NOTICIAS ONLINE
NOTICIAS ONLINE
segunda, 25 fevereiro, 2008
ELEIÇOES 2008

Em nossa cidade não se fala outra coisa a não ser a desistência do candidato do DEM, Manoel Leidimar que sempre segurou a bandeira e agora deixou a disputar pela prefeitura, sendo agora a chapa formada pela GG como falam na rua, Gildene e Geniza ambas mulheres que abandonaram o município e sempre discriminando desse nobre município, hoje volta para tentar a conquista da prefeitura, sabendo bem que a candidatura do atual prefeito Aníbal Lopes é consolidada como certa a vitória. E a cada dia a campanha do prefeito Aníbal cresce e como se diz pelas ruas será maior a maioria em relação a campanha passada.


postado por 80409 as 05:30:46 # 0 comentários
CONFERENCIAS DO MEIO AMBIENTE


Neste dia 11 do corrente mês foi realizado a conferência regional do meio ambiente, foi realizado na cidade de Pau dos Ferros, As conferências tem como tema central “Vamos cuidar do RN”, incluindo três eixos-temáticos que são: Aspectos gerais das mudanças climáticas no RN, Mudanças climáticas e avanço do mar e Mudanças climáticas e desertificação. Como sempre o prefeito de da Cidade de Pau dos Ferros onde a conferência foi realizada bancou uma verdadeira vergonha para o município onde era responsável pelo lanche e almoço de todos os participante, se não fosse o Idema ate hoje os participantes da conferência ainda estaria esperando o lanche e o almoço.


postado por 80409 as 05:03:11 # 0 comentários
AGRADECIMENTOS

Desculpa me por ter ausentado do blog por esses dias, mas graças a Deus voltamos e com fé em Deus estaremos presente sempre, abraço e obrigado por estarem sempre visitando esse nobre blog.

postado por 80409 as 05:01:28 # 0 comentários
sábado, 09 fevereiro, 2008
DENGUE

Hoje o Município de São Francisco do Oeste realizou o mutirão da DENGUE, onde reunião todos os Secretários, blocos carnavalescos da cidade, empresas e toda a comunidade participaram do mutirão da DENGUE. Como também profissionais de Saúdes juntos todos ergueram as mãos e coletaram milhares de lixo q pode gerar os mosquitos da DENGUE. Parabéns pela iniciativa.


postado por 80409 as 10:33:35 # 0 comentários
quarta, 06 fevereiro, 2008
CONFERENCIAS COMEÇAM ATÉ O DIA 11

A Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos está se preparando para a 3ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que tem como tema principal as mudanças climáticas.

O primeiro passo será a realização das conferências regionais, que começam no próximo dia 11, no município de Pau dos Ferros. Outras edições serão realizadas em Santa Cruz, Caicó, Mossoró, Currais Novos, João Câmara, Assú e Natal.

A etapa estadual, a ser realizada no período de 5 a 7 de março, será precedida das oito plenárias regionais. O objetivo é reunir representantes dos governos estadual e municipal, organizações não-governamentais, estudantes, comunidade acadêmica e sociedade civil, para formular políticas públicas de enfrentamento às mudanças climáticas. As conferências terão como tema central "Vamos cuidar do RN", incluindo três eixos-temáticos que são: Aspectos gerais das mudanças climáticas no RN, Mudanças climáticas e avanço do mar e Mudanças climáticas e desertificação.

Ao todo, nas conferências regionais serão eleitos 300 delegados que representarão os municípios na conferência estadual, na qual vão ser escolhidos os 30 delegados que representarão o Rio Grande do Norte na III Conferência Nacional de Meio Ambiente, marcada para maio de 2008, em Brasília. No evento nacional também será trabalhado o tema Mudanças Climáticas, dentro das diretrizes estabelecidas pelo Ministério do Meio Ambiente.

O vice-governador e secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, lembra que o Estado já está avançado no tema, uma vez que foi o pioneiro na elaboração do Plano Estadual de Mudanças Climáticas, o Proclima. "O nosso desafio agora é contribuir para o desenvolvimento de um plano nacional, que tenha o objetivo de minimizar os efeitos do aquecimento global, a maior preocupação ambiental do planeta", afirmou.

De acordo com o secretário nacional de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Hamilton Pereira, é importante destacar que além das mudanças climáticas como tema nacional, o Rio Grande do Norte também trabalha com o combate à desertificação como tema local. O secretário enfatizou a necessidade de entender que a conferência nacional é o fim de um processo iniciado com as discussões estaduais e municipais e nelas a participação efetiva da sociedade é indispensável para a produção de soluções


postado por 80409 as 07:58:55 # 0 comentários
PREFEITURA SÃO FRANCISCO DO OESTE

A prefeitura de São Francisco do Oeste, por meio da Secretaria de Agricultura e pecuária e Meio Ambiente, que tem à frente o secretário Giovanni Fortunato Viana de Carvalho, iniciou o programa de corte de terra dos pequenos produtores rurais do município.

Até o momento  foram cadastrados mais 180 beneficiados com duas hora de corte de terra. Mas a previsão do secretário é que 200 agricultores possam ser beneficiados com o incentivo, financiado com recursos próprio da prefeitura.

Desde o último dia 28 de janeiro que Dois tratores estão espalhados por toda a zona rural do município de São Francisco do Oeste cortando as terras dos pequenos produtores rurais. "Contribuindo assim com o preparo do solo para o plantio de diversas culturas, como feijão, milho e outras", destaca Giovanni Vianas.

A previsão é que até o inicio o dia 20 de fevereiro o trabalho de corte de terra esteja concluído, caso nao falte chuvas.  

"O nosso objetivo é aproveitar as primeiras chuvas que estão caindo para que o homem do campo possa iniciar seu plantio mais cedo", adiantou Giovanni Viana.

Todo trabalho de cadastro dos agricultores para o programa de corte de terra foi efetuado pela equipe da secretaria e atendeu todas as comunidades rurais do município.    


postado por 80409 as 07:49:56 # 0 comentários
sexta, 25 janeiro, 2008
POLICIAL

Polícia de São Miguel deverá ouvir novos envolvidos em esquema

A Polícia Civil está juntando provas e ouvindo uma série de testemunhas no município de São Miguel, a fim de elucidar o esquema de receptação de veículos roubados que vem agindo em todo o Rio Grande do Norte.

"Estamos levantando provas para pedir ao juiz da Comarca a expedição de novos mandados de prisão", acrescentou o bacharel Inácio Rodrigues de Lima, titular da Delegacia de Polícia Civil de Pau dos Ferros, que está conduzindo as investigações na região.

A quadrilha de receptadores de veículos roubados veio à tona após a detenção dos comerciantes Carlos Alberto Martins e Carlos Eduardo Amorim, ambos empresários residentes no município potiguar de São Miguel, apontados como envolvidos no esquema de receptação.

Logo em seguida foram presos também dois vereadores potiguares. No sítio Tranquina, município de Coronel João Pessoa, onde residia Antonio Lima de Carvalho, foi encontrado um Volkswagen Gol roubado no Estado de São Paulo, enquanto que no sítio Bartolomeu, em Venha Ver, onde morava José Fernandes Vieira, foi encontrado uma motocicleta apresentando adulteração em seu chassi.

O delegado Inácio Rodrigues espera que de posse de mandados de busca e apreensão emitidos pelo juiz João Afonso de Morais possa efetuar novas diligencias.


postado por 80409 as 10:50:51 # 0 comentários
IDEMA

Idema estréia novo sistema de plantão para denúncias

O Instituto de Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA, inicia o funcionamento do novo sistema de plantão para fiscalização, informação e sugestões.

É o Alô Idema, sistema reformulado que funciona 24 horas por dia.

A partir da reformulação, à população passa a contar com o número 0800-281-1975 para fazer denúncias, obter informações do órgão e sugerir mudanças.

Uma equipe de atendentes treinados ficará responsável por encaminhar as denúncias a uma equipe de fiscalização permanente.

A atuação dos fiscais não ficará restrita aos dias de semana. De forma automática, também nos fins de semana, os casos de denúncia serão encaminhados diretamente para o fiscal de plantão, que mobilizará uma equipe para atender os casos de urgência, ou registrará as ocorrências que possam ser resolvidas pela fiscalização diária do órgão.

"Esse é um avanço muito importante, pois garantimos que o meio ambiente terá atenção a toda hora", informou o assessor técnico Wilson Cardoso, responsável pela elaboração do projeto "Alô Idema", lançado pelo órgão.

Ao todo serão 10 técnicos, distribuídos em cinco equipes, que atuarão nas mais diversas áreas como: poluição sonora, desmatamento, invasão de áreas de proteção, entre outras. O funcionamento do "Alô Idema" ocorrerá em apoio à equipe de fiscalização do órgão e à Central de Atendimento, que já funciona com sucesso há alguns anos.

A estrutura interna do serviço contará com atendentes especializados. Serão quatro técnicos ambientais e uma ouvidoria (para os que preferem ser recebidos pessoalmente). O Idema vai iniciar uma campanha publicitária para ampla divulgação do serviço e do número 0800-281-1975.


postado por 80409 as 10:36:03 # 0 comentários
CONCURSO INSS

Edital do INSS sofre alterações

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou novas modificações no edital do concurso. Desta vez sofreram alteração o conteúdo programático de todos os cargos e a distribuição das vagas para analista de comunicação social e analista com formação em qualquer área.

A oferta de vagas é de 1.400 oportunidades para técnico do seguro social, para nível médio, e 600 para analista do seguro social, nível superior. Os salários iniciais são de R$ 1.989,87 para técnico e de R$ 2.243,78 para analista.

Para o Rio Grande do Norte estão sendo disponibilizadas 48 vagas, sendo 13 para analista de seguro social (nível superior) e 35 para técnico de seguro (nível médio). Sendo oferecidas cinco vagas para técnicos para a agência de Mossoró.

Os interessados podem realizar as inscrições até o dia 12 de fevereiro. Para participar do concurso basta acessar o site www.cespe.unb.br. A taxa de inscrição para os cargos de técnico e analista é de R$ 47,00 e R$ 56,00 respectivamente, que poderá ser efetuada por meio de Guia de Recolhimento da União, disponível no mesmo site, que deverá ser impressa para o pagamento em qualquer banco, bem como nas agências lotéricas e Correios.

As provas do concurso serão compostas por questões objetivas, que serão realizadas no dia 16 março. As contratações dos aprovados serão feitas ao longo do primeiro semestre de 2008. 


postado por 80409 as 10:22:04 # 0 comentários
EMPARN

Meteorologista diz que chuva de granizo é fenômeno raro
Oeste – O meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bistrot, disse que a chuva dessa terça-feira que fez cair granizo no município de Luis Gomes é fenômeno raro e ocorre devido à variação da temperatura, que é muito grande. Gilmar explica que nesse caso as nuvens ficam passando muito rápido, uma pela outra, subindo e descendo em movimentos verticais, ocasionando entre outros fenômenos o desprendimento de granizo.
Segundo o meteorologista, na parte de baixo da nuvem fica a energia negativa, e em cima a energia positiva, e como elas ficam uma ao lado da outra, sempre em movimento, quando essas duas energias se encontram provocam trovoadas com relâmpagos e muitas vezes chuvas de pequenas pedras de gelo (granizo).
Com relação ao inverno desse ano, Gilmar Bistrot disse que está apenas começando, por isso parece calmo em volume e constância de chuva, mas no início de fevereiro é provável que ele chegue bem forte.
Para os agricultores, o meteorologista aconselha tomar bastante cuidado para evitar perder a colheita por plantar cedo ou tarde de mais. “Aconselho aos agricultores de regiões de planícies, como a Chapada do Apodi e regiões de baixios, já começarem a plantar. Já para as áreas onde existem possibilidades de escoamento de muita água, é melhor aguardar mais 15 ou 20 dias, até que as chuvas comecem a chegar mais brandas”, explica Gilmar.
As últimas chuvas que banharam a região Oeste chegaram com força total. Em vários lugares provocaram estragos e derrubaram árvores. Em Apodi, chegaram a levantar o teto de um posto de gasolina e arrancaram diversas placas e outdoors da BR-405 até o município de Pau dos Ferros. Segundo o comerciante Francisco Morais, além de Luis Gomes, há informações de que chegou a cair granizo em municípios como Tabuleiro Grande, Viçosa e Portalegre.
Até o final da tarde de ontem, a Emparn não havia atualizado o boletim pluviométrico, deixando de fora municípios como Apodi e Pau dos Ferros, onde a chuva foi mais forte.



postado por 80409 as 10:19:04 # 0 comentários
terça, 22 janeiro, 2008
INVESTIGAÇOES DA CPI DAS ONGs APONTAM FRAUDES EM CONVENIOS

Documentos recebidos pela CPI das ONGs durante o recesso do Congresso apontam indícios de fraudes em convênios da Funasa e do Ministério de Desenvolvimento Agrário com cooperativas e ONGs, informou ontem o "Painel" da Folha (íntegra exclusiva para assinantes do UOL e do jornal).

Segundo o "Painel", existem suspeitas do envolvimento de parlamentares.

A CPI das ONGs foi instalada no final de 2007 mesmo com forte pressão da base aliada para que não saísse do papel. Os governistas conseguiram manobrar para eleger o senador Inácio Arruda (PC do B-CE) como relator da CPI depois de o PMDB indicar o senador Valter Pereira (PMDB-MS) para o cargo.

O governo pressionou o PMDB para desistir da indicação uma vez que o parlamentar integra a ala dos chamados "independentes" do PMDB.

Na última sexta-feira, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) afirmou que as investigações da CPI das ONGs apontam para indícios de desvio de recursos públicos e existência de entidades de fachada.

Segundo Fortes, os trabalhos da CPI deverão "esquentar" a partir de fevereiro. O parlamentar afirmou que a equipe de funcionários da comissão levantou uma série de denúncias e "há muita coisa braba".

No último dia 15, o presidente da CPI das ONGs, senador Raimundo Colombo (DEM-SC), afirmou que técnicos do Senado conseguiram novos documentos "que vão balançar" a comissão em fevereiro, quando o Congresso retomar suas atividades

fonte (jornal o mossoroense) 


postado por 80409 as 07:55:02 # 0 comentários
REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Tanto a rede Municipal de Educação como a Estadual já estão fazendo as matriculas escolares para o ano letivo de 2008, as aulas estão previstas para começarem depois do carnaval.


postado por 80409 as 07:44:31 # 0 comentários
terça, 15 janeiro, 2008
SÃO FRANCISCO DO OESTE


Prefeitura Municipal de São Francisco do Oeste e juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, começa nesta quarta – feira o cadastramento dos agricultores que serão beneficiados com o corte de terra para o plantio de 2008 favorecido pelo programa de apoio aos produtores desenvolvido pela Prefeitura com recursos próprios, a expectativas este ano é que seja beneficiados 280 agricultores em todo o município.


postado por 80409 as 11:08:30 # 0 comentários
PAU DOS FERROS

Prefeitura de Pau dos Ferros anuncia início de urbanização da Avenida Independência

PAU DOS FERROS - Considerada umas das principais vias de acesso da cidade, a Avenida da Independência passará por obras de urbanização. A notícia foi dado pelo prefeito Leonardo Rego - DEM - que assinará ordem de serviços da importante obra na próxima sexta-feira (18) em solenidade de lançamento que acontecerá nas imediações da Central do Cidadão e contará com a presença dos moradores da Avenida da Independência, vereadores da bancada situacionista na Câmara Municipal como Ismael Mendes, Eraldo Alves, Socorro Cunha, secretários e assessores da prefeitura, empresários e a população em geral convidada para prestigiar o evento.

A população de Pau de Ferros espera pela execução da urbanização da Avenida da Independência há vários anos, mas só agora está se tornando realidade. Os recursos para a realização da obra foram viabilizados a partir de parceria da prefeitura de Pau dos Ferros com o governo federal com o apoio de membros da bancada federal que tem apoiado os projetos do prefeito Leonardo Rego, em Brasília.

A urbanização da Avenida da Independência vai permitir um trânsito rápido, eficiente e o mais importante transformara a principal via de acesso da cidade em um verdadeiro Cartão Postal.

"Já urbanizamos a 13 de Maio e agora vamos urbanizar a Independência, realizando ao mesmo tempo dois antigos sonhos da população", comenta o prefeito.

Com o investimento em infra-estrutura, o prefeito Leonardo Rêgo pretende valorizar as ruas e bairros de Pau dos Ferros, facilitando o tráfego de pessoas e veículos com mais rapidez, segurança, garantido uma boa qualidade vida.


postado por 80409 as 08:13:52 # 0 comentários
segunda, 14 janeiro, 2008
MEIO AMBIENTE

Governadora lança 3ª Conferência Estadual do Meio-ambiente

Na manhã desta quarta-feira (14), a governadora Wilma de Faria assinou o decreto convocando a instalação da 3ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, que vai ocorrer nos dias 05, 06 e 07 de março de 2008. O foco principal do evento é mobilizar instituições ambientalistas para a elaboração do Plano Nacional de Mudanças Climáticas, a ser discutido e aprovado na 3ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), em Brasília, na segunda semana de maio do próximo ano.

A etapa estadual será precedida de sete plenárias regionais, nas cidades de Pau dos Ferros, Mossoró, João Câmara, Natal, Assu, Santa Cruz e Caicó. O objetivo é reunir representantes dos governos estadual e municipais, organizações não-governamentais, estudantes, comunidade acadêmica e sociedade civil, para formular políticas públicas de enfrentamento às mudanças climáticas.

“Nossa maior preocupação é compatibilizar o desenvolvimento econômico com a proteção ambiental, por isso estamos investindo pesado em áreas como saneamento, adutoras e combate à desertificação no interior. Não é a toa que temos o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH) do Nordeste”, destacou Wilma de Faria.

Além da governadora, no lançamento da 3ª Conferência Estadual também estava presente o secretário nacional de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Hamilton Pereira.

“Em primeiro lugar é importante destacar que além das mudanças climáticas como tema nacional, o Rio Grande do Norte também trabalha com o combate à desertificação como tema local. É fundamental entender que a conferência nacional é o fim de um processo que começa com as discussões nos Estados e municípios e nelas a participação efetiva da sociedade é indispensável para a produção de soluções”, afirmou Hamilton Pereira.

Em relação ao tema nacional, vale ressaltar que o RN já avançou, uma vez que foi o pioneiro na elaboração do Plano Estadual de Mudanças Climáticas, o Proclima. O desafio agora é contribuir para o desenvolvimento de um plano nacional, que tenha o objetivo de minimizar os efeitos do aquecimento global, a maior preocupação ambiental do planeta.

A organização do evento no Rio Grande do Norte está a cargo da Comissão Organizadora Estadual, que tem a coordenação executiva da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Também compõem a COE representantes da sociedade civil, setor empresarial e governos municipais.

As conferências nos estados estarão ocorrendo até março do próximo ano. Nesses fóruns, diferentes setores da sociedade discutem suas preocupações e responsabilidades, bem como apresentam reivindicações e sugestões. Ao final desses trabalhos, os delegados eleitos participam da plenária nacional, onde serão aprovadas deliberações ao MMA e recomendações a outros órgãos e instituições de governo

Fonte (assecom -RN)

postado por 80409 as 10:59:27 # 0 comentários
O VELHO CHICO

RN se manifesta contra a paralisação das obras do São Francisco

O vice-governador e secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, na manhã desta quinta-feira (13), em Brasília. No encontro, o secretário manifestou o apoio do Governo do Estado para que as obras do Projeto de Transposição do São Francisco não sejam suspensas e discutiu a liberação de recursos para melhorar a infra-estrutura hídrica do Estado. Durante a reunião com o ministro Geddel Vieira Lima, Iberê aproveitou ainda para discutir os recursos para o Sistema Adutor do Seridó, Adutora do Alto Oeste e a Barragem de Tabatinga.

Na última terça-feira (11), uma liminar expedida pelo Tribunal Regional Federal determinou a suspensão das obras da transposição do São Francisco. A decisão do TRF acatou recurso do Ministério Público Federal. Na reunião, o ministro Geddel Vieira reforçou a importância de apoio dos estados para realização do projeto. “É papel dos governadores o engajamento dessa luta junto com o governo federal”, disse a Iberê.

O secretário e vice-governador do RN se comprometeu com o ministro e com o secretário nacional de Infra-Estrutura Hídrica, João Santana, que o Estado irá se empenhar para que o projeto São Francisco se torne uma realidade, destacando os benefícios que a obra trará para a população norte-rio-grandense. “O projeto dará sustentabilidade hídrica ao Rio Grande do Norte, oferecendo expectativas e esperança para pelo menos 1,2 milhão de pessoas. Por isso, essa luta é também do Governo do Estado”, enfatizou Iberê Ferreira.

Estimado em R$ 6,6 bilhões, o Projeto de Integração de Bacias do Rio São Francisco irá melhorar a oferta de água para 12 milhões de pessoas no Nordeste. Aliado aos governos do Ceará, Pernambuco e Paraíba, o Governo do Rio Grande do Norte apóia integralmente o projeto e prepara uma rede de distribuição interna para levar as águas do São Francisco para a população do semi-árido potiguar.

A interligação das bacias será feita por dois eixos: o norte e o leste. O RN será beneficiado pelo eixo norte, que sai de Cabrobó, em Pernambuco, em direção ao Ceará e às divisas da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Este canal irá passar pelo sertão de Pernambuco e distribuirá água no rio Piranhas-Açu, abastecendo o Rio Grande do Norte e a Paraíba, e no rio Apodi, favorecendo o Rio Grande do Norte. “Na época da seca, teremos os grandes açudes alimentados pela água do São Francisco. É importante lembrar também que todos esses municípios serão beneficiados com investimentos na área de saneamento básico e educação ambiental”, ressaltou o vice-governador.

fonte(assecom-RN)


postado por 80409 as 10:55:06 # 0 comentários
quinta, 10 janeiro, 2008
MUSEU

Cidades com menos de 50 mil habitantes receberão incentivos para a criação de museus

INTERIOR - A criação de museus em cidades com menos de 50 mil habitantes é o objetivo do Ministério da Cultura, como forma de  levar a essas populações mais cultura, educação e lazer.

Levantamento do ministério mostrou que menos de 10% dessas cidades dispõem de museus. Por isso, foi lançado o edital Mais Museus.

Segundo o gerente de Gestão Museológica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Átila Tolentino, o objetivo é  fomentar essas iniciativas.

O apoio abrange aquisição de equipamentos e mobiliário; elaboração de projetos para execução de obras e serviços; instalação e montagem de exposições; restauração de imóveis; elaboração de projetos museológicos ou museográfico; e benfeitoria em imóveis.

"Os cuidados que nós estamos tendo é que não basta apenas criar esse museu, tem que se preocupar  depois que ele for criado, como o museu irá continuar", diz Átila.

Um dos requisitos para a criação de museus é o projeto de manutenção, ou seja, o município tem que mostrar como será o funcionamento do museu, se ele vai ter recursos humanos específico, se vai ter agenda de atividades.

As inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro, para pessoas jurídicas de direito público e privado, sem fins lucrativos. A inscrição deve ser efetuada via postal no endereço Edital Mais Museus; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Departamento de Museus e Centros Culturais; SBN Quadra 02  Bloco H - Edifício Central Brasília  2º andar; CEP 70040-904  Brasília-DF. 

fonte (jornal mossoroense)


postado por 80409 as 09:27:10 # 0 comentários
MEC

Municípios do RN serão contemplados com programa destinado à construção de creches

INTERIOR - O Ministério da Educação (MEC) destinará R$ 339,5 milhões para a construção de 484 creches em municípios de todo o país.

Os recursos permitirão o acesso de cerca de 100 mil crianças a mais, entre zero e seis anos de idade, à educação infantil. No Rio Grande do Norte, 14 municípios serão contemplados com o benefício.

O Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) deverá destinar 800 milhões até 2010 para melhorar e ampliar a rede de creches e pré-escolas públicas das redes municipais e do Distrito Federal.

Para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a educação infantil é prioridade. "Essa é uma contribuição para motivar os prefeitos do Brasil e os governadores a fazer investimentos em creches", destacou o presidente na segunda-feira, 7, durante seu programa de rádio semanal "Café com o Presidente".

Segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que coordena o programa, 4.300 municípios mostraram interesse em receber o apoio financeiro destinado à construção e reforma de creches, além da aquisição de equipamentos e mobiliário para equipá-las. Como a procura foi grande, cada município receberá recursos para construir uma creche com capacidade para atender pelo menos 112 alunos por turno (matutino, vespertino ou integral).

Assim, as 484 creches que serão construídas este ano atenderão crianças de 484 municípios. Depois que cada um dos 4,3 mil receber investimentos para construir uma unidade, poderão ser repassados mais recursos para a melhoria e/ou construção de outras creches, de acordo com as especificidades de cada município.

Repasse será definido por critérios preestabelecidos

Os critérios para a ordem de repasse aos municípios estão definidos no Manual de Orientação Técnica do Proinfância que classifica os prioritários  de acordo com três categorias: populacional, educacional e de vulnerabilidade social.

Entre os requisitos estão a quantidade de crianças entre zero e seis anos e o número de jovens em situação de pobreza que vivem no município.

Ao priorizar toda a educação básica, o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) já distribui recursos para a manutenção da educação infantil, de acordo com o número de matrículas de cada rede, porém os municípios carecem de infra-estrutura física para receber os alunos. O Proinfância, que está entre as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação, suprirá essa demanda.

No Rio Grande do Norte, os municípios contemplados com as novas creches, são os seguintes: Acari, Assú, Baraúna, Bom Jesus, Currais Novos, Lucrécia, Macaíba, Major Sales, Patu, Pau dos Ferros, Portalegre, Rodolfo Fernandes, Tangará e Tenente Ananias.

fonte(jornal mossoroense)


postado por 80409 as 09:23:23 # 0 comentários
EMBRAPA

Centro da Embrapa em Mossoró
Aconteceu na última quarta-feira na fazenda Famosa mais uma importante reunião para discutir a possível instalação em Mossoró de uma unidade da Embrapa. A reunião foi uma iniciativa do Coex/Sindicato Rural de Mossoró e Baraúna. A participação dos produtores e de entidades ligadas ao negócio rural foi expressiva. Representou a Embrapa o diretor executivo Geraldo Eugênio, atendendo uma reivindicação da governadora wilma de Faria em recente audiência com o presidente Sílvio Crestana. Estiveram presentes os chefes gerais da Embrapa Semi-Árido e da Embrapa Agroindústria Tropical. O resultado imediato da reunião foi a liberação para a Emparn - escritório de Mossoró, localizado nas dependências da Ufersa, de três pesquisadores. O compromisso da Embrapa era liberar dez pesquisadores. A reunião mostrou que a luta iniciada em 2005 está apenas começando. A Ufersa está colocando à disposição destes pesquisadores que irão se instalar em Mossoró a sua infra-estrutura de laboratórios e salas de apoio.
As grandes preocupações dos produtores no momento são: mosca-minadora, que aumentou em mais de R$ 500 por hectare os custos de produção da cultura do melão, a adoção de um plano de adubação para a cultura do melão e a ameaça de perda de mercado por causa dos resíduos de agroquímicos e pelos altos custos da cultura, que passaram de R$ 8.000,00 por hectare para cerca de R$ 15.000,00.
Atualmente, a Embrapa se faz presente no RN através da Emparn. A Embrapa possui 36 servidores lotados na Emparn, dos quais 13 são pesquisadores. O Rio Grande do Norte é um dos seis estados da federação que não possui um centro nacional da Embrapa. A reitoria da Ufersa e a Diretoria da Emparn estão defendendo o fortalecimento da Emparn.

fonte(jornal de fato)


postado por 80409 as 09:19:52 # 0 comentários
terça, 08 janeiro, 2008
METEOROLOGIA

Previsões meteorológicas de 2008 são animadoras para o Rio Grande do Norte

Estado - Até agora as previsões meteorológicas para o ano de 2008 são positivas. De acordo com o professor de climatologia da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), José Espínola Sobrinho, os indicadores mostram que o ano terá um bom inverno. "No entanto, como a meteorologia não é uma ciência exata devido às mudanças da natureza, as estimativas serão confirmadas ou não no encontro internacional de meteorologistas que acontece nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro em Fortaleza", esclarece Espínola.

O especialista explica que o Estado foi dividido em quatro regiões pluviométricas sendo elas: Litorânea, Zona da mata, Central e Oeste. "É preciso observar a região de cada cidade para que seja analisada a possibilidade de chuvas. O Litoral é a parte mais chuvosa, seguida pela Oeste, depois Zona da mata e por último o Seridó que é a região mais seca do Estado", conta Espínola.

Segundo o professor, na região de Mossoró foram registrados no ano de 2007, 940 milímetros cúbicos, obedecendo à média dos últimos anos.
Enquanto que, em Currais Novos, quase não chove no ano passado.

"É muito difícil realizar este trabalho pela falta de equipamento; em todo o Rio Grande do Norte só existem três estações meteorológicas, assim nós acabamos adivinhando chuva", finaliza Espínola.

Fonte(GAZETA DO OESTE)


postado por 80409 as 02:43:28 # 0 comentários
MEGA SENA

Prêmio da Mega-Sena de R$ 19,6 milhões sai para apostador da cidade de Tenente Ananias

TENENTE ANANIAS - Com uma aposta de apenas R$ 1,50, um cidadão da cidade de Tenente Ananias garantiu no último sábado um prêmio da ordem R$ 19,6 milhões.

O prêmio se refere ao concurso 932 da Mega-Sena, sorteado no último sábado (5), em Macaé (RJ).

Com apenas nove mil habitantes o clima em Tenente Ananias é de expectativa. Situada na divisa com o Estado da Paraíba, a cidade oestana localizada a 402 km de Natal se manteve concentrada ontem na busca pela identificação do ganhador do prêmio.

No decorrer do dia de ontem boatos levavam a um borracheiro que teria se deslocado até a casa lotérica Abreu, local onde a aposta foi feita, para conferir os números milionários:  02, 17,  21, 36, 42 e 53.

Mesmo diante das suspeitas, o borracheiro que passou todo o domingo desaparecido, reapareceu ontem com sua rotina de vida sem maiores alterações.  

Esta é a oitava vez que o prêmio principal da Mega-Sena sai para um apostador do Rio Grande do Norte.

O concurso 932 premiou ainda 196 apostadores com a Quina. Cada um vai receber R$ 11,3 mil. Já a Quadra teve 10.515 acertadores, com prêmio de R$ 211,94.

O próximo sorteio da loteria será realizado amanhã, às 20h (horário de Brasília), em Penedo (AL). A estimativa de prêmio é de R$ 1,3 milhão na faixa principal. A aposta simples custa R$ 1,5. 


postado por 80409 as 02:35:37 # 0 comentários
PREFEITURA MUNICIPAL E SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUARIA E MEIO AMBIENTE

Melhorar o dia-a-dia do homem do campo e suas condições de vida com ações que lhe permitam facilidades na execução das suas tarefas são metas a serem alcançadas no município. Assim que aparecem anualmente as primeiras chuvas, a Secretaria de Municipal da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente inicia o trabalho de corte de terra que vem atendendo a cerca de 250 pequenos produtores rurais todos os anos.
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente garante aos produtores rurais máquinas agrícolas que realizam o trabalho de preparação da terra para o plantio nas comunidades rurais, sendo disponibilizada duas hora de trator para cada produtor, além da entrega de sementes como feijão, milho e sorgo. Os agricultores também têm direito a tambores, balanças e batedeiras, frutos da parceria entre prefeitura e Governo do Estado pelo programa Banco de Sementes, para facilitar o trabalho.
Garantir um acesso de qualidade que permita, sem dificuldades, aproximar ainda mais as comunidades rurais a cidade também está nos planos do trabalho que visa a melhoria da zona rural.
Segundo o secretário da Agricultura Giovanni Viana, Que Este a frente a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e a Prefeitura Municipal estão planejando Metas para o desenvolvimento da Zona rural e será dado prosseguimento até que sejam concluídas e atender as melhorias aos moradores do campo a cidade.


postado por 80409 as 10:34:55 # 1 comentários
segunda, 07 janeiro, 2008
RELIGIÃO

A Igreja Católica de São Francisco do Oeste realizará neste mês o primeiro encontrão da juventude que será realizada nos dias 18, 19 e 20 de janeiro. Desde ja os jovens que queira participar deve fazer a sua inscrição na Capela de São Francisco de Assis.


postado por 80409 as 01:11:03 # 0 comentários
GOVERNO DO ESTADO

Secretaria de Agricultura elege prioridades para 2008

O Governo do Estado, por meio da Secretária da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), elegeu quatro prioridades para o setor: a mudança de status de risco desconhecido da doença aftosa para, pelo menos, risco médio com vacinação; a implantação do Terminal Pesqueiro de Natal; os bancos de sementes e a construção das estações de piscicultura de Apodi e Itajá.

A titular da pasta, Larissa Rosado, ressaltou o esforço que o Rio Grande do Norte vem fazendo no sentido de ser denominado de área de médio risco de febre aftosa, ao atender as exigências colocadas no relatório de uma auditoria do Mapa.

”Estava faltando apenas a confirmação da realização do concurso público
para preenchimento de vagas no Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária
(Idiarn), mas essa última exigência foi cumprida com o anúncio e a publicação
no Diário Oficial do Estado da abertura do processo de realização do
concurso pela governadora Wilma de Faria”, observou a secretária.

Uma outra frente que vem merecendo o
cuidado do Governo do EStado é exatamente dotar o Rio Grande do Norte de
estações de piscicultura para a produção de alevinos de tilápia, carpa,
tambaqui e outros peixes de água doce para oferecer aos pescadores de
águas interiores melhores condições de vida. Para tanto, o governo vem lutando para construir as estações de Itajá, na Barragem Armando Ribeiro e em Apodi, na Barragem Santa Cruz.

Além disso, a Estação de Piscicultura de Caicó foi recentemente
melhorada, através de convênio firmado com o Dnocs, possibilitando um
aumento de cerca de 100% em sua produção de alevinos, que era de 5
milhões/ano e hoje pode chegar aos 10 milhões/ano. Ainda assim, não reúne
condições para atender a demanda do Estado. Por isso se faz necessária a implantação dessas outras estações, que poderão atingir cerca de 30 milhões de alevinos/ano, dotando o Rio Grande do Norte de uma capacidade de produção da ordem de 40 milhões de alevinos/ano.

Essas duas estações já estão com seus processos de licitação em andamento,
podendo até o final do próximo ano entrar em funcionamento. Um outro detalhe que Larissa Rosado destaca é o fato de que a Estação de Piscicultura de Apodi será dotada de um Centro de Treinamento para aperfeiçoar os conhecimentos dos pescadores de águas interiores no criatório de peixes em tanques-rede.

Bancos de semente – Os bancos de sementes foram uma solicitação dos
agricultores familiares através da Federação dos Trabalhadores na
Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn), que foi prontamente atendida
pela governadora Wilma de Faria. Para Larissa Rosado, eles são importantes porque os agricultores terão a semente na hora adequada para plantar, já que a administração é feita por eles mesmos. “O governo fez a sua parte atendendo a solicitação e foi mais além. Foi buscar recursos no governo federal para estruturar os bancos com bombonas para guardar as sementes, balança e batedeiras”, ressalta Larissa Rosado.

Hoje o Rio Grande do Norte já dispõe de mais de 500 bancos criados e a
meta é atingir todas as regiões de modo a possibilitar aos agricultores
que eles tenham suas sementes de qualidade e na hora certa. Vale
salientar, diz Larissa Rosado, que os bancos receberão sementes dos

próprios produtores. Quando houver seca e não for possível a reposição, o Governo do Estado estará novamente abastecendo os bancos. O mesmo vai acontecer quando a Emater e a Emparn verificarem que essas sementes perderam sua capacidade genética e, portanto, de boa germinação.

Terminal Pesqueiro – Outra prioridade é
implantar o Terminal Pesqueiro de Natal, que será um dos pontos de
logísticas mais importantes para a pesca oceânica. Nesse particular, “temos negociado com o governo federal no sentido de ceder áreas e recursos para que possamos ainda este ano iniciar as obras de construção desse equipamento”. Na verdade, a licitação já está sendo encaminhada e as obras deverão ser iniciadas ainda este ano. Para Larissa Rosado, o Terminal Pesqueiro tem sido uma das principais reivindicações das empresas de pesca,uma vez que o Governo do Estado já concedeu alguns outros benefícios, como a equalização do óleo diesel e a
isenção do ICMS.


postado por 80409 as 09:52:56 # 0 comentários
POLITICA

Aberta licitação para compra de sementes e mudas de cajueiro

O Governo do Estado publica na edição do “Diário Oficial” desta sexta feira (4) o aviso de licitação para pregão presencial para aquisição de sementes fiscalizadas e mudas de cajueiro anão precoce destinado ao Programa de Sementes e Mudas 2008.

De acordo com Larissa Rosado, titular da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), este ano serão adquiridas 80 toneladas de algodão herbáceo; 35 toneladas de feijão vermelho e 25 toneladas do branco; além de 45 toneladas de sorgo granífero e 250 mil mudas de cajueiro anão precoce, com investimento da ordem de R$ 1 milhão e 900 mil.

Para o programa, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) está produzindo 35 toneladas de sorgo forrageiro e 60 toneladas de milho Cruzeta, que também se destinam aos agricultores familiares. As sementes de milho e feijão serão para reabastecimento de boa parte do 440 bancos de sementes, uma vez que estão desabastecidos em função da irregularidade do inverno no ano passado. A secretária Larissa Rosado observou que, a exemplo de anos anteriores, espera um crescimento no volume de sementes da ordem de 20%.

Ela disse, ainda, que para o programa do biodiesel a ser executado em parceria com a Sape, Emater/RN e Emparn que atuarão na assistência técnica, a Petrobrás fornecerá as sementes para a produção oleaginosas em 13 mil hectares no Estado e se compromete a comprar toda a produção.

Bancos de semente – O programa foi implementado a partir de 2005 atendendo a uma solicitação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn) como forma de oferecer melhores condições aos agricultores familiares.

Segunda a secretária, os órgãos do Governo do Estado não exercem qualquer ingerência na administração dos bancos que é totalmente dirigido por um dos participantes escolhidos pelos sócios. Para a Fetarn, os bancos de sementes são uma solução prática que possibilita aos associados terem a semente de qualidade na hora em que ocorrerem as primeiras chuvas e, assim, atender a tradição do agricultor norte-rio-grandense, que é de plantar tão logo isso aconteça.

A criação dos bancos de sementes foi possível através de convênio com o Governo Federal que possibilitou equipar as unidades com bombonas, balanças e batedeiras. A criação do programa permitiu ao Governo do Estado uma economia superior a R$ 3 milhões e 700 mil, se comparado a compra de sementes e mudas em 2004 cujo valor do investimento foi de mais de R$ 5 milhões


postado por 80409 as 09:47:30 # 0 comentários
RELIGIÃO

O pastor da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ildemberg está indo de transferência para a cidade de Itajá, o novo pastor de nossa cidade na Igreja Evangélica Assembléia de Deus será o da cidade de Rafael Goldeiro.


postado por 80409 as 09:44:57 # 0 comentários
 
Perfil
80409
Meu Perfil

Links
Blog Grátis

Palavras-Chave
OBRAS

Favoritos
NOTICIAS ONLINE
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
ELEIÇOES 2008
CONFERENCIAS DO MEIO AMBIENTE
AGRADECIMENTOS
DENGUE
CONFERENCIAS COMEÇAM ATÉ O DIA 11
PREFEITURA SÃO FRANCISCO DO OESTE
POLICIAL
IDEMA
CONCURSO INSS
EMPARN

Arquivos
2008, 01 fevereiro
2008, 01 janeiro
2007, 01 dezembro
2007, 01 novembro

1944 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..