A

20 – C

 

* Esse é o gabarito das provas do PEP 2011, realizadas ontem, dia 17 de outubro O gabarito se encontra no site da secretaria estadual de Educação de Minas Gerais ou no site

http://wrk.educacao.mg.gov.br/pep2011/geral/link1.htm



postado por Oliveira Júnior as 15:33 1 comentários
domingo, 17 outubro, 2010
POLÍCIA

ÔNIBUS COM ALUNOS DA APAE BATE EM OUTRO, CAI DE PONTE E MATA 11 ALUNOS E PROFESSORES DA APAE QUE PARTICIPARAM DO JIMI EM MONTES CLAROS

 

Foto Ilson Gomes/ TV Alterosa: Ônibus que transportava alunos/atletas da Apae de Ipatinga bateu em outro ônibus, atravessou a ponte e caiu no rio Araçuaí.

 

CARBONITA/VALE DO JEQUITINHONHA (por Larissa Nunes e Flávia Martins Y Miguel – Jornal O Tempo) – Um acidente grave envolvendo dois ônibus na noite desse sábado, dia 16 de outubro, matou 11 pessoas e deixou 21 passageiros feridos na MG-451, altura do km 169, próximo ao município de Carbonita, no Vale do Jequitinhonha.

As vítimas são alunos e funcionários da Associação Pais e Amigos Excepcionais (Apae) de Ipatinga, no Vale do Aço, e estavam retornando da fase estadual (final) dos Jogos do Interior de Minas (JIMI) em Montes Claros realizados nesta semana e encerrados ontem.

De acordo com informações da Polícia Militar, o ônibus em que estavam os alunos com necessidades especiais seguia atrás do primeiro veículo, que transportava outros jovens participantes do JIMI. Uma falha nos freios, conforme o motorista afirmou à polícia, obrigou o condutor a tentar ultrapassar o ônibus da frente para cruzar a ponte do rio Araçuaí. “A ponte não comportava dois veículos. Então ele tentou ser o primeiro a passar, mas bateu no ônibus e caiu no rio”, afirmou o sargento Orlando Rodrigues da PM de Carbonita. Ninguém se feriu no outro veículo.

Entre os mortos estão alunos, professores e um enfermeiro da APAE Escola Especial José Alves de Assis. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital São Vicente de Paula em Carbonita juntamente com os corpos. Segundo uma funcionária do hospital, 11 adolescentes e adultos com necessidades especiais estão internados na instituição de saúde. Oito alunos foram encaminhados para o Hospital Velho, em Itamarandiba e três estão no Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Diamantina. A funcionária do hospital de Carbonita informou que alguns pacientes foram acomodados em colchões no chão das enfermarias por falta de vagas. O local conta apenas com 22 leitos.

Funcionários da APAE de Carbonita estão prestando auxílio às vítimas e tentando acalmar os alunos. A professora da APAE Jacilene Correia, 33 anos, disse que os jovens estão nervosos, chorando muito e agitados. De acordo com ela, a maioria tem deficiência mental e apenas um parente chegou ao local. “Viemos para conversar com eles, acalmá-los. Estão muito traumatizados e assustados”, disse a professora.

RELAÇÃO DOS MORTOS

Lucas Augusto Moreira Silva, 14 anos, aluno - segundo colocado no revezamento 4 por 100 metros PCD

Júlio César Serapião, 18 anos, aluno

Marcelo Henrique Avelar, 23 anos, aluno

Marlon Honório S. Willian, 18 anos, aluno

Vinícius Nonato Nunes, 18 anos, aluno

Sandro Alex, 33 anos, atleta portador de deficiência, Usipa

Maria Isabel Perboyre, 46 anos, atleta da Usipa

Fabrício de Almeida, 29 anos,  enfermeiro da Apae

Luzia de Paiva Nogueira, 51 anos, funcionária da Adevipa

Maria de Fátima da Silva, 51 anos, funcionária da Usipa

Mara Helena de Castro.



postado por Oliveira Júnior as 19:54 0 comentários
sábado, 16 outubro, 2010
RELIGIÃO

NÚNCIO APOSTÓLICO DO BRASIL CHEGA HOJE A JANAÚBA

Foto Divulgação: Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico do Brasil.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Logo mais às 17h deste sábado, dia 16 de outubro, o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, desembarcará no aeroporto de Janaúba. Ele vem participar dos atos comemorativos ao 10º aniversário da Diocese de Janaúba.

LÍDER DO PAPA EM JANAÚBA

Religiosos, prefeitos, vereadores e outras lideranças da região da Serra Geral de Minas estarão reunidos neste sábado, dia 16, por ocasião da visita do Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri à Diocese de Janaúba, que completou 10 anos de instalação na terça-feira, dia 12. Representante do Papa Bento XVI no Brasil, o Núncio Dom Lorenzo aterrissará no aeroporto de Janaúba às 17h e será recepcionado pelo Bispo Dom José Ronaldo Ribeiro e pelo prefeito José Benedito Nunes Neto (PT), membro da Igreja Batista.

ENSINO RELIGIOSO E ABORTO

Dom Lorenzo vem tratar do acordo da Santa Sé com o Estado Brasileiro, realizado há muito tempo, e que aborda temas polêmicos, caso do Ensino Religioso confessional, relacionamento homossexual e do aborto, que tem ganhado grande dimensão nos debates na campanha eleitoral para a presidência da República. De acordo com o Bispo Dom Ronaldo, foi o Núncio Dom Lorenzo quem mediou esse acordo e o encontro entre o presidente Lula e o Papa Bento XVI para tratar justamente do acordo da Santa Sé com o Estado Brasi.

HOMENAGEM PÓSTUMA

Além de questões diplomáticas, o representante do Vaticano no Brasil fará o lançamento do projeto de construção da Catedral de Janaúba e inaugurar, na praça da Matriz o busto do Bispo Dom José Mauro Pereira Bastos, primeiro bispo de Janaúba que faleceu em 14 de setembro de 2006, em acidente na BR-381.

VISITA PÕE FIM À DENÚNCIA

A presença do Núncio Dom Lorenzo Baldisseri reforça também a tese de permanência do Bispo Dom Ronaldo na Diocese de Janaúba, pois no início deste ano um grupo de religiosos teria enviado correspondência ao Núncio propondo a transferência de Dom Ronaldo, diante do comportamento anormal de um jovem – cometeu delitos (furtos) – mantido pelo bispo. Esse adolescente pertence a um projeto de ressocialização de jovens de alto risco social idealizado por José Ronaldo na época que era padre em Sobradinho, no Distrito Federal. Antes de viajar para o Vaticano, no semestre passado, Dom Ronaldo teria dito que se encontrava tranqüilo e a sua missão é servir aos ensinamentos da igreja católica, comandada pelo Vaticano.

QUEM É O NÚNCIO DOM LORENZO

O atual Núncio Apostólico do Brasil, desde 2002, é o Arcebispo Titular Núncio Dom Lorenzo Baldisseri , nomeado núncio para o Brasil pelo falecido Papa João Paulo II.

Foi arcebispo titular de Diocleziana, nasceu em 29 de setembro de 1940 na cidade de Burga, Itália. Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1963 e ordenado bispo em 7 de março de 1992. É laureado em direito canônico. Começou sua carreira diplomática como secretário da Nunciatura Apostólica da Guatemala, Japão, Brasil, Paraguai, França e Zimbabwe. É poliglota: fala italiano, inglês, português, francês e espanhol. 

Em janeiro de 1991 é encarregado de uma missão especial no Haiti e logo depois sendo nomeado núncio apostólico do Haiti. Depois foi núncio no Paraguai( 1995-1999)e na Índia e Nepal (1999-2000) e finalmente nomeado núncio do Brasil em 2002.

O QUE É UM NÚNCIO APOSTÓLICO?

É um bispo titular(de uma diocese que não existe mais) , onde excerce a função de embaixador (diplomata) do menor país do mundo o Estado da cidade do Vaticano. Ele representa o Vaticano no país em que reside. Sendo o elo do Vaticano (Estado Soberano), do Vaticano (Santa Sé Apostólica, Sede da Religião Católica) com o país em que reside e para toda Igreja Católica constituída no país em que foi nomeado núncio.

O núncio é a autoridade que encaminha os processos burocraticos de todas as dioceses do país . Toda nomeação de bispo e Arcebispo chega primeiro nas mãos do núncio apostólico. Quando o Papa e a Santa Sé em si quer comunicar algo para os fiéis de um determinado país ele recorre ao núncio para repassar a informação. O Papa também manda o núncio o representa-lo e a Santa Sé em ordenações episcopais, tomadas de posse espiscopais, inaugurações de seminários , faculdades de teologia etc.

A NUNCIATURA

A nunciatura se instala na capital federal do país. Só que não adota o nome de "Embaixada" e sim de "Nunciatura". Nunciatura Apostólica que é a embaixada do Vaticano nos países. O nome expressa a diferença entre a Nunciatura e as outras embaixadas. São duas as atuações da Nunciatura: uma é representar o Papa diante do governo e outra é estreitar as relações entre a Igreja Católica e a Igreja local.

postado por Oliveira Júnior as 01:30 0 comentários
ESPORTE

FUTSAL MASCULINO DE JANAÚBA DECIDE O TÍTULO ESTADUAL PELO JIMI

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O futsal masculino de Janaúba está na final da fase estadual do JIMI – Jogos do Interior de Minas – que acontece na cidade de Montes Claros. Ontem, sexta-feira, dia 15 de outubro, à tarde, Janaúba venceu Sabará por 3 a 2.

         Janaúba fará a decisão com Jequitinhonha, que eliminou Uberaba, ao vencê-lo também por 3 a 2.

         A final do futsal masculino entre Janaúba e Jequitinhonha, será hoje, sábado, dia 16, às 10h, no ginásio do Sesiminas, na Vila Regina, em Montes Claros.



postado por Oliveira Júnior as 00:30 0 comentários
REGIONAL

GRUPO CHILENO COMPRA O BRETAS QUE CONSTRÓI SUPERMERCADO EM JANAÚBA

 

BELO HORIZONTE – A cadeia chilena de supermercados Cencosud anunciou ontem, sexta-feira, dia 15 de outubro, que fechou o acordo de compras da rede de supermercados Bretas, que tem sede em Contagem, na Grande Belo Horizonte.

         O Bretas tem supermercados em Montes Claros e constrói um supermercado em Janaúba, no fundo do parque de exposições, ao lado da avenida Beira-Rio (BR-122).

         Com a compra dos supermercados Bretas, o grupo chileno Cencosud se configura a quarta maior rede varejista do setor no Brasil, ficando atrás do Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart.

         O acordo de venda do Bretas supermercados foi fechado em um bilhão 350 milhões de reais. Com 62 lojas e um faturamento de dois bilhões e cem milhões de reais, em 2009, o Bretas ocupava a sétima posição no ranking brasileiro de supermercados.

         O novo dono do Bretas já é dono do GBarbosa, que tem sede em Sergipe e possui 52 lojas. Além da compra dos supermercados Bretas e de um grupo em Sergipe, os chilenos também adquiriram a rede de supermercados Perini, em Salvador, e dos supermercados Família, de Fortaleza.

O grupo chileno Cencosud também tem negócios na Argentina, Colômbia e Peru. (Fonte: jornal O Tempo)



postado por Oliveira Júnior as 00:23 8 comentários
POLÍCIA

LADRÕES ASSALTAM RELOJOARIA EM MONTE AZUL

 

MONTE AZUL (por Oliveira Júnior) – A polícia de Monte Azul investiga o assalto que aconteceu na tarde de quinta-feira, dia 14 de outubro, numa relojoaria, na cidade de Monte Azul. A ação foi praticada por dois ladrões, enquanto que o terceiro comparsa ficou no carro, no fundo da relojoaria.

         O assalto foi por volta de 14h30, na rua Governador Valadares, centro de Monte Azul. Os assaltantes estavam armados com revólver. Eles trancaram os proprietários e funcionários da loja num cômodo da relojoaria e depois roubaram um telefone celular, R$ 160 reais e várias pulseiras de ouro, correntes e pingentes.

         Segundo a PM, os assaltantes fugiram num carro gol na cor grafite, com placas de Montes Claros. A direção da relojoaria não informou o valor do prejuízo causado pelos assaltantes.



postado por Oliveira Júnior as 00:09 0 comentários
RELIGIÃO

FESTA DE SANTA EDWIGES NO BAIRRO PADRE EUSTÁQUIO

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Com o tema “Santa Edwiges, protetora das famílias cristãs, protegei as nossas famílias”,  prossegue neste sábado, dia 16 de outubro. A festividade teve início ontem e vai até o próximo domingo, dia 24, na Igreja São José Operário, na praça do Triângulo, no bairro padre eustáquio, em Janaúba.

Hoje, sábado, dia 16, às 18h30 haverá novena, e às 19h o Padre José Antista celebrará missa na Igreja São José Operário, na praça do Triângulo, em alusão às festividades de Santa Edwiges.



postado por Oliveira Júnior as 00:08 0 comentários
sexta, 15 outubro, 2010
ESPORTE

VILA VITÓRIA É CAMPEÃO NO FUTEBOL DE PORTEIRINHA

 

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – As equipes Vila Vitória e Renovação decidiram na noite de hoje, sexta-feira, dia 15 de outubro, o campeonato de futebol Master, na cidade de Porteirinha.

O time Vila Vitória sagrou-se campeão invicto, pois venceu o Renovação por 1 a 0. Em torno de dois mil torcedores acompanharam a decisão no estádio de Porteirinha.

Pelo menos três emissoras de rádio transmistiram a partida decisiva. O jogo entre Vila Vitória e Renovação foi transmitido pela rádio Onda Norte 103,9 FM, de Janaúba, e pelas rádios Independente 93,7 FM e Educadora 620 AM, ambas de Porteirinha.



postado por Oliveira Júnior as 23:55 7 comentários
POLÍCIA

FUNCIONÁRIOS DO BB DE VARZELÂNDIA FICAM FERIDOS EM ACIDENTE NA ESTRADA PARA SÃO JOÃO DA PONTE

 

Pelo menos quatro funcionários do Banco do Brasil, agência de Varzelândia, ficaram feridos em conseqüência do capotamento do carro em que se encontravam.

O acidente foi no início da noite de ontem, quinta-feira, dia 14 de outubro, na estrada entre Varzelândia e São João da Ponte, aqui no Norte de Minas.

O condutor perdeu o controle do carro numa curva, chamada de curva da morte. O carro capotou e causou ferimentos nos bancários.

Esse trecho da estrada entre São João da Ponte e Varzelândia requer o máximo de atenção dos motoristas, pois a situação da estrada é precária.



postado por Oliveira Júnior as 23:50 0 comentários
EDUCAÇÃO

PROVAS DO PEP VÃO ATRAIR NÚMERO RECORDE DE PARTICIPANTES DOMINGO

 

As provas de seleção para a sexta edição do PEP – Programa de Educação Profissional, da Secretaria de Estado de Educação, vão reunir um número recorde de participantes no domingo, dia 17 de outubro.

238 mil estudantes em todo o Estado se inscreveram para a seleção.

Os exames serão realizados domingo, de 9h às 12h, em 102 municípios mineiros utilizando a estrutura de 609 escolas. Nesta edição, o PEP oferece 30 mil vagas, das quais 390 em Janaúba.

No domingo, os estudantes farão provas de Língua Portuguesa e de Matemática.

Os candidatos devem comparecer com uma hora de antecedência aos locais de prova, munidos de comprovante de inscrição, documento oficial com foto, CPF, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

Criado pelo Governo de Minas em outubro de 2007, o PEP tem como objetivo oferecer gratuitamente para jovens e adultos uma educação profissionalizante de qualidade e melhores condições de ingresso no mercado de trabalho.



postado por Oliveira Júnior as 23:45 5 comentários
POLÍCIA

POLÍCIA APREENDE CAMINHÃO COM CARGA ILEGAL DE LENHA

 

ESPINOSA (por Oliveira Júnior) – Na noite de quarta-feira, dia 13 de outubro, uma equipe da Polícia Militar do Meio Ambiente apreendeu, nesta cidade, um caminhão carregado de lenha, ilegalmente.

         A ação foi na avenida José Maria de Souza, bairro Cidade Nova, na cidade de Espinosa. Ao ser interrogado pelos policiais quanto à origem da carga ilegal, o motorista se complicou. Ele não possuía o documento de origem florestal. A lenha vinha do estado da Bahia. Diante disso, o caminhoneiro foi detido e multado em 992 reais.



postado por Oliveira Júnior as 23:39 0 comentários
ESPORTE

ONDA NORTE PERDEU PELO SOÇAITE DO CAIÇARA

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O time rádio Onda Norte FM não conseguiu impedir o avanço do sistema ofensivo da equipe Eletroporto, na noite de ontem, quinta-feira, dia 14 de outubro, pelo 45º Campeonato de Futebol Soçaite do Caiçara Clube, em Janaúba.

         Com gols de Dácio Silveira e Juber Caires, a Eletroporto derrotou a Onda Norte FM por 2 a 0. A Internews, com dois gols de Diogo Nogueira e um de Paulo Henrique, venceu por 3 a 2 a Pizzo Acabamentos, que teve os gols marcados por Boró e Wagner Oliveira.

         Ainda ontem, a Janaúba Veículos derrotou o Bancop por 6 a 3. João Braga fez dois gols, Marcorelho dois, Pedro Eduardo um e Jonathan Damone outro em favor da Janaúba Veículos. Gabriel Porto, André Cangussu e Edmilson Mendes marcaram os gols do Bancop.

PRÓXIMOS JOGOS

         Neste final de semana serão realizadas mais três partidas pelo futebol soçaite do Caiçara Clube. Neste sábado, 16 de outubro, Credigerais x Cerâmica Gorutuba (17h), pela categoria Master; Rádio Torre FM x Credivag (18h10), pelo Aspirante, e Só Tintas x Grafitex (19h20), pela categoria Titular.

         Neste domingo, dia 17, Roljan x Confboi (7h50), pela categoria Master; Auto Escola Vante x Armazém do Campo (9h), pelo Aspirante, e Sonhos & Fantasias x Autonorte (10h10), pela categoria Titular.



postado por Oliveira Júnior as 23:34 7 comentários
CULTURA

A NARRATIVA HUMANISTA DE TRUFFAUT MARCA A PROGRAMAÇÃO DO DOMINGO NO CINESESC

 

MONTES CLAROS (por Elpídio Rocha) – No domingo, dia 17 de outubro, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube apresentam  Os Incompreendidos (1959). O CineSesc acontece em parceria com o Cinema Comentado Cineclube apresentando sessões todos os domingos, a partir das 19h. O endereço é rua Viúva Francisco Ribeiro 199. As sessões são gratuitas, abertas a todos os interessados, e depois acontece um bate-papo com a platéia sobre o filme apresentado.

Cultuado como a obra-prima da carreira do cineasta francês François Truffaut, marcou a estréia do jovem e irrequieto diretor, que, ao retratar a vida nas ruas de Paris, por um garoto de 12 ou 13 anos, Antoine Doinel, criou uma obra autobiográfica. O filme é um dos mais importantes títulos da nouvelle vague e uma das melhores produções de todos os tempos.

Desprezado e odiado pela mãe e ignorado pelo padrasto, Doinel vive de forma realista o drama da rejeição e da inadequação. O roteiro, do próprio Truffaut, recusa o clima piegas que costuma “simplificar” filmes sobre infância. É quase um documentário, profundamente alegre em certas partes e triste, suave, melancólico no seu todo. O diretor não gostava de admitir, mas teve uma origem bem parecida com a do protagonista: amargou problemas com os pais, aplicou pequenos golpes e acabou confinado num reformatório juvenil.

Os Incompreendidos é dedicado a André Bazin, o crítico que recolheu Truffaut do reformatório e lhe deu a oportunidade de escrever para os "Cahiers du Cinéma". Bazin, a quem o cineasta considerava pai, morreu no primeiro dia de filmagens. Um pouco da fotografia altamente contrastada em preto e branco, um pouco da gravidade do olhar de Antoine (congelado na seqüência final) transmitem a atmosfera de luto num filme que se fundamenta na melancolia sem esquecer o humor de momentos encantadores – como a alegre volta do cinema no carro do pai.

Com esta estréia, Truffaut conseguiu o raro feito de transformar admiração em arte, encontrar a própria voz em meio a um emaranhado de referências externas. Foi em Jean Vigo e Roberto Rossellini que ele encontrou a inspiração que procurava, para combater a sofisticação e o sentimentalismo do “cinemão”, como diria depois.

A devoção aos temas da infância e da solidão marca a sua obra e tem ponto alto em Os Incompreendidos. Numa entrevista, o diretor concluiu bem suas intenções cinematográficas: “Fico muito surpreso quando me dizem que se trata da solidão de uma criança. É exatamente isso o que eu queria”. Classificação indicativa: 14 anos.

O CineSesc acontece em parceria com o Cinema Comentado Cineclube apresentando sessões todos os domingos, a partir das 19h. O endereço é rua Viúva Francisco Ribeiro 199. As sessões são gratuitas, abertas a todos os interessados, e depois acontece um bate-papo com a platéia sobre o filme apresentado.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES:

MOSTRA 1959 – O ANO MÁGICO DO CINEMA FRANCÊS

23/10 – “Antes da Chuva” (1994), dir: Milcho Manchevski.

24/10 – “Hiroshima, meu Amor” (1959), dir: Alain Resnais.

30/10 – “Lavoura Arcaica” (2001), dir: Luiz Fernando Carvalho.

31/10 – “Quem Matour Leda?” (1960), dir: Claude Chabrol.



postado por Oliveira Júnior as 23:06 8 comentários
quinta, 14 outubro, 2010
ESPORTE

HÉLIO DOS ANJOS DEIXA O AL NASR-EAU E RETORNA AO BRASIL

 

Foto Oliveira Júnior: Em Janaúba, em junho deste ano, Hélio dos Anjos adiantou que poderia trocar o futebol árabe pelo brasileiro ainda neste ano.

 

Por problemas pessoais, o técnico Hélio dos Anjos está deixando o Al-Nasr, dos Emirados Árabes Unidos, e retorna ao Brasil ao fim desta semana já em busca de recolocação no mercado nacional para o início da próxima temporada. O objetivo de manter o clube na Primeira Divisão do campeonato foi cumprido, mas dificuldades de adaptação no trabalho, o afastamento dos filhos, que estudam em São Paulo, e a morte do pai (Emílio dos Anjos) há menos de dois meses, aceleraram a saída.

"Quero me sentir em casa outra vez. Ainda não tenho propostas, mas estou retornando numa época em que o mercado brasileiro começa a ferver. Não tenho preferência em relação à região de atuação, só quero trabalhar. Nos Emirados, os treinamentos são escassos, assim como os jogos, e isso me incomodava um pouco, mas sei que faz parte da cultura futebolística deles e tive de respeitar. Mas é bom demais trabalhar no Brasil", afirmou Hélio, que orientou o Goiás em sua última passagem por aqui.

O contrato do treinador ia até maio de 2011 e, se saísse em dezembro deste ano, não pagaria multa rescisória. Hélio está conversando com o presidente do clube árabe a fim de conseguir um acordo e, se tudo correr de maneira favorável, a tendência é que o comandante desembarque no Brasil no próximo sábado. Entre maio e junho, ele recebeu ofertas de Sport e Atlético-PR, que contrataram Geninho e Paulo César Carpegiani, mas teve de recusar. Além disso, outros dois clubes do mundo árabe também o procuraram. (Fonte: Assessoria de Imprensa do treinador)



postado por Oliveira Júnior as 09:21 0 comentários
RELIGIÃO

NÚNCIO APOSTÓLICO VIRÁ PARA O 10º ANIVERSÁRIO DA DIOCESE DE JANAÚBA

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A maior autoridade do Vaticano no Brasil, o Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, estará nesta cidade no próximo final de semana por ocasião das comemorações do 10º aniversário da Diocese de Janaúba (criada em 05 de julho dde 2000 e instalada em 12 de outubro de 2000). Ele reunirá com o Bispo Dom José Ronaldo Ribeiro e lideranças regionais.

         Representante do Papa Bento XVI no Brasil, o Núncio Dom Lorrenzo Baldisseri desembarcará no aeroporto de Janaúba às 17h de sábado, dia 16. Ele participará da inauguração do busto de Dom José Mauro Pereira Bastos, primeiro bispo de Janaúba. O busto foi colocado na praça da Igreja Matriz/Catedral, onde, em 20 de agosto de 2006 ocorreu o último ato público (10ª Romaria das Águas e da Terra) de Dom Mauro (então Bispo de Guaxupé-MG) em Janaúba. Ela faleceu em 14 de setembro de 2006.

 Dom Baldisseri virá abordar o acordo da Santa Sé com o Estado Brasileiro. Esse aordo, composto de vinte artigos, diz respeito ao estatuto jurídico da Igreja Católica no Brasil, definindo sua personalidade jurídica e as condições institucionais para o pleno desenvolvimento da missão apostólica e pastoral; ele vem depois de mais de um século da proclamação da República do Estado brasileiro.

“Trata-se de um acordo histórico, tão desejado quanto esperado”, afirma o arcebispo italiano Lorenzo Baldisseri, núncio apostólico no Brasil, que passará o próximo final de semana em Janaúba. No sábado, dia 16, às 18h, haverá ato cívico e, às 19 h, jantar com autoridades locais e regionais.

No domingo, dia 17, às 9h, ocorrerá reunião com leigos e religiosos. Às 11h30, o núncio apostólico reunirá com o clero. Ás 16h terá missa e em seguida ocorrerá a apresentação de projeto para a futura catedral.



postado por Oliveira Júnior as 09:01 0 comentários
POLÍCIA

LAVRADOR ATIROU EM COLEGA QUE FUROU A FILA DE DISTRIBUIÇÃO DE COMIDA

 

MANGA (por Oliveira Júnior*) – As polícias da região de Manga, aqui no Norte de Minas, estão a procura do lavrador Luiz Sílvio Pereira da Conceição, 29 anos, acusado de tentativa de homicídio. Luiz Sílvio efetuou um disparo contra o também lavrador Rodrigo Ferreira Batista, 30 anos.

         Esse fato ocorreu na cidade de Miravânia, na terça-feira, dia 12 de outubro, ao meio-dia, por ocasião das atividades alusivas ao dia de Nossa Senhora Aparecida.

         Os dois lavradores estavam na fila para receberem alimentos. A Polícia Militar de Miravânia informa que o lavrador Luiz Sílvio Pereira ficou irritado com a esperteza do colega Rodrigo Ferreira ao furar a fila na qual era distribuída comida.

         Indignado com a falta de respeito, Luiz Sílvio apoderou-se de um revólver com o qual efetuou um disparo em direção do lavrador que cortava a fila. O tiro acertou o queixo de Rodrigo Ferreira. Após o disparo, o lavrador Luiz Sílvio fugiu. (* com informações do site alternativa.com)



postado por Oliveira Júnior as 08:56 6 comentários
CULTURA

AS DESCOBERTAS E DESVENTURAS DA INFÂNCIA SÃO O DESTAQUE CINEMATOGRÁFICO NO FINAL DE SEMANA

 

MONTES CLAROS (por Elpídio Rocha) – No sábado, dia 16 de outubro, o Cinema Comentado Cineclube e o CineSesc oferecem uma visão bem especial da infância com a exibição de Léolo (1992), uma obra-prima poética e um dos filmes mais emblemáticos da década de 1990.

O Cinema Comentado Cineclube, em parceria com o CineSesc, acontece todo sábado, a partir das 19h, no Sesc-Pousada Montes Claros – rua Viúva Francisco Ribeiro, nº 199. A entrada é gratuita e há sempre um bate-papo após as exibições.

Sozinho no meio da noite, o menino Léolo abre seu baú de recordações. E com uma candura despreocupada, escreve suas observações sobre o mundo num caderno. Suas memórias falam de pensões e quintais esquálidos na parte leste de Montreal; de roupas em varais, esvoaçando levemente na fumaça da fábrica próxima; e de uma família assolada pela loucura: Um pai obcecado com a saúde dos intestinos da família; um irmão cujos exercícios de musculação mal conseguem esconder seu medo das pessoas; e um avô – o responsável pelo fracasso genético da família. Cada vez mais afundado nessa insanidade, Léolo consegue viver uma vida dentro de si mesmo.

Indicado para a Palma de Ouro, em Cannes, Léolo é considerado o grande representante do cinema canadense do final do século XX – ao lado dos premiados trabalhos de Denys Arcand: “O Declínio do Império Americano” e “As Invasões Bárbaras”. O diretor Jean-Claude Lauzon (morto precocemente num acidente de avião, em 1997) criou uma obra permeada de lirismo, nostalgia e humor negro. Na bela trilha sonora, destaque especial para a emblemática melodia, de Tom Waits, “Cold, Cold Ground”.

O filme demonstra características bem específicas e cinematográficas: uma fotografia estupenda e uma narrativa que compõe o retrato de infância baseado em cheiros, timbres, gostos e sensações. Dividido entre a paixão platônica por uma vizinha e a descoberta do próprio corpo, Léolo encontra nos sonhos e na imaginação uma fuga da realidade. Como ele próprio diz: “Porque eu sonho, eu não sou”. Assim, o garoto abre mão de sua liberdade física e começa a criar para si um mundo interior, que está muito próximo da mensagem final do seu livro de cabeceira: “A vida não se passa na terra, mas na minha cabeça”. Classificação indicativa: 16 anos.

O Cinema Comentado Cineclube, em parceria com o CineSesc, acontece todo sábado, a partir das 19h, no Sesc-Pousada Montes Claros – rua Viúva Francisco Ribeiro, nº 199. A entrada é gratuita e há sempre um bate-papo após as exibições.



postado por Oliveira Júnior as 08:43 8 comentários
ESPORTE

ONDA NORTE FM JOGARÁ HOJE PELO FUTEBOL DO CAIÇARA

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Nesta quinta-feira, dia 14 de outubro, acontecerá mais uma rodada pelo 45º Campeonato de Futebol Soçaite do Caiçara Clube. Hoje terá mais um jogo do time rádio Onda Norte FM por essa competição. A partida da Onda Norte FM contra a Eletroporto, pela categoria Master,/ será às 18h50.

         Às 20h terá a partida entre Bancop e Janaúba Veículos, pela categoria Aspirantes, e, às 21h10, Internews x Pizzo Acabamentos, pela categoria Titular.

ÚLTIMOS JOGOS

         Na manhã de terça-feira, dia 12, feriado nacional, houve mais uma rodada do soçaite do Caiçara. Com três gols de Claudinei Fernandes e um de Weberte Cantuária, a equipe LJ Sistemas venceu por 4 a 3 a Messias Irrigação, que teve os gols marcados por Guilherme Antunes, José Teodoro e Francisco Alves.

         Com três gols de Cloves Santos, um de Edgar Silveira e outro de Renilson Lima, a Drogaria União venceu por 5 a 3 a Luiza Transporte, que teve os gols marcados por Francisco Alves, Joaquim Souza e Joel Bispo. A partida entre Immpe Pesquisas e Toke Informática não foi realizada devido a ausência do time Toke Informática.



postado por Oliveira Júnior as 08:28 7 comentários
CIDADE

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA NO PRÓXIMO DOMINGO

 

O horário de verão deste ano começará à zero hora do próximo domingo, dia 17 de outubro, quando moradores das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil deverão adiantar o relógio uma hora. A medida ficará em vigor até dia 20 de fevereiro de 2011.

O principal objetivo, com o horário de verão, é reduzir os picos de demanda, proporcionando uma utilização de energia diária mais uniforme. Adiantar o horário diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição.



postado por Oliveira Júnior as 07:55 9 comentários
segunda, 11 outubro, 2010
COLUNA

FATOS E PAUTAS

 

* Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br)

 

 

Foto Adete Morais: Jornalista Oliveira Júnior com a imagem de Nossa Senhora Aparecida na Serra de Passa Quatro-MG, região da serra da Mantiqueira, vindo do santuário de Aparecida do Norte-SP.

 

NOSSA PADROEIRA

 

Nesta terça-feira, dia 12 de outubro, é dia de reverenciar a nossa padroeira: Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. É momento de juntos à padroeira refletirmos por ações benéficas à população, que prevaleça o ideal por uma vida mais unida e justa e que lutemos pela fraternidade e dignidade. Hoje também é o Dia das Crianças, oportunidade para renovarmos o nosso espírito de esperança. Viva a Vida, Seja Feliz!



postado por Oliveira Júnior as 21:43 0 comentários
POLÍCIA

COLISÃO ENTRE MOTOS DEIXA 2 MORTOS EM JANAÚBA

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Tragédia na área urbana de Janaúba, no final da noite de sábado, dia 9 de outubro. Duas pessoas morreram em conseqüência da colisão entre duas motocicletas numa avenida larga. O acidente fatal foi por volta de 23h45 na avenida Marcelino Siqueira, bairro Santa Terezinha, entre o frigorífico e o trevo do aeroporto de Janaúba.

         Diante da batida das motos, os motoqueiros Lourivaldo Ferreira Araújo, 45 anos, e Antônio Ferreira de Jesus, 29 anos. Esse foi o segundo acidente fatal, em um mês, na mesma avenida que causaram a morte de três pessoas.



postado por Oliveira Júnior as 21:35 0 comentários
AGROPECUÁRIA

SUJEITO AO DESPEJO POR NÃO PAGAR ALUGUEL,

GRUPO INDEPENDÊNCIA DEVOLVE O FRIGORÍFICO DE JANAÚBA AO KAIOWA

 

Em mais um sinal de que a situação financeira se agrava dia após dia, o Independência - em recuperação judicial - está devolvendo quatro unidades arrendadas da massa falida do antigo frogorífico Kaiowa. O grupo Independência devolve o frigorífico de Janaúba, além de uma unidade em São Paulo, uma no Mato Grosso do Sul e outra no estado de Goiás.

A direção do grupo Independência não comenta sobre a devolução do frigorífico de Janaúba, mas a decisão foi acertada com o administrador do Kaiowa, massa falida e dona do frigorífico instalado em Janaúba.

Desde junho, o Independência não pagava as parcelas do arrendamento, o que levou o representante do Kaiowa, Arthur Freire, a pedir o despejo das unidades.

O frigorífico de Janaúba que o Independência devolveu ao Kaiowa, era o mais importante para o Independência, pois a unidade de Janaúba tem habilitação para exportar carne bovina ao mercado europeu.

Além de não pagar o arrendamento, ou seja, o aluguel do frigorífico de Janaúba, o Independência informou na semana passada que não pagará os juros agendados sobre o eurobônus de 165 milhões de dólares, com vencimento em 2015.

REABERTURA EM 2011 COM NOVO DONO

Com o abate paralisado desde junho, período também em que houve a demissão dos funcionários, o frigorífico de Janaúba poderá ser reaberto por novos donos no início do ano que vem.

O presidente do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes, entende que a decisão do Independência em entregar o frigorifico de Janaúba à massa falida do antigo Kaiowa faz com que outro grupo empresarial possa adquirir o arrendamento do frigorífico de Janaúba.

O grupo Marfrig, um dos três maiores do país, já visitou o frigorífico de Janaúba e a expectativa é de que até o início do próximo ano o abate volte a acontecer e, sendo assim, haja a contratação de trabalhadores para atuarem no frigorífico de Janaúba. (Fonte: jornal Valor Econômico).

 



postado por Oliveira Júnior as 21:30 0 comentários
POLÍCIA

SOBE PARA QUATRO O NÚMERO DE MORTOS EM ACIDENTE NA BR-251, EM FRANCISCO SÁ

 

FRANCISCO SÁ (por Karina Alves/Jornal O Tempo) - Subiu para quatro o número de mortos em um grave acidente no fim da tarde desta segunda-feira, dia 11 de outubro, na BR-251, próximo a Francisco Sá, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as quatro vítimas eram ocupantes de uma Hilux. Outras duas pessoas que estavam dentro do veículo tiveram ferimentos graves. A batida, que envolveu ainda um Honda Fit e uma carreta, deixou mais dois feridos, o motorista da carreta e um ocupante do carro.

Ainda conforme a polícia, o acidente teria acontecido durante uma tentativa de ultrapassagem feita pelo Honda. O motorista teria batido lateralmente no eixo dianteiro das rodas da carreta. Com o impacto, o eixo se rompeu e o veículo tombou em cima da Hilux, que vinha no sentido contrário.

Três ocupantes da caminhonete morreram no local e um deles faleceu depois de ser socorrido. Outros dois ocupantes do veículo, o motorista da carreta e outro ferido do Honda Fit foram levados pelo Samu para um hospital em Montes Claros. Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico-Legal (IML) também em Montes Claros.



postado por Oliveira Júnior as 21:18 8 comentários
CIDADE

JANAÚBA TEM UMA MOTO PARA CADA 6 PESSOAS

 

Foto Oliveira Júnior: Em Janaúba, para cada carro há duas motocicletas.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Com aproximadamente 70 mil habitantes, o município de Janaúba possui uma motocicleta para cada grupo de seis moradores. A topografia plana da cidade e do município, aliada à facilidade em adquirir a moto faz com que esse veículo seja o preferido dos janaubenses. São mais de 11 mil motocicletas no município.

         Conforme este blog, juntamente com o Jornal da Serra Geral e o jornal O Norte, apurou junto ao Denatran – Departamento Nacional de Trânsito – até o mês de abril deste ano estavam cadastrados neste município 18.727 veículos, média de dois veículos para cada grupo de sete pessoas. As motocicletas são maioria em Janaúba: 11.111, correspondente a 59,33% da frota.

         Os automóveis representam 27% da preferência dos proprietários janaubenses. São 5.072 carros. Há 688 caminhões, 37 caminhões tratores, 1.061 caminhonetes, 207 camionetas, 95 ônibus, 14 microônibus, 338 reboques, 53 semi-reboques e ainda 51 outros veículos.

IPVA 2010

         A frota de veículos de Janaúba proporciona uma arrecadação milionária em Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, de janeiro a agosto deste ano o IPVA dos veículos cadastrados em Janaúba possibilitou a arrecadação de R$ 3.117.834,56, deste valor a metade, ou seja, R$ 1.558.917,28 foram destinados à prefeitura janaubense.

 



postado por Oliveira Júnior as 21:08 0 comentários
POLÍCIA

TARADOS ATACAM CASAL DE NAMORADOS E TENTAM ESTUPRAR GAROTA

 

MAMONAS (por Oliveira Júnior) – As polícias das cidades de Espinosa e Mamonas estão a procura de dois rapazes que são acusados de agressão a um casal de namorados e tentativa de estupros contra uma garota. Esse fato aconteceu na madrugada de sábado, dia 9 de outubro, na cidade de Mamonas.

         De acordo com a Polícia Militar, Gisleno Alves Leão, 20 anos, e Claudinei Pereira dos Santos, 23 anos, são acusados desses crimes que aconteceram por volta das três horas da madrugada.

         Um rapaz de 18 anos estava na porta de casa com a namorada, uma garota de 17 anos, quando foram surpreendidos pelos tarados que se encontravam com os rostos cobertos com pano, mas foram reconhecidos. Um dos maníacos sexuais agarrou o namorado, enquanto que o outro tarado puxou a garota para uma construção e tentou violentá-la sexualmente.

         O rapaz escapou das garras do bandido e correu pedindo por socorro. Diante do alarme do namorado, os tarados fugiram e deixaram a garota na construção. A garota foi levada para o hospital, onde foi constatado que a jovem teve escoriações acima do olho esquerdo, ferimentos na bochecha direita e escoriações na parte do lábio superior. Já o namorado teve escoriações pelo corpo.



postado por Oliveira Júnior as 21:05 7 comentários
CIDADE

NO 10º ANIVERSÁRIO (amanhã) DA DIOCESE, MATRIZ DE JANAÚBA É REFORMADA

 

Foto Oliveira Júnior: Fachada da Igreja Matriz/Diocese de Janaúba recebe nova pintura.

 

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Criada em 5 de julho de 2000 pelo Papa João Paulo II, a Diocese de Janaúba completará 10 anos de instalação, amanhã, terça-feira, dia 12 de outubro. Circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana, a Diocese de Janaúba abrange 24 municípios, a maioria na região da Serra Geral de Minas, com uma população estimada em 310 mil habitantes.

         Atualmente presidida pelo Bispo Dom José Ronaldo Ribeiro – desde 6 de junho de 2007 – a Diocese funciona provisoriamente na paróquia Sagrado Coração de Jesus, centro da cidade, onde também está instalada a Igreja Matriz que, por sinal, encontra-se em reforma. Na verdade, a reforma da principal igreja católica de Janaúba faz parte do projeto de ampliação de estrutura física da paróquia e da cúria metropolitana.

         Dom José Mauro Pereira Bastos foi o primeiro bispo da presidir a Diocese de Janaúba, onde ficou entre 5 de julho de 2000 e 19 de abril de 2006, quando então foi transferido para a Diocese de Guaxupé-MG. Em 14 de setembro de 2006, Dom Mauro faleceu em acidente automobilístico na BR-381 (Rodovia Fernão Dias, entre Belo Horizonte e o Sul de Minas).



postado por Oliveira Júnior as 21:02 0 comentários
CIDADE

NO 10º ANIVERSÁRIO (amanhã) DA DIOCESE, MATRIZ DE JANAÚBA É REFORMADA

 

 

Foto Oliveira Júnior: Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Janaúba, é reformada.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) - A Diocese de Janaúba é constituída pelos municípios de Catuti, Espinosa, Gameleira, Ibiracatu, Indaiabira, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Montezuma, Ninheira, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, São João do Paraíso, Serranópolis, Vargem Grande, Varzelândia e Verdelândia.



postado por Oliveira Júnior as 21:00 0 comentários
COLUNA

FATOS E PAUTAS

 

* Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br)

 

 

AFOGAMENTO

 

Uma equipe do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba encontrou ontem, domingo, dia 10 de outubro, o corpo de Jander Gonçalves Santos, 12 anos, que teria se afogado no rio São Francisco, na cidade de Manga. O menino banhava no rio no sábado, dia 9, e desapareceu. A chuva que ocorreu no final de semana dificultou o trabalho dos mergulhadores. O comandante do pelotão do CB de Janaúba, Tenente Narbal Júnior, orienta as pessoas a terem o máximo de cuidado nesta época do ano ao banharem no rio São Francisco, que está com o nível de água abaixo do normal, mas mesmo assim oferece risco.



postado por Oliveira Júnior as 20:52 8 comentários
CIDADE

SINAL DA TIM CONTINUA RUIM E USUÁRIOS DE CELULARES DE JANAÚBA SÃO LESADOS

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O sinal da operadora Tim de telefonia celular continua péssimo em Janaúba. Isso já dura mais de dois meses e até hoje a empresa não manifestou em corrigir o problema. Enquanto isso, os clientes e usuários são prejudicados, além de serem lesados.

         Isso porque, para completar a conversa, o usuário do telefone celular da Tim necessita ligar mais de duas vezes, o que acarreta em prejuízos financeiros. Inclusive a ligação de celular da Tim entre duas pessoas que estejam próximas acaba sendo cortada diante do péssimo sinal da operadora.

         Proprietários de linhas de celular da Tim ameaçam abandonar a operadora e até acionar o Procon e o Ministério Público quanto ao descaso da operadora Tim que cobra pelo péssimo serviço oferecido aos usuários de Janaúba e região.

         Um usuário, indignado com o sinal ruim da Tim, que já dura mais de dois meses, pede aos juízes de direitos e promotores da Comarca de Janaúba, ao prefeito, aos vereadores e ao Procon que acionem a operadora Tim a oferecer o serviço de qualidade para os usuários de Janaúba e região, que estão sendo lesados com o péssimo sinal dessa operadora de telefonia celular.



postado por Oliveira Júnior as 20:50 0 comentários
COLUNA

FATOS E PAUTAS

 

* Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br)

 

 

COBERTURA/ELEIÇÕES 2010

 

A rádio Onda Norte FM (103,9 FM) (www.radioondanortefm.com.br) teve a audiência aumentada no domingo, dia 03 de outubro, por ocasião da apuração/totalização dos votos da eleição 2010. Modéstia à parte, vários têm sido os elogios o que leva a crer que a Onda Norte bateu o recorde de audiência. A equipe de jornalismo da rádio divulgou voto a voto das seções eleitorais de Janaúba e também o resultado geral dos candidatos a deputado. O ambientalista Aroldo Cangussu, cronista deste jornal, definiu a transmissão da Onda Norte FM como uma final de Copa do Mundo. Supervisionada pela gerente Márcia, a cobertura das eleições 2010 foi realizada pelo jornalista Oliveira Júnior e pelos radialistas Walber Guimarães, Valdomiro Brito e Eliane Mendes. Essa equipe também deu um show de cobertura nas eleições 2008. O profissionalismo da equipe da Onda Norte FM aponta que a força do rádio ainda é fundamental no que diz respeito aos meios de comunicação de massa.

 

SERRA GERAL NA FRENTE

 

Outro meio de comunicação também se destacou na cobertura das eleições 2010. Trata-se do Jornal da Serra Geral, que imediatamente inseriu no site (www.jornaldaserrageral.com.br) os resultados das eleições e dos candidatos.



postado por Oliveira Júnior as 20:45 0 comentários
POLÍCIA

ASSALTANTES ROUBAM R$ 7 MIL DE PRODUTORES RURAIS

 

ESPINOSA (por Oliveira Júnior) – Cinco produtores rurais foram vítimas de tocaia em estrada do município de Espinosa. Dois assaltantes roubaram mais de R$ 7 mil reais das vítimas, na tarde de sábado, dia 9 de outubro. Os produtores rurais, entre homens e mulheres, transitavam num veículo pela estrada de acesso à comunidade de Vargem de Dentro, neste município.

         O carro dos produtores parou devido a uma motocicleta caída no chão e também pedras que interrompia a estrada. Dois homens armados com revólveres surgiram e assaltaram os produtores, roubando lhes mais de R$ 7 mil reais.

         As vítimas, homens e mulheres idosos, foram obrigados a abandonar o carro e correrem, enquanto que os assaltantes fugiram com o dinheiro e telefones celulares.



postado por Oliveira Júnior as 20:41 0 comentários
POLÍCIA

ACIDENTE ENTRE CARRETA E DOIS CARROS DEIXA TRÊS MORTOS E CINCO FERIDOS NA BR-251, EM FRANCISCO SÁ

 

FRANCISCO SÁ (por Karina Alves/Jornal O Tempo) - Um acidente grave na BR-251 deixou três pessoas mortas e pelo menos cinco feridas no fim da tarde desta segunda-feira, dia 11 de outubro, próximo a Francisco Sá, no Norte de Minas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma Hilux, um Honda Fit e uma carreta teriam batido lateralmente depois de uma ultrapassagem mal feita. Após a batida, a carreta tombou.

Três ocupantes da Hilux morreram na hora. O motorista da carreta, um ocupante do Honda e outros três da Hilux tiveram ferimentos e foram encaminhados pelo Samu para um hospital Pronto-Socorro de Montes Claros. Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico-Legal (IML) também em Montes Claros.

Durante a noite, a rodovia estava interditada nos dois sentidos em função do acidente, que aconteceu na altura do Km 495, cerca de cinco quilômetros distante de Francisco Sá. 



postado por Oliveira Júnior as 20:20 7 comentários
POLÍCIA

ACIDENTE PERTO DE FRANCISCO SÁ, DEIXA TRÊS MORTOS E TRÊS FERIDOS

 

FRANCISCO SÁ – Um acidente que aconteceu a pouco na BRr- 251 perto de Francisco Sá, Norte de Minas, entre uma carreta e dois carros deixou três mortos e três feridos. O Corpo de Bombeiros continua no local fazendo o resgate das vítimas presas as ferragens. O trânsito está impedido nos dois sentidos e não há previsão para liberar o tráfego.

A batida envolveu uma carreta com placa do Rio Grande do Sul, e dois carros, um com placa de Porteirinha-MG e outro com placa de Varzea da Palma-MG. (Fonte: InterTV)



postado por Oliveira Júnior as 20:03 0 comentários
COLUNA

FATOS E PAUTAS

 

* Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br)

 

 

CODEVASF

 

A eleição do 2º turno para a presidência da República poderá definir o futuro do comando da Codevasf em Minas, atualmente ocupado pelo ex-prefeito e ex-deputado Dimas Rodrigues (PMDB), indicado pelo deputado federal reeleito Saraiva Felipe (PMDB). Antes de Dimas, a 1ª superintendência da Codevasf era comandada por Anderson Chaves (PMDB), através da indicação do deputado federal Fernando Diniz (PMDB), majoritário no Norte de Minas em 2006. Diniz morreu em julho de 2009.

 

CODEVASF II

 

Se prevalecer o critério de mais votos, na hipótese de Dilma Roussef ser eleita presidenta da República, a indicação do novo superintendente da Codevasf, em 2011, poderá ficar para o deputado federal eleito Bernardo Santana (PR), com 82 mil votos no Norte de Minas, Noroeste e vales do Jequitinhonha e Mucuri. Gabriel Guimarães (PT) teve 48 mil nessas regiões e Saraiva Felipe (PMDB) vem seguida com 34 mil votos nas três regiões. Um detalhe: em Janaúba, os irmãos Dimas Rodrigues e Francisco (Chico da Camila) Rodrigues (DEM) ficaram em palanques opostos, repetindo as eleições de 2008. Dimas apoio Saraiva e Tadeuzinho (PMDB), estadual; Chico optou pelo apoio à Bernardo Santana e Luiz Henrique Santiago (PSDB), estadual. Os manos venceram.

 

APOSTOU E GANHOU

 

A eleição para deputado estadual em Janaúba chamou atenção diante das diversas apostas sobre quem seria mais votado entre Ivonei e Luiz Henrique. Até a quantidade (milhar) de votos de Ivonei serviu de aposta. Uns diziam que o ex-prefeito Ivonei não teria 15 mil votos. Ele teve 15.818 contra 4.503 de Luiz Henrique.

 

DERROTA DUPLA

 

O narrador esportivo Pedro Wilson, candidato a deputado estadual, pode amargar uma dupla derrota neste semestre. Além de ter a votação em Janaúba reduzida de 1.141 votos, em 2006, para 218, nesta semana, Pedro Wilson está na eminência de não mais apresentar o programa esportivo na rádio Gorutubana AM, onde se encontrava há 17 anos.



postado por Oliveira Júnior as 19:58 8 comentários
RELIGIÃO

AMANHÃ SERÁ O DIA DA PADROEIRA DO BRASIL

 

Foto Oliveira Júnior: Imagem de Nossa Senhora Aparecida no interior da basílica de Aparecida do Norte-SP.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Amanhã, 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, será feriado em todos os municípios brasileiros.

         Em Janaúba, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Esplanada, amanhã, às cinco horas da madrugada terá alvorada; ao meio-dia, terá terço na igreja e consagração à Nossa Senhora Aparecida.

         Também amanhã, às 17h30, em Janaúba haverá procissão solene e às 18h30 acontecerá missa festiva com a benção para as famílias, celebrada pelo Bispo Diocesano de Janaúba, Dom José Ronaldo Ribeiro, além de homenagem à Nossa Senhora Aparecida através do coral Santa Cecília.

         Amanhã será também o encerramento da Festa em homenagem à padroeira do Brasil com o tema “Maria, Mãe de Jesus, Modelo de Humildade, Renúncia e Serviço a Deus”.



postado por Oliveira Júnior as 19:50 0 comentários
COLUNA

FATOS E PAUTAS

 

* Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br)

 

 

Foto Oliveira Júnior: O locutor Valdomiro Brito chorou durante o último programa que fez na Onda Norte FM.

 

DESPEDIDA

 

O radialista Valdomiro Brito, animador de shows e campanhas políticas, saiu da rádio Onda Norte 103, 9 FM. A decisão foi pessoal e o locutor seguirá para São Paulo onde pretende desenvolver outros projetos. Surpreendido pelos colegas, Valdomiro não conteve o choro na manhã de sábado passado, quando realizava o último programa na emissora, onde ficou por três anos. Valdomiro iniciou numa rádio comunitária na cidade de Nova Porteirinha e já atuou na rádio Torre 91,7 FM, além de ter sido funcionário concursado na Prefeitura de Nova Porteirinha.



postado por Oliveira Júnior as 17:15 0 comentários
COLUNA

FATOS E PAUTAS

 

* Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br)

 

 

Foto Oliveira Júnior: Desfile da Primavera promovido pelo Jija, em Janaúba.

 

 

PRIMAVERA

 

O Jardim de Infância Josefina Azeredo (Jija) promoveu sábado passado o desfile de abertura da Primavera. No embalo das histórias infantis, os alunos do Jija passaram pelo centro de Janaúba e retrataram vários contos e também clamaram por mais amor pela natureza.



postado por Oliveira Júnior as 16:49 0 comentários
COLUNA

FATOS E PAUTAS

 

* Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br)

 

 

Foto Oliveira Júnior: Desfile da Primavera promovido pelo Jija, em Janaúba.



postado por Oliveira Júnior as 16:46 0 comentários
POLÍTICA

CÂMARAS APROVAM CONTAS DE VIVI, IVONEI E WILMAR

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Os vereadores dos municípios de Janaúba e Nova Porteirinha estiveram reunidos no mês de setembro quando então votaram as prestações de contas de um prefeito e de dois ex-prefeitos. Na Câmara de Nova Porteirinha, os vereadores seguiram a decisão do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) e aprovaram as contas da gestão do prefeito Wilmar Soares de Oliveira (PMDB), referente ao ano de 2008.

         No legislativo de Nova Porteirinha está em análise a prestação de conta do ex-prefeito José Mendes Neto (PSDB) e a votação deve ocorrer em outubro.

         Em Janaúba, no final de setembro houve a votação de prestação de contas dos ex-prefeitos Wildemar (Vivi) Maximino da Cruz (DEM) e Ivonei Abade Brito (PSDB). Analisadas pelo Tribunal de Contas do Estado, as contas de Vivi Cruz (ano de 2000) e de Ivonei (ano de 2008), tiveram aprovação com ressalvas.

         Após analisar o parecer prévio do TCE-MG e também acolher manifestação dos ex-prefeitos, a Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas da Câmara de Janaúba decidiu, e o plenário acatou, pela aprovação das contas dos ex-prefeitos Ivonei e Vivi por entender que ficou caracterizado simples falta de natureza formal, da qual não resultou dano ao erário público.



postado por Oliveira Júnior as 15:32 0 comentários
ESPORTE

CAMPEONATO DE FUTEBOL SOÇAITE DO CAIÇARA CLUBE

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O campeonato de futebol soçaite do Caiçara Clube terá prosseguimento amanhã, terça-feira, dia 12 de outubro, pela manhã, com três partidas. Em virtude do feriado nacional, Dia de Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil), os jogos de amanhã serão pela manhã.

         Ás 7h50 jogarão Drogaria União e Luiza Transportes, pela categoria Master; às 9h, pela categoria Aspirante, Immpe Pesquisas e Toke Informática, e, às 10h10, LJ Sistemas e Messias Irrigação.

JOGOS DO FINAL DE SEMANA

         No final de semana que se passou, com gols Elias Caetano e Helvécio Marcelino, o Armazém do Campo venceu por 2 a 1 a Mecânica Miguel, que teve o gol marcado por Francisco Carlos.

         Com dois gols de José Carlos e um de Severino Júlio, a equipe Ronaldinho Veículos derrotou a Alphaville por 3 a 0. A Drogavip, com gols de Sílvio Nogueira e Marcelo Dias, venceu a Autonorte por 2 a 0. A Cerâmica NorteSul ganhou os pontos diante da ausência da equipe O Boticário e a Kuringa Sport´s goleou a Gás Norte por 4 a 0, com gols de José Aquiles, Ricardo Araújo, Henrique Afonso e Vinícius Araújo.

         Com dois gols de Narciso Júnior e dois de Alberto Vasconcelos, a Confboi venceu por 4 a 1 a Eletropio, que teve o gol feito por Donizete Estevão.



postado por Oliveira Júnior as 15:31 0 comentários
sexta, 08 outubro, 2010
POLÍTICA

DEPUTADO ESTADUAL: OS 10 CANDIDATOS MAIS VOTADOS, POR MUNICÍPIO, DA SERRA GERAL

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Os eleitores da região da Serra Geral de Minas têm priorizados os candidatos do Norte de Minas na eleição por vaga na Assembléia Legislativa. Entre os dez candidatos mais votados de cada um dos 16 municípios, a maioria é da região da Serra Geral da Serra. Isso demonstra que o eleitorado tem preferência pelos conterrâneos.

         O deputado estadual reeleito Paulo Guedes foi o primeiro colocado em quatro municípios, enquanto que o candidato Ivonei foi campeão de votos em três municípios da região da Serra Geral, onde os candidatos Arlen Santiago, Gil Pereira, Luiz Henrique e Carlos Pimenta ficaram em primeiro lugar em votação em dois municípios. Ana Maria venceu em um município dessa região.

         Confira a seguir, conforme levantamento deste blog e do Jornal da Serra Geral, a relação dos 10 candidatos a deputado estadual mais votados em cada um dos 16 municípios da região da Serra Geral de Minas.

         Em JANAÚBA os dez candidatos a deputado estadual mais votado foram Ivonei (15.818 votos), Luiz Henrique (4.503), Paulo Guedes (2.223), Valério Dias (2.109), Tadeuziinho (1.978), André Quintão (418), Jesin Silveira (376), Anderson Chaves (291), Almir Paraca (282) e Marilene do BNB (250).

JAÍBA – Os dez candidatos mais votados em Jaíba foram Paulo Guedes (4.999 votos), Ana Maria (2.606), Ivonei (2.220), Luiz Henrique (2.086), Tadeuzinho (358), Gil Pereira (142), Dr. Pepeu (134), André Policial (111), Carlos Pimenta (102) e Valério Dias (100).

VERDELÂNDIA – Em Verdelândia os 10 mais votados foram Ana Maria (1.273 votos), Tadeuzinho (785), Ivonei (541), Luiz Henrique (243), Paulo Guedes (233), Marilene do BNB (203), Antônio Henrique Sapori (58), Hélio Gomes (51), Valério Dias (46) e Zé Henrique (24).

MATIAS CARDOSO – Os dez primeiros candidatos a deputado estadual mais votados foram Ivonei (1.259 votos), Luiz Henrique (1.120), Paulo Guedes (640), Carlos Pimenta (257), Professor Luciano (52), Arlen Santiago (46), Ana Maria (35), Edinho Ribeiro (25), Roberto Andrade (23) e Fernando do Fórum (17).

MATO VERDE – Os mais votados foram Paulo Guedes (3.016 votos), Tadeuzinho (1.271), Luiz Henrique (1.020), Ivonei (350), Gil Pereira (238), Arlen Santiago (108), Dr. Fabiano (72), Ana Maria (31), Marques (30) e Hélio Gomes (30).

MONTE AZUL – Os 10 candidatos mais votados foram Luiz Henrique (3.628 votos), Gil Pereira (2.105), Paulo Guedes (1.688), Anderson Chaves (1.166), Ana Maria (652), Tadeuzinho (254), Raquel Muniz (224), Ivonei (220), Valério Dias (130) e Farley Sindeaux (114).

MAMONAS – Os dez mais votados em Mamonas foram Gil Pereira (1.894 votos), Arlen Santiago (1.604), Ivonei (32), Paulo Guedes (18), Carlos Pimenta (16), Eduardo Viana (15), Edinho Ribeiro (12), Fernando Junqueira (9), Tadeuzinho (8) e Anderson Chaves (8).

NOVA PORTEIRINHA – Os 10 candidatos a deputado estadual mais votados foram Ivonei (1.517 votos), Luiz Henrique (693), Tadeuzinho (564), Ana Maria (320), Paulo Guedes (190), Gil Pereira (190), Hélio Gomes (173), Valério Dias (84), Luiz Carlos Miranda (73) e Rogério Correia (58).

PAI PEDRO – Os mais votados foram Luiz Henrique (899 votos), Arlen Santiago (804), Ivonei (246), Tadeuzinho (135), Luiz Carlos Miranda (128), Paulo Guedes (108), Athos Mameluque (62), Almir Paraca (54), Dr. Sebastião Pimenta (46) e Ana Maria (34).

PORTEIRINHA – Os 10 candidatos mais votados foram Paulo Guedes (5.842 votos), Arlen Santiago (5.019), Ana Maria (1.593), Tadeuzinho (1.357), Luiz Henrique (829), Ivonei (572), Sávio Souza Cruz (408), Gil Pereira (390), Pedro Wilson (315) e André Quintão (313).

RIACHO DOS MACHADOS – Os 10 mais votados foram Carlos Pimenta (1.782 votos), Arlen Santiago (1.355), Paulo Guedes (707), Luiz Henrique (161), Tadeuzinho (122), Ivonei (95), Edinho Ribeiro (44), Gil Pereira (26), Moamed Rachid (22) e Luiz Carlos Miranda (15).

SERRANÓPOLIS DE MINAS – Os candidatos a deputado estadual mais votados foram Paulo Guedes (681 votos), Sávio Souza Cruz (643), Luiz Henrique (323), Arlen Santiago (195), Tadeuzinho (139), Ivonei (96), Gil Pereira (27), Pedro Wilson (20), Ana Maria (19) e Sargento Rodrigues (16).

ESPINOSA – Os 10 candidatos mais votados em Espinosa foram Gil Pereira (5.987 votos), Tadeuzinho (2.442), Luiz Carlos Miranda (1.273), Luiz Henrique (1.034), Paulo Guedes (957), Arlen Santiago (354), Ivonei (328), Almir Paraca (165), Raquel Muniz (140) e Farley Sindeaux (101).

GAMELEIRAS – Os mais votados em Gameleiras foram Arlen Santiago (1.708 votos), Luiz Henrique (389), Paulo Guedes (243), Hélio Gomes (71), Ivonei (19), Jesin Silveira (18), Gil Pereira (12), Tadeuzinho (11), Anderson Chaves (10) e Farley Sindeaux (9).

CAPITÃO ENÉAS – Os 10 mais votados foram Carlos Pimenta (1.920 votos), Arlen Santiago (1.448), Paulo Guedes (1.033), Tadeuzinho (406), Ana Maria (340), Dr. Sebastião Pimenta (218), Antônio Henrique Sapori (217), Ivonei (212), Gil Pereira (170) e Jesin Silveira (160).

CATUTI – Os de candidatos a deputado estadual mais votados foram Arlen Santiago (1.365 votos), Luiz Henrique (463), Paulo Guedes (341), Ivonei (237), Tadeuzinho (27), Gil Pereira (21), Anderson Chaves (16), Luiz Carlos Miranda (11), Almir Paraca (10) e Ana Maria (9).



postado por Oliveira Júnior as 23:47 0 comentários
POLÍTICA

CANDIDATOS MAIS VOTADOS POR COLIGAÇÃO OU PARTIDO PARA DEPUTADO ESTADUAL/MINAS GERAIS/2010

 

PSDB-DEM-PP

 

1 DINIS PINHEIRO  PSDB 159.422 Eleito

2 MAURI TORRES  PSDB 106.519 Eleito

3 GIL PEREIRA  PP 95.450 Eleito

4 DALMO RIBEIRO  PSDB 90.538 Eleito

5 LUIZ HUMBERTO CARNEIRO  PSDB 88.963 Eleito

6 GUSTAVO CORREA  DEM 85.504 Eleito

7 JOAO LEITE  PSDB 84.316 Eleito

8 DOUTOR VIANA  DEM 80.419 Eleito

9 CARLOS MOSCONI  PSDB 79.705 Eleito

10 LAFAYETTE ANDRADA  PSDB 78.302 Eleito

11 LUIZ HENRIQUE  PSDB 77.740 Eleito

12 ZÉ MAIA  PSDB 72.336 Eleito

13 GUSTAVO VALADARES  DEM 71.568 Eleito

14 MOURÃO  PSDB 68.323 Eleito

15 CÉLIO MOREIRA  PSDB 62.582 Eleito

16 RÔMULO VIEGAS  PSDB 57.691 Eleito

17 LEONARDO MOREIRA  PSDB 56.945 Eleito

18 JAYRO LESSA  DEM 54.594 Eleito

Suplentes

19 ROMEL ANÍZIO PP 51.613 Suplente

20 ANA MARIA PSDB 49.668 Suplente

21 RODRIGO MATTOS PSDB 46.757 Suplente

22 FAHIM PSDB 45.792 Suplente

23 REMINHO ALOISE PSDB 44.964 Suplente

24 ADEMIR LUCAS PSDB 42.701 Suplente

25 IVONEI PSDB 38.568 Suplente

26 LÉCIO RODRIGUES PP 26.708 Suplente

27 WILLIAM BARREIRO DEM 10.810 Suplente

28 PROFESSOR WILSON DO POTENCIA DEM 9.844 Suplente

 

 

 

MUDA MINAS

 

1 PAULO GUEDES  PT 92.710 Eleito

2 ELISMAR PRADO  PT 92.027 Eleito

3 DURVAL ÂNGELO  PT 89.811 Eleito

4 POMPILIO CANAVEZ  PT 56.263 Eleito

5 BISPO GILBERTO ABRAMO  PRB 52.994 Eleito

6 PAULO LAMAC  PT 50.966 Eleito

7 ROGERIO CORREIA  PT 45.939 Eleito

8 ANDRÉ QUINTÃO  PT 45.324 Eleito

9 ULYSSES GOMES  PT 41.265 Eleito

10 ADELMO LEÃO  PT 40.562 Eleito

11 ALMIR PARACA  PT 40.521 Eleito

12 MARIA TEREZA LARA  PT 37.442 Eleito

13 PASTOR CARLOS HENRIQUE  PRB 35.983 Eleito

Suplentes

14 GEISA TEIXEIRA PT 33.758 Suplente

15 CARLOS GOMES PT 31.259 Suplente

16 VINÍCIUS SAMÔR PT 28.942 Suplente

17 DENILSON MARTINS PT 28.235 Suplente

18 PAULO TADEU PT 27.311 Suplente

19 ARQUIMEDES CILONI PT 26.890 Suplente

20 CECÍLIA FERRAMENTA PT 26.318 Suplente

21 CESAR MEDEIROS PT 25.612 Suplente

22 DR JEAN FREIRE PT 24.752 Suplente

23 EDSON REZENDE PT 23.536 Suplente

 

PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO

 

1 ZÉ HENRIQUE  PMDB 93.622 Eleito

2 BRUNO SIQUEIRA  PMDB 68.437 Eleito

3 PASTOR VANDERLEI MIRANDA  PMDB 64.929 Eleito

4 ANTONIO JULIO  PMDB 59.739 Eleito

5 TADEUZINHO  PMDB 56.898 Eleito

6 ADALCLEVER LOPES  PMDB 53.629 Eleito

7 IVAIR NOGUEIRA  PMDB 50.114 Eleito

8 SÁVIO SOUZA CRUZ  PMDB 45.415 Eleito

Suplentes

9 CABO JÚLIO PMDB 44.215 Suplente

10 GETÚLIO NEIVA PMDB 41.470 Suplente

11 TONY CARLOS PMDB 34.724 Suplente

12 DR. FERNANDO FORTUCI PMDB 30.915 Suplente

13 IRANI BARBOSA PMDB 30.022 Suplente

14 CICI MAGALHÃES PMDB 26.846 Suplente

15 ALEXANDRE MAIA PMDB 25.199 Suplente

16 ANDRE VILELA PMDB 24.256 Suplente

17 RENATO FRAGA PMDB 23.339 Suplente

18 MARIA LÚCIA CARDOSO PMDB 21.855 Suplente

 

JUSTIÇA SOCIAL E TRABALHO

 

1 MARQUES  PTB 153.225 Eleito

2 ARLEN SANTIAGO  PTB 105.859 Eleito

3 BRÁULIO BRAZ  PTB 102.530 Eleito

4 DILZON MELO  PTB 77.846 Eleito

5 WANDER BORGES  PSB 62.810 Eleito

6 LIZA PRADO  PSB 43.810 Eleito

7 LERIN  PSB 40.426 Eleito

Suplentes

8 DELVITO ALVES PTB 36.382 Suplente

9 JUNINHO ARAUJO RÁDIO TROPICAL PTB 33.752 Suplente

10 ROMEU QUEIROZ PSB 32.017 Suplente

11 CHICO UEJO PSB 26.544 Suplente

12 JOCELIA BRANDÃO PTB 24.815 Suplente

13 SERGIO MENDES PSB 17.746 Suplente

14 JURACI SCHEFFER PSB 10.617 Suplente

15 DR. EDUARDO JANOT PTB 10.061 Suplente

16 LUIZA DO HOSPITAL PTB 9.725 Suplente

17 ANTÔNIO JOSÉ PTB 9.427 Suplente

 

PARTIDO VERDE

 

1 TIAGO ULISSES  PV 103.677 Eleito

2 AGOSTINHO PATRUS FILHO  PV 93.656 Eleito

3 DR. HELY  PV 85.973 Eleito

4 DÉLIO MALHEIROS  PV 68.254 Eleito

5 ROSÂNGELA REIS  PV 67.559 Eleito

6 INÁCIO FRANCO  PV 63.662 Eleito

Suplentes

7 RÔMULO VENEROSO PV 36.642 Suplente

8 JUAREZ TÁVORA PV 32.958 Suplente

9 DR. DAMON PV 25.798 Suplente

10 ANTÔNIO HENRIQUE SAPORI PV 25.012 Suplente

11 RONALDO VASCONCELLOS PV 22.228 Suplente

12 ANDERSON GARÇOM PV 12.145 Suplente

13 DULCINÉIA (NÉIA) PV 6.808 Suplente

14 FÁBIO CABALLERO PV 6.587 Suplente

15 PASTOR TERSO JÚNIOR PV 5.432 Suplente

16 LÉO MOTTA PV 4.387 Suplente

 

UNIDOS POR MINAS

 

1 DR. WILSON BATISTA  PSL 70.106 Eleito

2 DUARTE BECHIR  PMN 49.619 Eleito

3 HÉLIO GOMES  PSL 44.704 Eleito

4 DUILIO DE CASTRO  PMN 41.727 Eleito

5 FÁBIO CHEREM  PSL 37.885 Eleito

Suplentes

6 ISAURO CALAIS PMN 35.296 Suplente

7 JUBERSON/JUBÃO/PAJÚ PSL 34.783 Suplente

8 ZÉ LUIZ PSL 32.272 Suplente

9 DR FELIPE CARAM PSL 30.645 Suplente

10 ARLETE MAGALHAES PMN 30.236 Suplente

11 DR. CLÁUDIO PSL 29.570 Suplente

12 CHICO MARQUES PSL 29.296 Suplente

13 DR. RINALDO VALÉRIO PSL 25.787 Suplente

14 ALCIDES RIBEIRO PSL 17.852 Suplente

15 TÚLIO MIGUEL PSL 15.743 Suplente

 

PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA

 

1 SARGENTO RODRIGUES  PDT 94.312 Eleito

2 GUSTAVO PERRELLA  PDT 82.864 Eleito

3 ALENCAR DA SILVEIRA JR  PDT 68.709 Eleito

4 TENENTE LUCIO  PDT 49.248 Eleito

5 CARLOS PIMENTA  PDT 49.133 Eleito

Suplentes

6 LUIZ CARLOS MIRANDA PDT 41.046 Suplente

7 DOUTOR RONALDO PDT 30.230 Suplente

8 FRANCISCO MARTINS PDT 27.087 Suplente

9 CARLA DE MELO PDT 19.262 Suplente

10 MOAMED RACHID PDT 18.471 Suplente

11 PAULINHO COSTA PDT 17.873 Suplente

12 SINVAL PEREIRA PDT 9.401 Suplente

13 DR. RUBENS CAMPOS PDT 7.803 Suplente

14 MARQUINHOS DO INSS PDT 4.071 Suplente

15 DENER NUNES PDT 3.380 Suplente

 

PTC-PRTB

 

1 ANSELMO JOSÉ DOMINGOS  PTC 38.109 Eleito

2 CÁSSIO SOARES  PRTB 36.067 Eleito

3 FABIANO TOLENTINO  PRTB 31.182 Eleito

Suplentes

4 GLAYCON FRANCO PRTB 24.230 Suplente

5 OSMAN MIRANDA PTC 20.767 Suplente

6 NIVALDO DE TECO PTC 20.552 Suplente

7 EDSON SOARES PRTB 19.321 Suplente

8 DR. ROBSON PRTB 17.516 Suplente

9 JORGINHO PTC 16.677 Suplente

10 EDUARDO AUGUSTO PTC 16.650 Suplente

11 GLEISER BORONI PTC 16.081 Suplente

12 WILSON PINHEIRO PTC 16.002 Suplente

13 REGINALDO SARAIVA PTC 12.813 Suplente

 

PARTIDO POPULAR SOCIALISTA

 

1 LUZIA FERREIRA  PPS 50.620 Eleito

2 NEIDER MOREIRA  PPS 46.818 Eleito

3 SEBASTIÃO COSTA  PPS 43.376 Eleito

Suplentes

4 GLÁUCIA BRANDÃO PPS 40.498 Suplente

5 ROBERTO ANDRADE PPS 30.765 Suplente

6 RONALDO GONTIJO PPS 27.939 Suplente

7 ALESSANDRO HENRIQUE PPS 8.484 Suplente

8 ROBERTO LUCAS PPS 7.867 Suplente

9 MARQUINHO FORESTI PPS 7.528 Suplente

10 VALDIR DO TAXI PPS 7.496 Suplente

11 CORI RIBEIRO PPS 7.453 Suplente

12 GIOVANI COTA PPS 5.522 Suplente

13 VALERIO DIAS PPS 3.207 Suplente

 

PROJETO VITORIA 2010

 

1 JOAO VITOR XAVIER DA ITATIAIA  PRP 56.956 Eleito

2 BOSCO  PT DO B 31.455 Eleito

Suplentes

3 EMIDINHO MADEIRA PT DO B 27.423 Suplente

4 DR FRANCISCO RABELLO PRP 16.821 Suplente

5 CESAR RICARDO PT DO B 16.668 Suplente

6 ANDRE POLICIAL PRP 11.960 Suplente

7 EDINHO RIBEIRO PT DO B 11.107 Suplente

8 JOAO OSCAR PRP 10.455 Suplente

9 DR WELINGTON PT DO B 9.533 Suplente

10 BENICIO MACHADO PT DO B 9.054 Suplente

11 BALBINO DA AMBULANCIA PT DO B 8.225 Suplente

12 ANCHIETA POGGIALI PT DO B 7.874 Suplente

 

PARTIDO SOCIAL CRISTÃO

 

1 ANTONIO GENARO  PSC 81.159 Eleito

2 ANTONIO CARLOS ARANTES  PSC 74.542 Eleito

Suplentes

3 FABIO AVELAR PSC 52.391 Suplente

4 LEANDRO GENARO PSC 51.151 Suplente

5 MARCOS VINÍCIUS PSC 18.963 Suplente

6 GUILHERME DA FACULDADE PSC 6.810 Suplente

7 AGILDO REIS PSC 3.884 Suplente

8 FERNANDO DE OLIVEIRA PSC 1.804 Suplente

9 BISPO WANDERLUCIO PSC 1.042 Suplente

10 ALESSANDRO DIAS PSC 875 Suplente

11 TONINHO LISBOA PSC 814 Suplente

12 BARBOSINHA DO POSTO PSC 789 Suplente

 

PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL

 

1 CARLIN MOURA  PC DO B 50.221 Eleito

2 CELINHO DO SINTTROCEL  PC DO B 45.373 Eleito

Suplentes

3 MARIO HENRIQUE CAIXA PC DO B 25.077 Suplente

4 GERALDO PIMENTA PC DO B 24.161 Suplente

5 GILSON REIS PROFESSOR PC DO B 16.225 Suplente

6 MARCIO PIMENTEL PC DO B 12.621 Suplente

7 DR REGINALDO PC DO B 12.419 Suplente

8 SÉRGIO CHAER PC DO B 10.859 Suplente

9 MARCOS RUBIO PC DO B 9.059 Suplente

10 SD FLÁVIO DE ALMEIDA PC DO B 8.716 Suplente

11 DENILSÃO PC DO B 8.138 Suplente

12 ARISTIDES SALGADO PC DO B 6.331 Suplente

 

PHS-PTN

 

1 NEILANDO PIMENTA  PHS 55.398 Eleito

2 FRED COSTA  PHS 38.419 Eleito

Suplentes

3 VIRGILIA ROSA PTN 38.163 Suplente

4 MARCOS ALVIM PHS 28.783 Suplente

5 LUIZ VILELA PTN 21.672 Suplente

6 ALOIZIO PENIDO PHS 15.168 Suplente

7 DIVINO PEREIRA PHS 14.606 Suplente

8 SERGIO FERNANDO PHS 11.604 Suplente

9 RAQUEL MUNIZ PTN 10.895 Suplente

10 DIRCEU RIBEIRO PHS 7.404 Suplente

11 SIDINHO DO FERROTACO PHS 5.689 Suplente

12 ZE RAIMUNDO PHS 5.425 Suplente

 

PARTIDO DA REPÚBLICA

 

1 DEIRÓ MARRA  PR 36.527 Eleito

Suplentes

2 DR. JOSE ORLANDO TUTA PR 29.132 Suplente

3 ZÉ DO NÔ PR 17.457 Suplente

4 DR. ADILSON ROSA PR 9.837 Suplente

5 ANDERSON SALEME PR 8.967 Suplente

6 CELSO LEONARDO PR 6.713 Suplente

7 VALDIR GOMES PR 6.040 Suplente

8 CANECÃO PR 5.981 Suplente

9 FLAVIO CALIXTO PR 4.660 Suplente

10 EDUARDO MATOSINHOS PR 3.641 Suplente

11 BATUÍRA PR 2.211 Suplente

 

PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE

 

1 JANE PSOL 4.116 Não Eleito

2 JOAO BOSCO PSOL 1.526 Não Eleito

3 EDEILSON PEREIRA PSOL 1.394 Não Eleito

4 PAULO MELO PSOL 1.296 Não Eleito

5 CANDIDO DA LOTACAO PSOL 1.278 Não Eleito

6 WALDIR INACIO PSOL 1.084 Não Eleito

7 MARIA JOSE RUGGIO STARLING PSOL 1.001 Não Eleito

8 ENEIAS PSOL 893 Não Eleito

9 VINICIUS DO PSOL PSOL 883 Não Eleito

10 GERA DO DULCE PSOL 857 Não Eleito

 

PARTIDO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES UNIFICADO

 

1 ANDRÉ NOGUEIRA DE ÁVILA PSTU 1.171 Não Eleito

2 GUSTAVO OLIMPIO PSTU 1.070 Não Eleito

3 ALDIÉRIO FLORÊNCIO PEREIRA PSTU 440 Não Eleito

4 GLORIA TROGO PSTU 30 Não Eleito

5 VÂNIA PINHEIRO PSTU 20 Não Eleito

6 MARIAH MELLO PSTU 0 Não Eleito

7 HELENITA DOS SANTOS PSTU 0 Não Eleito

 

PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO

 

1 DANIEL CRISTIANO PCB 1.868 Não Eleito

2 PROFESSOR LUCIANO PCB 544 Não Eleito

 

PARTIDO DA CAUSA OPERÁRIA

 

1 CLEIDE DONÁRIA PCO 0 Não Eleito



postado por Oliveira Júnior as 23:34 0 comentários
POLÍTICA

CANDIDATOS MAIS VOTADOS POR COLIGAÇÃO OU PARTIDO PARA DEPUTADO FEDERAL/MINAS GERAIS/2010

 

PSDB-DEM-PP-PR-PPS

 

1 RODRIGO DE CASTRO  PSDB 271.306 Eleito

2 LAEL VARELLA  DEM 243.884 Eleito

3 ALEXANDRE SILVEIRA  PPS 199.418 Eleito

4 JAIMINHO MARTINS  PR 180.117 Eleito

5 TONINHO PINHEIRO  PP 179.649 Eleito

6 MARCUS PESTANA  PSDB 161.892 Eleito

7 DIMAS FABIANO  PP 146.061 Eleito

8 DOMINGOS SÁVIO  PSDB 143.113 Eleito

9 CARLAILE PEDROSA  PSDB 128.304 Eleito

10 MARCIO REINALDO  PP 124.551 Eleito

11 EDUARDO AZEREDO  PSDB 123.649 Eleito

12 EDUARDO BARBOSA  PSDB 120.769 Eleito

13 BERNARDO SANTANA  PR 119.029 Eleito

14 BILAC PINTO  PR 117.230 Eleito

15 LINCOLN PORTELA  PR 109.045 Eleito

16 AELTON FREITAS  PR 106.192 Eleito

17 PAULO ABI ACKEL  PSDB 105.422 Eleito

18 LUIZ FERNANDO  PP 105.413 Eleito

19 RENZO BRAZ  PP 102.573 Eleito

20 NARCIO  PSDB 101.090 Eleito

21 CARLOS MELLES  DEM 100.325 Eleito

22 MARCOS MONTES  DEM 94.077 Eleito

23 DIEGO ANDRADE  PR 90.073 Eleito

24 GERALDO THADEU  PPS 87.826 Eleito

25 ARACELY DE PAULA  PR 81.129 Eleito

Suplentes

26 VITOR PENIDO DEM 79.265 Suplente

27 BONIFÁCIO ANDRADA PSDB 74.082 Suplente

28 JOÃO BITTAR DEM 73.782 Suplente

29 JAIRO ATAIDE DEM 73.194 Suplente

30 HUMBERTO SOUTO PPS 65.491 Suplente

31 RENATO ANDRADE PP 58.443 Suplente

32 RUY MUNIZ DEM 52.970 Suplente

33 EDMAR MOREIRA PR 45.576 Suplente

34 DR. IVAR PSDB 37.985 Suplente

35 BAIANO PP 35.860 Suplente

 

TODOS JUNTOS POR MINAS

 

1 WELITON PRADO  PT 234.397 Eleito

2 GILMAR MACHADO  PT 192.657 Eleito

3 REGINALDO LOPES  PT 176.241 Eleito

4 ODAIR CUNHA  PT 165.644 Eleito

5 LEONARDO QUINTAO  PMDB 141.737 Eleito

6 NEWTON CARDOSO  PMDB 137.680 Eleito

7 GABRIEL GUIMARÃES  PT 137.120 Eleito

8 ANTÔNIO ANDRADE  PMDB 117.722 Eleito

9 MIGUEL CORREA  PT 113.388 Eleito

10 PADRE JOAO  PT 111.651 Eleito

11 JÔ MORAES  PC DO B 105.977 Eleito

12 JOAO MAGALHÃES  PMDB 101.639 Eleito

13 MAURO LOPES  PMDB 93.035 Eleito

14 GEORGE HILTON  PRB 92.282 Eleito

15 PAULO PIAU  PMDB 90.907 Eleito

16 SARAIVA FELIPE  PMDB 90.097 Eleito

17 LEONARDO MONTEIRO  PT 85.891 Eleito

Suplentes

18 MARGARIDA SALOMÃO PT 79.388 Suplente

19 NILMÁRIO MIRANDA PT 69.688 Suplente

20 WADSON RIBEIRO PC DO B 54.494 Suplente

21 WELLINGTON SALGADO PMDB 50.169 Suplente

22 WILSON CUNHA PMDB 47.689 Suplente

23 MARCOS LIMA PMDB 45.282 Suplente

24 PAULO DELGADO PT 41.011 Suplente

25 MARILDA PT 26.784 Suplente

26 NEUSINHA SANTOS PT 25.919 Suplente

27 EUTAIR SANTOS PT 23.670 Suplente

 

 

 

JUSTIÇA SOCIAL E TRABALHO

 

1 EROS BIONDINI  PTB 208.058 Eleito

2 JULIO DELGADO  PSB 70.945 Eleito

Suplentes

3 ISAIAS SILVESTRE PSB 32.500 Suplente

4 DR. AUGUSTO PTB 29.566 Suplente

5 DOMINGOS DE CASTRO PSB 21.895 Suplente

6 CORONEL SEVERO PTB 20.498 Suplente

7 ADENOR SIMÕES PSB 9.505 Suplente

8 PAULO LOPES PSB 8.469 Suplente

9 PROF TECO PSB 5.144 Suplente

10 PROFESSOR JOSE LUIZ PSB 4.749 Suplente

11 CAPITAO ANDREY PTB 4.723 Suplente

12 EDUARDO MAIA PTB 3.673 Suplente

 

PARTIDO VERDE

 

1 FABINHO RAMALHO  PV 96.309 Eleito

2 ANTÔNIO ROBERTO  PV 88.344 Eleito

Suplentes

3 SUBTENENTE GONZAGA PV 58.984 Suplente

4 RAUL BELÉM PV 45.651 Suplente

5 REINALDO LIMA PV 22.201 Suplente

6 DENÍLSON TEIXEIRA PV 14.650 Suplente

7 WEDERSON MOREIRA PV 9.050 Suplente

8 SANDER SIMAGLIO PV 7.945 Suplente

9 PROFESSOR ALEXANDRE BOSSI PV 6.683 Suplente

10 OTÁVIO FREITAS PV 5.719 Suplente

11 PROFESSOR ROMANELY PV 5.478 Suplente

12 SAMUEL GOMES PV 3.152 Suplente

 

PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA

 

1 ZÉ SILVA  PDT 110.570 Eleito

2 ADEMIR CAMILO  PDT 72.967 Eleito

Suplentes

3 DR.MÁRIO HERINGER PDT 65.109 Suplente

4 SÉRGIO MIRANDA PDT 55.153 Suplente

5 MURILO PDT 19.171 Suplente

6 ROGÉRIO FERNANDES PDT 17.897 Suplente

7 WILLIAM PARREIRA PDT 10.892 Suplente

8 MARCELO VILELA PDT 8.388 Suplente

9 ALAÔR LEITE PDT 4.958 Suplente

10 MARCELO VILAS BOAS PDT 4.753 Suplente

11 DR. HAROLDO DARTAGNAN PDT 4.526 Suplente

12 CAPITÃO SOUSA PDT 4.401 Suplente

 

UNIDOS POR MINAS

 

1 WALTER TOSTA  PMN 86.192 Eleito

2 DR. GRILO  PSL 40.093 Eleito

Suplentes

3 BRITO PSL 26.798 Suplente

4 GUSTAVO MITRE PSL 25.019 Suplente

5 ALESSANDRO MARQUES PSDC 21.635 Suplente

6 OMAR PERES PSL 20.246 Suplente

7 DR. PAULO CESAR PMN 16.634 Suplente

8 HUGO THOME PMN 11.029 Suplente

9 IRINEU PSL 10.587 Suplente

10 MARCO REGIS PSL 8.696 Suplente

11 ALFREDO CARDOSO PMN 8.680 Suplente

12 FLAVIO BARBOSA PSL 7.320 Suplente

 

PHS-PTC

 

1 JOSE HUMBERTO  PHS 51.824 Eleito

Suplentes

2 CARLOS WILLIAN PTC 49.074 Suplente

3 PABLITO PTC 33.371 Suplente

4 DR. MARCOS EDUARDO PTC 28.008 Suplente

5 PAULO RISSO PHS 25.131 Suplente

6 MARIO WERNECK PHS 25.097 Suplente

7 CLAUDIO MACIEL PHS 18.754 Suplente

8 MUNIR JACOB PTC 17.826 Suplente

9 FANTINI PTC 17.702 Suplente

10 DR ARIMATEIA PHS 6.829 Suplente

11 COMANDANTE FRANÇA PTC 6.563 Suplente

 

MINAS NO RUMO CERTO

 

1 LUIS TIBE  PT DO B 58.677 Eleito

Suplentes

2 SILVANO ARAUJO PT DO B 29.213 Suplente

3 CABO COELHO PT DO B 26.223 Suplente

4 EDIMILSOM BATISTA PT DO B 25.973 Suplente

5 ADILSON DA VALE VERDE PTN 25.823 Suplente

6 JOSE MARIA CABOCLO PT DO B 25.084 Suplente

7 JORGE PERIQUITO PRTB 19.545 Suplente

8 ADARLEI PT DO B 9.159 Suplente

9 ELIAS GALDINO PT DO B 8.724 Suplente

10 DARLY ALVES PRTB 8.487 Suplente

11 CORONEL JEFFERSON PT DO B 5.197 Suplente

 

PARTIDO SOCIAL CRISTÃO

 

1 MARIO DE OLIVEIRA  PSC 100.811 Eleito

Suplentes

2 STEFANO AGUIAR PSC 57.268 Suplente

3 BETO DO DEPÓSITO PSC 29.142 Suplente

4 NORALDINO JUNIOR PSC 9.276 Suplente

5 NEY FRANCO PSC 2.927 Suplente

6 JOSÉ DO CARMO PSC 2.826 Suplente

7 RONALDO PAIVA PSC 2.655 Suplente

8 JOÃO BATISTA ARANTES PSC 2.602 Suplente

9 GILMAR RODRIGUES PSC 1.821 Suplente

10 MURILO BARROSO MOTORISTA PSC 1.740 Suplente

11 BREOSO PSC 1.535 Suplente

 

PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE

 

1 JORGE TORQUATO PSOL 6.959 Não Eleito

2 JOAO RASGADO PSOL 2.945 Não Eleito

3 REGINALDO TRISTEZA PSOL 2.893 Não Eleito

4 MARIA DA CONSOLACAO PSOL 2.704 Não Eleito

5 GERALDO DA CARROCERIA PSOL 1.655 Não Eleito

6 SARGENTO PEIXOTO PSOL 1.591 Não Eleito

7 WILSON MOREIRA PSOL 1.561 Não Eleito

8 DOUTOR LUCIANO DIAS PSOL 983 Não Eleito

9 CLEVERSON LOBO BOIM PSOL 637 Não Eleito

10 CARMOZINO PSOL 622 Não Eleito

 

PARTIDO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES UNIFICADO

 

1 GIBA PSTU 1.995 Não Eleito

2 VALÉRIO VIEIRA PSTU 1.737 Não Eleito

 

PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO

 

1 ALEX LOMBELLO AMARAL PCB 1.163 Não Eleito

2 ALMEIDA PCB 553 Não Eleito

 

PARTIDO DA CAUSA OPERÁRIA

 

1 RASTAFARI PCO 0 Não Eleito

 



postado por Oliveira Júnior as 23:21 0 comentários
POLÍTICA

VOTOS DOS CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL NO MUNICÍPIO JANAÚBA

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Dos 47.149 eleitores de Janaúba aptos a votarem, pelo menos 10.548 (22,37%) não compareceram às urnas. Na eleição para deputado estadual 891 (1,89%)  eleitores janaubenses anularam o voto e 1.206 (2,56%) votaram em branco. Foram 31.469 votos nominais (destinados diretamente aos candidatos) e 3.035 votos na legenda.

Relação dos candidatos a deputado estadualfederal votados no município de Janaúba, por ordem decrescente:

1 IVONEI PSDB 15.818

2 LUIZ HENRIQUE PSDB 4.503

3 PAULO GUEDES PT 2.223

4 VALERIO DIAS PPS 2.109

5 TADEUZINHO PMDB 1.978

6 ANDRÉ QUINTÃO PT 418

7 JESIN SILVEIRA PTC 376

8 ANDERSON CHAVES PMDB 291

9 ALMIR PARACA PT 282

10 MARILENE DO BANCO NORDESTE PC DO B 250

11 PEDRO WILSON PRP 218

12 FARLEY SINDEAUX PC DO B 205

13 ARLEN SANTIAGO PTB 200

14 EDINHO RIBEIRO PT DO B 175

15 ANTÔNIO HENRIQUE SAPORI PV 143

16 ROGERIO CORREIA PT 136

17 AMARILDO DE OLIVEIRA PT 129

18 SARGENTO RODRIGUES PDT 104

19 RAQUEL MUNIZ PTN 101

20 ANDRE POLICIAL PRP 100

21 JOAO LEITE PSDB 80

22 ANA MARIA PSDB 71

23 LUIZ CARLOS MIRANDA PDT 68

24 BISPO GILBERTO ABRAMO PRB 66

25 MARQUES PTB 64

26 DENILSON MARTINS PT 62

27 ADELINO DIAS PMDB 55

28 MARCIO NUNES PSOL 54

29 LEO MORAIS PT DO B 53

30 GIL PEREIRA PP 52

31 PROFESSOR SIDCLEI PEREIRA PC DO B 48

32 CABO JÚLIO PMDB 47

33 CARLOS PIMENTA PDT 36

34 LÉCIO RODRIGUES PP 32

35 DR. SEBASTIÃO PIMENTA PTC 30

36 ANTÔNIO JOSÉ PTB 29

37 PASTOR CARLOS HENRIQUE PRB 28

38 CÉLIO MOREIRA PSDB 28

39 HÉLIO GOMES PSL 27

40 LEANDRO GENARO PSC 27

41 CORI RIBEIRO PPS 26

42 JOCELIA BRANDÃO PTB 21

43 DENILSÃO PC DO B 21

44 DOUTOR MARLON PT DO B 21

45 ZÉ MARIA PT 19

46 SÁVIO SOUZA CRUZ PMDB 19

47 ATHOS MAMELUQUE PMDB 18

48 JANIO TORRES PSL 14

49 ELZA POGIAN PMDB 14

50 CÉLIO MOREIRA DA SILVA PMDB 14

51 ROBERTO ANDRADE PPS 14

52 GUSTAVO PERRELLA PDT 13

53 FABIANO TOLENTINO PRTB 12

54 CARLIN MOURA PC DO B 12

55 JOSE SENNA PT DO B 11

56 CARLOS HAMILTON PT DO B 11

57 DELEGADO MARÇAL PDT 11

58 CARLA DE MELO PDT 10

59 ALOIZIO PENIDO PHS 10

60 JAYRO LESSA DEM 10

61 RONALDO GONTIJO PPS 10

62 JANE PSOL 9

63 ALENCAR DA SILVEIRA JR PDT 9

64 SÉRGIO CHAER PC DO B 9

65 MARIA TEREZA LARA PT 9

66 CAIO MAGALHÃES PT 9

67 SINVAL PEREIRA PDT 8

68 JOSE RENATO BENCAO PT DO B 8

69 DR FRANCISCO RABELLO PRP 8

70 TIAGO ULISSES PV 8

71 WILLIAN EUGÊNIO PC DO B 7

72 TENENTE LUCIO PDT 7

73 RENATO FRAGA PMDB 7

74 OSVALDO LOPES DEM 7

75 ADELMO LEÃO PT 7

76 JOAO VITOR XAVIER DA ITATIAIA PRP 6

77 CELINHO DO SINTTROCEL PC DO B 6

78 THIAGO NASCIMENTO PSOL 6

79 MAGNO PT 5

80 ZÉ HENRIQUE PMDB 5

81 DANIEL DIAS PC DO B 5

82 ALVARO LEITE PR 5

83 SHANKINY SOUZA PT DO B 5

84 DR PEPEU PT DO B 5

85 ELIAS MATOS PMDB 5

86 BENICIO MACHADO PT DO B 5

87 LUIZINHO CARNEIRO PTC 5

88 SIDNEY DIRETOR DO OLIMPIO OLEG PC DO B 5

89 ANSELMO JOSÉ DOMINGOS PTC 5

90 DOUTOR VIANA DEM 5

91 WANDERSON LIMA PP 5

92 PROFESSORA FÁTIMA PC DO B 4

93 MAURI TORRES PSDB 4

94 NILTON GATTI PTC 4

95 MARIO HENRIQUE CAIXA PC DO B 4

96 ZILDA PT 4

97 ROBERTO LUTFY PDT 4

98 DALTINHO PTC 4

99 DURVAL ÂNGELO PT 4

100 PROFESSOR TARCÍSIO PT 4

101 IVAIR NOGUEIRA PMDB 4

102 JARBAS PIMENTA PSOL 4

103 LAFAYETTE ANDRADA PSDB 4

104 IVO JOSÉ PT 4

105 DELVITO ALVES PTB 4

106 PASTOR VANDERLEI MIRANDA PMDB 4

107 FABIO AVELAR PSC 4

108 ZEZÉ DA COPASA PT 3

109 PROFESSOR SÉRGIO PRB 3

110 ELIANA LEAL PMDB 3

111 DANIEL BEZERRA PTN 3

112 VINICIUS DO PSOL PSOL 3

113 OSMAN MIRANDA PTC 3

114 GIOVANI COTA PPS 3

115 PROCOPIO CARDOZO NETO PT DO B 3

116 GILSON REIS PROFESSOR PC DO B 3

117 ALESSANDRO HENRIQUE PPS 3

118 RICARDINHO PTB 3

119 SIRLENE SANTOS PT 3

120 EUSTÁQUIO DO IMA PSL 3

121 DINIS PINHEIRO PSDB 3

122 SEBASTIÃO COSTA PPS 3

123 LUIZA DO HOSPITAL PTB 3

124 GLÁUCIA BRANDÃO PPS 3

125 AMERICO XAVIER PRTB 2

126 JUAREZ RODRIGUES PP 2

127 SINESIO CAETANO PTC 2

128 ARLETE MAGALHAES PMN 2

129 CLOVES FURTADO PSDB 2

130 REMINHO ALOISE PSDB 2

131 RODRIGO MATTOS PSDB 2

132 MARCELINO DO SINDICATO PT 2

133 ADALCLEVER LOPES PMDB 2

134 ANTONIO CARLOS ARANTES PSC 2

135 JOÃO PAULINO PPS 2

136 DEODATO PSOL 2

137 ANTONIO JULIO PMDB 2

138 JUAREZ TÁVORA PV 2

139 MAYSA PMDB 2

140 DR FABIANO PSOL 2

141 SILVINHO REZENDE PT 2

142 ROBISON P.P.A PC DO B 2

143 DR FELIPE CARAM PSL 2

144 WASHINGTON LOPES PRB 2

145 PAULO TADEU PT 2

146 LUIZ GONZAGA PRP 2

147 ALEXANDRE BANANA PT 2

148 PE. PREGUINHO PT 1

149 ALAN PTC 1

150 EDSON SOARES PRTB 1

151 BIEL PT 1

152 POMPILIO CANAVEZ PT 1

153 TONINHO DA EVANGELIZAÇÃO PT 1

154 ELISMAR PRADO PT 1

155 RENALDO SAMPAIO PRB 1

156 PROFESSOR DIMAS PT 1

157 MURILO DO VALE PDT 1

158 RODRIGUINHO DO CAVACO PMN 1

159 RAGOS OLIVEIRA PT 1

160 ZE SORVETEIRO PSL 1

161 LAGOINHA LAZARO OLIVEIRA PMN 1

162 PAULO LAMAC PT 1

163 HUMBERTO CANDEIAS PSL 1

164 MILTON MIRANDA PSL 1

165 PAULO CELESTINO PT 1

166 PROF.VANDERLEI - LECO PT 1

167 EMMERSON SILVA PMN 1

168 PADRE JOSÉ JÚLIO PT 1

169 PROFESSOR AMARAL PT 1

170 FERNANDO DO FORUM PMN 1

171 AIMAR DO CARTORIO PMN 1

172 LUIZ CARLOS PT 1

173 JOÃO MAURO PT 1

174 LAUDELINO AUGUSTO PT 1

175 NANÁ COSTANTIN PV 1

176 LUIZ MENESES PV 1

177 LÉO MOTTA PV 1

178 IVAIR AGUSTINHO PV 1

179 WALTER DE OLIVEIRA JÚNIOR PMDB 1

180 MARIA LÚCIA CARDOSO PMDB 1

181 ALDIÉRIO FLORÊNCIO PEREIRA PSTU 1

182 ROBSON ANDRADE PSOL 1

183 DAVID PPS 1

184 VICENTE COSME DAMIÃO PPS 1

185 ANDERSON GARÇOM PV 1

186 IRANE CORRÊA LIMA PV 1

187 DÉLIO MALHEIROS PV 1

188 DULCINÉIA (NÉIA) PV 1

189 RICARDO CAPUCIO PMDB 1

190 GERALDO PIMENTA PC DO B 1

191 CARMELIA VIANA PC DO B 1

192 PROFESSOR LUCIANO PCB 1

193 PAULÃO BEER PC DO B 1

194 DR. RUBENS CAMPOS PDT 1

195 DOUTOR RONALDO PDT 1

196 PAULINHO COSTA PDT 1

197 CAIO DUTRA PMDB 1

198 IVAIR PDT 1

199 ALUISIO PALHARES PMDB 1

200 GERALDO FÉLIX PMDB 1

201 DR SILMAR PMDB 1

202 IRANI BARBOSA PMDB 1

203 CICI MAGALHÃES PMDB 1

204 NEIDER MOREIRA PPS 1

205 MOURÃO PSDB 1

206 ADEMIR LUCAS PSDB 1

207 GUSTAVO CORREA DEM 1

208 FERNANDÃO PDT 1

209 VIRGILIA ROSA PTN 1

210 RITA TORRES PSDB 1

211 RÔMULO VIEGAS PSDB 1

212 RAGOSINO ARAUJO PTC 1

213 ILIDIO FERRARINHA PDT 1

214 GLEISER BORONI PTC 1

215 ROMEL ANÍZIO PP 1

216 PROFESSOR WILSON DO POTENCIA DEM 1

217 JOÃO ANGOLA DEM 1

218 GUSTAVO VALADARES DEM 1

219 ALEXANDRE MACEDO KUBU PHS 1

220 BARROS PT DO B 1

221 JAEL PT DO B 1

222 LUIZ ROGERIO PRP 1

223 BATUÍRA PR 1

224 EDIMAR MOTORISTA - PANCHO PPS 1

225 DR. JOSE ORLANDO TUTA PR 1

226 DEIRÓ MARRA PR 1

227 SONIA BARBOSA KATE MARRONE PTB 1

228 SERGIO FERNANDO PHS 1

229 FRED COSTA PHS 1

230 LIZA PRADO PSB 1

231 JOAO OSCAR PRP 1

232 WANDER BORGES PSB 1

233 ROMEU QUEIROZ PSB 1



postado por Oliveira Júnior as 23:05 0 comentários
POLÍTICA

VOTOS DOS CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL NO MUNICÍPIO JANAÚBA

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Dos 47.149 eleitores de Janaúba aptos a votarem, pelo menos 10.548 (22,37%) não compareceram às urnas. Na eleição para deputado federal 1.371 (2,91%)  eleitores janaubenses anularam o voto e 1.968 (4,17%) votaram em branco. Foram 30.317 votos nominais (destinados diretamente aos candidatos) e 2.945 votos na legenda.

Relação dos candidatos a deputado federal votados no município de Janaúba, por ordem decrescente:

1 HUMBERTO SOUTO PPS 3.819

2 BERNARDO SANTANA PR 2.367

3 EFIGENIO SOARES PRB 2.060

4 SARAIVA FELIPE PMDB 1.986

5 EROS BIONDINI PTB 1.946

6 WILSON CUNHA PMDB 1.866

7 OBELINO PT 1.845

8 EDUARDO AZEREDO PSDB 1.618

9 LEONARDO MONTEIRO PT 1.607

10 SILVANO ARAUJO PT DO B 1.551

11 EDUARDO BARBOSA PSDB 1.225

12 ZÉ SILVA PDT 747

13 GABRIEL GUIMARÃES PT 673

14 RUY MUNIZ DEM 659

15 ADEMIR CAMILO PDT 575

16 PADRE JOAO PT 526

17 EDIMILSOM BATISTA PT DO B 508

18 GILMAR RODRIGUES PSC 445

19 JOAO BATISTA RIBEIRO PRTB 399

20 GILMAR MACHADO PT 358

21 REGINALDO LOPES PT 316

22 WELITON PRADO PT 279

23 ISAIAS SILVESTRE PSB 241

24 WADSON RIBEIRO PC DO B 183

25 SUBTENENTE GONZAGA PV 174

26 RUBENS DO COREN PC DO B 162

27 NEWTON CARDOSO PMDB 101

28 CARLOS WILLIAN PTC 96

29 LINCOLN PORTELA PR 89

30 MARCIO REINALDO PP 77

31 GEORGE HILTON PRB 76

32 CAPITAO ANDREY PTB 68

33 JAIRO ATAIDE DEM 64

34 PAULO LOPES PSB 61

35 AVELINO NOGUEIRA PT DO B 52

36 PAULO RISSO PHS 50

37 NARCIO PSDB 47

38 GORETE AUGUSTO PT 46

39 ANTÔNIO ROBERTO PV 46

40 NILMÁRIO MIRANDA PT 46

41 STEFANO AGUIAR PSC 39

42 LEONARDO QUINTAO PMDB 39

43 WELLINGTON SALGADO PMDB 38

44 MARCUS PESTANA PSDB 37

45 DR. hAROLDO DARTAGNAN PDT 37

46 RODRIGO DE CASTRO PSDB 36

47 AELTON FREITAS PR 30

48 ALEXANDRE SILVEIRA PPS 30

49 BRITO PSL 29

50 DIEGO ANDRADE PR 28

51 DR. gRILO PSL 26

52 JULIO DELGADO PSB 24

53 ANTONIO CLARET RAINHA DA PAZ PRTB 23

54 FERNANDO NEIVA PT 22

55 JÔ MORAES PC DO B 22

56 BILAC PINTO PR 22

57 ADEMAR DA PREFEITURA PT 21

58 DR MANOEL MESSIAS PC DO B 21

59 RONALDO GONZAGA PT 20

60 TONINHO PINHEIRO PP 20

61 DR.MÁRIO HERINGER PDT 19

62 ARACELY DE PAULA PR 18

63 CABO COELHO PT DO B 16

64 CORONEL SEVERO PTB 15

65 PAULO PIAU PMDB 14

66 BAIANO PP 14

67 DIMAS FABIANO PP 14

68 ADARLEI PT DO B 14

69 JOSE ROQUE FILHO PMN 13

70 VENÍCIO ROCHA PP 13

71 MIGUEL CORREA PT 13

72 SÉRGIO MIRANDA PDT 13

73 JOAO MAGALHÃES PMDB 12

74 PAULO DELGADO PT 12

75 SAULO MANOEL PT 12

76 WALTER FERREIRA PSDB 10

77 EDSON DE FARIA PMDB 10

78 WALFREDO PT DO B 10

79 BONIFÁCIO ANDRADA PSDB 10

80 ANTÔNIO ANDRADE PMDB 10

81 ALDREY VASCONCELOS PTC 9

82 KAL BAIANO PT DO B 9

83 EDMAR MOREIRA PR 9

84 PAULO ABI ACKEL PSDB 8

85 MAURO LOPES PMDB 8

86 PROFESSOR ALEXANDRE BOSSI PV 8

87 ELIZABETH ROCHA PT 8

88 STELA PDT 8

89 JAIMINHO MARTINS PR 8

90 MUNHOZ PPS 7

91 JOÃO MENDES PP 7

92 PAULO PETTERSEN PMDB 7

93 DOMINGOS SÁVIO PSDB 7

94 MURILO PDT 7

95 FLAVIO BARBOSA PSL 6

96 WILLIAM PARREIRA PDT 6

97 SO ALEGRIA PT DO B 6

98 VALÉRIO VIEIRA PSTU 6

99 FELÍCIO CARRETEIRO PMN 6

100 ROGÉRIO FERNANDES PDT 6

101 CABO MELO PTN 6

102 MARIA SALES PSDB 6

103 CARLAILE PEDROSA PSDB 6

104 DR EZIO PT DO B 5

105 MARCOS MONTES DEM 5

106 BETO DO DEPÓSITO PSC 5

107 JANIO PAULO PMN 5

108 EUTAIR SANTOS PT 5

109 DR ADAO PHS 5

110 ROGERIO ALCANTARA PTC 5

111 ASSIS BRASIL PSDB 5

112 PROFESSOR MILTAO PMDB 5

113 ITAMAR PMDB 4

114 CARLOS MELLES DEM 4

115 DOMINGOS DE CASTRO PSB 4

116 FABINHO RAMALHO PV 4

117 MARDELENE DA ROSA DE SARON PPS 4

118 NIVALDO ARAUJO PRP 4

119 REINALDO LIMA PV 4

120 RENZO BRAZ PP 4

121 CLAUDIONOR MESSIAS AGUIAR PT DO B 4

122 DOMINGUINHOS PSL 4

123 DR. aUGUSTO PTB 4

124 MARCIANO PDT 4

125 WALTER TOSTA PMN 4

126 CRISTIANO VIANA PMN 4

127 DIDI PMN 4

128 PROF DR ANELITO DE OLIVEIRA PSB 4

129 GRAÇA TAKAHASHI PMN 3

130 ODAIR CUNHA PT 3

131 JOSÉ ALMIR PT 3

132 BRUNO WANDERLEY PMDB 3

133 HELBERTH SILVA NEVES PHS 3

134 SILVIO DE SA PT 3

135 ALESSANDRO MARQUES PSDC 3

136 DENÍLSON TEIXEIRA PV 3

137 CELIM DO METRÔ PT 3

138 ANTONIO CARLOS PRTB 3

139 JOSE MARIA CABOCLO PT DO B 3

140 GERALDO MAGELA STARLING PPS 3

141 MARCELO GUIMARÃES PSDB 3

142 ADILSON DA VALE VERDE PTN 3

143 PROFESSORA DALVA PT DO B 3

144 LUCIA VIEIRA PSDB 3

145 PJ - EX FIAT PMDB 2

146 PABLITO PTC 2

147 MARIA DA CONSOLACAO PSOL 2

148 RUBINHO PRP 2

149 JORGE PERIQUITO PRTB 2

150 RENATO TATICO PT 2

151 ALINE PT 2

152 FARAH PT 2

153 ARCANJO NUNES PT 2

154 DJALMA EUGÊNIO PT 2

155 CLEBERSON MATOS PT 2

156 PROFESSOR ROMANELY PV 2

157 MANOEL NERES PDT 2

158 ELIAS GALDINO PT DO B 2

159 WILLIAM DO EXPRESSO PSC 2

160 NELSON PEREIRA PT 2

161 IRINEU PSL 2

162 VINICIUS ARAUJO PSL 2

163 OMAR PERES PSL 2

164 JACINTO PSL 2

165 ANTONIO MEDINA PMN 2

166 ADÃO DA ASSOCIAÇÃO PMN 2

167 CLAUDIA CAMPOLINA PP 2

168 EDISON MAGNO PTC 2

169 MARIA LUCIA LIA PSDB 2

170 MAIRA CARLOS PMDB 2

171 LUIZ FERNANDO PP 1

172 MARCIO BAHIA PSB 1

173 ALMEIDA PCB 1

174 DR. rONALDO NADINHO PTN 1

175 LUIS TIBE PT DO B 1

176 NEIDSON DIAS FREITAS PP 1

177 MARGARIDA SALOMÃO PT 1

178 NORALDINO JUNIOR PSC 1

179 SARGENTO JOEL PMN 1

180 NEY FRANCO PSC 1

181 DENILSON FANTINI DE CARVALHO PTN 1

182 CANJIQUINHA PSC 1

183 JOÃO BITTAR DEM 1

184 AUGUSTO CESAR PHS 1

185 CARLOS LOBO DEM 1

186 GERALDO THADEU PPS 1

187 RENDE PPS 1

188 EDSON MELGAÇO PTB 1

189 MANOEL VESPÚCIO PDT 1

190 DINAERTI CARVALHO PSDB 1

191 TOM ZÉ PDT 1

192 LUIZ ALDO CONSELHEIRO PRTB 1

193 SALVADOR PPS 1

194 RENATO ANDRADE PP 1

195 ADEIR BATISTA PSB 1

196 PROFESSOR JOSE LUIZ PSB 1

197 IVAN DIAS GARRUCHA PSB 1

198 EDUARDO MAIA PTB 1

199 CAPITÃO SOUSA PDT 1

200 ROBSON GUIMARÃES PTB 1

201 PEDRO ALVARENGA PTB 1

202 MARIO WERNECK PHS 1

203 ROBSON MACIEL PV 1

204 DR WILSON GOUVEIA PHS 1

205 FICO PV 1

206 ROSANA PV PV 1

207 SANDER SIMAGLIO PV 1

208 HELIO COSTA FILHO PMDB 1

209 XADEM PMDB 1

210 JOAO RASGADO PSOL 1

211 DOUTOR LUCIANO DIAS PSOL 1

212 MUNIR JACOB PTC 1

213 MARLENE ELMAZA PMDB 1

214 FLAVIO BRASIL MARZANO PTC 1

215 FERNANDO SANTANA PMDB 1

216 COMANDANTE FRANÇA PTC 1

217 JOSE EUSTAQUIO PMDB 1

218 MESQUITÃO PT 1

219 DORO DA SAUDE PMN 1

220 WILSON AGUILAR PSC 1

221 ALESSANDRO GARI PSC 1

222 JOÃO BATISTA ARANTES PSC 1

223 GARAJAU PMN 1

224 BREOSO PSC 1

225 AURÍVIO VEIGA PT 1

226 HUGO THOME PMN 1

227 JOSE HUMBERTO PHS 1

228 EUCLIDES EXPERIMENTA PV 1

229 MELQUESEDEQUE PSL 1

230 TENENTE VIRGÍNIA PV 1

231 COQUINHO PMN 1

232 GIBA PSTU 1

233 JUNINHO DEUSEMI PHS 1

234 LÉO ROCHA PV 1



postado por Oliveira Júnior as 23:00 0 comentários
POLÍTICA

VOTAÇÃO DE IVONEI ABADE BRITO (45.111) POR MUNICÍPIO

 

Foto Oliveira Júnior: Ivonei Abade Brito, dos 38 mil votos obtidos, quase 16 mil foram conquistados em Janaúba.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O candidato a deputado estadual Ivovei Abade Brito (PSDB) obteve 38.568 votos. Ele foi votado em 382 municípios, o correspondente a 44,78% do Estado. Em 108 municípios ele conseguiu um voto, em cada localidade, representando a totalidade de votos que conquistou no município de Lagoa da Prata (107 votos).

Com base eleitoral em Janaúba, Ivonei Abade obteve a maior votação justamente neste município.

Confira abaixo a relação dos municípios e votos (por ordem decrescente) onde Ivonei Abade foi votado:

Janaúba 15.818

Arcos 2.678

Jaíba 2.220

Iguatama 1.680

Santo Antônio do Retiro 1.628

Nova Porteirinha 1.517

Montezuma 1.379

Matias Cardoso 1.259

Belo Horizonte 1.216

Montes Claros 822

Rio Pardo de Minas 790

Porteirinha 572

Verdelândia 541

Mato Verde 350

Espinosa 328

Bambuí 281

Ibiá 265

Paracatu 262

Pai Pedro 246

Januária 237

Catuti 237

Monte Azul 220

São João das Missões 219

Capitão Enéias 212

Formiga 203

Itacarambi 184

São João do Paraíso 174

Montalvânia 168

Manga 150

Lagoa da Prata 107

Indaiabira 99

Serranópolis de Minas 96

Riacho dos Machados 95

Contagem 90

Betim 71

Uberlândia 63

Vargem Grande do Rio Pardo 53

Divinópolis 52

Luz 48

Córrego Danta 45

Bocaiúva 39

Santa Luzia 35

Juvenília 34

Francisco Sá 33

32 votos – Ribeirão das Neves e Mamonas.

Santo Antônio do Monte 28

27 votos – Capelinha, Ibirité e Pedro Leopoldo.

Ouro Branco 26

25 votos – Barbacena, Taiobeiras, Itapecerica e Lagoa Santa.

São Lourenço 24

São Romão 23

23 votos – Sete Lagoas e Vespasiano.

Pains 22

21 votos – Salinas e Uberaba.

19 votos – Esmeraldas e Gameleiras.

18 votos – Juiz de Fora e Itabirinha.

17 votos – Varginha, Tapiraí e Nova Lima.

16 votos – Piumhi, Pedra do Indaiá e João Pinheiro.

15 votos – Patos de Minas, Alfredo Vasconcelos, Santa Margarida, Cachoeira de Minas.

14 votos – Diogo de Vasconcelos, Oliveira, Franciscópolis, Japaraíba, Patrocínio e Martins Soares.

13 votos – Sabará e Coração de Jesus.

12 votos – Paraisópolis e Campo do Meio.

11 votos – Varzelândia, Poço Fundo, Monte Belo, Bom Repouso, Estiva, Passa-Quatro, Pará de Minas e Porto Firme.

Curvelo 10

9 votos – Itaúna, Bandeira do Sul, Biquinhas, Araçuaí, Moema e Itanhandu.  

8 votos – Caxambu, Campos Gerais, Manhumirim, Coronel Fabriciano, Poços de Caldas, Novo Cruzeiro, São João da Ponte e Aiuruoca.

7 votos – Ibiaí, Juramento, Mateus Leme, São Brás do Suaçuí, Malacacheta,

Águas Formosas, Ressaquinha, Monte Formoso, Dores do Indaiá, Teófilo Otôni, Sarzedo, Pitangui, Inhaúma, Pompéu, Mirabela, Mariana, Conceição dos Ouros e Piranga.  

6 votos – Paraopeba, Itamonte, Caratinga, Confins, Santa Efigênia de Minas, São João del-Rei , Alterosa, Santana do Riacho, Lavras, Carmo de Minas, Natércia e Senador Modestino Gonçalves 6  

5 votos – Cônego Marinho, Ipatinga, Doresópolis, Orizânia, Diamantina, Machado, Itaipé, Ouro Preto, Santa Rita do Jacutinga, Itatiaiuçu, Lagoa Grande, Catas Altas da Noruega, Ubaí, Bom Jesus do Amparo, Perdigão, Nova Serrana, Rio Piracicaba e Itaverava.

4 votos – Corinto, Tocos do Moji, Pirapora, São Gonçalo do Pará, São Francisco, Manhuaçu, São Joaquim de Bicas, Arapuá, Setubinha, Camanducaia, Paraguaçu, São Félix de Minas, Brasília de Minas, Córrego do Bom Jesus, Rio Paranaíba, Cambuí, Congonhas, Aguanil, Guaraciaba, Bom Despacho, Bonito de Minas, Córrego Fundo, Governador Valadares, Guaraciama, Brumadinho e Viçosa.

3 votos – Congonhal, Brasópolis, Alagoa, Igarapé, Carlos Chagas, São João da Lagoa, Timóteo, Matozinhos, Almenara, Reduto, Virgínia, Araxá, Santana dos Montes, São Gotardo, Santa Juliana, Bela Vista de Minas, Soledade de Minas, Marmelópolis, Santa Helena de Minas, Muriaé, Mutum, Medeiros, Barroso, Gonzaga, Ninheira, Pedralva, Fruta-de-Leite, Bueno Brandão, Conselheiro Lafaiete, Rio Espera e Santana de Pirapama.  

2 votos – Juatuba, Ataléia, Nova Era, Matias Barbosa, Pouso Alegre, Serra do Salitre, Santo Antônio do Itambé, Jacuí, Abaeté, Caetanópolis, Funilândia, Cristais, Lagoa Dourada, Lamim, Frei Lagonegro, Dom Silvério, Leme do Prado, Perdões, Raposos, Novorizonte, Guanhães, Chalé, Carmópolis de Minas, Mário Campos, Bocaina de Minas, Taquaraçu de Minas, Monte Santo de Minas, Resende Costa, Matipó, Lajinha, Itueta, Iturama, Desterro de Entre-Rios, Francisco Badaró, Açucena, Brasilândia de Minas, Bonfim, Angelândia, Campos Altos, Itapeva, Maravilhas, Capitólio, Pratinha, Lagoa Formosa, Senhora de Oliveira, Claraval, São João do Manhuaçu, Senador Cortes, Extrema, Lambari, Cristina, Lontra, Carandaí, Araújos, Caranaíba, Arinos, Veredinha, Jequitibá, Berizal e Alto Jequitibá.

1 Voto – Lima Duarte, Mantena, Minas Novas, Miravânia, Águas Vermelhas, Várzea da Palma, Jesuânia, Jacutinga, Tumiritinga, Congonhas do Norte, Santa Cruz de Minas, Campo Belo, Antônio Carlos, São José da Barra, Alpinópolis, Riachinho, Padre Paraíso, Jequitaí, João Monlevade, Glaucilândia, Coromandel, Divinolândia de Minas, Presidente Bernardes, Ibiracatu,Ibiraci, Datas, Buritis, Cristiano Otôni, Martinho Campos, Matutina, Jabuticatubas, Ipuiúna, Itabira, Boa Esperança, Conceição do Rio Verde, Cordislândia, Carmo da Cachoeira, Alfenas, Capim Branco, Rubelita, Tocantins, Pimenta, Guaxupé, Inconfidentes, Simonésia, Areado, Serro, São José da Lapa, Senhora dos Remédios, Carvalhos, Crucilândia, Carrancas, Belo Oriente, Capela Nova, Santa Rita do Sapucaí, Sem-Peixe, Abre-Campo, Rio Acima, Paula Cândido, Ponto dos Volantes, Consolação, Icaraí de Minas, Campina Verde, Andrelândia, Caeté, Turvolândia, Bicas, Cabo Verde, Belo Vale, Ubaporanga, Além Paraíba, Jeceaba, Ladainha, Estrela do Sul, Central de Minas, Claro dos Poções, Sardoá, Caputira, Divino, Borda da Mata, Baependi, Baldim, Paineiras, Patis, Mesquita, Igaratinga , Itamarati de Minas, Nova Ponte, Passa-Tempo, Mendes Pimentel, Inhapim, Joaquim Felício, Sabinópolis, Três Pontas, Rio Pomba, Passos, Pedras de Maria da Cruz, Guapé, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Jacinto, Santa Bárbara, Padre Carvalho, Rio Vermelho, Curral de Dentro, Grão-Mogol, Carmo do Paranaíba, São Tiago e  Umburatiba.



postado por Oliveira Júnior as 22:43 0 comentários
POLÍTICA

VOTAÇÃO DE LUIZ HENRIQUE (45.151) POR MUNICÍPIO

 

Foto Oliveira Júnior: Eleito deputado estadual, Luiz Henrique Santiago assume a base eleitoral da esposa Elbe Brandão, deputada estadual e secretária estadual.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Luiz Henrique Maia Santiago (PSDB) foi eleito deputado estadual com 77.740 votos. Ele foi votado em 469 municípios, o correspondente a 54,98% do Estado. Em 32 municípios ele conseguiu um voto, em cada localidade, representando a totalidade de votos que conquistou no município de Salto da Divisa.

Com base eleitoral em Diamantina e Janaúba, Luiz Henrique obteve as maiores votações justamente nesses dois municípios.

Confira abaixo a relação dos municípios e votos (por ordem decrescente) onde Luiz Henrique foi votado:

Diamantina 5.700

Janaúba 4.503

Bocaiúva 3.792

Monte Azul 3.628

Araçuaí 3.189

Belo Horizonte 2.236

Jaíba 2.086

Bueno Brandão 1.941

Jordânia 1.906

Rio Pardo de Minas 1.814

Turmalina 1.746

Ponto dos Volantes 1.718

Montes Claros 1.395

Guaraciama 1.356

Brasília de Minas 1.331

Minas Novas 1.266

Francisco Badaró 1.208

Padre Carvalho 1.134

Matias Cardoso 1.120

Santo Antônio do Jacinto 1.095

Espinosa 1.034

Mato Verde 1.020

Veredinha 984

Leme do Prado 976

Januária 968

Pai Pedro 899

Olhos-d'Água 896

Couto de Magalhães de Minas 880

Juramento 854

Porteirinha 829

Josenópolis 799

Grão-Mogol 751

Felício dos Santos 739

Luislândia 730

Almenara 699

Nova Porteirinha 693

Angelândia 661

Berizal 643

Santo Antônio do Itambé 574

Rio Vermelho 567

Belo Oriente 541

Buenópolis 490

São João da Ponte 485

São Gonçalo do Rio Preto 485

Açucena 464

Catuti 463

Novorizonte 446

Jenipapo de Minas 437

Coronel Murta 415

Francisco Dumont 406

Montalvânia 389

Gameleiras 389

Bandeira 386

Itinga 351

Icaraí de Minas 346

Serranópolis de Minas 323

Chapada do Norte 321

Itamarandiba 315

Carbonita 282

Pintópolis 280

Santo Antônio do Retiro 260

Itaobim 259

Malacacheta 256

Ipatinga 249

Senador Modestino Gonçalves 247

Bonito de Minas 245

Verdelândia 243

Montezuma 234

São Francisco 229

Joaquim Felício 226

Itacarambi 218

Berilo 198

Pedras de Maria da Cruz 172

Urucuia 164

Medina 163

Nanuque 162

Riacho dos Machados 161

Coração de Jesus 153

Cristália 146

142 votos – Taiobeiras,  

Contagem e Serro.

Salinas 138 

Padre Paraíso 134

Ribeirão das Neves 126

Francisco Sá 116

114 votos – Esmeraldas e Sabinópolis.

Itambacuri 108

Capitão Enéias 106

Caetanópolis 96

Ataléia 95

Ibirité 92

Virgem da Lapa 82

Capelinha 81

79 votos – Varzelândia e Palmópolis.

Uberlândia 77

Jequitinhonha 76

Gouveia 75

Buritizeiro 70

Datas 67

59 votos – Mata Verde e Sete Lagoas.

Botumirim 57

56 votos – Itacambira e Ibiracatu.

Governador Valadares 49

47 votos – Corinto e Santa Luzia.

45 votos – Jacinto e Campo Azul.

Juiz de Fora 43

42 votos – Paraopeba, Glaucilândia e Raul Soares.

Coronel Fabriciano 41

40 votos – Novo Cruzeiro e Betim.

Manga 39

Lagoa Santa 38

36 votos – Ouro Branco, Engenheiro Navarro, Águas Vermelhas e Joaíma.

Abre-Campo 35

Teófilo Otôni 33

32 votos – Salto da Divisa 32 e Extrema.

Patrocínio 28

Pirapora 27

Alfenas 26

Formiga 23

22 votos – José Gonçalves de Minas, Presidente Kubitschek,

Rubim e Curvelo

21 votos – Ladainha, Ipaba, Brumadinho, Ponte Nova e Nova Lima. 20 votos – Santa Helena de Minas, Comercinho, Divinópolis e São João Nepomuceno

19 votos –  Rubelita, Sabará, Franciscópolis e Munhoz.

18 votos – Cônego Marinho, Naque e Timóteo.

17 votos – Santana do Paraíso, Augusto de Lima e Japonvar.

16 votos – Jabuticatubas, Ouro Preto e Senador Amaral.

15 votos – Carlos Chagas, Prados, Araxá e Barbacena.

Cláudio 14

13 votos – São José do Jacuri, Vespasiano, São José do Goiabal, Três Pontas, Setubinha, Poté, Lontra e Maxacalis.

12 votos – Mariana, Ponto Chique, São João do Pacuí, Guanhães, Serra dos Aimorés, Várzea da Palma e Piumhi.

11 votos – Monte Formoso, Ubaí, Santo Antônio do Grama, Varginha, Divisa Alegre, Pouso Alegre, Itamarati de Minas, Sarzedo e Santo Hipólito.

10 votos –  Caratinga, Monte Sião, Juvenília, Patis, São João do Paraíso e Arinos.

9 votos – São Sebastião do Anta, Braúnas, Entre-Rios de Minas, São João del-Rei, Bicas, Caraí, Pedra Azul, Oliveira e Capitólio.

8 votos – Pedro Leopoldo, São João das Missões, Inhapim, Conselheiro Lafaiete, Santa Efigênia de Minas, Bom Sucesso, Mirabela, Itaipé, Matozinhos, João Monlevade, Ibiá e Poços de Caldas.

7 votos – São Romão, São Gonçalo do Rio Abaixo, Itabirito, Mário Campos, Sardoá, Paracatu, Lavras, Mesquita, Buritis, Coluna e Mamonas.

6 votos – Rio Acima, Viçosa, Juatuba, Cachoeira de Pajeú, Desterro de Entre-Rios, Coronel Xavier Chaves, Carandaí, Inconfidentes, Periquito, São Joaquim de Bicas e Itabira.

5 votos –  Caeté, Jacutinga, Lambari, Bonfim, Bambuí, Belo Vale, Igarapé, São João da Lagoa, Itanhandu, Serra Azul de Minas, Imbé de Minas, Materlândia, Lagoa dos Patos, Patos de Minas, Santa Bárbara, Carmópolis de Minas e Pará de Minas.

4 votos - Santana do Riacho, Arcos, Ouro Fino, Ubá, Prudente de Morais, Campos Gerais, Claro dos Poções, Conceição do Mato Dentro, São João Evangelista, Santa Cruz de Salinas, Boa Esperança, Antônio Dias, Vargem Grande do Rio Pardo, Elói Mendes, Virginópolis, São Domingos do Prata, Rio Piracicaba, Ipuiúna, João Pinheiro, Matias Barbosa, Três Corações, Caputira, Moeda, Fruta-de-Leite, Pequi, Pavão, São Domingos das Dores, Indaiabira, Lagoa Dourada, Campanário, Jeceaba e Mantena.

3 votos – Cristiano Otôni, Nepomuceno, Catuji, São Geraldo da Piedade, Santa Vitória, Água Boa, Mutum, Nova Serrana, Moema, Tupaciguara, Uberaba, Itapajipe, Santa Cruz do Escalvado, Toledo,  

São Gonçalo do Pará, Bom Repouso, Jequitaí, Guaxupé, Raposos, Felixlândia, Itaúna, São José da Lapa, Santa Rita do Sapucaí, Carmo do Rio Claro, Chapada Gaúcha, Barão de Cocais, Monte Carmelo, Medeiros, Carmo do Cajuru, Bocaina de Minas,

Curral de Dentro, Campanha, Gonzaga, Leopoldina, Aricanduva, Barra Longa e Luisburgo.

2 votos – Coroaci, São Félix de Minas, Cabo Verde, Santa Maria do Salto, Fervedouro, Ipanema, Baldim, Bom Jesus do Amparo, Pimenta, Sem-Peixe, Ninheira, Rio Casca, Serra da Saudade, Itanhomi, Cataguases, Itaverava, Unaí, Itajubá, Joanésia, Dom Viçoso, Santa Maria de Itabira, Córrego Danta, Frei Lagonegro, Mendes Pimentel, Itatiaiuçu, Tombos, Ubaporanga, Iapu, Monjolos, Muriaé, Dom Silvério, Campo Belo, Aimorés, Nova União, Perdões, Piranguinho, Frei Gaspar, Manhumirim, Marliéria, Passa-Quatro, Rio Manso, Cambuí, Dores do Indaiá, Bom Despacho, Taquaraçu de Minas, São João do Manhuaçu, Jequitibá, Córrego Novo, Itaguara e Capim Branco.

1 voto – Santo Antônio do Monte, Divino das Laranjeiras, Descoberto, Iturama, Divisópolis, Caldas, Belmiro Braga, Congonhas do Norte, Campo Florido, Andradas, Galiléia, Rio Espera, Romaria, Fronteira, Alpercata, Alpinópolis, São Pedro da União, Heliodora, Limeira do Oeste, Manhuaçu, Fronteira dos Vales, Inhaúma, Pratápolis, Alfredo Vasconcelos, Araguari, Sobrália, Teixeiras, Entre-Folhas, Conceição do Rio Verde, Dores de Guanhães, Bom Jardim de Minas, Bugre, Monte Belo, Alvinópolis, Campo do Meio, Presidente Olegário, São Roque de Minas, Bom Jesus do Galho, Oratórios, Paraguaçu, Lajinha, Machado, Tapira, Cachoeira da Prata, Capetinga, Acaiaca, Alto Rio Doce, Jampruca, Congonhas, Delfim Moreira, Cajuri, Candeias, Delfinópolis, Iguatama, Itueta, Doresópolis, Frutal, Águas Formosas, Alvorada de Minas, Tiros, Urucânia, Bertópolis, Engenheiro Caldas, Ituiutaba, Caxambu, Central de Minas, Senador Firmino, Piedade dos Gerais, Resplendor, Miraí, Piedade de Caratinga, São João do Manteninha, Nova Era, Paulistas, Astolfo Dutra, Igaratinga, Jacuí, Nova Ponte, Sacramento, Guapé, Nova Belém, Santa Bárbara do Tugúrio, Virgolândia, Alto Jequitibá, Santa Maria do Suaçuí, São Lourenço, Carmo do Paranaíba, Nova Resende, Planura, Jaguaraçu, Mar de Espanha, Pompéu, Sericita, Cantagalo, Prata e São Tiago.



postado por Oliveira Júnior as 21:02 0 comentários
POLÍCIA

LADRÕES ARROMBAM ESCOLA E FURTAM ARROZ, FEIJÃO E ÓLEO

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Uma escola situada na rua Manoel Bandeira, bairro Veredas, em Janaúba, foi arrombada no último final de semana. Segundo a Polícia Militar, o fato ocorreu na madrugada de sábado, dia 2 de outubro. Os ladrões arrombaram a cantina da escola e furtaram vários gêneros alimentícios, caso de arroz, óleo, feijão. Diante disso, a merenda dos alunos foi afetada.

         Dados do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba apontam o arrombamento numa casa localizada na rua Joana Borges, bairro Rio Novo, nesta cidade. Isso ocorreu na noite de sábado, dia 2, ocasião em que o ladrão arrombou a porta e furtou uma máquina fotográfica.

CARROS ARROMBADOS

Na madrugada de domingo, dia 3, houve o arrombamento num veículo que se encontrava estacionando na rua Rua Salgado Filho, centro. O gatuno conseguiu abrir a porta e, diante disso, furtou um aparelho de som automotivo        Na noite de segunda-feira, dia 4, ocorreu o furto de som automotivo de um veículo estacionado na rua Aimorés, centro.

ASSALTO NUM POSTO

         A PM de Janaúba registrou um assalto que ocorreu na noite de segunda-feira, dia 4. Esse fato foi no pátio de um posto de combustíveis localizado na BR-122, saída para Montes Claros. Dois indivíduos armados com uma faca assaltaram um motorista que estava próximo a um caminhão. Os ladrões roubaram uma bolsa com roupas, um telefone celular e R$ 80,00.



postado por Oliveira Júnior as 18:40 0 comentários
ESPORTE

CAMPEONATO DE FUTEBOL SOÇAITE DO CAIÇARA CLUBE

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Com dois gols de Roberto Santana e um de Yuri Vinícius, o Rei das Tintas goleou a Credivag por 3 a 0, ontem à noite, sexta-feira, dia 07 de outubro, pelo 45º Campeonato de Futebol Soçaite do Caiçara Clube, onde teve o empate sem gols entre Cerâmica Gorutuba e Mecânica Avenida.

         Ainda na noite de ontem, com dois gols de Victor Martins, um de Juarez Pereira e outro de Ageu Rodrigues, o Posto Janaúba venceu por 4 a 3 a Grafitex, cujos gols foram marcados por Rafael Vasconcelos, Luciano Antunes e Libério Lataliza.

PRÓXIMA RODADA

         Amanhã, sábado, dia 9, estão previstas as partidas Eletropio x Confboi, às 17h, pela categoria Master; Mecânica Miguel x Armazém do Campo, às 18h10, pela categoria Aspirante; e Drogavip x Autonorte, às 19h20, pela categoriaTitular.

         No domingo, dia 10, jogarão Alphaville x Ronaldinho Veículos, às 7h50, pela categoria Master; Gás Norte x Kuringa Sport´s, às 9h, pela categoria Aspirante; e Cerâmica Norte Sul x O Boticário, às 10h10, pela categoria Titular.



postado por Oliveira Júnior as 18:09 0 comentários
REGIONAL

A INOVAÇÃO ESTÉTICA E CINEMATOGRÁFICA É O DESTAQUE DO FINAL DE SEMANA

 

MONTES CLAROS (por Elpídio Rocha) – Amanhã, sábado, dia 9 de outubro, o Cinema Comentado Cineclube e o CineSesc apresentam a mais recente obra do cineasta montesclarense Carlos Alberto Prates Correia: Castelar e Nelson Dantas no país dos generais (2007). Na forma de um documentário, o diretor relembra o cinema brasileiro produzido em Minas Gerais nos anos de ditadura por ele e por diretores como Joaquim Pedro de Andrade, Andrea Tonacci, Alberto Graça e Schubert Magalhães. Combinando fotografia do cerrado e imagens de arquivo, a produção ganhou o Kikito de melhor filme, no Festival de Gramado.

Castelar e Nelson Dantas no país dos generais apresenta uma forma cinematográfica sem precedências ou semelhanças com qualquer outra feita no cinema: o filme parece não querer se guiar por qualquer tipo de linha condutora; ao contrário, ele faz questão de transgredir todos os limites que existem entre realidade, ficção e documento.

Se João Moreira Salles, em “Santiago”, construiu seu documentário a partir do filme que não fez, Prates monta uma espécie de inversão e parte de todos os seus filmes já realizados, mais um bocado do que assistiu, para construir um cinema do “eu”.

Para o crítico Leonardo Amaral, o filme é a “expressão verdadeira de alguém que tem o cinema como fonte inesgotável de questões, sendo possível extrair dele questões humanísticas e estéticas que desafiam os paradigmas da imagem”. Castelar e Nelson Dantas no país dos generais é, fundamentalmente, uma obra pessoal que estimula a viagem pelo cinema brasileiro com as percepções tão humanas e particulares de Carlos Alberto Prates. Classificação indicativa: 16 anos.

O Cinema Comentado Cineclube, em parceria com o CineSesc, acontece todo sábado, a partir das 19h, no Sesc-Pousada Montes Claros – rua Viúva Francisco Ribeiro 199. A entrada é gratuita e há sempre um bate-papo após as exibições.



postado por Oliveira Júnior as 17:15 0 comentários
quarta, 29 setembro, 2010
REGIONAL

ROBÔ ESPIÃO VAI SER DESTAQUE EM FEIRA, EM MONTES CLAROS

 

Foto Divulgação: Robô espião que estará em exposição em Montes Claros, nesta semana.

 

MONTES CLAROS (por Rosângela Silveira) – A Fundação Educacional Montes Claros (Femc) realiza de hoje, quarta-feira, dia 29 de setembro, a sábado, dia 02 de outubro, o “9º Workshop de Ciência, Cultura e Tecnologia - Mostra de Trabalhos Científicos”. Este ano, o evento traz grandes novidades, entre elas o novo local de instalação do Workshop: a avenida Deputado Esteves Rodrigues, próximo ao circuito de bares.

         As atividades serão realizadas com a participação de alunos e professores das unidades de ensino ligadas à Femc: Faculdade de Ciência e Tecnologia (Facit), Escola Técnica e Colégio Delta que estarão mostrando cerca de 90 projetos científicos em diversas áreas.

         Durante os dias de realização do evento, é esperada a visita de milhares de pessoas, a maioria estudantes que poderão conhecer de perto os trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos da Instituição.

         Neste ano, o evento apresentará o IX Seminário da Interdisciplinaridade do Cálculo e Física da Engenharia, Mostra de Projetos Integradores da Escola Técnica, Colégio Delta e Facit, Museu da Informática, Arena de Robôs, Oficina de Artes com materiais reciclados do Projeto Juventude Cidadã, Tenda Eletrônica com o DJ Marcelo Rocha e Praça de Alimentação com o Barzinho do Theo, entre outros.

ROBÔ

Um dos destaques do evento será um robô espião que está sendo desenvolvido por uma equipe de professores e acadêmicos de Engenharia da Facit. O robô terá forma aproximada de um humanóide com rodas e  será capaz de monitorar locais através de câmeras e sensores infravermelho. Todo o controle do equipamento será feito à distância, via internet, em qualquer lugar do mundo. O protótipo do projeto que já está em fase final, terá altura aproximada de um metro e vinte.

         O evento também faz parte da programação da Semana da Ciência e Tecnologia promovida pelo Governo Federal em todo o Brasil.



postado por Oliveira Júnior as 09:11 0 comentários
POLÍCIA

OCORRÊNCIAS REGISTRADAS PELO 51º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DE JANAÚBA

 

         A Polícia Militar está a procura de um cidadão infrator que cometeu um furto no bairro Rio Novo, mais precisamente na rua Filomena Magalhães. O indivíduo aproveitou da ausência dos moradores, entrou na casa através do telhado e furtou uma aliança de ouro, um telefone celular e diversas peças de roupas.

         Na praça Dr. Rockert, centro de Janaúba, no último dia 25 de setembro, policiais militares estiveram à procura de um cidadão infrator que furtou uma bicicleta, que se encontrava estacionada em frente a um bar.

         No dia 26, a PM esteve a procura de um cidadão infrator que cometeu um roubo na rua Antonino Antunes, no Centro. A vítima relatou aos militares que transitava pela rua quando foi abordada por um infrator desconhecido. O infrator furtou da vítima uma pequena bolsa, contendo a quantia de R$ 15,00 reais.

         A Polícia Militar prendeu em flagrante no último 26, os cidadãos infratores Anderson Fernando dos Santos Coutinho, 19 anos, e Edicarlos Fagundes da Silva, 18 anos. A PM fazia o patrulhamento pelo bairro Ribeirão do Ouro quando deparou com o cidadão infrator Anderson, mais conhecido como “Guri”, em uma motocicleta sem placa de identificação. Ao avistar a viatura da PM, o infrator fugiu em alta velocidade, sendo acompanhado pela guarnição e abordado em uma rua do bairro Isaias Pereira.

         Ao abordar o infrator, os militares constataram que a motocicleta que ele pilotava era produto de um furto ocorrido no dia 22 de setembro, na cidade de Porteirinha. Na casa do infrator os policiais militares encontraram vários acessórios e equipamentos da motocicleta. Os policiais militares constataram que a motocicleta foi furtada pelo infrator Edicarlos, conhecido como “Dica”, também residente no bairro Isaías Pereira, e que foi preso. Na casa de Edicarlos foram encontradas peças da motocicleta.

         Outro veículo foi localizado na avenida Edílson Brandão Guimarães, no bairro Califórnia, na cidade de Nova Porteirinha. Os militares faziam o patrulhamento pela avenida e depararam com uma motocicleta abandonada. Esse veículo teria sido furtado.

         Na manhã do último domingo, dia 16, policiais militares da Polícia Rodoviária recuperaram uma motocicleta que havia sido furtada no dia 14 de setembro, na rua Francisco Sá, em Janaúba. A motocicleta estava abandonada no km 138 da rodovia MG-401, saída para Jaíba. A cor da moto estava adulterada de azul para preta. Também houve adulteração na numeração da placa.

         A Polícia Militar está a procura de cidadãos infratores que cometeram um assalto no bairro Padre Eustáquio. Esse fato ocorreu no último domingo, dia 26 de setembro. A vítima, uma aposentada de 71 anos, relatou aos militares que foi abordada por um indíviduo que a ameaçou. O ladrão roubou uma bolsa na qual estavam chaves, óculos, uma bíblia, um telefone celular e R$ 15,00.



postado por Oliveira Júnior as 09:04 0 comentários
domingo, 26 setembro, 2010
COLUNA

FATOS E PAUTAS

 

* Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br)

 

DOIS VOTOS PARA SENADORES

Na eleição deste ano o eleitor poderá votar em dois candidatos ao Senado. Isso sem contar que ele iniciará a votação com a escolha dos candidatos a deputado estadual e depois a deputado federal. Penso que não há necessidade o sistema determinar que se vote em dois candidatos a senador, pois isso é possível causar complicações ao eleitor. Bastaria votar apenas num candidato, por mais que se tenha eleger dois. Se votar duas vezes em senadores porque são duas vagas, então por que não votar 77 vezes (77 vagas) para deputado estadual e 53 vezes (53 vagas) para deputado federal, em Minas? E até hoje não vi e nem ouvi uma resposta condizente sobre o porquê do mandato do senador ser de 08 anos e não 04, como ocorrem para os demais cargos eletivos. Penso também que, para diminuir a quantidade de vezes (são seis candidatos) em que o eleitor terá que votar neste ano, a eleição para senador deverá coincidir com a eleição municipal quando, então, só se votar em dois candidatos: prefeito e vereador. Em 2012 também haverá eleição municipal para escolha do Juiz de Paz.



postado por Oliveira Júnior as 10:49 0 comentários
COLUNA

FATOS E PAUTAS

 

* Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br)

 

ENTREVISTA

 

A janaubense Angélica Cristine de Almeida Campos, do Instituto de Ciências Biomédicas II, da Universidade de São Paulo (USP) nos encaminha o seguinte e-mail às 19h28 do dia 22 de setembro: “Boa noite Oliveira Júnior. Estou escrevendo para lhe encaminhar nossa entrevista à Agência Fapesp (um canal de divulgação científica no Estado de São Paulo) a respeito do tema de minha tese de doutorado, demonstrando a importância do estudo da Raiva como doença”, atenciosamente. Angélica Campos, do Laboratório de Virologia Clínica Molecular/ Departamento de Microbiologia, da USP, São Paulo.



postado por Oliveira Júnior as 10:40 0 comentários
SAÚDE

JANAUBENSE REALIZA PESQUISA CIENTÍFICA SOBRE O VÍRUS DA RAIVA

 

Foto Divulgação: A janaubense Angélica Cristine de Almeida Campos realiza Doutorado pela USP.

 

SÃO PAULO (por Alex Sander Alcântara/Agência FAPESP) – O Brasil tem conseguido controlar há mais de uma década a raiva urbana, que é transmitida principalmente pelo contato com cães. Mas, apesar de controlada, variantes do vírus continuam circulando por meio de animais silvestres, particularmente uma transmitida por morcegos que se alimentam de sangue (hematófagos). Pesquisadores brasileiros, incluindo uma janaubense, deram um passo importante no estudo do problema ao concluir o sequenciamento completo do genoma dessa variante mantida pela espécie Desmodus rotundus.

         Este blog, juntamente com o Jornal da Serra Geral e o jornal O Norte, publica trecho da reportagem, divulgada no dia 16 deste mês, da agência FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – que cita também a atuação da janaubense Angélica Cristine de Almeida Campos, que faz Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), nessa pesquisa sobre o vírus da raiva. A reportagem completa está no site da FAPESP, através do link http://www.agencia.fapesp.br/materia/12776/especiais/virus-da-raiva-tem-variante-sequenciada.htm.

         De acordo com Silvana Regina Favoretto, pesquisadora científica do Instituto Pasteur e Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Raiva do Laboratório de Virologia Clínica e Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), que orientou o estudo, o sequenciamento abre caminho para novos trabalhos científicos.

         A pesquisa compreende também a tese homônima de Angélica Cristine de Almeida Campos, cujo trabalho, sob orientação de Silvana, é realizado no ICB-USP e vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Biotecnologia, que reúne alunos da USP, do Instituto Butantan e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

         “Há pouco mais de 15 anos só conseguíamos saber se alguém tinha raiva ou não. Todas as variantes do vírus já circulavam entre nós, mas, como não sabíamos o tipo atribuíamos normalmente à variante mantida por populações de cães”, disse Silvana. O sequenciamento poderá ajudar a identificar como o vírus evolui e se mantém circulante com tanto sucesso.

         A sequência completa da variante do vírus da raiva será depositada em breve no banco do National Center for Biotechnology Information (NCBI).

PADRONIZAÇÃO DE UM NOVO MÉTODO

         “Pelo método tradicional, teríamos de realizar a síntese de cDNA (DNA complementar) pelo menos cinco vezes. Com a nova técnica desenvolvida, analisamos a mesma quantidade de material de uma vez só, com economia de tempo e dinheiro. É a primeira vez que esse procedimento é descrito para o vírus da raiva”, afirmou Angélica Almeida Campos, doutoranda no ICB-USP.

PAPEL ECOLÓGICO

         Segundo Silvana, não se pode encarar o morcego hematófago como vilão ou responsável pela raiva, porque esse animal também sofre com a doença. “O problema é que invadimos o habitat dele e causamos desequilíbrios ecológicos”, disse, destacando que eliminá-los por completo não é uma saída prudente.

         No Brasil, assim como em outros países onde ocorre a raiva transmitida por esses morcegos, o Ministério da Agricultura padronizou e regulamentou o uso de uma pasta vampiricida de efeito anticoagulante que provoca a morte de morcegos hematófagos, com a finalidade de controlar em número as populações. “Mas esses morcegos, assim como outras espécies, têm um papel ecológico importante”, afirmou Angélica.

         Manter os animais domésticos vacinados é muito importante, segundo Silvana. Pessoas que são atacadas por animais, silvestres ou não, devem procurar o serviço de saúde para ser orientado quanto à necessidade de vacinação. “Isso é uma falha muito grande na educação em saúde. Muita gente poderia não ter morrido se fizesse isso”, disse ao destacar o dia 28 de setembro Dia Mundial da Raiva.

**A reportagem completa está no site da FAPESP, através do link:

 

http://www.agencia.fapesp.br/materia/12776/especiais/virus-da-raiva-tem-variante-sequenciada.htm



postado por Oliveira Júnior as 10:37 0 comentários
COLUNA

FATOS E PAUTAS

 

* Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br)

 

 

Foto Oliveira Júnior: A blusa de algodão e o pote (a dança do pote) simbolizam o patrimônio cultural de Janaúba.

 

 

NOSSO PATRIMÔNIO

 

Assim com o algodão predominou nos anos 80, a banana tem sido o patrimônio sócio-econômico da região da Serra Geral de Minas. Da mesma forma acontece na área cultural. A cerâmica Maria Buçu é patrimônio cultural de Nova Porteirinha. Na concepção da educadora e artesã Vilma Meira é preciso notabilizar a blusa gorutubana, feita de algodão, como patrimônio cultural de Janaúba.



postado por Oliveira Júnior as 10:29 0 comentários
COLUNA

FATOS E PAUTAS

 

* Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br)

 

 

 

Foto Oliveira Júnior: Vilma Meira, coordenadora as ações de arte e cultura no município de Janaúba.

 

 

SIM, TEMOS ARTESANATO

 

Na condição de representante do setor de Cultura da Prefeitura de Janaúba, Vilma Meira, durante a reunião realizada esta semana no campus da Unimontes, em Janaúba, enalteceu o empenho dos artesões gorutubanos e da região da Serra Geral de Minas em proporcionar, através dos seus talentos, a riqueza cultural existente nessa região. Vilma cita que o artesanato janaubense vai além das fronteiras estaduais, pois também é exposto e comercializado na Europa. Em julho deste ano, os artesões de Janaúba expuseram durante uma semana na galeria da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, as riquezas culturais de Janaúba.



postado por Oliveira Júnior as 10:23 0 comentários
COLUNA

FATOS E PAUTAS

 

* Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br)

 

 

Foto Oliveira Júnior: Dirceu Colares, presidente da Associação dos Fruticultores do Norte de Minas.

 

 

YES. TEMOS BANANAS

 

Em reunião realizada esta semana no campus da Unimontes, em Janaúba, o presidente da Abanorte (Associação dos Fruticultores do Norte de Minas), Dirceu Colares, juntamente com Ivanete Silva, gerente da associação, ressaltaram a importância da fruticultura norte-mineira, principalmente com a produção de banana que abastece, inclusive, o mercado europeu.



postado por Oliveira Júnior as 10:15 0 comentários
REGIONAL

ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM VISITAM O LAR DAS VELHINHAS

 

MONTES CLAROS (por Andréia Pereira) – Em comemoração à Semana do Idoso, a Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas -, através dos acadêmicos do curso de enfermagem, visitará o Asilo Lar das Velhinhas a partir das 14h deste domingo, dia 26 de setembro. Durante a ação, os acadêmicos vão realizar uma seresta, um café da tarde e um bingo.

Segundo a acadêmica Lorena Pereira e Moura, do 6º período de enfermagem integral, trata-se de uma ação muito importante pelo fato de os acadêmicos terem a oportunidade de proporcionar uma tarde de lazer aos moradores do asilo: “É uma forma de ajudar o próximo, é uma ação do bem”, afirma a acadêmica.

DIA DO IDOSO

A semana em comemoração ao idoso ocorre por conta do Dia do Idoso, comemorado no dia 27 de setembro. A data foi estabelecida em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no país, seus direitos e dificuldades.

É perceptível que a população no mundo está ficando cada vez mais velha, o que faz a Organização Mundial da Saúde afirmar que por volta de 2025 haverá mais idosos do que crianças no planeta. E essa notícia é consequência dos avanços nas áreas da saúde que proporcionam mais saúde e qualidade de vida para a 3ª idade.



postado por Oliveira Júnior as 09:46 0 comentários
REGIONAL

CURTAS SOBRE ESCRITORES MARCAM A PROGRAMAÇÃO DO CINESESC, HOJE, EM MONTES CLAROS

 

MONTES CLAROS (por Elpídio Rocha) – Neste domingo, dia 26 de setembro, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube exibem uma seleção de curtas produzidos por Fernando Sabino e David Neves. Os dez filmes revelam a sensibilidade de Sabino ao abordar colegas escritores em documentários intimistas e reveladores. Além disso, os curtas revelam a imensa diversidade literária brasileira, documentada por alguém que possuiu muita autoridade no assunto. Classificação indicativa da programação: 10 anos.

Serão exibidos:

1) O FAZENDEIRO NO AR: CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Um dia na vida do grande poeta de nosso tempo. A presença de Minas como fonte permanente de inspiração da sua poesia.

2) EM TEMPO DE NAVA: PEDRO NAVA

Considerado, durante anos, poeta bissexto, Nava destaca-se no cenário literário com as suas memórias, verdadeiro monumento de nossa literatura.

3) O CURSO DO POETA: JOÃO CABRAL DE MELO NETO

O curso de sua poesia, como a do Rio Capibaribe que ele cantou em seus versos, é tratado pelo próprio João Cabral para desvelar a impressionante paisagem nordestina e sua sofrida fauna humana.

4) VEREDAS DE MINAS: JOÃO GUIMARÃES ROSA

Depoimentos ao vivo de Manuelzão, Zito e outros personagens do criador de "Grande Sertão-Veredas", sobre o romancista e o mundo fabuloso onde recolheu o material para a sua obra imortal.

5) O HABITANTE DE PASÁRGADA: MANUEL BANDEIRA

A tocante simplicidade de Bandeira na sua solidão: seus hábitos diários, os momentos de inspiração poética, o ambiente em que viveu. Um documento precioso para a história da literatura brasileira.

6) POESIA, MÚSICA E AMOR: VINÍCIUS DE MORAES

Uma visão do poeta, desde os primeiros versos aos seis anos de idade, até os sucessos alcançados em shows musicais no Brasil e na Europa. Uma vida numerosa e rica de experiências, vivida sob signo do verso, da melodia e da mulher.

7) UM CONTADOR DE HISTÓRIAS: ÉRICO VERÍSSIMO

O criador da saga do Rio Grande do Sul em seu ambiente, cercado pelo clã familiar: o convívio com os filhos e os netos, o retorno à cidade onde nasceu, a explicação de sua obra, de viva voz.

8) NA CASA DE RIO VERMELHO: JORGE AMADO

O mundo numeroso e multiforme do criador de Gabriela em sua própria casa, cercado de amigos, artistas plásticos, obás e orixás do candomblé. A própria Bahia no microcosmo em que vive o romancista, e sua profissão de fé de homem e artista.

9) ROMANCISTA AO NORTE: JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA

O autor de “Bagaceira”, surpreendido na terra de que se fez intérprete – a Paraíba, revela a lucidez e integridade que caracterizaram a sua presença na vida pública e intelectual do Brasil.

10) O ESCRITOR NA VIDA PÚBLICA: AFONSO ARINOS DE MELO FRANCO

Uma linhagem intelectual que remonta as mais legítimas tradições da inteligência brasileira: a presença de Arinos, como escritor e intelectual, nos mais dramáticos momentos de nossa política e nossa vida pública.

O CineSesc acontece em parceria com o Cinema Comentado Cineclube apresentando sessões todos os domingos, a partir das 19h. O endereço é rua Viúva Francisco Ribeiro, 199. As sessões são gratuitas, abertas a todos os interessados, e depois acontece um bate-papo com a platéia sobre o filme apresentado.



postado por Oliveira Júnior as 09:35 0 comentários
sábado, 25 setembro, 2010
POLÍCIA

PM ENCONTRA FETO DEBAIXO DA PONTE, EM JANAÚBA

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Policiais do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba encontraram um feto debaixo da ponte da linha férrea, entre os bairros Gameleira e Nova Esperança, na cidade de Janaúba. O embrião, segundo a PM, estava em estado de putrefação.

         Tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil investigam com o intuito de identificar e localizar a mulher que estava grávida e teria feito aborto e jogado o feto debaixo da ponte que passa por cima do rio Grutuba, entre as cidades de Janaúba e Nova Porteirinha.



postado por Oliveira Júnior as 12:02 0 comentários
REGIONAL

CENSO APONTA CRESCIMENTO NA POPULAÇÃO DE JAÍBA

 

Foto Rivas do Gás: Cidade de Jaíba, onde, segundo levantamento preliminar do IBGE, surge um novo habitante a cada dois dias.

 

JAÍBA (por Oliveira Júnior) – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda não concluiu o Censo 2010, mas dados preliminares obtidos por este blog e pelos jornais da Serra Geral e O Norte nessa quinta-feira, dia 23, mostram que a população de Jaíba cresceu em comparação com a estimativa de julho de 2009, feita pelo próprio instituto.

         O incremento na quantidade de habitantes de Jaíba aproxima-se de 1%. Isso representa 189 pessoas a mais neste ano, quer dizer, a cada dois dias o município jaibense ganhou um novo habitante, entre julho de 2009 e este mês. Na quinta-feira, dia 23, o censo 2010 apontava Jaíba com 32.379 contra 32.190 (da estimativa de 2009). Ainda conforme apuração deste blog e dos jornais O Norte e Serra Geral, os recenseadores visitaram 88% dos 9.755 domicílios de Jaíba, até o dia 23 de setembro.

NA SERRA GERAL

         Com uma população estimada em 286.863 habitantes nos 16 municípios, a região da Serra Geral de Minas tinha, até quinta-feira, dia 23, sido atingida por 93,60% dos trabalhadores dos recenseadores que, até então, contabilizavam a existência de 268.527 moradores nessa região.

         Em Janaúba, 17.213 dos 20.766 imóveis cadastrados haviam sido visitados pela equipe do Censo 2010 que notificaram a existência de 62.098 habitantes, ou seja, 91% da estimativa populacional de 68.527 moradores. Em Nova Porteirinha, 97% da população de 7.597 habitantes haviam sido recenseadas.

         Em Porteirinha, com 96% dos domicílios visitados, o Censo 2010 registra a existência de 36.433 habitantes para a estimativa de 37.842 moradores. Em Mato Verde, os recenseadores têm visitado cinco imóveis a mais do previsto e a contagem populacional parcial é de 12.434 (96% do estimado). Em Catuti, dos 5.473 habitantes esperados, 5.007 já foram recenseados.

         Pelo menos 94% (30.657) da população estimada (32.461) de Espinosa foram incluídos no Censo 2010, que cadastrou dados de 86% dos domicílios. 21.605 dos 22.838 habitantes de Monte Azul estão inclusos no censo deste ano.



postado por Oliveira Júnior as 11:56 0 comentários
REGIONAL

MONTES CLAROS TEM 157 MIL ELEITORES SOLTEIROS E 72 MIL CASADOS

 

MONTES CLAROS (por Oliveira Júnior) – Falta uma semana para a eleição geral em que 238 mil eleitores do município de Montes Claros estarão aptos para escolher os governantes e legisladores. Seguindo a tendência estadual, o eleitorado de solteiro é maioria neste município, onde para cada cem eleitores um declarou como estado civil ser separado judicialmente.

         Com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), este blog e o jornal O Norte constataram constatou que dos 238.405 eleitores cadastrados em Montes Claros, 157.181 (65,93%) são solteiros, enquanto que a legião de casados representa 30,43%, ou seja, 72.546 possuem união matrimonial.

         Pelo menos 2.338 eleitores são separados judicialmente. São 3.729 pessoas que declararam o estado civil de viuvez e 2.105 são divorciados. O TSE informa ainda que 506 eleitores montesclarenses não informaram o estado civil.

 EM MINAS GERAIS

         No dia 03 de outubro, 14.522.090 eleitores em Minas Gerais irão participar do processo eleitoral. Desse total, 8.973.867 (61,79% do eleitorado) são solteiros e 4.921.314 (33,88%) são casados. Entre os eleitores mineiros há 267.542 (1,84%) viúvos, 172.587 separados judicialmente, 164.159 divorciados e 22.621 que não declararam a qual estado civil pertencem.



postado por Oliveira Júnior as 11:53 0 comentários
COLUNA

FATOS E PAUTAS

 

* Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br)

 

ESPAÇO DO LEITOR

 

O novaporteirinhense Warley Alves Batista, atualmente na capital do Brasil, envia correspondência a esta coluna. Eis o teor do e-mail: “Olá, meu caro amigo Oliveira Júnior! Venho, por meio deste, primeiro parabenizá-lo pelo grande trabalho que vem fazendo no Norte de Minas, e em segundo pelo grande carinho que tem tido comigo, desde as grandes conquistas. Percebo que você é um grande Jornalista, pois colocou a sua profissão a serviço da sociedade e ressaltando, as boas causas. Você tem feito do seu Jornalismo, meios em que a sociedade possa realmente se informar e, além disso, valorizar as boas causas que acontece no nosso mundo. Você é realmente uma pessoa pautada nos princípios éticos. Estou morando atualmente em Brasília-DF e estudo Filosofia. Em outubro estarei indo para Nova Porteirinha, no dia 22, e ficarei até dia 24, juntamente com a presença do Padre Pedro (Salesiano de Dom Bosco) que é meu formado... no dia 24 de outubro Pe. Pedro irá celebrar na Paróquia de Nova Porteirinha a missa das 7h, dedicada a Dom Bosco ("Pai e Mestre dos Jovens") e especialmente aos Jovens... desde já agradeço pela sua atenção”, Warley Alves Batista

 

MARIA DOMINGUES, ÍCONE DA COMUNICAÇÃO

 

É de grande valia o artigo feito pelo cronista Aroldo Cangussu, na última edição do Jornal da Serra Geral, sobre Dona Maria Domingues, uma digníssima personalidade janaubense que, aos 91 anos, faleceu no dia 12 deste mês. Reitero o que o colega Aroldo Cangussu citou em sua coluna e acrescento que Dona Maria Domingues, ao lado do esposo João Domingues, já falecido, foram ícones da comunicação social em Janaúba. Por muito tempo, eles foram distribuidores do jornal “Estado de Minas”, nos anos 70 e 80, que vinha de ônibus da capital mineira e desembarcava no então ponto de ônibus de Janaúba, na praça Dr. Rockert, ao lado da residência do casal Domingues.



postado por Oliveira Júnior as 11:49 0 comentários
Perfil
oliveirajunior
Meu Perfil

Meus Links
Hotéis no Brasil
DNS Grátis
Criar Blog
Usuários on-line
EncontraSP
Hoteis

Palavras-Chave
>> FALSA
>> JORNALISTA
>> É
>> PRESA
>> APLICANDO
>> GOLPES
>> EM
>> PARAOPEBA

Favoritos
Oliveira Júnior Janaúba-MG
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
>> MEU SITE
>> BLOG
>> RELIGIÃO
>> RELIGIÃO
>> POLÍCIA
>> ESPORTE
>> CIDADE
>> COLUNA
>> COLUNA
>> CIDADE

Arquivos
01 junho, 2013
01 dezembro, 2010
01 novembro, 2010
01 outubro, 2010
01 setembro, 2010
01 agosto, 2010
01 julho, 2010
01 junho, 2010
01 maio, 2010
01 abril, 2010
01 março, 2010
01 fevereiro, 2010
01 janeiro, 2010
01 dezembro, 2009
01 novembro, 2009
01 outubro, 2009
01 setembro, 2009
01 agosto, 2009
01 julho, 2009
01 junho, 2009
01 maio, 2009
01 abril, 2009
01 março, 2009
01 fevereiro, 2009
01 janeiro, 2009
01 dezembro, 2008
01 novembro, 2008
01 outubro, 2008
01 setembro, 2008
01 agosto, 2008
01 julho, 2008
01 junho, 2008
01 maio, 2008
01 abril, 2008
01 março, 2008
01 fevereiro, 2008
01 janeiro, 2008
01 dezembro, 2007
01 novembro, 2007
01 outubro, 2007
01 setembro, 2007
01 agosto, 2007
01 julho, 2007

134683 acessos
CRIAR BLOG GRATIS
..