Como cancelar pedido no iFood?
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Como você já deve saber, o iFood é um ótimo aliado quando bate aquela fome e não há tempo para preparar uma comida em casa, não é mesmo?
Basta pegar o seu celular, abrir o aplicativo, escolher o restaurante e fazer o pedido, tudo é realmente muito simples.
No entanto, e quando algo não sai conforme o planejado, o que fazer? Ou seja, e se você acabou pedindo algo errado ou simplesmente se arrependeu do seu pedido?
Será que tem como cancelar o pedido no iFood?
A boa notícia é que sim, existe a possibilidade de realizar esse cancelamento. Em linhas gerais, há duas formas de fazer isso. Tudo dependerá diretamente do andamento do pedido, por isso é importante estar atento.
Quando o alimento está sendo preparado, por exemplo, é possível entrar em contato com o estabelecimento e explicar que deseja o cancelamento.
Por sua vez, depois que o produto já está finalizado é necessário falar diretamente com o iFood.
De qualquer forma, não se preocupe. Pode parecer um pouco burocrático, porém durante este artigo falarei sobre como cancelar o pedido no iFood de todas as maneiras e em qualquer ocasião. Venha comigo e saiba mais!
Como cancelar pedido no iFood em andamento
Para começar, você aprenderá a como cancelar pedido no iFood quando o produto está em andamento, ou seja, quando o alimento ainda está sendo preparado.
Para isso, como já explicado antes, é necessário entrar em contato diretamente com o estabelecimento, algo que pode ser feito pelo próprio aplicativo.
Confira um passo a passo completo:
Passo 1: Entre no aplicativo do iFood.
Passo 2: Vá em “Acompanhe seu pedido”.
Passo 3: Após abrir outra aba, clique em “Detalhes do pedido”.
Passo 4: Ao fazer isso, abrirá uma tela com diversas informações a respeito do estabelecimento, opte por “Ligar para o restaurante”.
Passo 5: Em seguida, coloque no “Em motivo do contato” para cancelar o pedido e a partir disso ligue para o restaurante.
Passo 6: O aplicativo abrirá o número do telefone do restaurante em questão no seu celular.
Passo 7: A partir disso, faça a ligação.
Através da ligação, o contato será direto com o estabelecimento que fez o pedido, sendo assim diga a eles o motivo do cancelamento.
Nesse caso, o contato é realmente direto com o fornecedor, o iFood não faz as intermediações – isso acontece apenas quando há algum problema.
Como cancelar pedido no iFood que ainda não foi entregue
Por outro lado, se você efetuou o pedido, ele não foi entregue ou aconteceu outro problema, e mesmo assim a cobrança foi feita, será preciso entrar em contato diretamente com o iFood.
Isso porque cabe à empresa analisar cada caso em específico.
Saiba como cancelar pedido no iFood que ainda não foi entregue, seguindo a instrução:
- Entre no aplicativo do iFood e clique em cima da sua foto – que se encontra no lado superior direito;
- Vá em Pedidos;
- Clique no pedido que deseja efetuar o cancelamento;
- Entre para fazer a avaliação;
- Para a pergunta “O pedido chegou no tempo informado”, coloque “Não, atrasou”;
- Quando questionar o tempo de atraso, coloque que não foi entregue;
- Avalie de uma a cinco estrelas. Dessa forma, o iFood perguntará o que pode ser melhorado e você precisa colocar que é o tempo de entrega;
- Deixe na caixa de comentários o que houve, para que o iFood possa resolver o problema;
- Avalie o serviço através da nota.
Pronto! Agora você já sabe como cancelar pedido no iFood quando este não for entregue.
Outra possibilidade é entrar no formulário do iFood feito para contato com o cliente ou mesmo utilizar o Twitter, pois na rede o iFood também costuma responder aos clientes.
De qualquer forma, é preciso detalhar o acontecimento para a análise da empresa e em seguida ela dirá o que poderá fazer para resolver a questão.
Vale ressaltar que o iFood, nesse caso, devolve o dinheiro ao cliente entre três a sete dias. Caso tenha efetuado o pagamento por cartão, receberá de volta como crédito na fatura seguinte.
Porém, não se esqueça: isso acontece em casos extremamente específicos, não em qualquer circunstância. Grande parte das vezes o contato é feito direto com o restaurante e a negociação não atinge ao iFood especificamente.
Paguei com cartão de crédito, como solicitar a devolução do dinheiro?
Conforme disse anteriormente, há muitos casos em que o usuário pagou o pedido com cartão de crédito e precisou fazer o cancelamento.
Sendo assim, vale ressaltar que nesse caso é preciso falar com o restaurante fazendo da seguinte forma:
- Faça login no seu perfil do aplicativo iFood;
- Vá em “Meus pedidos”;
- Selecione o pedido que deseja cancelar;
- Selecione “Ligar para o estabelecimento”.
Caso o seu pedido estiver como Cancelado, o pagamento é devolvido no mesmo instante para o seu cartão de crédito.
Até qual momento posso cancelar?
Não há um momento específico para fazer o cancelamento, isso depende diretamente de cada restaurante. Algumas dicas para evitar problemas são:
- Cancele assim que efetuar a compra;
- Também quando há atraso;
- Quando o pedido ainda não tiver sido preparado.
Por fim, entendeu tudo sobre como cancelar pedido no iFood? No mais, boa sorte!