17 dicas para fazer um casamento barato

Conteúdo do artigo

17 dicas para fazer um casamento barato

Realizar um casamento nem sempre significa gastar muito para preparar a cerimônia e a recepção dos convidados.

Com alguns truques e dicas valiosos é possível fazer uma festa bastante econômica, mas sem deixar de lado todo o charme que a ocasião pede.

Com essas recomendações, a gente vai mostrar que é perfeitamente possível fazer um casamento barato.

Basta apenas que noivinhos e noivinhas tracem um bom planejamento juntos e coloquem a criatividade em ação.

O melhor horário, local e data

Esses são, sem dúvida, os principais elementos que irão nortear todo o planejamento da cerimônia, pois a partir dessas escolhas é que serão vistos os outros detalhes. Na hora de escolher o horário, local e data, vale a pena ficar atento a alguns fatores como:

1. Fuja dos feriados

Evite datas muito próximas aos feriados. O calendário nesse momento será o seu melhor amigo, pois esse fator irá dificultar o acesso a alguns serviços, e o resultado é que tudo ficará mais caro;

2. Planeje bem antes

Faça a reserva do local com muita antecedência. Isso irá baratear os custos;

3. Olho no relógio

Controle o tempo da recepção e prefira que ela dure de 3 a 4 horas, ao invés de 4 a 6 horas. E economia vai ser impressionante;

4. Troque a noite pelo dia

A noite é um dos horários mais procurados para casamentos, e o resultado é que tudo ficará ainda mais caro. Logo, a dica de ouro para quem quiser um casamento barato, é realizá-lo no período da manhã ou à tarde;

5. Pense bastante sobre o local

Se preferir uma reunião com pouquíssimos convidados, recebê-los em casa é uma opção mais em conta, porém, não é a mais recomendada. Existem salões acessíveis e que se tornam bem mais atraentes, visto que a festa em casa pode se transformar em uma grande dor de cabeça para os anfitriões. Leve em consideração os prós e contras antes de optar por essa solução.

Escolhendo os convidados

A lista de convidados é um fator primordial para quem deseja economizar. Ela deve ser reduzida ao máximo, pois os custos por cada convidado poderão ficar bem salgados. Então selecione muito bem a lista das pessoas que poderão acompanhar a sua cerimônia:

6. Lista enxuta

Faça a seleção daqueles convidados ditos como “obrigatórios”, como os parentes mais próximos. Após fazer as contas tendo como base esses convidados, acrescente outros, caso o seu orçamento permita;

7. Menos daminhas e pajens

Evite usar muitas daminhas e pajens. As cerimônias durante o dia nem precisam ter, principalmente no caso daquelas pessoas que desejam economizar. Quando as crianças são convidadas, é comum que os noivos paguem os seus trajes. Não oferecer essa cortesia é extremamente indelicado, então convide somente o necessário.

8. Pode emprestar, sim

Use a tradição a seu favor. Lembra que a noiva precisa ter algo emprestado? Logo, utilizar tudo o que conseguir emprestado é uma ótima maneira de economizar. Pode ser o véu, as joias, as taças, e tudo mais que conseguir.

9. Faça contatos

Explore a sua lista de contatos. Por exemplo: pergunte a alguém que possa alugar um espaço com desconto ou peça indicações de locais bons e baratos. O importante é usar o bom relacionamento para fazer ótimos negócios.

10. Cuide de tudo

Trate pessoalmente de todos os detalhes, pode parecer bem cansativo, mas o ideal é evitar delegar tarefas para amigos e parentes, salvo algumas exceções.

Decoração e cardápio

Fazer casamento barato

Agora chegou o momento de um dos pontos mais delicados do casamento. Os detalhes com decoração e cardápio podem comprometer – e muito – o seu orçamento. Então preste bastante atenção a essas dicas:

11. Corte os excessos

Prefira igrejas menores, pois dessa maneira a decoração será mais barata. Procure também evitar os excessos. Não há necessidade de colocar flores em todos os bancos e no altar. Seja simples, e se possível, procure saber com as outras noivas do dia (se houver) se elas gostariam de dividir esses custos.

12. Seja coerente no cardápio

As massas e o frango são opções mais econômicas que a carne vermelha e frutos do mar – e também são muito saborosas. E se o casal optar por um horário menos convencional, não há necessidade de oferecer um almoço. Um café da manhã ou coquetel também são muito bem-vindos e cumprem o papel com elegância.

13. Mais amor, menos doce

Não precisa ter vários tipos de doces. Um belo e saboroso bolo de casamento já é mais do que suficiente.

Dicas extras

Para finalizar, lembre-se sempre dessas dicas essenciais para realizar um casamento barato:

14. Um pouquinho informal pode

Casamentos muito formais são os mais caros.

15. Peça descontos

Negocie muito bem com todos os fornecedores.

16. Mantenha olhos abertos

Leia com cuidado todos os contratos que assinar para não correr o risco de não ter um serviço incluído.

17. Seja criativa

Ofereça como lembrancinhas os próprios arranjos das mesas.