ORLANDO BATISTA DOS SANTOS
ORLANDO BATISTA DOS SANTOS
domingo, 07 outubro, 2007
A GUERRA DA ÁGUA


Para simples leitura ou encenação

A fim de contribuir com o debate sobre Ecologia e Meio Ambiente, o autor coloca à disposição dos leitores este trabalho cujo tema central é a água. Considerado por muitos analistas como um dos piores problemas que a humanidade terá de enfrentar – e já o está enfrentando – a água, que já se tornou pano de fundo de várias guerras pelo mundo, merece uma reflexão urgente e séria quanto à sua preservação livre de poluentes e também sobre sua disponibilização para consumo humano.

Não dá mais para ignorar que estamos diante de um grave problema em relação à água, e ninguém está dispensado desse debate. Daí a importância de "A Guerra da Água", trabalho em forma de teatro, à disposição daquelas pessoas comprometidas com construção de um mundo melhor e verdadeiramente sustentável.

No entanto, a melhor aplicação parece ser mesmo nas escolas, uma vez que o texto é curto e os argumentos bastante simplificados, texto que poderá ser utilizado em programas de educação ambiental, podendo ser encenado pelos próprios alunos, quer nas escolas ou nas próprias comunidades. Além de proporcionar a conscientização das pessoas em relação ao meio ambiente, a encenação do texto se constituirá, para os alunos, como importante exercício experimental de teatro.

DESCRIÇÃO

Emoções, risos e reflexões nesta peça de teatro ambiental!

"A Guerra da Água" é uma sátira carregada de metáforas e muito humor, envolvendo grupos econômicos, a política e a sociedade. Uma empresa de capital alienígena, estende suas teias para garantir o monopólio da água no mundo. No Brasil, a empresa influencia na política e defronta-se com o movimento dos "sem-água", que luta para garantir água potável para todos.

No centro da trama estão os caipiras, representação dos excluídos; expulsos de suas terras pela falta d’água, vão para a cidade e fazem apresentações de danças típicas para ganharem a vida, mas têm um fim trágico, já que a água que consomem está envenenada.

O texto já foi lido por milhares de pessoas, e muitas escolas o tem utilizado em apresentações em programas de educação ambiental.

Como obter o texto:

Acesse  http://conteudosvirtuais.com.br/vivali.asp?IdSeguro=372645441&loja=1186&div=11&link=VerProduto&Produto=97932

ou

 http://conteudosvirtuais.com.br em Literatura Nacional


postado por 75608 as 11:24:52 #
1 Comentários

Orlando Batista dos Santos:
Prezados amigos: nosso blog permaneceu por muito tempo inoperante por falha no sistema.
Finalmente restabelecido, esperamos contar com a mesma simpatia de sempre.
Um abraço fraterno a todos vocês.
06/05/2013 23:07:00  

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
75608
Meu Perfil

Links
Blog Grátis

Palavras-Chave
GUERRA
DA
ÁGUA

Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
LIVRO HERÓIS CAIPIRAS
SAIU NA IMPRENSA

Arquivos
2008, 01 janeiro
2007, 01 outubro
2007, 01 setembro

2762 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..