Vivenciando Wicca
Vivenciando Wicca

segunda, 02 fevereiro, 2009
Árvore de verão

Pitanga

Nome científico : Eugenia unifloa L.

A pitangueira é uma pequena árvore que nas regiões subtropicais alcança 7m a 10m de altura, com tronco irregular, ramificado, bastante engalhado, de cor avermelhada. Possui folhas opostas, ovais avermelhadas quando jovem e de coloração verde quando adulta, e brilhantes, com aroma característico quando maceradas.

Florescem de agosto a novembro. Localizam-se nas axilas das folhas e são hermafroditas. A floração da pitangueira é abundante, branca e perfumada.

O fruto é arredondado e relativamente pequeno (1-1,5 cm), tipo baga, achatado nas extremidades com sulcos longitudinais, de coloração vermelha, rubra, roxa, às vezes quase preta, na maturação. Polpa vermelha e carnosa, de sabor adocicado, levemente ácido, envolvendo uma semente esverdeada. O período de frutificação varia de outubro a janeiro.

O ato de comer pitangas colhidas diretamente no pé tem espaço garantido na cultura e sentimento brasileiro. Há quem prefira comê-las mais verdes, azedinhas; há quem as aprecie mais maduras, doces e perfumadas. Mas é sempre uma fruta muito apreciada e a sua polpa é agridoce e perfumada. Da sua polpa se obtém sucos, geléias, vinhos, doces e licores. O estado de Pernambuco é um dos principais produtores e tem uma produção estimada em 1700 toneladas de frutos.
As folhas da pitangueira são muito perfumadas e estão tradicionalmente relacionadas aos cultos e rituais religiosos católicos, sincréticos e afro-brasileiros do candomblé. As folhas são usadas muitas vezes para forrar o chão dos terreiros.
A madeira é empregada na confecção de cabos de ferramentas e outros instrumentos agrícolas.

A presença de licopeno (poderoso antioxidante) em sua composição é responsável pela coloração vermelha intensa da fruta. Mais recentemente, tem sido apontado que esta frutinha também possui propriedades afrodisíacas.
Conforme análise físico-química de 100 gramas de polpa de pitanga foram constatadas 38 calorias, 0,3g de proteína, 10mg de cálcio, 20mg de fósforo, 2,3mg de ferro 0,03mg de vitamina B2 e 14mg de vitamina C.

  


           

  

Pitanga é usada em pesquisa contra o câncer


- Uma parceria entre pesquisadores brasileiros e a Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, vai avaliar o uso da pitanga na prevenção do câncer. O professor e pesquisador norte-americano da universidade, Michael Wargovich, esteve em março no Brasil para fechar uma parceria de pesquisa com a Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, e a Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A pitanga apresenta propriedades que podem funcionar como antiinflamatório nas células. A tarefa brasileira será de selecionar o material genético e identificar os compostos. Nos EUA, a equipe fará testes de laboratório.
A idéia é de que os extratos contidos em frutas vermelhas, como a pitanga, consigam reduzir a proliferação das células cancerígenas. As características da fruta que, segundo o pesquisador, apresenta antocianinas, carotenóides e fenóis, que podem funcionar como antiinflamatório nas células.
As razões para o uso da pitanga também se referem ao baixo custo e disponibilidade de ser consumida diretamente pela população. Além disso, a atual comercialização do produto, variedades e seleção, fazem da pitanga uma fruta acessível ao estudo e posterior consumo.
Fonte: Brasil Alimentos - nº 39 - Março de 2007

(http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.arara.fr/Pitanga2.jpg&imgrefurl=http://www.arara.fr/BBPITANGA.html&usg=__yngsoE560oHkCNMXOXOywBd9iXQ=&h=305&w=407&sz=30&hl=pt-BR&start=4&um=1&tbnid=xszclg6wCFkdsM:&tbnh=94&tbnw=125&prev=/images%3Fq%3Dpitangueira%2Bnome%2Bcientifico%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN)

Esta mini abóbora, assim como visualmente me parece, tem um poder incrivel em rituais. Na aromaterapia, é usada para conter a tristeza, visto que tem um potencial estimulante tanto aromaticamente como em seu contato com o organismo. Nos rituais, ajuda a termos energia e alegria, a dobrar a atenção e a concentração mental, sem atrapalhar na liberação emocional. Ótimo para ser usado antes de danças ritualisticas.

Merry Meet!



postado por 75568 as 12:05:05
0 comentários:

Comente este post
Início
Perfil
75568
Meu Perfil

Meus Links
Hotéis no Brasil
DNS Grátis
Blog Grátis
Criar Blog
Hoteis

Palavras-Chave
>> pintagueira

Favoritos
Vivenciando Wicca
Empório Paganwicca
Índice Geral
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Não há comunidades.

Posts Anteriores
>> Litha - Atrasadinho mas presente II
>> Litha - Atrasadinho mas presente
>> Ostara - Setembro/2008 (II) parte I
>> Ostara - Setembro/2008
>> Programa Paganismo hoje 1
>> mudança
>> Mabon - Março/2008
>> O primeiro florescer da minha azaléia
>> Decisões...
>> Pentáculo - presente do meu marido

Arquivos
2009, 01 março
2009, 01 fevereiro
2009, 01 janeiro
2008, 01 outubro
2008, 01 setembro
2008, 01 junho
2008, 01 abril
2008, 01 março
2008, 01 fevereiro
2008, 01 janeiro
2007, 01 dezembro
2007, 01 novembro
2007, 01 outubro
2007, 01 setembro

14817 acessos
RelojesWeb para Pisos!
Daily Correspondence:
Daily Herb:
CRIAR BLOG GRATIS   
..