Pôla Pinto
Pôla Pinto
sexta, 18 janeiro, 2008
Sindicato Trabalha desenvolvimento em Comunidades Rurais.

    O município de Janduis a cada dia se destaca pelo bom nível de organização e desenvolvimento em suas comunidades rurais. Isso em virtude da atuação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que tem tido uma participação direta e decisiva tanto no processo de organização como na implantação de diversas políticas publicas para a zona rural do município. A atuação do Sindicato tem gerado um desenvolvimento econômico e social voltado para a economia solidária de Janduís. Atualmente são 19 Associações rurais que se organizam através do Fórum Municipal dos Movimentos Populares de Janduis. Esse movimento organizado já conseguiu mais de 270 cisternas de placas através do P1MC, e a Perfuração de cinco poços manual rasos, duas barragens subterrâneas e duas cisternas de 50 mil litros de água, cada uma dessas cisternas através do programa Água é vida.
“Temos priorizado a questão Hídrica tendo em vista as dificuldades que enfrenta as comunidades em relação a questão da água”, destaca o  sindicalista Raimundo Canuto de Brito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais..

        

                   A formação e a capacitação dos agricultores e dirigentes tem sido outra prioridade do sindicalista dentro do seu modelo administrativo. Isso vem acontecendo em todas as comunidades rurais sobre o comando do STR, e os bons resultados desse processo tem possibilitado uma maior intervenção e participação dos agricultores no processo de definição das políticas públicas e no próprio fortalecimento das Associações Rurais. Outra conquista tem sido o aumento no numero de acesso por parte dos agricultores familiares aos financiamentos no programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar “PRONAF”, na avaliação do Presidente do STR Raimundo Canuto de Brito, o aumento no acesso se deu com a fundação da ONG , Centro Padre Pedro Neefs que vem trabalhando as políticas de créditos o CCP, que também é parceiro do Projeto Dom Helder Câmara que atua  nas  comunidades Rurais de Arrimo , Verruma e Assentamento Pau de Leite, com 65 famílias nas três comunidades . O Centro Padre Pedro que surgiu com a iniciativa do STR e de um grupo de técnicos com atuação em vários segmentos, e ainda desenvolve outros projetos como, o Semeando a Agroecologia em parceria com a rede Pardal , o Projeto Saf-MDA que trabalhou vários aspectos da economia popular solidária como a experiências de hortas orgânica e discussão do sistema de agrofloresta no semi-árido e o programa em experiências piloto onde apenas dois municípios foram contemplados sendo Janduis um  deles .

        

O Sindicato ainda tem participado na mobilização para que outras políticas também possam chegar á zona rural. Entre essas políticas, estão a Compra direta, garantia safra, Mova Brasil, Luz para Todos, Programa de Desenvolvimento Solidário, melhoramento Genético do rebanho Bovino e Caprino, campanha de documentação e outros, projetos e programas também foram articulados pela Prefeitura Municipal, parceira do Sindicato e um dos principais parceiros do projeto PDA Carnaúba, da Visão Mundial,que também tem atuação no município.

 


postado por 41570 as 09:02:16 #
0 Comentários

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
41570
Meu Perfil

Hora Certa
Links
Blog da prefeitura (Messias Targino)
Blog de João do PT (Severiano Melo)
Blog de Leonildes (Itaú)
Blog Aluisio Dutra (Patú))
Jornal Correio da Tarde
Jornal De Fato
Jornal O Mossoroense
Jornal Gazeta do Oeste
Site Oficial do PT
BLOG DA FETRAF MEDIO OESTE

Palavras-Chave
Sindicato
Trabalha
desenvolvimento
em
Comunidades
Rurais

Favoritos
Pôla Pinto
PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
Sindicalista deverá disputar eleições Municipais.
Sindicalista Recebe Comendas
Sindicalista participa de reunião em Natal.
Oficina discute implantação de área de agrofloresta.
Abertas as matrículas da rede municipal.
Sindicato retorna atividades.
Três atividades acontecerão está semana.
Município trabalha coleta domiciliar.
Cangaceiro potiguar será objeto de dissertação de mestrado.
Cidades com menos de 50 mil habitantes terão incentivo para criar museus

Arquivos
2008, 01 janeiro
2007, 01 dezembro
2007, 01 novembro
2007, 01 outubro
2007, 01 setembro
2007, 01 agosto
2007, 01 julho
2007, 01 junho
2007, 01 maio
2007, 01 abril
2007, 01 março
2007, 01 fevereiro
2007, 01 janeiro
2006, 01 dezembro
2006, 01 novembro

Meus Visitantes
38833 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..