SBT ESPECIAL
SBT ESPECIAL
sábado, 15 dezembro, 2007
Especial SBT

sbt.jpg

São 26 anos de vida na história da televisão brasileira. Muitas vitórias e comemorações. O SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), segunda maior rede de TV do país, tem muitos bons motivos para celebrar seus 26 anos.

São 105 emissoras que cobrem mais de 95% do território nacional, uma programação diversificada com 24 horas de entretenimento para adultos e crianças, cerca de 70 milhões de telespectadores por dia e um casting de primeira com apresentadores, atores, jornalistas e demais profissionais.

Às 10h, do dia 19 de agosto de 1981, a emissora entrava no ar já com a proposta inédita de mostrar o seu nascimento: a imagem da assinatura de sua concessão, ao vivo e em cores, diretamente do Ministério das Comunicações, em Brasília (DF).

A programação, que começou com quatro atrações, comporta atualmente mais de catorze programas de entretenimento, cinco novelas, seis sessões de cinema, seis atrações infantis, mais de vinte séries de TV, três telejornais, desenhos e uma série de novidades a cada mês.

Para conquistar os sete canais, que compreendiam a extinta TV Tupi, propriedade do empresário Assis Chateaubriand, técnicos, diretores, engenheiros e demais profissionais tiveram de provar que realmente eram aptos a administrar uma nova emissora no país. Na época, o Grupo Silvio Santos já havia adquirido o antigo canal 11, do Rio de Janeiro.

Vários amigos estiveram ao lado do empresário Silvio Santos na nova empreitada. Um deles foi o redator e diretor Manoel de Nóbrega, pai de Carlos Alberto de Nóbrega, e fundador do humorístico “A Praça da Alegria” - hoje “A Praça é Nossa”.

Obrigado por lei a preencher 12 horas de programação diária, o SBT exibia, no início, filmes, desenhos, um pouco de jornalismo e o “Programa Silvio Santos”.

Já na época, Silvio Santos era muito conhecido no país. Antes de ter o seu primeiro canal de TV, o Grupo Silvio Santos era uma renomada empresa de produção artística e comercialização de anúncios e publicidade.

Com a proposta inicial de que televisão não é só um instrumento de diversão, mas também de difusão cultural para classes mais populares, o SBT foi crescendo aos poucos e de forma saudável.

Logo no primeiro ano de vida, uma das preocupações da emissora era com a programação infantil, lançando o “Show do Bozo”, uma das primeiras produções da casa e grande sucesso nos anos 80.

De origem norte-americana, o personagem logo conquistou o público brasileiro. Prova disso é que a atração ficou no ar durante sete anos. Depois vieram os apresentadores infantis, como Mara Maravilha, Sérgio Mallandro, Angélica, Eliana, Jackeline Petikovic, Simony e Mariane.

O canal conquistou uma posição de destaque em audiência já em seu primeiro ano de vida. E o investimento em produções mais populares cresceu ainda mais. Ao atender as classes C, D e E, que representavam 61% da população, o SBT passou rapidamente à condição de vice-líder do mercado, e aumentou sua participação em audiência para 30% no segundo ano de operação.

Em 1996, no lugar da antiga sede na Vila Guilherme, de 4 mil m², foi inaugurado um conglomerado de estúdios com 231 mil m² - o famoso Complexo da Anhangüera, em Osasco.

Se na sede da Vila Guilherme cerca de 400 pessoas freqüentavam os estúdios a cada semana para compor os auditórios dos programas, hoje esse número subiu para 3 mil por semana nos estúdios localizados na rodovia Anhangüera. E além, dependendo das atrações.

Considerado pelo Grupo Silvio Santos como o mais arrojado empreendimento realizado até hoje, a construção do Complexo exigiu investimentos na ordem de US$ 120 milhões. Além de uma área disponível para a construção de sua cidade cenográfica, o Complexo possui 8 estúdios, todos com estrutura técnica e de apoio totalmente independentes. É uma cidade com estrutura própria. Há restaurantes, lanchonetes, café, salão de cabeleireiro, banca de jornal, ambulatório médico e odontológico, agência bancária, quadras de tênis e futebol, entre outros serviços.


postado por 78332 as 09:26:41 #
0 Comentários
Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
78332
Meu Perfil

Links
Blog Grátis

Palavras-Chave
Especial
SBT

Favoritos
Não há favoritos.

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
Não há posts anteriores.

Arquivos
2008, 01 julho
2007, 01 dezembro

2615 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..