Como tirar água do ouvido

Conteúdo do artigo

É muito difícil encontrar alguém que nunca enfrentou o problema de ficar com água no ouvido, principalmente ao nadar. 

Nesse momento, a alegria acaba na hora, não é mesmo? Afinal de contas, o ouvido começa com um zumbido e simplesmente não é possível ouvir bem o que estão falando ao redor. 

O mais agoniante de tudo – creio que para todos – são todas as tentativas de se livrar da água dentro do ouvido. Você mexe, remexe, pula, utiliza os dedos, chacoalha a cabeça… E nada da água sair! 

Devido a isso, este artigo foi criado exatamente com o objetivo de te ajudar quando esse problema acontecer.

Ou seja, aqui você aprenderá como tirar água do ouvido de forma eficaz, assim como diversas outras questões a respeito do assunto.

Sendo assim, continue a leitura e fique por dentro do que fazer quando isso acontecer. 

Como tirar água do ouvido

Quais as situações em que o problema acontece?

A situação mais comum que acontece de entrar água no ouvido das pessoas é quando elas estão na piscina ou tomando banho de mar.

O incômodo ocorre no exato momento em que a água adentra ao ouvido da pessoa e permanece por lá durante bastante tempo. 

A partir desse momento, as pessoas começam a fazer o possível e o impossível para se livrar o quanto antes desse problema que é tão incômodo, tentando inúmeras soluções sobre como tirar água do ouvido

Em alguns casos, inclusive, parece que isso é impossível. Entretanto, a boa notícia é que existem sim formas realmente eficazes de tirar essa água, e a seguir você descobrirá quais são elas. 

Problemas causados devido à água no ouvido

O excesso de água no ouvido pode gerar a reprodução de fungos e bactérias, causando assim uma inflamação chamada otite externa ou também conhecida como ouvido de nadador.

No geral, essa inflamação atinge desde a parte externa do ouvido até a membrana do tímpano

Levando isso em consideração, o que acontece com a pessoa que fica com água no ouvido é sentir dor e coceira, além de secreções. Em alguns casos, é até mesmo sentir uma perda da audição por um determinado tempo.

Por isso é extremamente importante saber como tirar água do ouvido, afinal de contas esse problema pode ir além de um simples incômodo. 

Dicas de como tirar água do ouvido

Com base nisso, separei as principais dicas de como tirar água do ouvido. Veja quais são elas logo a seguir: 

  • Incline a cabeça para a direção do ouvido que está com água, puxe o ar pela boca, prenda e fique pulando até a água sair por um todo;
  • Coloque água em temperatura morna dentro de uma seringa comum (sem agulha) e jogue ela aos poucos no ouvido entupido;
  • Coloque levemente um pedaço de papel ou parte de uma toalha dentro do ouvido que está entupido;
  • Segure a orelha que está com água pela parte de cima, incline a cabeça para a direção do ouvido que está com água e espere a água sair;
  • Utilize um secador de cabelo em temperatura leve (atenção para não deixar na temperatura quente, pois corre o risco de ferir a pele) perto da orelha entupida.

Caso essas formas de retirar a água não solucionarem o problema, é aconselhável que você vá até alguma farmácia e peça para fazer lavagem no ouvido entupido ou ao médico para que a água seja removida de maneira correta, para que não cause danos e muito menos tenha riscos de contrair uma infecção de ouvido.

No mais, tenha atenção com a forma que a água no ouvido surgiu (há casos em que as pessoas não nadam e nem têm contato com água e mesmo assim percebem o surgimento do problema) e os mitos de como retirar água do ouvido. Isso porque dependendo do que fizer, poderá colocar sua saúde auditiva em riscos graves.

Como tirar água do ouvido do bebê

A melhor maneira de tirar água do ouvido do bebê é pressionando uma toalha levemente em seu ouvido.

Mas, se por acaso a criança continuar reclamando de dor ou desconforto, é recomendado levá-la ao médico pediatra a fim de evitar maiores complicações.

No entanto, uma maneira de amenizar a frequência do acontecimento é colocando um algodão banhado com um pouco de hidratante no ouvido dele, contanto que tape-o, pois assim, a entrada da água é mais difícil. 

Como tirar água do ouvido do bebê

Quando ir no médico

Em casos em que a pessoa não teve contato com água (banho de mar, piscina ou durante o banho) e mesmo assim surgiu o incômodo de dor no ouvido e as demais características, é importante ir ao médico, pois tudo pode ser sintomas de infecção no ouvido.

Dessa forma, para que o problema não se agrave, recomenda-se procurar um profissional da área.

Enfim, espero que daqui em diante você saiba o que fazer quando o problema surgir em você ou alguém próximo, pois foi exatamente para isso que ensinei como tirar água do ouvido. Caso surjam dúvidas, deixe aqui nos comentários!