Adicione O RH - GESTÃO DE PESSOAS aos favoritos!
RH - Gestão de Pessoas
RH - Gestão de Pessoas
terça, 14 agosto, 2007
Liderança e o Processo de Mudança

As empresas de todos os ramos de atuação estão inseridas numprocesso de mudanças sem precedentes, face às novas configurações nos aspectosde competitividade que o ambiente vem exigindo. Novos concorrentes e maior flutuaçãode clientes configuram um cenário complexo, onde é fundamental cada vez mais osubsídio da informação para as práticas gerenciais e o desenvolvimentosustentável das empresas.

Hoje, ouvimos e falamos com muita convicção das mudanças queocorrem no mundo todo. Turbulências na economia, alterações extremamentevelozes na tecnologia, as quais facilitam a transmissão da informação, decomunicação, de aquisição e aplicação do conhecimento. Há ruptura de antigosparadigmas e novos valores emergem. E todas essas transformações, na realidade,impactam e são impulsionadas, na maioria dos casos, pelas pessoas. Estamosvivenciando a expansão do ser humano. Expansão esta decorrente de umanecessidade urgente de termos que, ininterruptamente, aprender sempre. Aprenderenquanto pessoas e aprender, enquanto organizações complexas.


E... Diante de tantas transformações, como estão as empresas formadas edirigidas por pessoas? Algumas estão à mercê dos acontecimentos. Outrastransformam a realidade, criando oportunidades de novos negócios, descobrindonecessidades específicas ou até mesmo latentes do mercado e, por isso mesmoinexploradas pela concorrência, obtendo diferenciais nos seus produtos eserviços, inovando e agregando valores percebidos pelos seus clientes evalorizando os seus seres humanos. Isso, porque se os seus colaboradores nãoestiverem bem com a organização, ela estará fadada à entropia num futuro bempróximo!


É imprescindível para o crescimento das organizações se relacionar bem com oseu cliente interno, conhecer o seu perfil, as suas preferências, suasexpectativas, necessidades e o que é valorativo para ele. Muitas vezes, aempresa considera que está tudo bem com ele e não é exatamente isso que estáacontecendo. Desse modo, é fundamental ouvir a voz do seu colaborador demaneira sistemática e permanente.


A pesquisa de clima organizacional diagnostica de maneira isenta e objetiva oque está acontecendo nas áreas e quais os aspectos que devem ser trabalhados emelhorados.


A pesquisa proporciona um conjunto de informações sobre como o colaboradorpercebe a empresa nos seus vários aspectos (liderança, comunicação,reconhecimento, remuneração, imagem institucional, justiça, credibilidade,orgulho, qualidade, autonomia, relacionamento interpessoal, desenvolvimentoprofissional, condições ambientais, dentre outros). A pesquisa destaca quais asexpectativas que não estão sendo atendidas, quais as necessidades nãoarticuladas e que a empresa desconhece, pois nunca lhes perguntou diretamente edessa forma, muitas oportunidades são perdidas. A pesquisa indica o conjunto deações importantes a serem implementadas sob a ótica do cliente interno.


Muitas empresas investem grandes quantias na busca de novos clientes e prestampouca atenção àquelas pessoas que estão no cerne de sua corporação, descuidandodos vários aspectos globais inerentes aos seres humanos, o que acaba fazendocom que estes se sintam sem reconhecimento, sem valorização, fiquemdesmotivados, produzam menos do que poderiam e fiquem com a sua enormecriatividade tolhida.


Na liderança estratégica é importante o subsídio constante das informações quesinalizem as melhores alternativas na obtenção dos objetivos empresariais. Éfundamental a produção de resultados com e não através das pessoas. E comoconseguir isto sem informações? A corrida pela lucratividade é incessante. Mas,será que as pessoas nas nossas organizações estão munidas de conhecimentosuficiente para realizarem as suas tarefas? Falamos muito em empowerment, maspara isso é fundamental que as pessoas saibam de maneira clara o que é esperadodelas, obtenham um correto treinamento e, além disso, recebam feedback adequadosobre suas performances, para que estejam preparadas para produzir o melhor emcada situação.
Tudo muda? Sim, tudo muda. O que não muda e nem vai mudar nunca é a necessidadedo ser humano de ter atenção.


Isso faz a diferença!

Fonte: Fátima Holanda (Assoc. Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento)




postado por 38656 as 14.08.07




0 comentários:
Comente este post
In�­cio
GESTORES DE RH

38656
Perfi do Edson
<

www.g1.com.br


Lista Telefônica


VISITEM OS LINKS

MAKING OF ISOLDINA
HD VIRTUAL
ABRH - MG
U N A
N O T Í C I A S
F O R M A T U R A
GOOGLE






Posts Anteriores
A Essência do RH Estratégico
Coaching: O Melhor Amigo do RH
Danos à Empresa Originados pelo Alto Turnover
ATUALIZAÇÃO
Que tipo de profissional você é?
Acabou!!!
JORNAL HOJE - MERCADO DE TRABALHO
ISOLDINA - Guardem este nome
VAMOS CONTINUAR CONTANDO
TA ACABANDO, CONTA AÍ...

Arquivos
01 agosto, 2007
01 julho, 2007
01 junho, 2007
01 abril, 2007
01 março, 2007
01 fevereiro, 2007
01 dezembro, 2006
01 novembro, 2006
01 outubro, 2006

11378 acessos


CRIAR BLOG GRATIS   
..