Como cancelar pedido no iFood?

Como você já deve saber, o iFood é um ótimo aliado quando bate aquela fome e não há tempo para preparar uma comida em casa, não é mesmo?

Basta pegar o seu celular, abrir o aplicativo, escolher o restaurante e fazer o pedido, tudo é realmente muito simples. 

No entanto, e quando algo não sai conforme o planejado, o que fazer? Ou seja, e se você acabou pedindo algo errado ou simplesmente se arrependeu do seu pedido?

Será que tem como cancelar o pedido no iFood

A boa notícia é que sim, existe a possibilidade de realizar esse cancelamento. Em linhas gerais, há duas formas de fazer isso. Tudo dependerá diretamente do andamento do pedido, por isso é importante estar atento. 

Quando o alimento está sendo preparado, por exemplo, é possível entrar em contato com o estabelecimento e explicar que deseja o cancelamento.

Por sua vez, depois que o produto já está finalizado é necessário falar diretamente com o iFood. 

De qualquer forma, não se preocupe. Pode parecer um pouco burocrático, porém durante este artigo falarei sobre como cancelar o pedido no iFood de todas as maneiras e em qualquer ocasião. Venha comigo e saiba mais!

Como cancelar pedido no iFood em andamento

Como cancelar pedido no iFood em andamento

Para começar, você aprenderá a como cancelar pedido no iFood quando o produto está em andamento, ou seja, quando o alimento ainda está sendo preparado.

Para isso, como já explicado antes, é necessário entrar em contato diretamente com o estabelecimento, algo que pode ser feito pelo próprio aplicativo.

Confira um passo a passo completo: 

Passo 1: Entre no aplicativo do iFood.

Passo 2: Vá em “Acompanhe seu pedido”.

Passo 3: Após abrir outra aba, clique em “Detalhes do pedido”.

Passo 4: Ao fazer isso, abrirá uma tela com diversas informações a respeito do estabelecimento, opte por “Ligar para o restaurante”. 

Passo 5: Em seguida, coloque no “Em motivo do contato” para cancelar o pedido e a partir disso ligue para o restaurante.

Passo 6: O aplicativo abrirá o número do telefone do restaurante em questão no seu celular. 

Passo 7: A partir disso, faça a ligação.

Através da ligação, o contato será direto com o estabelecimento que fez o pedido, sendo assim diga a eles o motivo do cancelamento.

Nesse caso, o contato é realmente direto com o fornecedor, o iFood não faz as intermediações – isso acontece apenas quando há algum problema.

Como cancelar pedido no iFood que ainda não foi entregue

Como cancelar pedido no iFood que ainda não foi entregue

Por outro lado, se você efetuou o pedido, ele não foi entregue ou aconteceu outro problema, e mesmo assim a cobrança foi feita, será preciso entrar em contato diretamente com o iFood.

Isso porque cabe à empresa analisar cada caso em específico. 

Saiba como cancelar pedido no iFood que ainda não foi entregue, seguindo a instrução:

  • Entre no aplicativo do iFood e clique em cima da sua foto – que se encontra no lado superior direito;
  • Vá em Pedidos;
  • Clique no pedido que deseja efetuar o cancelamento;
  • Entre para fazer a avaliação;
  • Para a pergunta “O pedido chegou no tempo informado”, coloque “Não, atrasou”;
  • Quando questionar o tempo de atraso, coloque que não foi entregue;
  • Avalie de uma a cinco estrelas. Dessa forma, o iFood perguntará o que pode ser melhorado e você precisa colocar que é o tempo de entrega;
  • Deixe na caixa de comentários o que houve, para que o iFood possa resolver o problema;
  • Avalie o serviço através da nota.

Pronto! Agora você já sabe como cancelar pedido no iFood quando este não for entregue. 

Outra possibilidade é entrar no formulário do iFood feito para contato com o cliente ou mesmo utilizar o Twitter, pois na rede o iFood também costuma responder aos clientes.

De qualquer forma, é preciso detalhar o acontecimento para a análise da empresa e em seguida ela dirá o que poderá fazer para resolver a questão.

Vale ressaltar que o iFood, nesse caso, devolve o dinheiro ao cliente entre três a sete dias. Caso tenha efetuado o pagamento por cartão, receberá de volta como crédito na fatura seguinte. 

Porém, não se esqueça: isso acontece em casos extremamente específicos, não em qualquer circunstância. Grande parte das vezes o contato é feito direto com o restaurante e a negociação não atinge ao iFood especificamente.

Paguei com cartão de crédito, como solicitar a devolução do dinheiro?

Conforme disse anteriormente, há muitos casos em que o usuário pagou o pedido com cartão de crédito e precisou fazer o cancelamento.

Sendo assim, vale ressaltar que nesse caso é preciso falar com o restaurante fazendo da seguinte forma:

  • Faça login no seu perfil do aplicativo iFood;
  • Vá em “Meus pedidos”;
  • Selecione o pedido que deseja cancelar;
  • Selecione “Ligar para o estabelecimento”.

Caso o seu pedido estiver como Cancelado, o pagamento é devolvido no mesmo instante para o seu cartão de crédito. 

Até qual momento posso cancelar?

Não há um momento específico para fazer o cancelamento, isso depende diretamente de cada restaurante. Algumas dicas para evitar problemas são: 

  • Cancele assim que efetuar a compra;
  • Também quando há atraso;
  • Quando o pedido ainda não tiver sido preparado.

Por fim, entendeu tudo sobre como cancelar pedido no iFood? No mais, boa sorte!