Dicas para tirar prints no PC

Conteúdo do artigo

Saber tirar print da tela de um computador é algo muito útil, afinal essa função é bastante prática. 

O problema é que muitas pessoas só descobrem como fazer isso na hora da necessidade. 

Sendo assim, caso você ainda não saiba como “tirar uma foto” do que está na tela do computador, eu finalmente te ensinarei no decorrer deste artigo a como tirar print no PC. Está preparado? Então vamos lá. 

Dicas para tirar prints no PC

Como tirar print no PC Windows 7

Antes de qualquer coisa, fique sabendo que existe a possibilidade de  como tirar print no PC apenas usando uma funcionalidade do teclado, algo que não necessita de nenhum programa extra, basta apenas apertar duas teclas, o “Alt” e o “PrtSc”, mais conhecido como “Print Screen”.

Passo 1: Esteja com a página que você quer printar aberta

Passo 2: Pressione “Alt” e a tecla “PrtSc” e mantenha 

O print será tirado sem que nenhum sinal sonoro ou visual apareça.

Passo 3: Abra o Paint ou um programa equivalente

Para visualizar seu print, abra o paint ou algum outro programa que seja possível trabalhar com imagens, o Word ou o  PowerPoint, e pressione “Ctrl’ junto com a letra “V”.

A imagem será colada e estará disponível para edição. Sendo assim, após editá-la do jeito que desejar, salve o arquivo.

Como tirar print no PC Windows 10

Além da forma citada no Windows 7, há como tirar print no PC Windows 10 usando outra combinação com a tecla “PrtSc”. Nesse caso, é necessário selecioná-la junto com a   tecla Windows. 

Pressione a tecla Windows, aquela que tem o desenho das quatro bandeiras, e tecle “PrtSc”. Usando essa forma o computador avisa que o print foi tirado de forma visual, fazendo com que a página “pisque”, como se uma foto realmente tivesse sido tirada.

Para visualizar a imagem vá até “Documentos”, depois em “Imagens” e localize “Capturas de Tela”, ou então siga a mesma indicação que foi dada acima, cole a imagem em um programa no qual seja possível editá-la.

Caso o print da tela inteira não atenda às suas necessidades, há também uma ferramenta que já vem instalada no Windows, onde é possível selecionar a área que será tirado o print. Veja como utilizá-la.

Passo 1: Aperte o botão Windows.

Passo 2: Pesquise por “Ferramenta de Captura”.

Passo 3: Abra e clique em “Novo”.

Passo 4: Selecione a área desejada.

Passo 5: Clique em “Arquivo” e depois em “Salvar Como”.

Tendo feito esse último comando, nomeie o arquivo e escolha em qual basta irá salvá-lo.

Como tirar print no PC Samsung

Grande parte dos últimos notebooks lançados pela Samsung não conta com uma tecla “PrtSc” exclusiva, sendo encontrada então como uma subfunção da tecla “Insert”.

Para tirar o print no computador da Samsung é só pressionar a tecla “fn” que está na parte inferior do teclado e teclar “Insert/PrtSc” que se mantém na parte superior. 

Como já citado acima, será necessário colar o print em algum programa.

Como tirar print no PC Acer 

No notebook da Acer é ainda mais simples ser tirar um print, basta pressionar a tecla “PtrSc” e pronto. Visualize seu print em um programa que comporte a edição de imagens.

Como Tirar Print no PC Positivo

Nos notebooks Positivo, o Print Screen vem como uma subfunção da tecla F11, na parte superior do teclado. Para fazer print nele, pressione a tecla “fn” e aperte a “F11/PrtSc”. Após isso, siga o mesmo procedimento citado acima para ver seu print.

Como Tirar Print no PC Dell

Nos atuais notebooks da Dell, a função Print Screen possui tecla exclusiva, portanto, para obter seu print em uma máquina da marca, é só apertar a tecla.

Como Tirar Print no PC HP

Assim como a Dell, a HP destina ao Print Screen uma tecla exclusiva.

Como Tirar Print no PC Macbook

O Macbook, linha de computadores da Apple, que possui um sistema operacional próprio, também conta com a funcionalidade de se tirar prints da tela usando apenas as teclas de seu teclado.

Nesse caso, tudo o que você precisa fazer é apertar  três teclas para obter seu print.

Nele o “Command” substitui o “Ctrl”. Para tirar o print é preciso pressionar a tecla “Command”, teclar “Shift” e depois “4”.

Além disso, vale ressaltar que para ter acesso ao print se faz necessário abrir um programa, assim como visto em todos as outras etapas citadas neste  artigo.

Como Tirar Print no PC Macbook

Cuidado com prints

Uma das atualizações do Instagram que chegou em 2019, trouxe uma funcionalidade que, dependendo do caso, pode ser uma segurança a mais aos usuários da rede social.

Os directs é plataforma de mensagens interna do Instagram, que permite que o usuário tenha um contato mais próximo com seus amigos e seguidores.

Nele é possível enviar fotos, vídeos, áudios, ligações, vídeo chamadas e, agora, notificação por print. Sim, o Instagram notifica quando alguém tira print de uma conversa que teve com você.

Como é possível acessar o direct do Instagram apenas pelo aplicativo, caso você o tenha instalado no seu PC e queira enviar um print de uma conversa para seus amigos e amigas, saiba que não há como tirar print no PC ou no celular sem a pessoa saber.

O jeito então é ter o app no PC, acessar sua conta, ir no direct e pegar o celular e tirar foto da tela. E caso alguém pergunte, não fui eu que dei a dica.