Dicas para fazer um relatório perfeito

Conteúdo do artigo

Através dos relatórios é possível informar sobre toda a descrição de alguma atividade realizada, seja ela pesquisa, experimentações ou outras modalidades. 

Levando isso em consideração, separei para você algumas dicas sobre como fazer um relatório, dentro dos seguintes tipos:

  • Como fazer um relatório de estágio;
  • Como fazer um relatório de aula;
  • Como fazer um relatório acadêmico;
  • Como fazer um relatório técnico.

Afinal de contas, como você já deve saber, cada um desses deve ser produzido de uma maneira, já que possuem características próprias.

Sendo assim, leia o artigo que preparei para você e fique por dentro das dicas de como fazer um relatório perfeito!

Dicas para fazer um relatório perfeito

Como fazer um relatório de estágio

Durante o período de estágio, é necessário que o aluno faça anotações específicas a respeito do trabalho como estagiário.

No primeiro momento, isso é algo que o assusta bastante, pois o relatório para estágio possui diversas regras.

No entanto, separei as principais dicas para quem precisa fazer um relatório de estágio. A boa notícia é que não é nada tão difícil. De qualquer forma, é necessário atentar aos detalhes. Vamos lá!

Diga o quão importante o estágio é para o seu momento atual no curso: preze pela objetividade e foque principalmente em dizer o quanto o estágio é essencial para a sua desenvoltura na profissão escolhida.

Opte por escrever a quantidade de dois a três parágrafos, com suas próprias palavras.

Escreva onde e quando fez o estágio: é preciso dizer o nome completo da empresa e o período de tempo pelo qual passou pelo processo de estágio.

Escolha uma problemática: os trabalhos acadêmicos sempre possuem uma problemática, portanto, é preciso que você explane e mostre qual a solução – tendo em vista o próprio estágio.

Mostre quais são os objetivos: identifique e coloque quais são os objetivos do estágio (sempre no verbo infinitivo, como, pesquisar, analisar, e assim por diante).

Fale sobre a empresa na qual estagiou: explique o funcionamento da empresa e suas características.

Faça um relatório: essa etapa é a que você colocará os objetivos, de forma específica, e tomará como base argumentações teóricas.

Elabore a conclusão: não se esqueça de concluir o seu relatório, respondendo a questões como a importância do estágio para você e quais os resultados que obteve.

Através das dicas, você poderá fazer um relatório incrível sobre o seu estágio!

Como fazer um relatório de aula

Os relatórios de aulas são comumente solicitados pelos professores que dão aulas teóricas, principalmente em matérias como Química e Biologia.

Tendo em vista fazer com que o aluno aprofunde os seus conhecimentos e mostre o que aprendeu, os relatórios são essenciais.

Devido a isso, vou te ensinar a fazer um relatório de aula, para que nunca mais tenha dúvidas!

  • Primeiramente faça uma introdução sobre a aula, levando em consideração suas principais características (onde e quando ocorreu, qual a matéria, nome do professor, entre outros).
  • Fale sobre o objetivo da aula, ou seja, o que o professor pretendia com ela.
  • Métodos e materiais: esse é o momento em que você descreverá quais os materiais utilizados durante a aula.
  • Comente a respeito do resultado obtido: sempre há um objetivo a ser alcançado tendo em vista a matéria da aula, portanto, fale sobre ele.
  • Conclusão: faça um apanhado geral da aula e o que isso ajudará na sua vida/carreira.

Em suma, não se esqueça de formatar o relatório da forma como o professor solicitar, e caso tenha utilizado de outras fontes para incrementar o trabalho coloque após a conclusão as suas referências bibliográficas.

Como fazer um relatório acadêmico

Os relatórios acadêmicos são do tipo científico, sendo assim, são produzidos por alunos durante o período de estágio e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). 

Caso você se encaixe nesse grupo de pessoas, saiba como fazer um relatório acadêmico:

  • O relatório necessita de uma metodologia, por isso, inicialmente, organize as suas ideias e o que pretende dizer a respeito do tema.
  • Na introdução, diga o assunto pelo qual está fazendo o relatório, ou seja, o tema dele.
  • Durante o desenvolvimento, tenha atenção para não deixar passar os detalhes mais importantes.
  • Por fim, na conclusão, fique atento quanto à repetição de termos e finalize de forma que leve ao leitor uma boa visão sobre a sua experiência.

Levando isso em consideração, ressalto que não é preciso utilizar palavras de difícil entendimento, opte sempre por ser claro e objetivo.

Como fazer um relatório técnico

Como fazer um relatório técnico

Conforme dito anteriormente, os relatórios são utilizados para descrever alguma experiência, e o relatório técnico é basicamente a realização dessa atividade também.

Quer saber como fazer um relatório técnico, sem margens de erros? Então siga as dicas!

  • Descreva sobre o assunto a ser tratado.
  • Diga como foi realizado.
  • Fale sobre toda a realização, utilizando de conceitos e referências.
  • Explique o porquê escolheu tal método.
  • Comente sobre os instrumentos que foram utilizados, junto às técnicas.
  • Justifique a demonstração realizada.
  • Finalize, focando em falar sobre os resultados obtidos.

Como deu para perceber, cada relatório possui as suas características. O segredo consiste em selecionar o tipo que deseja e seguir as dicas dadas. 

Caso tenha dúvidas, solicite a nossa ajuda através dos comentários!