IMPORTÂNCIA DA INTERNET
IMPORTÂNCIA DA INTERNET
segunda, 19 maio, 2008
BINGO MATEMATICO

Conteúdos a serem trabalhados

Ø      Multiplicação

 

Objetivos

Ø      Reconhecer as multiplicações mentalmente.

 

Habilidades

Ø      Calculo mental

 

Seqüência

Ø      Explicar os objetivos e as regras da atividade

Ø      Entregar uma cartela para cada aluno.

Ø      Sortear as fichas e dar um tempo para que os alunos descubram o resultado e marque na cartela

Ø      Fazer a conferência dos acertos do ganhador.

 

Material:

cartelas, fichas e marcadores

 

Fichas com as operações que serão sorteadas (FIGURA 1)

 

Cartelas com seis números que os alunos utilizarão para marcar os pontos FIGURA 2

 

Cada aluno recebe uma cartela. O professor ou um aluno da turma faz a leitura de uma ficha sorteada ao acaso, de cada vez, e os alunos marcam o respectivo resultado em sua cartela, caso o tenham. Ganha o jogo quem conseguir preenchê-la primeiro.



postado por 79155 as 04:45:10 # 0 comentários
ATIVIDADE MATEMÁTICA

Conteúdo trabalhado: 

Ø      Conceito de Matriz

 

Objetivo:

Ø      Desenvolver o conceito de matriz;

Ø      representar e interpretar uma tabela de números como uma matriz;

Ø      identificar linha e coluna em uma matriz.

 

Habilidades:

Ø      Observação de dados;

Ø      identificação dos dados observados;

Ø      representação dos dados observados.

Seqüência:

Ø      Os alunos lêem a atividade proposta;

Ø      Os alunos interpretam o enunciado;

Ø      Professor solicita dos alunos que resolvam as questões propostas.

 

            A tabela abaixo mostra a quantidade de alguns modelos de motos vendidas no primeiro quadrimestre do ano passado numa agência.

            Observe a tabela ABAIXO e responda:

a) Na linha do modelo III, na coluna de março, quantas motos foram vendidas?

b) 30 motos do modelo II foram vendidas em que mês?

c) Em fevereiro foram vendidas 16 motos de qual modelo?

d) Destaque apenas a parte numérica da tabela e construa uma matriz.



postado por 79155 as 04:37:18 # 0 comentários
domingo, 18 maio, 2008
LEITURA E MATEMÁTICA

Conteúdo trabalhado: 

Ø      Matriz

 

Objetivo:

Ø      Auxiliar na compreensão da utilização do conceito de matriz em situações do cotidiano.

 

Habilidades:

Ø      Ler, interpretar, expressar-se com clareza;

Ø      Compreender e emitir juízos próprios sobre informações relativas à Matemática;

Ø      Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente.

 

Seqüência:

Ø      Os alunos lêem o texto;

Ø      Os alunos apresentam as opiniões em relação ao tema abordado no texto;

Ø      Professor solicita dos alunos que busquem outras situações do cotidiano na qual seria possível o uso de matrizes.

 

 

O ELO MATEMÁTICO – REDES DE COMUNICAÇÃO

 

            Vamos supor que dos aeroportos de quatro cidades partem vôos diários. No esquema abaixo,   1   ,    2   ,   3   e     4    representam essas cidades e as linhas, os vôos existentes entre elas. (figura 1)

            Podemos associar a essa situação uma matriz A = (aij)4x4, que estabelece se há ou não vôo direto entre as cidades, de modo que:

Ø      Se as cidades possuem ligação entre elas, ou seja, se há vôo direto entre uma e outra, definimos aij = 1;

Ø      se as cidades não se ligam diretamente, o que na situação descrita significa que não há vôo direto entre elas, consideramos aij = 0;

Ø      como todo ponto da rede se liga a ele mesmo, por convenção adotamos para esses casos aij = 1.

Em nosso exemplo, para montar a matriz A devemos “combinar” os pontos dois a dois, incluindo a “combinação” de cada ponto com ele mesmo. Assim, na matriz A:

Ø      a11, a22, a33 e a44 são iguais a 1, pois convencionamos assim pelo fato de os pontos 1, 2, 3 e 4 estarem ligados a si mesmos;

Ø      a12, a13, a14, a21, a23, a31, a32 e a41 são iguais a 1 porque representam pontos ligados entre si;

Ø      a24, a34, a42, e a43 são iguais a zero porque representam pontos que não estão diretamente ligados entre si.

Portanto, a matriz procurada é conforme figura 2

 

      A principio o desenho pode parecer mais simples que a matriz, mas pense no que aconteceria se tivéssemos 200 ou mesmo 1000 cidades.

            Nesses casos, consultar as matrizes provavelmente seria mais fácil. Observe que essas matrizes teriam tamanho 200 x 200 ou 1000 x 1000 e poderiam estar armazenadas em computadores que permitissem uma consulta rápida para sabermos se duas cidades possuem ou não uma rota aérea direta entre elas e, até mesmo, que conexões são possíveis para ir de uma cidade à outra.

 



postado por 79155 as 04:32:57 # 0 comentários
 
Perfil
79155
Meu Perfil

Links
Hotéis no Brasil
DNS Grátis
Criar Blog
Blog Grátis
Hoteis

Palavras-Chave
INTERNET

Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
BINGO MATEMATICO
ATIVIDADE MATEMÁTICA
LEITURA E MATEMÁTICA
A IMPORTÂNCIA DA INTERNET

Arquivos
2008, 01 maio
2007, 01 outubro

6490 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..