Como fazer figurinhas no WhatsApp

Conteúdo do artigo

A mais nova febre do momento, as figurinhas no WhatsApp estão realmente fazendo sucesso entre diferentes tipos de públicos.

Entretanto, ao contrário do que muitos imaginam, é possível criar as próprias figurinhas ao invés de usar aquelas prontas do WhatsApp.

Esse recurso está disponível tanto para celulares iOS quanto para Android e não é nada complicado de fazer.

A única questão importante de ser lembrada é que a partir do momento em que você cria uma figurinha no WhatsApp, por exemplo, ela se torna pública e, dessa forma, todas as pessoas que a receberem podem encaminhá-la para outros usuários e assim por diante.

Ou seja, caso não queira expor sua figurinha para muitas pessoas, é importante observar bem para quem está enviando ela, certo?

Termos do WhatsApp para fazer figurinhas

Também é válido ressaltar também que as figurinhas criadas devem estar de acordo com os termos de uso do próprio WhatsApp.

Ou seja, não podem conter nenhum conteúdo ameaçador, ilícito, difamatório, obsceno, odioso, intimidador ou assediador em termos étnicos ou raciais.

Também é preciso tomar cuidado para não infringir os direitos de publicidade, de privacidade ou de propriedade intelectual.

Sendo assim, antes de criar qualquer figurinha no WhatsApp, é importante estar atento (a) a todas essas questões abordadas anteriormente.

Mas, então, depois de saber todas as orientações, como é possível fazer essas figurinhas? Para saber mais sobre o assunto, basta continuar a leitura deste conteúdo.

Configurações das figurinhas do WhatsApp

fazer figurinha whatsapp

Antes de realmente conferir um passo a passo completo de como fazer figurinhas no WhatsApp, ainda é importante levar em consideração alguns detalhes. Afinal, sem ter conhecimento sobre eles, não é possível criar a sua figurinha.

Em primeiro lugar, a imagem utilizada como base precisa ter um fundo transparente e, além disso, precisa ter um tamanho exato de 512 x 512 pixels.

Não se esqueça de que uma figurinha no WhatsApp precisa ter menos de 100 KB e cada pacote criado deve ter no máximo 30 e no mínimo 3 adesivos.

Para finalizar, é necessário também que a imagem usada esteja no seguinte formato: WebP. Todos esses são detalhes realmente importantes na hora de fazer as figurinhas.

Outra coisa importante é que para criar figurinhas no WhatsApp, você precisa baixar um ícone, pelo qual será utilizado para representar o adesivo.

Apenas se lembre de que esse ícone fica à sua escolha; a única questão é que ele precisa ter o tamanho exato de 96 x 96 pixels e, além disso, precisa ter menos do que 50 KB.

Caso não saiba, as figurinhas no WhatsApp costumam aparecer em fundos com cores diferentes, sendo assim é bastante recomendado que seja colocado um traço de 8 pixels no contorno de cada uma delas.

Uma margem de 16 pixels entre a borda do quadrado e a imagem da figurinha também deve existir.

Aplicativos para criar figurinha no WhatsApp

Felizmente, o WhatsApp oferece a possibilidade de fazer figurinhas tanto para o sistema Android quanto para o iOS, conforme já explicado antes.

O que importa mesmo é que você entenda que não é necessário nenhuma experiência em programação para fazer esses adesivos.

Para isso basta fazer o download dos aplicativos: WSticK no caso de iOS, e Criar figurinhas para WhatsApp – WASickerApps, no caso de Android.

Os dois aplicativos se parecem bastante, e ambos tiram o fundo da imagem, fazem o redimensionamento das imagens para os tamanhos citados acima e colocam todas elas no formato adequado. Ou seja, eles realmente facilitam bastante todo o processo.

Como os apps são bem parecidos, aqui você vai encontrar um passo a passo de como fazer figurinhas no WhatsApp que serve tanto em Android quanto em iPhone.

Passo a passo para fazer figurinhas no WhatsApp

fazer figurinhas whatsapp

Finalmente chegou o momento de conferir o passo a passo completo de como fazer figurinhas no WhatsApp. Fique bastante atento (a) a fim de não ficar nenhuma dúvida sobre o procedimento.

1. Faça o download do aplicativo mencionado anteriormente;

2. Depois de baixar, abra ele e clique na opção “novo pacote”;

3. Coloque o nome do autor – o seu ou o nome que preferir mesmo;

4. Confira se está tudo certo e selecione “criar”;

5. O próximo passo é colocar as imagens para conseguir fazer as figurinhas. Como já explicado, é necessário ter ícone no pacote e, além disso, precisa contar com no máximo 30 e no mínimo 3 adesivos.

6. Para inserir a imagem desejada, clique no símbolo “+” e escolha entre todas as fotos do seu celular;

7. Feito isso, selecione a opção “apagar fundo” e perceba que irão aparecer dois pontos na cor vermelha: o primeiro deles é o controle enquanto que o segundo é o pincel;

8. Use ambos para conseguir retirar o fundo da imagem, mas faça tudo com bastante cuidado a fim de evitar erros. Assim que acabar esse processo, é hora de redimensionar a foto (caso seja preciso) e salvar.

9. Para finalizar, lembre-se de salvar a figurinha.

Esse é o passo a passo para fazer figurinhas no WhatsApp. Como é necessário realizar todo esse procedimento para cada adesivo, pode demorar um tempo, mas com o tempo dá para pegar o jeito.

Como adicionar as figurinhas ao WhatsApp

Depois de fazer tudo isso, é preciso adicionar as novas figurinhas ao WhatsApp. Mas não se preocupe, pois é tudo muito simples.

Basta voltar à página inicial do aplicativo e procurar pelo pacote que você acabou de criar. Ao lado dele, estará aparecendo o símbolo “+”; clique nele e selecione para colocar o pacote no WhatsApp.

Ao realizar esse procedimento, os adesivos já ficarão disponíveis para você usar nas conversas.

O que mais leva tempo mesmo é criar as figurinhas, uma vez que precisa ser uma de cada vez. Mas, para isso é só reservar um tempo livre.

Só não se esqueça de respeitar todos os termos do WhatsApp listados no começo do texto. Caso contrário, a figurinha será excluída e pode ser que você venha a ter problemas por conta disso.