Anúncios pagos são uma porcaria. Sim, eles fornecem um ROI e se você estiver conseguindo um fantástico ROI com eles, você deve usá-los. E sabe de algo? Apesar de que eu estou dizendo que eles são uma porcaria, eu ainda uso anúncios pagos e eu uso eles todos os dias. Mas isso não significa que essa é a única maneira de crescer o seu negócio. Hoje eu vou compartilhar com vocês cinco maneiras sagazes que você pode expandir o seu blog sem anúncios pagos. Vamos lá:

Use as redes sociais

Passo número um: Use redes sociais. Seja o Facebook ou o Twitter… E vá ver o que as pessoas estão falando sobre os seus concorrentes. Todo mundo está falando sobre os seus concorrentes. Eu odeio falar, você não é o único popular por aí. Essa simplesmente é a realidade e sabe de algo? Os seus concorrentes podem ser até mesmo mais populares do que você.

Mas quando você ver mais pessoas falando negativamente sobre os seus concorrentes, ou você vê elas falando positivamente sobre seus concorrentes, você deve engajar na conversa. E se elas ficarem tipo: “Oh meu Deus, a empresa X, Y e Z tem esse post incrível.”

Eu iria responder aquela pessoa e ficaria tipo: “Ah, você sabia que nós também temos um post parecido, mas que o nosso cobre A, B e C que o deles não cobre?” É tipo: “Engula essa!”.

E sabe, ao fazer essa pequena e simples coisa você vai começar a conseguir mais tráfego, mais pessoas familiarizadas
com o seu blog e isso realmente funciona. Como eu sei disso? Minha concorrente costumava fazer isso antigamente com a minha empresa.

Eu ficava tipo: “Merda, por que eu não pensei nisso?” Mas agora, eu sei sobre isso e eu estou compartilhando com você.

Visite o blog do seu concorrente

A segunda estratégia que você deve fazer é ir comentar no blog do seu concorrente. Os seus concorrentes têm posts de blog. Quem disse que você não pode comentar neles? Se você comentar, se envolva e não seja negativo. Não fique tipo: “Ah, nós somos melhores do que você” ou, “nós temos um conteúdo melhor”.

Você pode ficar simplesmente: “Post legal, amei como você falou sobre X, Y e Z”. Você pode dar algumas dicas e depois pode até mesmo falar: “Ah, nós também cobrimos isso, aquilo e aquilo outro que você não cobriu no seu post de blog e se você estiver interessado, você pode dar uma olhada aqui” e então linkar de volta para o seu site. É uma maneira incrível de conseguir tráfego dos seus concorrentes.

Estude seus concorrentes

A terceira estratégia que eu tenho para você é ir para o ahrefs.com, coloque a URL do blog do seu concorrente e ir ver quem está linkando para eles, conheça e estude seu concorrente. Fale com cada uma dessas pessoas e envie para elas um e-mail simples: “Ei fulano, eu notei que você está linkando para XYZ.com e que você linkou para esse artigo específico relacionado ao “assunto x”. Na verdade, nós temos um post similar, mas o nosso cobre 20 maneiras mais avançadas pelas quais você pode dobrar o seu tráfego. Abraços”.

Ao fazer isso e enviando e-mails para outras pessoas ou linkando para os seus concorrentes…E é só um e-mail casual. Você notou que nesse e-mail eu não falei: “Ei, você deve linkar para mim. Você deve me promover”. Não, eu não sendo tão direto.

Eu estou simplesmente iniciando uma conversa, deixando ela super casual e fazendo isso mais pessoas ficam mais propensas a começarem a incluir meus posts de blog no site delas e a linkarem para mim. Eu estou recebendo todos esses dados do ahrefs.com porque ele me mostra todos os sites que estão linkando para o meu concorrente.

Use o Buzzumo

Então, o Buzzumo te mostra os artigos mais populares ou os artigos menos populares que os seus concorrentes têm. Se você colocar a URL do blog deles, ele vai te mostrar todos os posts mais populares deles classificados por  compartilhamentos sociais.

Após você ter isso, o que você deve fazer com o Buzzumo é pegar os posts mais populares deles e ir escrever versões melhores. Então, use a Técnica do Arranha-céu do Brian Dean. Então, se eles escreveram um post sobre 20 maneiras incríveis de fazer poses de ioga, eu escreveria um artigo sobre 101 maneiras avançadas para fazer poses de ioga, certo? Como um iniciante ou algo assim.

Como você pode ver, baseado no título, eu não sei muito sobre ioga. Mas você entendeu o objetivo. Eu estou apenas ultrapassando eles e fazendo algo que é muito mais detalhado. E depois no Buzzsumo, ele te mostra quem compartilhou o conteúdo dos seus concorrentes quando você clica no link ‘Ver Compartilhamentos’.

Então eu iria entrar em contato com cada uma dessas pessoas e depois pediria a elas para compartilharem meu conteúdo também.

Se fortaleça na falha do outro

Por último, mas não menos importante, ninguém é perfeito. Todo mundo tem uma reclamação. Se você disser que não tem reclamação nenhuma, eu digo que é mentira. Eu reclamo sobre as coisas o tempo todo e eu aposto que vocês também estão reclamando sobre os seus concorrentes todo santo dia. Então vá na rede social, descubra quem está reclamando, ajude essas pessoas ou fale sobre o seu blog para elas.

E tudo que você tem. E todas as soluções que você tiver para ajudar elas e ao construir esse laço e ajudando elas, você vai tornar os haters deles em evangelistas seus. Isso é incrível porque você está simplesmente alimentando o fogo, tornando mais pessoas apaixonadas com sua empresa, seu blog, você está juntando essa comunidade, você está criando mais evangelistas e todo mundo vai ficar tipo: “Vamos compartilhar o seu conteúdo e vamos nos dar muito bem”.

E faça essas cinco coisas sagazes e você vai receber mais tráfego para o seu blog sem gastar dinheiro nenhum em anúncios pagos.