NOTICIAS ONLINE
NOTICIAS ONLINE
segunda, 14 janeiro, 2008
O VELHO CHICO

RN se manifesta contra a paralisação das obras do São Francisco

O vice-governador e secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, na manhã desta quinta-feira (13), em Brasília. No encontro, o secretário manifestou o apoio do Governo do Estado para que as obras do Projeto de Transposição do São Francisco não sejam suspensas e discutiu a liberação de recursos para melhorar a infra-estrutura hídrica do Estado. Durante a reunião com o ministro Geddel Vieira Lima, Iberê aproveitou ainda para discutir os recursos para o Sistema Adutor do Seridó, Adutora do Alto Oeste e a Barragem de Tabatinga.

Na última terça-feira (11), uma liminar expedida pelo Tribunal Regional Federal determinou a suspensão das obras da transposição do São Francisco. A decisão do TRF acatou recurso do Ministério Público Federal. Na reunião, o ministro Geddel Vieira reforçou a importância de apoio dos estados para realização do projeto. “É papel dos governadores o engajamento dessa luta junto com o governo federal”, disse a Iberê.

O secretário e vice-governador do RN se comprometeu com o ministro e com o secretário nacional de Infra-Estrutura Hídrica, João Santana, que o Estado irá se empenhar para que o projeto São Francisco se torne uma realidade, destacando os benefícios que a obra trará para a população norte-rio-grandense. “O projeto dará sustentabilidade hídrica ao Rio Grande do Norte, oferecendo expectativas e esperança para pelo menos 1,2 milhão de pessoas. Por isso, essa luta é também do Governo do Estado”, enfatizou Iberê Ferreira.

Estimado em R$ 6,6 bilhões, o Projeto de Integração de Bacias do Rio São Francisco irá melhorar a oferta de água para 12 milhões de pessoas no Nordeste. Aliado aos governos do Ceará, Pernambuco e Paraíba, o Governo do Rio Grande do Norte apóia integralmente o projeto e prepara uma rede de distribuição interna para levar as águas do São Francisco para a população do semi-árido potiguar.

A interligação das bacias será feita por dois eixos: o norte e o leste. O RN será beneficiado pelo eixo norte, que sai de Cabrobó, em Pernambuco, em direção ao Ceará e às divisas da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Este canal irá passar pelo sertão de Pernambuco e distribuirá água no rio Piranhas-Açu, abastecendo o Rio Grande do Norte e a Paraíba, e no rio Apodi, favorecendo o Rio Grande do Norte. “Na época da seca, teremos os grandes açudes alimentados pela água do São Francisco. É importante lembrar também que todos esses municípios serão beneficiados com investimentos na área de saneamento básico e educação ambiental”, ressaltou o vice-governador.

fonte(assecom-RN)


postado por 80409 as 10:55:06 #
0 Comentários

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
80409
Meu Perfil

Links
Blog Grátis

Palavras-Chave
PARALIZAÇÃO

Favoritos
NOTICIAS ONLINE
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
MUSEU
MEC
EMBRAPA
METEOROLOGIA
MEGA SENA
PREFEITURA MUNICIPAL E SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUARIA E MEIO AMBIENTE
RELIGIÃO
GOVERNO DO ESTADO
POLITICA
RELIGIÃO

Arquivos
2008, 01 fevereiro
2008, 01 janeiro
2007, 01 dezembro
2007, 01 novembro

1944 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..