TGI Patricia - Portinari
O Brasil para os brasileiros. A representação estética, artística, cultural e social de Candido Portinari.

domingo, 10 setembro, 2006
Querida Brodowski!

Esse nome aparentemente esquisito é em homenagem ao engenheiro polonês Dr. Alexandre Brodowski, inspetor geral da Companhia Mogiana de Trens, que na época conduzia a construção de uma linha férrea no interior de São Paulo que cortava a pequena aldeia. Para valorizar o lugar, foi sugerida a realização de uma estação de trem, batizada de “Brodowski”. Em 1913, a cidade ganhou sua emancipação política, sendo erguida à condição de município e o nome, após algumas adequações da Língua Portuguesa, ficou como Brodósqui mesmo.

Portinari sempre teve amor por sua cidade, por isso sempre foi lembrada em suas obras. E mesmo depois de ter escolhido o Rio de janeiro para morar e desenvolver sua carreira, Portinari nunca se afastou de Brodowski, seu santuário e refúgio, pra onde ia em busca de força e inspiração.

A casa em que morou tinha as paredes pintadas por ele e por amigos pintores que passaram por lá. Assim, suas paredes e cômodos tranformaram-se numa coleção de murais.

Com a morte do pintor, era preciso preservar esse conjunto, cuidar do local que abrigava as pinturas e suas memórias. Então a casa foi elevada à categoria de patrimônio artístico e declarada de utilidade pública. Assim, a casa de Candinho virou Museu!

Em 14 de março de 1970 foi inaugurado o Museu Casa de Portinari, que, além de obras de arte, abriga ainda o mobiliário, utensílios e, principalmente, o ateliê do artista com seus objetos de trabalho.

Essa casa constitui o marco concreto, não só do vínculo de Portinari com sua terra natal, mas principalmente de sua permanente vivência em Brodowski e de sua infância, que ele perpetuou em sua obra plástica e poética, tendo feito de sua vida e carreira uma intensa declaração de amor às suas origens e raízes.

Dados Institucionais
Diretora: Angélica Policeno Fabbri
Praça Cândido Portinari, 298
CEP: 14340-000 – Brodowski/SP
Tel: (16) 3664-4284
E-mail:
museu@casadeportinari.com.br
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h.
Entrada franca.
Site:
www.casadeportinari.com.br

Abaixo, a fachada do Museu Casa de Portirani - Brodowski, SP.




postado por 36311 as 08:38:13
0 comentários:

Comente este post
Início

36311
Meu Perfil

Meus Links
TGI Lugar Não Lugar
TGI Multiplicidade dos pensamentos
TGI Buri Tear
TGI Feira Livre
TGI Bairro Oriental
TGI Projeto Jenova



Posts Anteriores
>> Uma introdução a Candido Portinari
>> Sejam Bem-vindos!

Arquivos
2006, 01 setembro

1668 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..