Como solicitar a perícia médica do INSS online

Conteúdo do artigo

Como solicitar a perícia médica do INSS online

A perícia médica do INSS é a primeira etapa para quem deseja solicitar auxílios por incapacidade como o auxílio doença, o auxílio acidente e a aposentadoria por invalidez. É necessário agendar a visita ao médico-perito do INSS para pedir qualquer um desses benefícios:

  1. Auxílio-doença

É pago ao empregado que fica incapacitado de trabalhar por mais de 15 dias. A empresa paga os primeiros 15 dias e o INSS paga os seguintes. A causa da incapacidade pode ter acontecido no ambiente de trabalho ou não.

  1. Auxílio-acidente

Já o auxílio-acidente é pago para quem sofreu acidente, no trabalho ou não, e ficou com alguma sequela permanente que o impede de continuar na sua função. É como uma indenização, mas o cidadão continua podendo trabalhar.

  1. Aposentadoria por invalidez

Nesse caso, não há a possibilidade de continuar trabalhando, até mesmo no longo prazo. Mesmo assim, ele pode ser chamado para outra perícia médica a qualquer momento. Saiba como fazer o agendamento da perícia médica do INSS pela internet.


Como agendar a perícia através do site

Como fazer o agendamento da perícia médica do INSS pela internet

Para agendar a perícia médica, não é necessário passar horas em uma agência do INSS ou perder tempo aguardando atendimento no telefone. Faça seu agendamento pela internet seguindo esses passos:

  1. Acesse o site: https://www2.dataprev.gov.br/sabiweb/agendamento/inicio.view#sabiweb;
  2. Selecione seu Estado e cidade e agência INSS próxima;
  3. Clique em Próximo;
  4. Inclua seus dados (incluindo o número NIT ou PIS/PASEP);
  5. Clique em Avançar;
  6. Selecione o local da perícia;
  7. Clique em Confirmar;
  8. Pronto! Sua perícia está marcada para o data no cabeçalho do documento.

Não há a possibilidade de escolher a data e é importantíssimo comparecer no dia indicado. Caso não compareça, a nova perícia só poderá ser marcada depois de 7 dias, de acordo com o site do INSS. Já a Central 135 nos informou que o prazo para remarcação é de 30 dias. Não vale a pena arriscar em nenhuma das situações.

Desmarcar uma perícia através da Central 135 – Previdência Social não é possível. Esse cancelamento só pode ser feito com a Agência do INSS em que seria feita o exame.

Observação sobre o item 1: Você também pode acessar o agendamento através do portal Meu INSS, na opção: “Agende sua perícia”, no canto esquerdo do Portal https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/. É necessário estar logado no site. Este link o direciona para o endereço no item 1.


Que documentos devo levar para a perícia?

Depois de marcada a data, é hora de se apresentar na agência do INSS com alguns documentos. Para não correr o risco de ter o benefício negado por falta de documentação, vale conferir o que levar:

  1. Documentos básicos, como carteira de identidade e comprovante de residência;
  2. Comprovante de agendamento da perícia;
  3. Carteira de Trabalho (CTPS);
  4. Comprovantes de tempo de trabalho (de acordo com o benefício solicitado: auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez que não sejam decorrentes de doença grave precisam de pelo menos um ano de contribuição ao INSS);
  5. Atestado médico contendo a CID – Classificação Internacional de Doenças, a espécie da incapacidade e a data de início/agravamento da incapacidade;
  6. Quaisquer documentos que confirmem a limitação ou enfermidade, como atestados médicos, receitas, exames, laudos e comprovantes de internamento.

Como é a perícia?

O médico-perito do INSS investigará suas condições atuais para o trabalho. É preciso saber se a incapacidade examinada é total ou parcial, permanente ou temporária, além de outras observações para a concessão do benefício.

Ele perguntará do histórico da doença, sobre os sintomas, casos de internação e examinará seu caso a partir dessa conversa. Exponha seu caso de maneira mais clara possível. Tenha exames atuais, mas não deixe de levar os mais antigos. Ele examinará todos os documentos.

O trabalhador também tem direitos na perícia, como levar o médico pessoal na visita ao INSS. E o médico-perito do INSS só pode consultar seus prontuários médicos no SUS com a sua permissão.

Exija o comprovante de comparecimento no dia marcado, mesmo que o médico não tenha ido à perícia. Assim você se protege de erros no sistema do INSS que anulem sua visita.

Outro direito do trabalhador é ter o exame feito no domicílio, nos casos em que sua saúde não permitir o deslocamento para a agência do INSS.


Quando o resultado da perícia estará pronto para consulta?

O resultado da perícia estará disponível no site no dia seguinte. Para conferir seu resultado, é necessário:

  1. Acessar o site

https://www2.dataprev.gov.br/sabiweb/relatorio/imprimirCRER.view?acao=imprimir_CRER

  1. Inserir número do benefício ou do requerimento, nome , data de nascimento do requerente e CPF sem pontos ou hífen;
  2. Digitar na barra em amarelo as letras aleatórias que aparecem abaixo do seu CPF;
  3. Imprimir

Qual a validade da perícia médica do INSS?

A validade da perícia dada pelo INSS é de 2 anos, caso o médico tenha constatado no exame que há possibilidade de melhora do trabalhador. Se a possibilidade de recuperação foi descartada, não há validade definida para a perícia. Porém o segurado pode ser chamado a qualquer momento para novos exames.

Para aqueles que já recebem pelo INSS, não se apresentar na agência no dia determinado para atualização da perícia pode causar suspensão de benefício.

Você tem mais alguma pergunta sobre a perícia médica do INSS? Escreve pra nós aqui nos comentários!