NOTICIAS ONLINE
NOTICIAS ONLINE
quinta, 10 janeiro, 2008
MEC

Municípios do RN serão contemplados com programa destinado à construção de creches

INTERIOR - O Ministério da Educação (MEC) destinará R$ 339,5 milhões para a construção de 484 creches em municípios de todo o país.

Os recursos permitirão o acesso de cerca de 100 mil crianças a mais, entre zero e seis anos de idade, à educação infantil. No Rio Grande do Norte, 14 municípios serão contemplados com o benefício.

O Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) deverá destinar 800 milhões até 2010 para melhorar e ampliar a rede de creches e pré-escolas públicas das redes municipais e do Distrito Federal.

Para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a educação infantil é prioridade. "Essa é uma contribuição para motivar os prefeitos do Brasil e os governadores a fazer investimentos em creches", destacou o presidente na segunda-feira, 7, durante seu programa de rádio semanal "Café com o Presidente".

Segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que coordena o programa, 4.300 municípios mostraram interesse em receber o apoio financeiro destinado à construção e reforma de creches, além da aquisição de equipamentos e mobiliário para equipá-las. Como a procura foi grande, cada município receberá recursos para construir uma creche com capacidade para atender pelo menos 112 alunos por turno (matutino, vespertino ou integral).

Assim, as 484 creches que serão construídas este ano atenderão crianças de 484 municípios. Depois que cada um dos 4,3 mil receber investimentos para construir uma unidade, poderão ser repassados mais recursos para a melhoria e/ou construção de outras creches, de acordo com as especificidades de cada município.

Repasse será definido por critérios preestabelecidos

Os critérios para a ordem de repasse aos municípios estão definidos no Manual de Orientação Técnica do Proinfância que classifica os prioritários  de acordo com três categorias: populacional, educacional e de vulnerabilidade social.

Entre os requisitos estão a quantidade de crianças entre zero e seis anos e o número de jovens em situação de pobreza que vivem no município.

Ao priorizar toda a educação básica, o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) já distribui recursos para a manutenção da educação infantil, de acordo com o número de matrículas de cada rede, porém os municípios carecem de infra-estrutura física para receber os alunos. O Proinfância, que está entre as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação, suprirá essa demanda.

No Rio Grande do Norte, os municípios contemplados com as novas creches, são os seguintes: Acari, Assú, Baraúna, Bom Jesus, Currais Novos, Lucrécia, Macaíba, Major Sales, Patu, Pau dos Ferros, Portalegre, Rodolfo Fernandes, Tangará e Tenente Ananias.

fonte(jornal mossoroense)


postado por 80409 as 09:23:23 #
0 Comentários

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
80409
Meu Perfil

Links
Blog Grátis

Palavras-Chave
CRECHE

Favoritos
NOTICIAS ONLINE
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
EMBRAPA
METEOROLOGIA
MEGA SENA
PREFEITURA MUNICIPAL E SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUARIA E MEIO AMBIENTE
RELIGIÃO
GOVERNO DO ESTADO
POLITICA
RELIGIÃO
BARRAGEM DE SANTA CRUZ
AQUECIMENTO GLOBAL

Arquivos
2008, 01 fevereiro
2008, 01 janeiro
2007, 01 dezembro
2007, 01 novembro

1944 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..