NOTICIAS ONLINE
NOTICIAS ONLINE
segunda, 14 janeiro, 2008
MEIO AMBIENTE

Governadora lança 3ª Conferência Estadual do Meio-ambiente

Na manhã desta quarta-feira (14), a governadora Wilma de Faria assinou o decreto convocando a instalação da 3ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, que vai ocorrer nos dias 05, 06 e 07 de março de 2008. O foco principal do evento é mobilizar instituições ambientalistas para a elaboração do Plano Nacional de Mudanças Climáticas, a ser discutido e aprovado na 3ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), em Brasília, na segunda semana de maio do próximo ano.

A etapa estadual será precedida de sete plenárias regionais, nas cidades de Pau dos Ferros, Mossoró, João Câmara, Natal, Assu, Santa Cruz e Caicó. O objetivo é reunir representantes dos governos estadual e municipais, organizações não-governamentais, estudantes, comunidade acadêmica e sociedade civil, para formular políticas públicas de enfrentamento às mudanças climáticas.

“Nossa maior preocupação é compatibilizar o desenvolvimento econômico com a proteção ambiental, por isso estamos investindo pesado em áreas como saneamento, adutoras e combate à desertificação no interior. Não é a toa que temos o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH) do Nordeste”, destacou Wilma de Faria.

Além da governadora, no lançamento da 3ª Conferência Estadual também estava presente o secretário nacional de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Hamilton Pereira.

“Em primeiro lugar é importante destacar que além das mudanças climáticas como tema nacional, o Rio Grande do Norte também trabalha com o combate à desertificação como tema local. É fundamental entender que a conferência nacional é o fim de um processo que começa com as discussões nos Estados e municípios e nelas a participação efetiva da sociedade é indispensável para a produção de soluções”, afirmou Hamilton Pereira.

Em relação ao tema nacional, vale ressaltar que o RN já avançou, uma vez que foi o pioneiro na elaboração do Plano Estadual de Mudanças Climáticas, o Proclima. O desafio agora é contribuir para o desenvolvimento de um plano nacional, que tenha o objetivo de minimizar os efeitos do aquecimento global, a maior preocupação ambiental do planeta.

A organização do evento no Rio Grande do Norte está a cargo da Comissão Organizadora Estadual, que tem a coordenação executiva da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Também compõem a COE representantes da sociedade civil, setor empresarial e governos municipais.

As conferências nos estados estarão ocorrendo até março do próximo ano. Nesses fóruns, diferentes setores da sociedade discutem suas preocupações e responsabilidades, bem como apresentam reivindicações e sugestões. Ao final desses trabalhos, os delegados eleitos participam da plenária nacional, onde serão aprovadas deliberações ao MMA e recomendações a outros órgãos e instituições de governo

Fonte (assecom -RN)

postado por 80409 as 10:59:27 #
0 Comentários

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
80409
Meu Perfil

Links
Blog Grátis

Palavras-Chave
CONFERENÇIA

Favoritos
NOTICIAS ONLINE
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
O VELHO CHICO
MUSEU
MEC
EMBRAPA
METEOROLOGIA
MEGA SENA
PREFEITURA MUNICIPAL E SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUARIA E MEIO AMBIENTE
RELIGIÃO
GOVERNO DO ESTADO
POLITICA

Arquivos
2008, 01 fevereiro
2008, 01 janeiro
2007, 01 dezembro
2007, 01 novembro

1944 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..