Como fazer RG no estado de São Paulo

Conteúdo do artigo

Para tirar o RG no Estado de São Paulo, o cidadão deve procurar um dos postos do Poupatempo. O programa conta com mais de 70 postos fixos instalados em cidades do interior, litoral e região metropolitana, além da capital paulista.

Mas antes de ir a uma das unidades do órgão, a pessoa precisa agendar um horário de antecedência. Este sistema é utilizado pelo Poupatempo para administrar as demandas relacionadas à Carteira de Identidade. Somente com a reserva é possível receber atendimento.

O agendamento pode ser feito pelo site oficial da instituição, pelo aplicativo SP Serviços e também pelo assistente virtual chamado de “Poupinha”. Ele é exibido no canto inferior direito da tela sempre que o site do Poupatempo é acessado.


Como agendar o serviço de RG em São Paulo

Como fazer agendamento do RG em São Paulo

Cadastro

Para fazer o agendamento do RG, primeiramente é preciso ter um cadastro no Poupatempo. O cadastro é simples e rápido de ser feito. Você vai precisar fornecer alguns dados pessoais e informar um e-mail de contato.

É importante registrar um endereço de e-mail que você use com frequência, pois através dele o Poupatempo vai enviar um link de ativação do cadastro. Além disso, neste e-mail o órgão também envia o protocolo e as informações correspondentes aos agendamentos que você fizer.

Agendamento

Após realizar o cadastro, você pode retornar à página inicial do site do Poupatempo para dar início ao processo de agendamento da Identidade. É possível agendar atendimento para os serviços de 1ª via e 2ª via.

Além de fazer uma solicitação em seu nome, o titular do cadastro também pode reservar um horário para um ou mais dependentes. Neste caso, são considerados dependentes os filhos, os pais e os avós.

Se for incluir outra pessoa, é preciso informar grau de parentesco, nome, data de nascimento, serviço a ser agendamento (1ª ou 2ª via), bem como o número do RG dela (caso ela tenha).

Os procedimentos para agendar o RG devem ser seguidos da seguinte forma:

1. Clicar no botão “Agendamento” localizado na página inicial do site do Poupatempo;

2. Fazer o login com os dados registrados no cadastro;

3. Escolher o serviço “RG – Carteira de Identidade”;

4. Selecionar o posto de atendimento desejado;

5. Escolher data e horário;

6. Informar o tipo do agendamento (titular do cadastro, titular do cadastro + dependente (s) ou apenas dependente (s));

7. Clicar em “Prosseguir Agendamento” para continuar a reserva;

8. Escolher a forma de pagamento (débito bancário ou boleto);

9. Anotar o número do protocolo e os documentos que devem ser apresentados.

Obs: Em relação ao pagamento, também é possível escolher por quitar a taxa no próprio posto, no dia do atendimento. O Poupatempo aceita dinheiro e cartões de débito de todos os bancos.


Taxa para fazer o RG em São Paulo

Veja nesta página as taxas para emitir o documento.

A isenção do pagamento do RG em São Paulo é válida para:

  • Mulheres acima de 60 anos
  • Homens acima de 65 anos
  • Desempregados há mais de 3 meses (mediante comprovação)
  • Erro de digitação no documento (prazo de 90 dias para pedir o novo RG sem precisar pagar a taxa)
  • Pessoas que se declarem pobres nos termos da lei 7.115/83

Documentação para fazer RG em São Paulo

Veja a relação dos principais documentos que você deve levar para tirar a Carteira de Identidade em São Paulo. Para facilitar, dividimos as listas em primeira e segunda via.

1ª via

Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento – original e cópia simples ou cópia autenticada e cópia simples

RG – original e cópia simples

O cidadão ou cidadã pode também apresentar outros documentos para facilitar a comprovação de dados, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, e Título Eleitoral.

Itens opcionais como CPF, Cartão do Cidadão e Comprovante de Tipagem Sanguínea devem ser apresentados somente se a pessoa quiser incluir as informações desses documentos na nova via da Identidade.

2ª via

Certidão de Nascimento – original e cópia simples ou cópia autenticada e cópia simples

Certidão de Casamento (caso tenha) – original e cópia simples

RG – cópia simples (pode ser cópia de um RG antigo)

Comprovante de pagamento – original ou impresso da internet

Boletim de Ocorrência (B.O.) – original (somente em casos de furto ou roubo da Identidade)

Itens opcionais como CPF, Cartão do Cidadão e Comprovante de Tipagem Sanguínea devem ser apresentados somente se a pessoa quiser incluir as informações desses documentos na nova via da Identidade.


Recomendações para tirar a foto do RG em São Paulo

A foto 3×4 é registrada no momento da emissão da Identidade. Para que ela possa ser feita sem restrições, é preciso seguir algumas regras:

  • Evitar o uso de uma roupa branca ou muito clara;
  • Apenas crianças com menos de 5 anos podem usar acessórios de cabeça como laços, presilhas, tiaras e faixas;
  • Apenas deficientes visuais podem usar óculos escuros, mediante apresentação de Laudo Médico;
  • Véu, boina, touca, turbante ou lenço são permitidos somente em casos de tratamento médico ou religião. Para a segunda situação, o cidadão ou cidadã deve apresentar o original ou a cópia simples do Comprovante de Entidade Religiosa.

Prazo de entrega do RG em São Paulo

Cada unidade do Poupatempo possui uma programação diferente para entregar o RG. O tempo de entrega é informado no dia do atendimento. A opção de receber pelos Correios acrescenta 10 dias úteis ao prazo normal.

Quando for retirar o documento, é recomendável apresentar o número de protocolo para facilitar a identificação do serviço e a liberação do documento.