Pôla Pinto
Pôla Pinto
segunda, 28 janeiro, 2008
Jesuíno Brilhante, o cangaceiro querido.

Engana-se quem pensa que todo cangaceiro fazia questão de espalhar o mais pavoroso dos medos por onde andava. Apesar de o famoso e temido "Lampião" ter tido exatamente essa fama e, mesmo assim, ser reverenciado ainda hoje como um autêntico herói, é bom lembrar que a história do cangaço tem um começo diferente e anterior à época em que viveu Virgulino Ferreira da Silva (1898-1938). As pesquisas sobre Jesuíno Alves de Melo Calado (1844-1879), conhecido como "Jesuíno Brilhante", estão surgindo aos poucos e trazendo à tona traços peculiares da memória oral de gente que apenas ouviu falar no homem que chefiou o primeiro bando de cangaceiros que se tem conhecimento, constituído em 1871.

       Dentre os principais memorialistas de Jesuíno Brilhante, Raimundo Nonato da Silva (1907-1993) e Luís da Câmara Cascudo (1898-1986) costumavam defini-lo como um cangaceiro adorado pela população pobre, bandoleiro romântico, defensor dos fracos e oprimidos, das moças ultrajadas e das crianças agredidas. Nascido em Tuiuiú, sítio localizado na cidade de Patu, no Rio Grande do Norte, a trajetória de Jesuíno vem sendo estudada com cuidado por outros dois pesquisadores. A pedagoga e geógrafa Lúcia Maria de Souza Holanda, por exemplo, vai produzir sua dissertação de Mestrado em Geografia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) seguindo os rastros do cangaceiro pelos sertões potiguar e paraibano, tendo como principal parceiro o pesquisador Epitácio de Andrade Filho, membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço e médico psiquiatra com atuação no RN.

      O interesse pelo tema, segundo eles, veio ainda dos tempos da infância, quando passaram a ouvir histórias sobre Jesuíno Brilhante. "Sou pernambucana de Serra Talhada e desde criança escutava muitas histórias de cangaço, mas o maior interesse mesmo foi por Jesuíno Brilhante, que ninguém sabe ao certo, mas suspeita-se que tenha sido o primeiro cangaceiro do Brasil", disse Lúcia Maria. Ela ressaltou que a questão fundamental de seu estudo é a preocupação em implantar um turismo geo-histórico-cultural associado à história do cangaço através da promoção da memória regional, criando o que ela adotou como Sítios de Memória. "Isso despertaria o interesse pelo Governo para as áreas do Turismo Sustentável com foco na Educação", destacou.

Segundo ela, há inúmeros elementos para se fazer o sítio, que seria nos moldes do Circuito do Cangaço, na Bahia. "A idéia é tornar o tema transdisciplinar, ou seja, levar os alunos a aprender além da interdisciplinaridade, resgatando a memória e os valores de personagens que fizeram parte da nossa história". Ainda de acordo com Lúcia, o circuito de Jesuíno Brilhante no Rio Grande do Norte teria início em Patu, onde existem elementos que remetem à história do cangaceiro, como a Casa de Pedra, Sitio Tuiuiú, Caverna, comunidade negra dos Limões, antiga estação ferroviária e o Auto de Jesuíno Brilhante, que está na sua 7ª edição e acontece sempre em setembro.

       "Vale ressaltar que em Patu, Martins e Mossoró já existem evidências comprovadas, mas a pesquisa pretende inserir mais outros três sítios no Estado", disse, citando Campo Grande, onde se encontram uma garrucha e uma moringa utilizadas por Jesuíno, Ipanguaçu, onde o cineasta Willian Cobbett filmou "Jesuíno Brilhante - O Cangaceiro", primeiro longa-metragem rodado no RN, em 1972, e Santana do Matos, onde Epitácio e Lúcia, em parceria com Geraldo Barbosa de Oliveira Junior, estão desenvolvendo uma outra pesquisa, por enquanto mantida em sigilo.

        Na Paraíba, a pesquisadora cita São José do Brejo da Cruz, local de morte; Catolé do Rocha, lugar de muitos conflitos; Conceição da Miséria, zona rural de Catolé e onde os pesquisadores vão tentar envolver o cantor Chico César e o escritor e principal romancista do cangaceiro Alicio Barreto; e Pombal, onde houve o famoso saque à cadeia pública, em 1874.


postado por 41570 as 07:04:05 #
10 Comentários

Lúcia Hollanda:
Onofre, gostaria de saber sobre sua descendência com Jesuíno Brilhante.
domingo, junho 26, 2011 09:32 

Moraes:
Quando criança em Belém do Brejo do Cruz (vizinha a Catolé do Rocha) um certo dia curiosamente comecei a lê um livro que encontrei na Biblioteca Pública - SOLOS DE AVENA do escritor aqui citado, Alicio Barreto. Gstaria muito de saber informações onde posso encontrar esse livro, pois já procurei muito e não o encontrei.
Importante saber que o livro está recheado de histórias de cangaço, Jesuíno Blrilhante, brigas dos Brilhantes x Limões, etc.
Muito importante esse Livro. Por favor se alguem localizar me avise.
Respondam mesmo pelo Blog do Pola, pois tô com problemas no meu e-mail.
sexta, maio 27, 2011 02:29 

Rivaldo Coelho Guimaraes:
Gostei muito desta dissertaçao sôbre Jesuino Brilhante.Tirei uma dúvida de onde seria o ocal de seu nascimento. Gostaria de saber e êste "JESUINO" da Novela Cordel Encantado, na qual o mesmo está prestes a se tornar CANGACEIRO', é baseada na hsistória do nosso Jesuino.
sexta, maio 20, 2011 09:40 

silvia matos brilhante:
gostaria de saber mais sobre meus antepassados,saber como era o nome dos filhos de jesuino,do pai,mãe.Segundo meu pai ele disse que jesuino foi tio do meu bizavo,o nome do meu pai é alves brilhante e o de jesuino tambem tem alves,uma outra conicidencia é que jesuino teve dois irmãos que se chamavam LUCIO E JOAO.meu avó se chamava LUCIO e meu tio joao.
quinta, março 31, 2011 11:56 

maria jose dos santos:
olha pola , tudo bem? eu fico muito contente em saber que alguem estar escrevendo essa historia sobre jesuino brilhante, afinal eu nasci ai no sitio cajueiro/ brejinho fazenda do saudoso ex - prefeito de patu joão pereira, e meus pais sempre me contavam a historia de jesiune brilhante ; por sinal eu conheço a ksa de pedra , de jesuino na serra do cajueiro bem atraz da fazenda de dona dalvanira queiroz casto. um abraço espero receber noticias dai de patu minha terra natal nunca esquecida ,
quinta, julho 02, 2009 07:19 

maria jose dos santos:
olha pola , tudo bem? eu fico muito contente em saber que alguem estar escrevendo essa historia sobre jesuino brilhante, afinal eu nasci ai no sitio cajueiro/ brejinho fazenda do saudoso ex - prefeito de patu joão pereira, e meus pais sempre me contavam a historia de jesiune brilhante ; por sinal eu conheço a ksa de pedra , de jesuino na serra do cajueiro bem atraz da fazenda de dona dalvanira queiroz casto. um abraço
quinta, julho 02, 2009 07:18 

maria jose dos santos:
olha pola , tudo bem? eu fico muito contente em saber que alguem estar escrevendo essa historia sobre jesuino brilhante, afinal eu nasci ai no sitio cajueiro/ brejinho fazenda do saudoso ex - prefeito de patu joão pereira, e meus pais sempre me contavam a historia de jesiune brilhante ; por sinal eu conheço a ksa de pedra , de jesuino na serra do cajueiro bem atraz da fazenda de dona dalvanira queiroz casto. um abraço
quinta, julho 02, 2009 07:18 

Onofre Martins Brilhante:
2 comentário:
ONOFRE MARTINS BRILHANTE
MINHAS SAUDAÇÕES ESPECIAIS A LÚCIA MARIA DE SOUSZA HOLANDA (FUTURA MESTRA) E DR. EPITÁCIO ANDRADE, ESTOU CONTENTE EM SABER QUEVOCES, ESTÃO A PESQUISAR SOBRE O MEU ANTEPASSADO; PEÇO-LHES QUE ME ENVIE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE "JESUINO BRILHANTE". UM FORTE ABRAÇO. ONOFRE MARTINS BRILHANTE (ADVOGADO CRIMINALISTA NO NORDESTE)
domingo, julho 27, 2008 11:24 

Onofre Martins Brilhante:
2 comentário:
ONOFRE MARTINS BRILHANTE
MINHAS SAUDAÇÕES ESPECIAIS A LÚCIA MARIA DE SOUSZA HOLANDA (FUTURA MESTRA) E DR. EPITÁCIO ANDRADE, ESTOU CONTENTE EM SABER QUEVOCES, ESTÃO A PESQUISAR SOBRE O MEU ANTEPASSADO; PEÇO-LHES QUE ME ENVIE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE "JESUINO BRILHANTE". UM FORTE ABRAÇO. ONOFRE MARTINS BRILHANTE (ADVOGADO CRIMINALISTA NO NORDESTE)
domingo, julho 27, 2008 10:06 

EDVALDO BRILHANTE DA SILVA FILHO:
SAUDAÇÕES FRATERNAS. ESTOU AGUARDANDO OS RESULTADOS DAS PESQUISAS SOBRE JESUÍNO BRILHANTE. FIQUEI FELIZ DE VER O NOME DO DR EPITACIO ANDRADE ENTRE ELES. MANDE-ME POR FAVOR NOTÍCIAS DE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A BIOGRAFIO DO MEU ANCESTRAL. UM GRANDE ABRAÇO. EDVALDO BRILHANTE (PSIQUIATRA PARAIBANO).
domingo, junho 29, 2008 12:44 

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
41570
Meu Perfil

Hora Certa
Links
Blog da prefeitura (Messias Targino)
Blog de João do PT (Severiano Melo)
Blog de Leonildes (Itaú)
Blog Aluisio Dutra (Patú))
Jornal Correio da Tarde
Jornal De Fato
Jornal O Mossoroense
Jornal Gazeta do Oeste
Site Oficial do PT
BLOG DA FETRAF MEDIO OESTE

Palavras-Chave
Jesuíno
Brilhante
cangaceiro
querido

Favoritos
Pôla Pinto
PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
Hospital recebe melhorias
Presidente do PT participa de posse de Geraldo Pinto
Sindicalista participa de planejamento da FETRAF-RN
Aniversário de Raimundo Canuto se transforma em ato de apoio a sua candidatura
Prefeita assina convênios para investimentos no município.
Sindicalista participou de reunião sobre habitação rural.
Assentados estiveram reunidos
Prefeita assina contrato para saneamento básico.
NOSSA HOMENAGEM
Uma vida de dedicação as lutas sindicais e sociais em prol de melhorias para o campo

Arquivos
2008, 01 janeiro
2007, 01 dezembro
2007, 01 novembro
2007, 01 outubro
2007, 01 setembro
2007, 01 agosto
2007, 01 julho
2007, 01 junho
2007, 01 maio
2007, 01 abril
2007, 01 março
2007, 01 fevereiro
2007, 01 janeiro
2006, 01 dezembro
2006, 01 novembro

Meus Visitantes
38833 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..