Como cancelar compra no Mercado Livre

Convenhamos que comprar pela internet facilitou a vida de muitos. Já não é preciso se locomover para comprar o que deseja, basta um clique e, pronto! Mas nem sempre é assim.

O site do Mercado Livre, por exemplo, é composto por vendedores que nem sempre atuam como profissionais. Às vezes atrasam a entrega, vezes não respondem e a gente só quer cancelar a compra.

Quer descobrir, então, como cancelar compra no Mercado Livre? É só continuar lendo o artigo! 

Antes de mais nada, esse passo a passo serve para quem comprou algum produto pelo ML e se arrependeu, ou o vendedor sumiu do mapa, bem como o produto chegou diferente da descrição.

Se para qualquer desses casos você optar por cancelar, o passo a passo para todos é o mesmo, o que irá mudar são as escolhas de opções assinaladas. 

Durante o processo você vai entender do que estou falando, mas antes quero te dar uma dica: não precisa ficar desesperado.

O ML sempre estará ao lado do comprador, principalmente, o que faz com que você esteja protegido. Vamos ao passo a passo. 

Comprei no Mercado Livre, mas quero cancelar

Comprei no Mercado Livre, mas quero cancelar

Se o motivo da sua compra se dá ao fato do vendedor “ter sumido”, de duas, uma: você pode esperar um tempo, caso já não tenha esperado e ir tentando contato com o vendedor.

Caso você já tenha esperado um tempo e mesmo assim não teve retorno do vendedor, é hora de agir.

Caso você não tenha recebido o produto prometido, também é hora de agir e o passo a passo a seguir também serve para essa opção.

Se seu produto está demorando a chegar e por esse motivo quer desistir da compra, idem.

Pode ficar tranquilo quanto o ressarcir do dinheiro. A compra pelo Mercado livre é segura e o seu dinheiro estará protegido por dois casos possíveis:

  1. Caso a compra não chegue 
  2. Caso de arrependimento ou produto diferente da descrição

O suporte do Mercado Livre irá te auxiliar da seguinte maneira:

Passo 1. Reclamação

Ao iniciar uma reclamação, você deverá informar ao site o ocorrido e eles entrarão em contato com o vendedor.

Passo 2. Resolução

Após a equipe do Mercado Livre entrar em contato com o vendedor, ele fornecerão ferramentas para que ele resolva a questão que você entrou com pedido.

Caso o vendedor não esteja disposto a resolver o Mercado Livre te protege.

Passo 3. Devolução

Você será ressarcido pela equipe do Mercado Livre. Fique tranquilo pois eles te darão todo suporte que precisa para seguir com o processo.

Se acaso você não queira resolver o problema recebendo um novo produto ou o mesmo (princípio da compra), você tem o direito de cancelar. Mas como cancelar compra no Mercado Livre?

Como cancelar compra no Mercado Livre pelo aplicativo

Como cancelar compra no Mercado Livre pelo aplicativo

O Mercado Livre tem um aplicativo para te atender com um visual mais compacto e limpo. Se você já tem o app em seu celular, pule para o passo do cancelamento.

Se você não tem o aplicativo e deseja baixá-lo, veja o passo a passo a seguir.

Passo 1.

Vá até seu App Store (para sistemas iOS) ou Play Store (para sistemas Androids) para baixar o app;

Passo 2.

Na barra de pesquisas, procure por “Mercado Livre” e clique em baixar;

Passo 3.

Se você quer cancelar uma compra, obviamente é porque já tem uma conta. Então ligue com a conta que provavelmente você tenha feito pelo site do Mercado Livre, na web.

Agora, veja o passo a passo de como cancelar compra no Mercado Livre pelo App:

Passo 1. Menu

Na página inicial do App, procure pelo menu inicial que fica na parte superior da tela, no canto esquerdo.

Passo 2. Minha conta

Ao clicar no menu, procure pela opção “minha conta”, que te levará até uma nova aba com diversas opções.

Passo 3. Minhas compras

Dentre as opções que aparecem, clique em “compras” para visualizar todas que tenha feito ou a única e clique em cima da que deseja cancelar.

Passo 4. Ajuda

Role até o final da página que aparecerá detalhes sobre a compra e clique em ajuda.

Aparecerá algumas opções, dentre elas “quero modificar o endereço de envio”, “não recebi o produto”, “recebi o produto com defeito” e “quero cancelar a compra”.

Passo 5. Cancelar compra

Clique em cancelar compra. Em seguida aparecerá uma aba com um campo querendo saber como eles podem te ajudar. Clique em pedir devolução.

Passo 6. Conte-nos um pouco mais

O Mercado Livre pedirá algumas informações como, “está com o produto em mãos?”, “deseja receber o produto ou cancelar a compra e receber o dinheiro de volta?”.

Marque conforme sua situação. Caso assinale que deseja receber, medidas diferentes serão tomadas e não serão abordadas aqui.

Passo 7. Cancelar compra

Ao escolher cancelar a compra, clique em continuar e responda a pergunta a seguir.

Pronto, você cancelou a sua compra! Pode acontecer de o dinheiro não ser devolvido na mesma hora. Vai depender se a fatura do seu cartão já tiver fechado!

Mas fique tranquilo, no próximo mês o dinheiro estará disponível para você.

Se você desejar fazer o cancelamento pelo site, também é possível. Confira o passo a passo simplificado: 

Como cancelar compra no Mercado Livre web

Passo 1. Dentro do seu perfil no Mercado Livre, vá até onde fica seu nome e sem clicar, posicione o ponteiro  do mouse em cima

Passo 2. Em seguida selecione “compras”

Passo 3. Escolha, agora, a compra que deseja cancelar, clicando ao lado de “ver detalhes”, nos três pontinhos que aparecem

Passo 4. Em seguida, clique em “tenho um problema” para dar início ao cancelamento

Passo 5. Dentre as opções “tenho um problema com o pagamento” e “tenho um problema com o produto”, selecione a que se adequa a seu caso

Passo 6. Agora, escolha entre “quero cancelar compra” e “recebi o produto com problema”

Passo 7. Novamente, escolha a opção que mais se encaixa com seu caso. Se for o caso de cancelamento definitivo, clique e selecione em “pedir devolução”. Clique em “cancelar a compra e receber o dinheiro de volta”.

Pronto, você cancelou a sua compra!

Quais são os prazos de cancelamento?

  • 30 dias após início de reclamação, partindo segundo aprovação do pagamento; 
  • 30 dias após pagamento, onde o produto ainda não foi enviado para o comprador;
  • 28 dias após aprovação de pagamento e recebimento do item, em caso de troca ou arrependimento.

Caso o cancelamento seja feito por motivo de produto com defeito ou não enviado como na descrição, o mesmo deve ser devolvido ao vendedor com todos os componentes embalados e entregues.