Bandeira do Canadá

Conteúdo do artigo

No artigo de hoje vou te mostrar tudo o que você precisa saber sobre a bandeira do Canadá. Você terá informações sobre a criação da bandeira Canadense, seu significado e cores.

Além disso te conto tudo sobre o fuso horário e qual a melhor época para visitar o país. Vamos lá?

Bandeira do Canadá

A bandeira do Canadá foi adotada em 15 de fevereiro de 1965. Ela foi criada pelo historiador canadense George Stanley com a colaboração do advogado e político John Matheson (também canadense).

A bandeira nacional do Canadá, também conhecida como a “bandeira da folha de bordo” ou “a folheada”. Assim como ocorre no Brasil, a bandeira canadense também é hasteada a meio mastro em momentos tristes da nação.

A bandeira atual do Canadá é composta por dois retângulos verticais e vermelhos nas pontas e um quadrado branco no meio, com a imagem da folha de bordo em vermelho.

A folha da bandeira do Canadá, juntamente com as listras, possui significados desconhecidos para muitas pessoas.

Significado da folha da bandeira do Canadá

Mas qual o significado da bandeira do Canadá?

Uma curiosidade bastante interessante é que a folha da bandeira do Canadá não é uma folha de plátano, como muitos pensam. A folha da bandeira do Canadá é uma folha de bordô, ou Maple, como também é chamado.

A folha possui 11 pontas, diferentemente do plátano, e foi escolhida para estar presente na bandeira porque é considerada um símbolo do país, já que é uma árvore muito presente em grande parte do território canadense.

A folha do bordô é utilizada como símbolo do país e em bandeiras desde 1700 pelos índios que habitavam no local.

Já as duas listras laterais foram inspiradas nas bandeiras do quartel militar “Commandant’s Royal Military College”, que eram usadas por eles porque poderiam ser facilmente vistas e reconhecidas, mesmo de longe.

A folha de bordo (Maple)

A folha de bordo é considerada um símbolo do Canadá, pois a árvore é muito comum no território canadense. Durante o outono, as folhas da árvore ficam vermelhas, deixando-a ainda mais deslumbrante.

Quadrado branco

O quadrado branco central representa o território canadense.

Faixas laterais vermelhas

As bordas laterais vermelhas foram inspiradas na bandeira do Quartel Militar “Commandant’s Royal Millitary College”, com a explicação de que a disposição das cores pode ser vista à distância.

Essas faixas laterais vermelhas representam os dois oceanos que banham o território canadense: Oceano Pacífico, na costa oeste; e Oceano Atlântico, na costa leste.

Fuso Horário Canadá

Fuso Horário no Canadá

Existem algumas informações sobre fuso horário do Canadá que você deveria saber. O Canadá tem 6 horários diferentes chamados de primary time zones.

O Canadá é o segundo país em extensão territorial do mundo (perdendo apenas para a Rússia) e se estende por todo o continente americano de costa a costa. De Leste para Oeste (no mapa da direita para esquerda) os 6 fuso-horários canadenses são:

  • Newfoundland Time Zone
  • Atlantic Time Zone
  • Eastern Time
  • Central Time Zone
  • Mountain Time Zone
  • Pacific Time Zone

Toronto e Montreal estão apenas 1 hora atrás do horário de Brasília durante o verão, mas no inverno essa diferença aumenta para 2 e depois 3 horas.

Já Vancouver está 4 horas atrás do horário de Brasília no verão mas no inverno essa diferença aumenta para 5 e depois 6 horas.

Quando ir para o Canadá

Mas qual a melhor época para visitar o Canadá? Muita gente me pergunta aqui nos comentários: “Quando ir para o Canadá?”

Bom, vamos lá: o clima do Canadá é continental. O país está em grande parte exposto às influências polares e isso traduz-se numa espécie de clima frio com invernos rigorosos, verões longos e estações de primavera e outono bastante curtas.

O clima canadense não é tão frio como geralmente se acredita. As temperaturas médias do inverno são bastante baixas e há vários graus debaixo de zero em todo o país com exceção da costa do sudoeste.

Em geral, entre maio e setembro, as temperaturas são amenas e bem provável que você não sentirá tanto o choque climático.

O verão poderá ser bem quente sendo acima dos 30°C (tanto quanto estamos acostumados no Brasil em algumas regiões).