Bilhete Único Universitário: Quanto custa? Como Pedir?

As universidades brasileiras contam com um grande número de alunos, que aumenta a cada ano com os programas de auxílio e incentivo à educação.

Bilhete Único Universitário: Quanto custa? Como Pedir?

No entanto, para alguns alunos chegar até à universidade pode ser uma tarefa difícil, principalmente devido à distância que separa o ambiente estudantil das residências mais afastadas. 

Pensando nisso, portanto, diversos estados do Brasil passaram a investir no Passe Livre ou, como também é chamado, Bilhete Único Universitário, que promove o acesso simplificado de jovens ao ensino superior.

Esse auxílio tarifário é uma proposta que surgiu, inicialmente, do Governo Federal, sendo passada para os estados que então adotaram a medida e implantaram o benefício para jovens e adultos que frequentam o ensino superior. 

O Bilhete Único Universitário tem como intuito conectar, de forma mais rápida, o estudante ao ambiente universitário, facilitando o acesso de jovens que moram em periferias e regiões mais afastadas à faculdade. 

Assim, com esse benefício milhares de estudantes garantem a presença no meio universitário, evitando problemas como a falta de transporte ou atrasos, por conta de complicações na hora do pagamento de passagens e afins. 

Vale ressaltar que o benefício do Bilhete Único Universitário pode variar de acordo com cada região do país, sendo aplicado de maneiras diferentes em cada estado. 

Com isso, antes de solicitar o Bilhete Único Universitário via internet, é importante consultar com a prefeitura da sua região se o auxílio está disponível no seu município. 

Saiba mais sobre como esse benefício funciona ao longo do artigo!

Bilhete Único Universitário: O que é?

Bilhete Único Universitário: O que é?

Assim como o Bilhete Único tradicional que podemos encontrar nas grandes cidades, o vale transporte universitário funciona como um cartão que permite o acesso rápido a ônibus, metrôs e trens nas principais cidades do Brasil, visando a conectividade na hora de se locomover. 

Contudo, diferente do cartão comum, o Bilhete Único Universitário é destinado a jovens e adultos que cursam o ensino superior, seja em universidades públicas ou privadas. 

O intuito desse benefício é tornar mais fácil o acesso de estudantes à universidade e, consequentemente, à educação, promovendo a acessibilidade nos transportes públicos. 

O projeto do Bilhete Único Universitário surgiu, em primeiro plano, como um benefício do Governo Federal que foi adaptado às normas estaduais e passou a ser distribuído pelos próprios governadores. 

Assim, em cada estado do Brasil o passe livre para universitário funciona de uma maneira. Em São Paulo, por exemplo, o projeto oferece assistência não somente para estudantes do ensino superior, mas também para os alunos de escolas públicas. 

Enquanto isso, no Rio de Janeiro o benefício é restrito para jovens de baixa renda, que fazem parte de programas sociais e estudantis, como o sistema de cotas e o ProUni. 

Logo, antes de fazer o seu Bilhete Único Universitário é necessário consultar as regras do auxílio no seu estado e verificar se o benefício é aceito no seu município. 

Como funciona o Bilhete Único Universitário?

O Bilhete Único Universitário é uma espécie de vale transporte exclusivo para jovens e adultos do meio universitário, que estão inscritos em programas sociais e estudantis. 

Esse auxílio visa colocar o cidadão mais próximo do âmbito educacional, promovendo os estudos e a formação superior. 

Com o Bilhete Único Universitário, portanto, estudantes têm acesso gratuito ao transporte público para a universidade.

Quem pode solicitar o Bilhete Único Universitário?

Embora seja um projeto que visa dar assistência a estudantes universitários, o Bilhete Único possui algumas restrições. 

Isso porque o benefício é destinado, principalmente, para jovens de baixa renda que não possuem condições de pagar pelo transporte público para acessar à faculdade. 

Sendo assim, o uso do Bilhete Único Universitário é restrito para estudantes de baixa renda, que fazem parte de programas sociais como o sistema de cotas ou o ProUni. 

Para solicitar o vale transporte, então, é necessário comprovar o cumprimento dos requisitos legais exigidos pelo Governo Federal. São eles:

  • Comprovação de renda familiar de até 1 (um) salário mínimo; 
  • Comprovação da inscrição em programas de assistência estudantil, como o ProUni ou o FIES;
  • Ou a comprovação do ingresso na universidade através do sistema de cotas. 

Todavia, é importante lembrar que as normas do Bilhete Único Universitário podem variar de estado para estado, por se tratar de um benefício aplicado a nível estadual e não nacional. 

Como cadastrar o Bilhete Único Universitário?

Como você pôde ver, o Bilhete Único Universitário é um auxílio dado a estudantes pelo estado e, assim, o cadastramento do benefício não é único. 

Dessa forma, para solicitar o vale transporte estudantil, é essencial consultar a prefeitura do seu município, a fim de verificar a disponibilidade do serviço na região. 

Logo, uma vez que o auxílio estiver disponível, basta realizar o cadastramento na plataforma ou nas unidades de atendimento dos serviços de transporte. 

Em alguns estados, a solicitação do Bilhete Único Universitário pode ser feita via internet. 

Contar com o Bilhete Único Universitário é essencial. Faça já o seu!