Como fazer café expresso na cafeteira Dolce Gusto

A principal característica do café expresso e que o diferencia do café coado é o seu modo de fazer.

Os grãos usados são os mesmos, porém o café expresso é normalmente feito em máquinas especiais para ele e em uma temperatura de água de 90 graus Celsius, que é quente, mas não é fervendo.

Já o café coado pode ser feito em mais tipos de cafeteiras e com água fervendo, em uma temperatura de até 95 graus Celsius.

Esse detalhe de como fazer faz com que o café coado tenha mais consistência e um sabor e aroma mais fortes e de mais qualidade.


Passos de como fazer café expresso na cafeteira Dolce Gusto

A cafeteira Dolce Gusto é muito simples e fácil de usar. Não tem nenhum segredo de como fazer café expresso por meio dela, mas existem alguns passos que podem te ajudar a entender exatamente como funciona, especialmente na primeira vez em que você for fazer o uso dessa cafeteira.

A cafeteira Dolce Gusto funciona por meio de cápsulas, ou seja, você insere nela a cápsula com o sabor que você quer, que são vários, não apenas café expresso, e faz.

Veja, então, um passo a passo de como fazer café expresso na sua cafeteira Dolce Gusto.

  • Primeiro, é necessário ter certeza de que ela está devidamente ligada. A maioria dos modelos de cafeteira Dolce Gusto devem ser ligadas na tomada para que possam funcionar. Então, antes de tudo, coloque a sua cafeteira na tomada.
  • Coloque água filtrada no recipiente. Sempre que você for usar a sua cafeteira, é importante, antes, fazer a verificação se o recipiente está com água.
  • Com a cafeteira devidamente ligada, pode aparecer duas cores de luzes indicadoras. Uma delas, é a luz vermelha, que vai te indicar que a cafeteira está sendo aquecido. Depois, você vai notar que vai aparecer uma luz verde, que significa que a cafeteira já está pronta para ser usada. Então, você pode começar a preparar o seu café.
  • Para poder já preparar o seu café, levante a tampa onde vai ser colocada a cápsula. Existem vários sabores, mas nesse caso, você vai optar pelo sabor café expresso.
  • Depois de ter inserido a cápsula corretamente, é só baixar a alavanca. Não esqueça de colocar uma xícara na parte em que o café vai ser liberado para conseguir fazer a coleta da sua bebida.
  • Existe também um controle de temperatura. Dessa forma, você pode optar por bebidas quentes ou bebidas frias. Sendo assim, o lado azul significa que a bebida vai ser fria e o lado vermelho significa que a bebida vai sair quente.
  • Também é necessário saber que o tempo também deve ser controlado. Ou seja, sua cafeteira Dolce Gusto não desliga por conta própria. É preciso colocar a alavanca de volta ao local certo dela, que é no meio.
  • Por fim, é importante não esquecer de fazer a retirada da cápsula que você colocou, para que não acumule e não atrapalhe suas próximas bebidas. Caso tenha ficado suja em alguma parte, também é preciso fazer a limpeza da sua cafeteira.

Como funciona a cafeteira Dolce Gusto

É bem simples o modo de funcionamento da cafeteira Dolce Gusto. No geral, é apenas necessário escolher qualquer cápsula com o sabor de bebida que você deseja e seguir o passo a passo acima.

Uma dica para fazer um café expresso intenso, é colocar no recipiente a quantidade de 40 ml de água. Todos os detalhes e instruções vem escritos nas cápsulas, então é só ficar atento para saber todas as informações.