Supervisão Educacional
Supervisão Educacional

sexta, 16 março, 2007
O Papel do Supervisor Educacional

Afinal, qual é o papel do supervisor educacional?

Diversas vezes, enquanto alunos do Curso de Pedegogia Supervisão Educacional nos perguntamos, afinal, qual é o papel do supervisor  dentro da escola? Afinal, com quem é o seu compromisso?

No post anterior, temos claras quais são as funções destinadas ao supervisor, melhor dizendo, quais são as suas atribuições, mas ainda assim sentimos a necessidade de compreender mais a fundo  o fazer do supervisor, e em meio a diversas reflexões, concluímos que cada ato educativo é um ato político, sendo assim, a supervisão educacional tem fundo político e resulta em um ato político também.

Quando o supervisor orienta o professor na sua prática docente, quando promove encontros para elaboração da proposta pedagógica, quando planeja, quando busca as melhores meios de interação entre os segmentos, ele deve estar plenamente consciente de que está atuando de forma política em prol de uma sociedade.

Mas que sociedade?

A sociedade a que buscamos, uma sociedade justa, igualitária, fraterna, afetiva, compreensiva e correta.

 Temos muito ainda o que fazer pela educação, e o supervisor sozinho, não faz nada, o ideal é o trabalho conjunto dos segmentos. Aí sim cabe ao supervisor educacional a busca de contato e relações entre os segmentos.



postado por 53355 as 08:12:30 2 comentários




sábado, 10 março, 2007
Atribuições do Supervisor Educacional

Enquanto profissionais em educação e futuras Supervisoras Educacionais, acreditamos que é muito importante conhecermos as nossas atribuições dentro da escola. Sendo assim resolvemos compartilhar com os interessados quais são elas.

As atribuições do Supervisor Educacional, estão descritas no PLC 132/2005 e na lei 132/1978.

 PLC 132/2005

Art. 4º São atribuições do Supervisor Educacional:

I – coordenar o processo de construção coletiva e execução da Proposta Pedagógica, dos Planos de Estudo e dos Regimentos Escolares;

II – investigar, diagnosticar, planejar, implementar e avaliar o currículo em integração com outros profissionais da Educação e integrantes da Comunidade;

III – supervisionar o cumprimento dos dias letivos e horas/aula estabelecidos legalmente;

IV – velar o cumprimento do plano de trabalho dos docentes nos estabelecimentos de ensino;

V – assegurar processo de avaliação da aprendizagem escolar e a recuperação dos alunos com menor rendimento, em colaboração com todos os segmentos da Comunidade Escolar, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade de ensino;

VI – promover atividades de estudo e pesquisa na área educacional, estimulando o espírito de investigação e a criatividade dos profissionais da educação;

VII – emitir parecer concernente à Supervisão Educacional;

VIII – acompanhar estágios no campo de Supervisão Educacional;

IX – planejar e coordenar atividades de atualização no campo educacional;

X – propiciar condições para a formação permanente dos educadores em serviço;

XI – promover ações que objetivem a articulação dos educadores com as famílias e a comunidade, criando processos de integração com a escola;

XII – assessorar os sistemas educacionais e instituições públicas e privadas nos aspectos concernentes à ação pedagógica.

Lei 132/1978

“SINTESE DOS DEVERES”:

• Assessorar os sujeitos hierárquicos em assuntos da área da supervisão escolar;
• Participar do planejamento global da escola:
• Coordenar o planejamento do ensino e o planejamento do currículo;
• Orientar a utilização de mecanismos e instrumentos tecnológicos em função do estágio de desenvolvimento do aluno, dos graus de ensino e das exigências do Sistema Estadual de Ensino do qual atua;
• Avaliar o grau de produtividade atingido à nível de Escola e à nível de atividades pedagógicas;
• Assessorar aos outros serviços técnicos da escola, visando manter coesões na forma de se permitir os objetos propostos pelos sistema Escolar;
• Manter-se constantemente atualizado com vistas a garantir padrões mais elevados de eficiência e de eficácia no desenvolvimento do processo, de melhoria curricular em função das atividades que desempenha.

EXEMPLOS DE ATRIBUIÇÕES:

• Traçar as diretrizes e metas prioritárias e serem ativadas no Processo de Ensino, considerando a realidade educacional de sistema, face aos recursos disponíveis e de acordo com as metas que direcionam a ação educacional;
• Participar do planejamento global da escola, identificando e aplicando os princípios de supervisão na Unidade Escolar, tendo em vista garantir o direcionamento do Sistema Escolar;
• Coordenar o planejamento de ensino, buscando formas de assegurar a participação atuante e coesiva da ação docente na consecução dos objetivos propostos pela Escola;
• Realizar e coordenar pesquisas, visando dar um cunho cientifico à ação educativa promovida pela Instituição;
• Planejar as atividades do serviço de Coordenação Pedagógica, em função das necessidades a suprir e das possibilidades a explorar, tanto dos docentes e alunos, como da comunidade;
• Propor sistemáticas do fazer pedagógico condizente com as condições do ambiente e em consonância com as diretrizes curriculares;
• Coordenar e dinamizar mecanismos que visam instrumentalização aos professores quanto ao seu fazer docente”.

A partir da promulgação da atual LDB, o Supervisor Escolar recebeu o grande compromisso de coordenar a elaboração e acompanhar a execução da proposta pedagógica, com a participação da comunidade escolar. É imprescindível que as atribuições do supervisor sejam planejadas em parceria com o Orientador Educacional, principalmente no aspecto de articulação com a comunidade escolar.


Bibliografia Consultada:

CALDIERARO, Ires Parisotto. Escola de Educação Básica: Institutos Legais, Organização e Funcionamento. Porto Alegre: Edição da autora, 2006.

Informações extraídas de: www.assers.org.br, acesso em 10/03/2007 às 14h17min.



postado por 53355 as 02:10:08 8 comentários




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