Blog do Sizan
Blog do Sizan
quarta, 18 abril, 2007
TrAnsGEnIcOs

É dada quase como certa a liberação do plantio de milho transgênico no Brasil. A soja RR foi o primeiro cultivo transgênico permitido, em 2004, provisoriamente, para atender os produtores gaúchos, que já a cultivavam ilegalmente e contrabandeada da Argentina há uma década.

O provisório foi renovado nas safras consecutivas para legalizar um "fato consumado", estratégia usada pelos produtores gaúchos para forçar a liberação do grão, mesmo existindo sementes de soja convencional suficientes para o plantio. O grão transgênico da oleaginosa, agora, alastrou-se pelo centro-oeste mas ainda não há estudos definitivos do seu impacto sobre o meio ambiente. Alegam menor custo na produção e melhor produtividade do grão. Mesmo que esta correlação resulte em maior lucro, resistem em pagar royalties à tecnologia desenvolvida pela Monsanto. Contrabandeado é melhor!

Agora é a vez do milho, que deve ter poucos e incipientes cultivos, mas tenderá a se alastrar levado pela fama da soja.

Os dois grãos de cultivo maciço pelo país serão transgênicos, para a felicidade dos produtores, apesar de colocar em pé de igualdade com outro grande produtor mundial de grãos: os EUA. Teremos exatamente o mesmo produto para comercializar no mercado internacional - com menos poder de barganha - quando a União Européia, por exemplo, procura banir os transgênicos.

Ainda vem aí o algodão, que está na fila da liberação cada vez mais fácil. O quórum para aprovação pela CTNBio baixou de 2/3 para maioria simples. Apesar da menor visibilidade, a campanha contra os trangênicoscontinua.


postado por 50872 as 04/18/2007 07:38:59 #
0 Comentários

Comente este post!   |    <<< Voltar para Início

 
Perfil
50872
Meu Perfil

Links
Blog Grátis

Palavras-Chave
soja
milho
transgênico

Favoritos
Blog do Sizan
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
Tarso Genro
Meu gás carbônico
Milagres do papa
Deuzabezoe
Na sede do Império
Salário Mínimo
Demo...quem?
Bão
Amarelas
Antídoto

Arquivos
2007, 01 maio
2007, 01 abril
2007, 01 março
2007, 01 fevereiro

5188 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..