Como chegar ao Salar de Uyuni

Conteúdo do artigo

Cada vez mais os turistas vêm encontrando novos lugares para explorar e conhecer as suas belezas naturais, e com os brasileiros essa busca por destinos alternativos não é diferente.

É o caso do Salar de Uyuni, ou simplesmente deserto de sal. Logo, uma pergunta acaba sendo cada vez mais frequente: afinal, o que é preciso fazer para chegar ao Salar de Uyuni?

O que você precisa saber sobre o Salar de Uyuni

Na hora de iniciar o planejamento da sua viagem para esse local, vale a pena conhecer mais sobre a região. A primeira informação importante é que trata-se da maior planície de sal do mundo. A sua área é de 10.582 quilômetros quadrados, sendo que a sua formação se deu através de algumas transformações ocorridas em lagos pré-históricos.

Opções para chegar ao Salar de Uyuni

Passo a passo para chegar ao Salar de Uyuni

Para você começar a programar esse passeio, é importante saber que ele pode se iniciar de duas maneiras: ou por San Pedro de Atacama, região localizada no norte do Chile, ou diretamente em Uyuni.

Na maioria dos casos, a segunda opção é a trajetória preferida dos viajantes, mas existem opções de pacotes em que o turista pode partir e retornar ao lugar de origem. A escolha fica a critério de cada um – ou da agência escolhida.

E para ajudar a tomar a melhor decisão, a dica de ouro é a seguinte. Se você já estiver viajando pela Bolívia ou Peru, o mais prático é começar o passeio em Uyuni. Por outro lado, se você optar por ir direto para o Chile, sem dúvida que passar por San Pedro e aproveitar o deserto do Atacama é a melhor pedida.

Passo a passo para chegar ao Salar de Uyuni

Como mencionado acima, existem duas maneiras de conhecer o Salar de Uyuni, cada uma com suas especificações. Você deve considerar aquela que seja mais adequada para seu perfil. Veja o passo a passo dos trajetos e saiba mais sobre ambas opções:

1. Por San Pedro de Atacama

Quem quiser começar a viagem por esse ponto deve primeiramente ir até a cidade de Santiago do Chile. Hoje em dia existem voos mais baratos partindo de várias regiões do Brasil, logo, é importante consultar a companhia área da sua preferência.

Em seguida, você precisa planejar o trajeto entre Santiago e Calama. A duração média dessa viagem é de duas horas, e as empresas que costumam ser as responsáveis por atuar nesse trecho são a LATAM e a Sky Airline. Existem opções de ônibus ligando as suas cidades, mas a viagem é demorada e dura aproximadamente 24h.

O passo seguinte é partir de Calama para San Pedro. A distância entre as suas é de 100 km, e a melhor opção é contratar um serviço de transfer para fazer essa viagem.

2. Por Uyuni

Já se você optou pela segunda alternativa, o primeiro passo é chegar à Bolívia. Existe uma grande quantidade de voos ligando as principais cidades brasileiras a La Paz. Ao chegar à capital boliviana, você precisa escolher outra opção de transporte para chegar até Uyuni. São eles:

Avião

A opção mais rápida e, naturalmente, também a mais cara. O trajeto dura em média 40 minutos, mas as companhias que administram o trecho não realizam promoções de passagens e costumam cobrar tarifas salgadas.

Ônibus convencional, trem ou ônibus turístico

Existem algumas linhas de ônibus regulares na região, sendo necessário se locomover até Oruro, e então pegar um segundo ônibus para Uyuni (a viagem total nesse caso costuma ser de 12h).

Também existem linhas de trens, mas elas não costumam sair todos os dias. Porém, sem dúvida é uma maneira diferente de começar a viagem. As informações sobre dias e horários estão disponíveis no site http://www.fca.com.bo/.

Já os ônibus turísticos costumam viajar à noite. Eles saem de La Paz no fim do dia, e costumam chegar em Uyuni por volta das 7h da manhã (o total da viagem é de 10h).

Onde se hospedar em Uyuni

Onde se hospedar em Uyuni

O hotel escolhido para se hospedar vai depender do orçamento de cada pessoa. Você não precisa se preocupar quanto às acomodações, pois existe uma boa variedade de opções para diferentes bolsos.

O Hotel Jardines de Uyuni, por exemplo, é muito bem localizado, e costuma ser uma das opções mais elogiadas pelos viajantes. Contudo, existem outros com um custo mais baixo.

Quando ir e o que conhecer em Uyuni

Quando ir e o que conhecer em Uyuni

Não há uma época especifica do ano para conhecer o Salar de Uyuni. A região recebe visitantes durante todo o ano, e de várias cidades do mundo. O principal passeio é sem dúvida conhecer essa planície de sal que impressiona, sendo que existem diversos grupos que organizam trilhas diversas.

Fique bastante atento (a) à temperatura média do local, pois ela pode variar muito. Durante o dia, costuma ficar entre 15°C a 22°C, mas à noite ela atinge mínimas abaixo de zero, portanto, é preciso estar preparado (a).

Você acabou de conferir as informações sobre o Salar de Uyuni. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.