Como fazer a segunda via da CNH no Detran-SP

Conteúdo do artigo

Como fazer a segunda via da CNH no Detran-SP

Se você tiver a sua CNH emitida em São Paulo e, por algum motivo, acabou perdendo esse documento obrigatório para dirigir, não se preocupe! Muitas pessoas acabam perdendo sua Carteira de Motorista, sofrem furtos, roubos ou mesmo tem a licença invalidada por mau estado de conservação.

Nessa situação, é possível solicitar a 2ª via da CNH no Detran-SP. Você tem duas opções à disposição:

⇒ Pelo site do Detran-SP

⇒ Pelo site do Poupatempo

⇒ Em alguma unidade do Detran-SP

O pedido de segunda via, por quaisquer desses canais é muito simples. Basta informar alguns documentos e fazer a solicitação.

Para te ajudar a não ter dúvidas na hora de emitir o documento, preparamos um tutorial que explicará passo-a-passo como fazer a solicitação:

Passo a passo para pedir a 2ª via da CNH

1. Pelo site do Detran-SP

Para fazer o pedido da 2ª via de sua habilitação pela internet ou qualquer outra solicitação online ao Detran-SP, você precisará ter um cadastro no site. Esse Cadastro é muito simples de ser feito.

1ª etapa – fazer o Cadastro no Detran-SP

1. Acesse o portal, no endereço www.detran.sp.gov.br e clique em “Entre ou Cadastre-se”, no link posicionado no canto superior direito da página;

2. Abrirá uma janela flutuante com três colunas. Caso tenha cadastro, você deverá acessá-lo na coluna do meio, com o seu CPF e senha; caso não tenha, na última Coluna, insira o seu CPF ou CNPJ e clique em “Avançar”;

3. Você verá uma página intitulada “Cadastramento do Cidadão”, com uma série de campos a serem preenchidos com informações pessoais. Preencha-os. Os campos que contêm um asterisco são de preenchimento obrigatório. Como você fará o pedido de segunda via de sua CNH, apesar de não ser obrigatório, será preciso preencher também com os dados e seu documento;

4. Digite os números na imagem de segurança e conclua o cadastramento. O Detran-SP enviará para o seu e-mail uma senha de acesso. Utilize essa senha de 9 números para o primeiro acesso e então, modifique-a, criando nova senha. Após modifica-la, sua conta estará ativada.

2ª etapa – fazer o pedido de 2ª via da CNH

1. Após realizar o cadastro e efetuar o seu acesso no portal, abrirá para você uma página inicial com diversos serviços. Na aba superior, clique na seta rolante para verificar os principais serviços e, então, clique em “2ª via da CNH”.

2. Se você já inseriu em seu cadastro as informações de sua CHN, será direcionado a uma página de formulários a serem preenchidos. Caso não o tenha feito, abrirá uma página solicitando informações sobre sua CNH e, após isso, os formulários da solicitação.

3. O envio da CNH é feito pelos correios e só será autorizado após o pagamento da taxa, disponibilizada no banco após o preenchimento das informações. Por essa razão, você deverá também inserir o endereço de recebimento e pagar o boleto.

2. Pelo site do Poupatempo

1ª etapa – cadastro

Será necessário fazer um cadastro no portal do Poupatempo, caso você ainda não tenha. Acompanhe as orientações do vídeo e veja como proceder.

2ª etapa – agendamento

1. Acesse o portal do Poupatempo por este link.

2. Na página inicial, digite seus dados de acesso e clique em “Entrar”;

3. Clique no opção “Novo Agendamento”, no quadro exibido à direita;

4. A página vai exibir 5 opções de agendamento para a CNH; escolha “CNH – 2ª via, Troca da permissão para dirigir pela CNH definitiva”;

5. Clique em “Local” e escolha o posto mais próximo da sua residência;

6. Escolha o posto que você quer ser atendido (a);

7. Selecione uma data;

8. Escolha o horário;

9. Antes de confirmar o agendamento, confira se todas as informações que você forneceu estão certas.

10. Concluindo a operação, você verá o seu protocolo e as informações sobre documentação e taxas.

11. Se quiser, você pode imprimir o protocolo clicando no botão “Imprimir”. Vale lembrar que é preciso apresentar o número do protocolo no posto do Poupatempo.

3. Em uma unidade do Detran-SP

Como fazer a segunda via da CNH no Detran-SP

Para requerer a 2ª via de sua CNH nas unidades físicas, precisará de alguns documentos, que são:

  • Documento de identificação RG e CPF original e cópia;
  • Boletim de ocorrência – cópia ou declaração de perda com firma reconhecida;
  • Comprovante de residência – original e cópia, com emissão de até três meses anteriores a data de solicitação.
  • Comprovante de pagamento da Taxa

Taxas

Veja quais são as taxas que você precisa pagar para tirar a 2ª via da CNH:

  • 2ª via da CNH (sem alteração de dados) – R$ 38,86 sem postagem.
  • 2ª via da CNH (sem alteração de dados) – R$ 49,86 com postagem.

A perda de uma CNH pode trazer muitos prejuízos ao cidadão se ela for usada indevidamente por outra pessoa, especialmente porque ela tem peso de documento oficial de identificação, substituindo o RG.

Por isso, é de suma importância possuir o Boletim de Ocorrência, que o livrará de quaisquer multas ou processos inerentes ao registro após aquela data.

Caso você perca a sua CNH, procure imediatamente uma delegacia de polícia para fazer o B.O.

Você acabou de conferir as informações para tirar a 2ª via da Carteira de Motorista no Estado de São Paulo. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida escreva a sua pergunta na seção de comentários.