Como fazer agendamento no Expresso Cidadão Petrolina

Conteúdo do artigo

Você, morador de Petrolina no Pernambuco, já precisou solicitar um serviço que precisasse de um agendamento no Expresso Cidadão Petrolina, mas ficou em dúvida de como fazer isso? Fique tranquilo, você está no lugar certo.

Como fazer agendamento no Expresso Cidadão Petrolina

Hoje, iremos te explicar como realizar o agendamento de alguns serviços no Expresso Cidadão Petrolina. Continue lendo este artigo para saber mais.

Expresso Cidadão Petrolina

Primeiramente, antes de explicar como realizar o agendamento no Expresso Cidadão Petrolina é importante entender um pouco mais sobre o programa.

No geral, o Expresso Cidadão Petrolina é um programa do Governo do Estado de Pernambuco que tem como objetivo melhorar o acesso do cidadão a diversos serviços públicos e privados.

Vale ressaltar que o programa é composto por uma praça de atendimento na qual você pode encontrar diversos serviços das esferas estaduais, municipais e federais, além de alguns órgãos privados. 

A maior parte dos serviços não requer agendamento prévio, logo basta se dirigir à unidade do expresso Cidadão Petrolina e resolver seu problema de forma simples e prática. 

No entanto, existem alguns serviços que necessitam obrigatoriamente de um agendamento no Expresso Cidadão Petrolina, sendo eles: solicitação de carteira de identidade ou Atualização Cadastral e Coleta da Biometria Digital (SASSEPE).  

Quer saber o passo a passo de como agendar esses serviços? Continue lendo este artigo que vamos te explicar.

Agendamento no Expresso Cidadão Petrolina

Agendamento no Expresso Cidadão Petrolina

Como dito anteriormente, os serviços que precisam de agendamento no Expresso Cidadão petrolina são as emissões de RG e a SASSEPE.

Caso queira solicitar algum desses serviços, você pode fazer o agendamento através do Portal do Cidadão. Ao acessar o portal, clique na aba referente a “Agendamento” e depois selecione a opção “Novo agendamento”.

Em seguida, escolha o serviço que deseja agendar no formulário e passe para o próximo passo do agendamento no Expresso Cidadão Petrolina. 

Após ser direcionado para a próxima aba do agendamento, insira as informações solicitadas no formulário digital e avance para o passo de validação das suas informações.

No próximo passo você deve escolher a unidade de atendimento, que no caso é o Expresso Cidadão Petrolina, e por fim confirmar uma data e um horário para a visita.

Feito isso, lembre-se de confirmar a data, o horário e o local, bem como emitir o comprovante de agendamento ao final do processo.

Agendamento RG 

Um dos serviços mais solicitados em todo o estado de Pernambuco é a emissão da carteira de identidade.

Caso você precise emitir a primeira via do RG de seu filho ou até mesmo queira renovar a sua carteira de identidade, basta seguir os passos a seguir:

Passo 1: Acesse o portal cidadão, em seguida, vá até a aba referente a “Agendamento”.

Passo 2: Clique no botão “Novo Agendamento”.

Passo 3: Selecione qual o serviço que deseja agendar.

Passo 4: Insira os dados solicitados no formulário eletrônico gerado pelo site. 

Passo 5: Lembre-se de validar seus dados.

Passo 6: Escolha a unidade do Expresso Cidadão Petrolina, assim como a data e o horário de sua preferência.

Passo 7: Confirme seu agendamento.

Passo 8: Ao final do processo, emita o comprovante de agendamento.

Por fim, basta se direcionar à unidade escolhida munido dos documentos necessários para o serviço. 

Falando em documentos, você precisa levar para o agendamento:

  • O Certificado de Igualdade de Direitos e Deveres (para portugueses);
  • O Certificado de naturalização (se estrangeiro naturalizado);
  • O Comprovante de situação civil;
  • E, em caso de substituição da carteira de identidade em decorrência de troca de nome, mau estado e atualização da foto, o documento original.

Lembrando que, na própria unidade do Expresso Cidadão Petrolina, você vai tirar a foto 3×4 para o documento. 

Em casos de roubo, furto ou até mesmo perda da sua carteira e identidade, é necessário apresentar, também, no dia do agendamento o boletim de ocorrência. 

Caso você solicite o serviço de emissão de segunda via da carteira de identidade, fique sabendo que será necessário pagar uma taxa referente a R$ 22,00 através do DAE (Documento de arrecadação Estadual). 

Para emitir o DAE, acesse o site do Governo Estadual de Pernambuco e insira as informações solicitadas a fim de emitir o boleto para pagamento em qualquer banco ou casa lotérica.

Em seguida, não se esqueça de confirmar, através da consulta, seu agendamento no Portal do Cidadão. 

Expresso Cidadão Petrolina: Horário de atendimento

A unidade do Expresso Cidadão Petrolina fica localizada na Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, 100 – Centro. Você pode fazer uma visita a unidade entre 8h às 20h, de segunda a sexta, e entre 8h às 14h aos sábados. 

Expresso Cidadão Petrolina: Telefone

Para saber mais informações sobre a unidade do expresso Cidadão Petrolina, entre em contato com o número (87) 3866 6726.

Dessa forma, ficou mais fácil entender como o que é e com funciona o  Expresso Cidadão Petrolina, não é mesmo? Em caso de dúvidas, deixe um comentário para podermos te ajudar.