Como fazer CNH digital em São Paulo

Conteúdo do artigo

Você já ouviu falar sobre a possibilidade de fazer uma CNH digital em SP? Sabe quais são as principais regras para solicitar uma e, principalmente, sabe quem tem direito a ela?

Essas e outras dúvidas serão tiradas ao longo deste artigo. Sendo assim, para saber mais sobre o assunto é só continuar a leitura.

Como funciona a CNH digital em SP

Com certeza você já deve estar imaginando que a CNH Digital é uma versão online da carteira de motorista, não é mesmo? Então saiba que você está certo. A CNH digital tem os mesmos dados e, consequentemente, a mesma validade do modelo impresso.

A única diferença é a possibilidade de ter a sua carta dentro do seu próprio celular. Já tinha imaginado uma inovação como essa?

No entanto, para ter acesso a esse documento virtual é preciso, além de outras coisas, fazer o download do aplicativo criado pela empresa Serpro.

Esse aplicativo é o instrumento usado com o objetivo de fornecer todas as informações da CNH digital em SP no momento em que ela for solicitada. Continue acompanhando este artigo que logo menos você verá como utilizar esse aplicativo da forma correta.

Vantagens de usar a CNH-e

Um dos principais benefícios de utilizar a CNH Digital em SP é que você não precisa ficar mais preocupado em não esquecer o seu documento físico quando sair de casa.

No caso das mulheres, ao fazer uma troca de bolsas não corre mais o risco de deixar a CNH naquela que não está mais utilizando. Afinal, o celular ninguém esquece, certo?

Antes que você pergunte, a CNH digital possui sim todos os critérios jurídicos da versão impressa. Dessa forma, se um policial te parar e pedir a carteira de motorista, você pode sim mostrar ela por meio do aplicativo no celular.

Além disso, outra grande vantagem da CNH-e é que com ela também é possível ver praticamente todas as informações referentes à CNH, ou seja, multas, pontuação, entre outras coisas mais.

O aplicativo também é responsável por avisar o motorista a respeito da aproximação do vencimento da carta.

Para completar, através do app você também poderá enviar o arquivo da CNH quando o documento for solicitado por alguma empresa ou órgão. Será possível remeter o arquivo até para apps de mensagens, como WhatsApp.

Quem pode solicitar CNH digital em SP

A CNH-e foi liberada para todos os motoristas do estado de SP no começo de 2018, mais especificamente em março. No entanto, apenas quem possui a versão mais atual da CNH impressa consegue ter acesso ao aplicativo da CNH digital.

Isso porque o documento mais novo já possui aquilo que é conhecido como QR Code impresso no verso da carteira. Esse código é essencial para abrir o aplicativo da CNH digital em SP.

Para obter esse QR Code é necessário que sua carteira de motorista antiga vença e você precise renová-la. Infelizmente, não é possível ainda solicitar a nova versão apenas para ter acesso à CNH-e.

No entanto, caso seja necessário alterar dados ou mudar a categoria, ou se você precisar fazer a segunda via, o novo documento será emitido com o QR Code no verso.

Quanto custa uma CNH digital em SP?

A CNH Digital SP é de graça. Se você estava pensando em deixar para lá por não querer pagar por isso, essa é a melhor notícia desse artigo para você. A CNH digital não possui nenhum custo sequer.

Todos os processos para ativá-la são totalmente gratuitos.

Passo a passo para ativar a CNH digital em SP

Agora que você já sabe como funciona a CNH-e, confira a seguir os principais passos para que consiga ter acesso ao documento o quanto antes:

Passo 1: Faça um cadastro no Denatran

O primeiro passo para conseguir sua CNH-e é se cadastrar no site do Denatran. Esse processo não é nada complicado. Basta você acessar o site, clicar em “cadastro”, digitar seu CPF e aguardar o carregamento da página. Feito isso, coloque seus dados pessoais:

  • Nome
  • Data de Nascimento
  • E-mail e confirmação de e-mail (é necessário que você coloque o mesmo e-mail nos dois campos e que você use um e-mail válido pois precisará confirmá-lo)
  • Senha e confirmação de senha (repetir a mesma senha nos dois campos)

Marque a caixa de texto da declaração, marque a caixa de texto do reCAPTCHA e clique no botão ‘Cadastrar’.

Depois você já vai receber um link no e-mail para fazer a ativação do cadastro. É só clicar no link e pronto: sua conta estará ativada.

Passo 2: Comparecer ao DETRAN/Poupatempo

Após ativar a conta, você deverá comparecer ao DETRAN da sua região. Caso haja atendimento do DETRAN no Poupatempo da sua cidade, você pode ir ao posto do programa.

Este procedimento é necessário para complementar os dados cadastrais para fazer a Habilitação Digital. Vale lembrar que, caso você tenha um certificado digital, é possível fazer toda a ativação da CNH-e pela internet. Contudo, o certificado digital é pago.

Passo 3: Ativação do aplicativo

Depois que você comparecer ao DETRAN para fornecer os dados complementares, o Denatran vai enviar um novo e-mail com um código para ativar o cadastro da CNH Digital.

A ativação funciona da seguinte forma:

  1. Acesse o portal de serviços do Denatran;
  1. No menu do usuário, clique em ‘Login’;
  1. Informe seu CPF e sua senha e marque a caixa do reCAPTCHA; ao finalizar, clique em ‘Entrar’;
  1. Localize na parte esquerda da tela a seção da CNH Digital e clique em ‘Ativação’;
  1. Agora clique no botão ‘Ativar Cadastro’. Você receberá um código para ativar o uso do aplicativo no seu celular;
  1. Após fazer a ativação, será necessário criar uma senha de 4 dígitos para acessar o app quando for necessário.

Lembre-se de que a CNH impressa sempre vai existir. Vale lembrar que o modelo digital é um complemento da Carteira de Motorista impressa. Além disso, a CNH digital em SP é apenas opcional. Você pode fazer o pedido somente se desejar.

Mas, agora que você já sabe todos os passos para solicitar a CNH digital em SP, por que não colocá-los em prática? Dessa forma, você não corre o risco de ser abordado pela polícia e não ter seu documento em mãos.