Bilhete Único Estudante: Como pedir? Quanto custa?

Caso ainda não saiba, o Bilhete Único Estudante pode ser solicitado por qualquer aluno do ensino básico ao superior da cidade de São Paulo, seja ele da rede pública ou privada.

Bilhete Único Estudante

A função principal desse bilhete é ajudar na locomoção dos estudantes entre seus locais de estudo e suas residências, fornecendo descontos nas passagens de ônibus, trem e metrô.

Além dos descontos de 50% nas passagens de estudantes de toda a cidade, recentemente foram outorgadas leis que disponibilizam o transporte estudantil de forma gratuita. 

Sendo assim, se quer saber mais informações sobre o Bilhete Único Estudante, continue acompanhando este conteúdo. Vamos lá? 

Solicitar Bilhete Único Estudante 

Solicitar Bilhete Único Estudante 

No geral, os estudantes do ensino básico, técnico ou superior residentes na cidade de São Paulo devem solicitar a emissão do seu Bilhete Único Estudante junto à SPTrans – empresa responsável pela gestão do transporte público paulistano.

Vale ressaltar que a solicitação do Bilhete Único Estudante pode ser feita através de uma das unidades de atendimento da SPTrans espalhadas pela cidade ou por meio do portal da empresa via internet.

Se você preferir realizar a solicitação pela internet, fique sabendo que é necessário seguir alguns passos simples. Veja quais são eles: 

Passo 1: Para começar, acesse o site da SPTrans.

Passo 2: Em seguida, realize seu cadastro no sistema, clicando em “Iniciar Cadastro”.

Passo 3: Então, você será direcionado para uma nova guia na qual deverá informar os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nacionalidade, CPF, e informações sobre seu RG, como número, órgão, estado emissor e data de emissão. 

Passo 4: Feito isso, lembre-se de ler os termos e condições de uso do Bilhete Único Estudante e depois clique no botão “Concordo”.

Passo 5: Ao finalizar o seu cadastro, já será possível acessar o sistema com seu RG, CPF ou e-mail e a senha cadastrada. 

Passo 6: Após realizar o login no sistema da SPTrans, solicite o serviço de emissão do Bilhete Único Estudante. 

Passo 7: Durante a solicitação, informe seus dados pessoais, financeiros e, principalmente, os documentos comprobatórios da sua filiação estudantil – histórico escolar ou comprovante que deve ser solicitado junto à instituição de ensino.

Passo 8: Ao final do processo, será emitido um boleto para pagamento referente à primeira via do cartão. Esse valor é igual a soma de sete tarifas.

Passo 9: Por fim, basta aguardar a chegada do Bilhete Único Estudante em sua residência ou posto de atendimento que desejar.

SPTrans: Bilhete Único Estudante  

Como já explicado, a SPTrans é a empresa responsável pela gestão do transporte público na cidade São Paulo, e por conta disso oferece vários serviços importantes para os cidadãos. 

Esses serviços podem ser acessados pelo Canal do Estudante da SPTrans. Então, não deixe de conferir as opções e de solicitar o quanto antes o seu Bilhete Único Estudante.

Bilhete Único Estudante Gratuito  

Desde o ano de 2015, está disponível no transporte público paulistano a opção do Bilhete Único Estudante Gratuito. Contudo, ele é aplicável apenas para alguns tipos de alunos: da rede pública, de baixa renda, cotistas e bolsistas da rede privada.

A solicitação do Bilhete Único Estudante Gratuito pode ser feita no sistema da SPTrans,  como mencionado acima. 

Porém, se você não estiver incluso em nenhuma das categorias e não possuir o CadÚnico, será preciso, em primeiro lugar, comparecer à uma unidade de atendimento da prefeitura mediante um agendamento prévio.

Cadastro CadÚnico

Para se registrar no sistema do CadÚnico e conseguir emitir seu Bilhete Único Estudante Gratuito, é preciso realizar o agendamento do serviço através do site. Saiba como: 

Passo 1: Para começar, acesse o portal do CadÚnico

Passo 2: Feito isso, selecione a opção referente a “Agendar Atendimento”. 

Passo 3: Em seguida, informe seu CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular e telefone nos campos indicados.

Passo 4: Depois, clique no botão “Avançar”.

Passo 5: Então, escolha o serviço de agendamento relacionado ao Cadastro CadÚnico para emissão do Bilhete Único Estudante Gratuito.

Passo 5: Prossiga o agendamento informando o posto de atendimento onde deseja fazer a entrevista.

Passo 6: Por fim, selecione a data e o horário para o atendimento.

Ao finalizar o agendamento, não se esqueça de comparecer ao local no dia e no horário marcados. Se necessário, lembre-se de realizar a consulta do agendamento – com ela é possível cancelar e até mesmo retificar a data da visita.

Segunda Via Bilhete Único Estudante 

Você pode solicitar a emissão da segunda via do Bilhete Único Estudante em casos de perda, roubo ou furto. Entretanto, é necessário realizar o cancelamento do bilhete antes de tudo.

Para isso, é preciso ir até um posto de atendimento da SPTrans ou entrar em contato com a Central de Atendimento através do número 156.

Tenha em mente que o bilhete deve ser cancelado pelo titular e que durante esse procedimento será necessário informar o número do seu bilhete ou apresentar um documento de identidade com foto. 

Após o cancelamento, portanto, será possível solicitar a emissão da segunda via do Bilhete Único Estudante. Nesse caso, você também pode escolher como realizar o serviço: presencialmente ou através da internet. 

Para solicitar a segunda via do Bilhete Único Estudante presencialmente, basta se dirigir até um posto de atendimento da SPTrans tendo em mãos seu documento de identidade com foto, e realizar o pagamento da taxa referente à nova emissão do bilhete – o valor será equivalente a sete passagens.

Por fim, basta esperar o cartão ficar pronto. Para retirá-lo, vá até a unidade em que solicitou. 

Por sua vez, para fazer o serviço pela internet é só acessar o Canal do Estudante da SPTrans e solicitar a emissão de segunda via. O processo é mais simples e rápido do que presencialmente, porém também é necessário pagar uma taxa referente a sete tarifas.

Ao pagar a taxa, basta aguardar a segunda via do Bilhete Único Estudante chegar à sua residência ou posto de atendimento selecionado e desfrutar do seu cartão normalmente.

É importante deixar claro que caso haja saldo anterior no seu cartão ele será restituído em até 72h.

Portanto, solicitar o Bilhete Único Estudante é um procedimento simples, não é mesmo?