O que é necessário para doar sangue pela primeira vez

Conteúdo do artigo

O que é necessário para doar sangue pela primeira vez

Doar sangue é coisa séria. Ao doar sangue, além de permitir que milhares de vidas sejam salvas a cada momento, você também pode estar fazendo um grande bem para a própria saúde. Nunca fez nenhuma doação? Saiba se você pode ser um doador e como doar sangue pela primeira vez.


Onde é possível doar sangue

Há vários procedimentos médicos que necessitam da transfusão de sangue para que os pacientes possam ter recuperação, o que torna a doação de sangue muito importante para milhares de vidas todos os dias, tanto em casos de emergência quanto aqueles que precisam de algo de longo prazo.

Tudo que o doador precisa fazer é procurar o posto de coleta de sangue mais próximo de sua casa. A rede pública possui vários postos nos diversos estados brasileiros, sendo os postos fixos do Hemocentro ou em equipes móveis que realizam eventos em alguns locais. Basta ficar atento em anúncios na mídia, panfletos ou mesmo na internet.


Quais são os requisitos para doar sangue

Quase todas as pessoas estão habilitadas para realizar a doação de sangue, principalmente porque a quantidade de sangue retirada não faz nenhuma falta no corpo do doador. Além disso, por ser uma ação voluntária, ao doar pela primeira vez, não é obrigatório que continue doando, caso não queira.

Para que você possa doar sangue, é preciso atender os requisitos a seguir:

⇒ Estar em boas condições de saúde

⇒ Ter entre 16 e 69 anos de idade

⇒ Pesar pelo menos 50kg

⇒ Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas

⇒ Ter se alimentado bem, evitando gorduras nas quatro horas anteriores à doação

⇒ Apresentar documento de identificação com foto.

Antes de doar, você irá responder algumas perguntas sobre a sua saúde e será realizado um exame de análise do sangue para saber se você está apto (a) para fazer a doação.

Além disso, você será submetido (a) a um breve exame de temperatura, pressão e pulso. A doação é muito rápida e você irá doar por volta de meio litro de sangue. Logo após a doação, você deverá comer algo para evitar tonturas ou desmaios e, em breve, estará liberado (a) para ir para casa novamente.


Quais os benefícios para saúde de quem doa sangue

Como doar sangue pela primeira vez

Ao doar sangue, imediatamente você está se submetendo a um rápido check-up da sua própria saúde. Ou seja, se você não estiver apto para a doação, poderá rapidamente identificar alguma doença que ainda possa estar em estágio inicial e trabalhar rapidamente em seu tratamento.

Você também pode prevenir o aparecimento de câncer ao fazer uma doação, uma vez que o nível de ferro no sangue se mantém equilibrado e a redução de ferro no organismo está diretamente ligada com o baixo risco de câncer. Pelo mesmo motivo, você também está diminuindo o risco de doenças cardíacas.

A doação de sangue promove a perda de peso, pois o corpo tem que gastar mais energia para repor o sangue perdido. Nisso, o organismo faz com que você perca por volta de 650 calorias.


Qual é a frequência permitida para doar sangue

Para doar de uma forma saudável, é importante que o doador respeite o limite de doação anual. Os homens podem doar a cada 60 dias e as mulheres a cada 90 dias.


Quem não pode doar sangue

Não é possível doar as pessoas que tenham Malária, Hepatite, AIDS (vírus HIV), doença de Chagas ou outras que podem ser transmitidas através do sangue. Aqueles que usam drogas ilícitas também ficam proibidos de doar.

Há alguns casos temporários em que a doação é impedida:

⇒ Grávidas

⇒ Pessoas resfriadas

⇒ Pessoas que ingeriram bebida alcoólica nas últimas doze horas

⇒ Pessoas que fizeram tatuagem há pelo menos um ano

⇒ Pessoas que apresentem herpes labial e genital, entre outros.

Você acabou de conferir informações sobre doação de sangue. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.