Política e Atualidades
Política e Atualidades

terça, 25 junho, 2013
Deputados arquivam PEC 37 por ampla maioria

Os deputados federais derrubaram na noite desta terça-feira (25), em decisão quase unânime, o Projeto de Emenda Constitucional número 37/2011, conhecido como PEC 37, de autoria do deputado federal e delegado Lourival Mendes (PT do B-MA). A matéria era uma das propostas polêmicas em tramitação no Congresso Nacional que estavam na mira de protestos na onda de manifestações pelo Brasil.

Ao todo, foram 430 votos pela derrubada da PEC, nove favoráveis à proposta e duas abstenções. Com a derrubada, o texto da proposta será arquivado.

Logo após a rejeição da PEC, as centenas de pessoas que acompanharam a sessão das galerias da Câmara cantaram um trecho do Hino Nacional. Os manifestantes, em sua maioria representantes do Ministério Público e agentes da Polícia Federal, aplaudiram todos os encaminhamentos favoráveis à rejeição da proposta. Das galerias, eles gritavam "rejeita!" aos parlamentares.

A derrubada da PEC 37 era uma das principais bandeiras dos movimentos populares que têm tomado as ruas de várias cidades brasileiras e do exterior. Por definir que o poder de investigação criminal seria restrito às policias Federal e Civil, a proposta foi batizada por seus adversários como "PEC da impunidade".

Por duas vezes, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), apelou para que a rejeição fosse unânime a fim de que a Casa
 ficasse em sintonia com o clamor das ruas. Autor da PEC, o deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA) foi o único a defender a aprovação da proposta.

Segundo ele, "um erro de percurso", em referência às manifestações, fez com que a PEC fosse considerada "nefasta".


SEM PLEBISCITO PARA PROCESSO CONSTITUINTE

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou, nesta terça-feira (25), que o governo federal desistiu da proposta de instituir, por meio de plebiscito, uma assembleia constituinte exclusiva para tratar da reforma política.
Mercadante disse que a proposta de plebiscito está mantida, mas a consulta popular tratará do conteúdo da reforma política, e não a criação de um processo constituinte. O ministro disse que a presidente enviará mensagem à Câmara e ao Senado propondo a realização do plebiscito.

Alves destacou ainda que a proposta foi pautada em plenário por acordo fechado entre todos os líderes partidários. "A PEC está sendo votada por decisão unânime de todos os líderes, foi decidido por todos os líderes, que poderiam ter optado por adiar, mas decidiram votar esta noite e assim está acontecendo", declarou.

A manifestação havia sido uma resposta ao líder do PSOL, deputado Ivan Valente (SP), que havia dito anteriormente que "a maioria dos deputados era a favor da PEC, tanto que ela foi aprovada [em sua admissibilidade] pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania" e que havia sido o "clamor das ruas" que fez com que o tema fosse pautado pelo Plenário. Ele anunciou que os três deputados do partido votariam contra a PEC.

O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), argumentou na mesma linha do presidente e disse que todos os líderes partidários foram "sensíveis à argumentação" e puderam "ponderar com suas bancadas, mostrar a necessidade da rejeição da PEC, sem ter que crucificar quem quer que seja, sem ter que denegrir a trajetória de nenhum parlamentar".

Cerca de 10 mil pessoas protestaram nas ruas de Porto Alegre nesta segunda-feira (24). Durante a noite, mais de 80 pessoas foram detidas pelo BOE (Batalhão de Operações Especiais) da Brigada Militar, por depredações e saques Ricardo Duarte/Agência RBS


    Dilma diz que dará R$ 50 bi para mobilidade urbana
    Prefeitos apoiam pactos sugeridos por Dilma
    Fazenda cria corregedoria para caso de corrupção
    Dilma cobra 100% dos royalties para educação
    Quatro pessoas morreram durante os protestos

O que é a PEC 37

O objetivo da PEC 37 era alterar a Constituição. Caso isso aconteça, com a inclusão de um parágrafo ao artigo 144 da Carta, a PEC 37, em nível nacional, impediria investigações criminais por parte do MPU e de todas as suas divisões administrativas, como o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Militar (MPM).

Entre as investigações que sairiam da alçada dos MPs estariam as que se referem a desvio de verbas, crime organizado, abusos cometidos por agentes dos Estados e violações de direitos humanos.

De acordo com o trecho que se pretendia incluir na Constitui, "a apuração das infrações penais de que tratam os parágrafos 1º e 4º deste artigo (144), incumbem privativamente às polícias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal, respectivamente".

Em resumo, se a PEC 37 tivesse sido aprovada, somente as polícias poderiam fazer investigação criminal
.
http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/06/25/congresso-rejeita-pec-37-e-medida-que-limitaria-poder-dos-mps-e-arquivada.htm



postado por 3846 as 11:59:50
2 comentários:

ojFFCYwPfYzJPER:
GZgqeb <a href="http://izdfuavqnhru.com/">izdfuavqnhru</a>, [url=http://bgxhcrsuceuz.com/]bgxhcrsuceuz[/url], [link=http://oytjabvzeruc.com/]oytjabvzeruc[/link], http://picbreqqptch.com/
09/11/2013 07:51:21
ojFFCYwPfYzJPER:
GZgqeb <a href="http://izdfuavqnhru.com/">izdfuavqnhru</a>, [url=http://bgxhcrsuceuz.com/]bgxhcrsuceuz[/url], [link=http://oytjabvzeruc.com/]oytjabvzeruc[/link], http://picbreqqptch.com/
09/11/2013 07:51:18
Comente este post
Início
Perfil
3846
Meu Perfil

Meus Links
>> Blog Grátis

Palavras-Chave
>> Que
>> bom

Favoritos
MACUCO
mais...

adicionar aos meus favoritos


Colaboradores do Blog


Comunidades
Política e cotidiano
Sensualidade...sexo... erotismo...

Posts Anteriores
>> Barbosa manobra para triplicar folha de salários do CNJ
>> APROVAÇÃO DE DILMA CAI 8 PONTOS
>> PMDB AMEAÇA APOIAR 6 ESTADOS
>> PSDB elege senador Aécio Neves novo presidente do partido
>> AFIF DOMINGOS É O NOVO MINISTRO DA MICRO E PEQEUNA EMPRESA
>> 1º DE MAIO - DIA DOS TRABALHADORES - OPINIÃO - E MAIS
>> TUCANOS ANUNCIARAM APOIO A AÉCIO NEVES EM 2014
>> ALCKMIN 'COMPRA' BRIGA DE SERRA E ENTRA EM CONFLITO COM O PRESIDENTE TUCANO
>> ACÓRDÃO É PUBLICADO SOBRE O MENSALÃO VERMELHO
>> PT COMEMORA 10 ANOS DE GOVERNO FEDERAL : LULA E IRONIZA TOMATE

Arquivos

86851 acessos
CRIAR BLOG GRATIS   
..