Como funciona o ConstruCard Caixa

Conteúdo do artigo

Dúvidas são bastante frequentes, principalmente no momento de adquirir serviços que compromete um valor alto, não é mesmo? É por este motivo que estou aqui, para esclarecer algumas dúvidas de como funciona o ConstruCard

Antes de mais nada, vamos fazer um resumo para que a seguir, possíveis dúvidas sejam sanadas. Pegue uma caneta e um papel para anotar as principais dicas. 

O ConstruCard é um produto da Caixa Econômica que auxilia com alternativas viabilidades para realizar o sonho de quem deseja reformar iniciar uma obra para se imóvel.

Como funciona o ConstruCard Caixa

Dúvidas comuns sobre o Construcard 

O cartão deve ser utilizado em lojas credenciadas com a Caixa e a compra para materiais podem ser as mais variadas possíveis. Assim sendo, aprenda, agora, como funciona o ConstruCard.

Confira, agora, as dúvidas mais comuns sobre como funciona o ConstruCard.

1. Posso fazer o ConstruCard em outro banco?

A resposta é, obviamente, não. Isso porque o cartão ConstruCard é um serviço exclusivo da Caixa Econômica.

Em contrapartida, é verdade que outros bancos podem oferecer o mesmo segmento de serviço, mas o cartão ConstruCard, de fato, não será oferecido. 

2. Posso usar o Construcard em qualquer loja de material de construção?

É verdade que pode acontecer de você encontrar um material em outras lojas que não sejam credenciadas pela Caixa, mas o serviço é garantido apenas para as que possuem. 

Por outro lado, será quase impossível você passar por uma loja que não seja credenciada, já que existem mais de 84 mil lojas a disposição de suas compras para  que seja possível pesquisar entre elas o melhor preço para você.

Para possuir acesso as lojas de sua cidade ou cidades vizinhas, veja o passo a passo a seguir:

Passo 1. 

Entre no site da Caixa clicando no link. Assim sendo, ele te levará até uma aba com as lojas credenciadas pela Caixa.

Passo 2. 

Na página que abriu está disponível dois campos para que você preencha. São eles estado e cidade. Ao preencher os campos, aperte o “enter”de seu teclado para que a pesquisa seja concluída. 

Passo 3.

Dependendo de sua localização, diversas opções de lojas credenciadas aparecerão. Portanto, anote o endereço e número de telefone para que você possa fazer uma pesquisa de preços.

Se for o caso de sua região não possuir muitas opções e o preço não for tão bom, procure por lojas em cidades vizinhas. 

3. Posso pagar serviços de eletricistas com o ConstruCard?

A resposta também é não, pois o ConstruCard só permite o dinheiro para os materiais da reforma ou construção do seu imóvel, já citados mais acima.

Como a finalidade do cartão ConstruCard é para apenas compra de materiais não possuindo esse tipo de convênio, a opção mais sensata é você ter um dinheiro a parte para cobrir esses profissionais a parte. 

Em contrapartida, teoricamente a resposta para as duas perguntas acima foi não, pois o dinheiro é apenas permitido para a compra de materiais da reforma ou construção.

Mas pelo lado prático, dependendo do produto que você vai adquirir, a mão de obra pode ser inclusa no valor. 

Isto é, vamos supor que você compre uma calha em uma loja credenciada pela Caixa que ofereça o serviço de instalação. No momento da compra você deverá pedir para acrescentar o valor de instalação no preço final. 

4. Posso pagar serviços de pedreiro com o ConstruCard?

A resposta para essa dúvida é não, não é possível. Já sabemos como funciona o ConstruCard.

Ele tem um crédito que no momento da compra a loja credenciada precisa ligar para a Caixa e conferir dados e serviço disponíveis para que a compra seja autorizada.

Isso, então, não liberaria esse tipo de serviço, logo,  não está disponível. 

5. Posso usar o FGTS no ConstruCard Caixa?

A boa notícia é que sim, você pode usar parte do dinheiro para quitar a dívida. Em contrapartida, não pode utilizá-lo como parte na compra de materiais.

As condições para que você tenha acesso ao FGTS, nesse caso, são as seguintes:

  • Amortizar dívida já existente, sendo que o tempo mínimo de trabalho para esse tipo de serviço é de 3 anos;
  • Estar com as parcelas do financiamento do cartão ConstruCard em dia;
  • Ser dono apenas do imóvel em que o benefício será utilizado (ter apenas esse imóvel); 
  • Por fim, não possuir outros financiamentos ativos.

6. Posso fazer saques em dinheiro com o Construcard?

Seria uma boa opção para poder pagar profissionais, né? Mas não é possível essa opção.

O crédito é única e exclusivamente para a compra de materiais da sua reforma ou construção dentro do limite disponível para você. Se fazer saques fosse possível, não haveria um controle que se faz necessário. 

7. É possível saber quais lojas aceitam Construcard?

Sim, é possível. A consulta pode ser feita por cidade, estado, bem como bairro. O passo a passo de como realizar a pesquisa se encontra na pergunta de número 4. 

8. É necessário um avalista para conseguir o cartão ConstruCard?

Felizmente a resposta é não – pelo menos para quem busca terminar uma reforma- o que facilita todo o trâmite.

Mas, provavelmente, pode ser que em situações adversas as condições sejam diferentes. Isso também pode variar de agência para agência da Caixa Econômica. 

9. Quais são os critérios para aprovação de crédito?

Essa pergunta é bastante comum entre os interessados no serviço. Pode haver diferença de um caso para outro, mas geralmente os critérios partem da documentação apresentada.

São critérios:

  • Documento com foto e sem foto, como RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda que pode ser comprovado por imposto de renda, holerite ou de forma que mostre o seu rendimento mensal;

Por fim, além dos critérios, a Caixa faz uma análise para ver as opções (e se existem) disponíveis para seu caso onde será liberado ou não o crédito.

Pode acontecer da negociação do seu crédito não ser o mesmo valor que a Caixa queira liberar. Nesse caso ela irá propor outro crédito ou recusar. 

10. Posso fazer a solicitação do serviço pelo número de telefone da Caixa?

Não. Esse serviço requer sua pessoa na agência com os devidos documentos em mãos. Assim sendo, você pode tirar qualquer dúvida existente. 

Em outros caso, você pode optar por realizar uma simulação pelo site da Caixa. Portanto, confira abaixo o passo a passo:

Passo 1. 

Primeiramente acesse o site da Caixa para ter acesso ao simulador: 

Passo 2.

Dentre os dados requeridos, preencha conforme a situação do seu imóvel. 

Passo 3. 

Preencha os dados requeridos pessoais. 

Passo 4. 

Escolha o formato de financiamento que se adeque a sua situação.

Por fim, na sequência aparecerá os benefícios disponíveis, além de te dar acesso a taxas e juros, bem como prazo de pagamento da dívida. 

Para obter mais informações, vá até uma agência da Caixa.

Dúvidas comuns sobre o Construcard