Orçamento Participativo Nordeste
Orçamento Participativo Nordeste
segunda, 29 junho, 2009
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO ALTERNATIVA CONCRETA PARA A CONSOLIDAÇÃO DA CIDADANIA

A participação direta da população de forma organizada e permanente determinaram e determinan a inversão de prioridades nos investimentos públicos. A ação consciente de homens e mulheres no Orçamento Participativo, exigem dos governos a transparência com o dinheiro público, concretizando o caráter público das administrações.

O resultado desta prática democratica é a parceria da população - setores historicamente sem acesso a elaboração e execução de orçamento público, com a administração pública evitam o desperdício de recursos e clientelismo político. Ao longo da história o orçamento público só serviu as elites consagrando graves deformações e concentração de renda.

em Porto Alegre a partir de um sistema inovador, o orçamento Municipal passou a ser produzido com ação planejadora dos investimentos públicos, que alem de minimizar as mazelas impostas pelo atual sistema, possibilita também a elevação da consciência desta população.

Certamente o grau de conhecimento não é o mesmo entre os paticipantes do OP, porém o mais importante é que esta prática resulta em experiências que tem a potencialidade de compor um projeto maior, qual seja, da construção de uma democracia que conscientize e seja transformada de si mesma e possibilite a conquista da tão sonhada cidadania.

O OP é uma forma de combate à corrupção e a má utilização de recursos públicos, uma cidade participativa consegue evitar tais deformações.

O OP trouxe a possibilidade do povo ser  o construtor de alternativas que possibilitam atender suas necessidades e desejos. A comunidade passou a ser positiva, critica e de não ter medo de debater os investimentos públicos que entendem ser melhor para sua região ou para seu município, pois nunca se sentiram sujeitos e apenas entendiam a cidadania como a pratica de irem as urnas para elegerem seus representantes, que deveriam defender suas prioridades.

Na democracia representativa só os eleitos tem acesso às informações de caráter público, enquanto que na democracia participativa as informações são apropriadas por todos, sem distinção. No processo do OP a eleição dos conselheiros e delegados que combina a fixação direta de prioridades pela população, com mandato revogável estabelece uma nova forma para a pratica da democracia.

Ao se apropriarem do processo do OP os cidadãos, seja de qualquer classe social, tem acesso a uma gama de conhecimento que garantam na pratica o exercício da cidadania.

A democracia participativa ao contrário da representativa, abre um novo caminho na gestão dos recursos públicos, bem como nas diretrizes das ações de governo, pois os cidadãos passam a ser na pratica gestores de sua cidade.

Através da democracia representativa e participativa é que conseguiremos concretizar uma sociedade justa e igualitária, somente com a combinação destas formas de participação é que conseguiremos construir a verdadeira cidadania.

MARILIA FIDELL

CONSELHEIRA DO OP DE PORTO ALEGRE



postado por 114592 as 03:26:06 #
0 Comentários

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
114592
Meu Perfil

Links
Hotéis no Brasil
DNS Grátis
Criar Blog
Blog Grátis
Hoteis

Palavras-Chave
OP

Favoritos
Orçamento Participativo Nordeste
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Gerência Regional do Orçamento Participativo Nordeste

Posts Anteriores
BH E PORTO ALEGRE DISCUTEM EXPERIÊNCIAS DE OP
COMFORÇA DISCUTE ANDAMENTO DE PROJETOS DO OP 2008/2008 - 2009/2010
LICITAÇÃO DE OBRAS DO OP 2007/2008
CENTRO DE SAÚDE CONJUNTO RIBEIRO DE ABREU
PREFEITO VISITA STAND DO OP NA AÇÃO GLOBAL SESI/REDE GLOBO
SAÚDE GANHA MAIS UMA UNIDADE NA NORDESTE
AÇÃO GLOBAL DO SESI / REDE GLOBO
REUNIÃO DA COMFORÇA
GRUPO GERENCIAL DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DEBATE ANDAMENTO DAS OBRAS
PBH LICITA PROJETOS DAS OBRAS DO OP 2009/2010

Arquivos
2009, 09 julho
2009, 29 junho
2009, 23 junho
2009, 15 junho
2009, 01 junho
2009, 28 maio
2009, 25 maio
2009, 15 maio
2009, 06 maio
2009, 04 maio
2009, 29 abril
2009, 28 abril
2009, 20 abril
2009, 03 abril
2009, 02 abril
2009, 25 março

2831 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..