Como excluir conta do Instagram

Conteúdo do artigo

Confira os procedimentos e veja como excluir conta Instagram

De todas as redes sociais, o Instagram é a que tem usuários mais fieis: muita gente alega que já não usa o Facebook, optando por ficar apenas com o “Insta” para acompanhar a vida dos seus amigos e dos famosos.

Em 2019, a empresa comunicou que tinha 1.000.000.000 de perfis em funcionamento, ou seja, o mundo moderno está registrado nessa plataforma.

Contudo, se você está na contramão e quer sair da plataforma, aprenda já como excluir conta do Instagram.

Como excluir conta do Instagram

A exclusão da conta do Instagram é definitiva?

Dá para excluir conta do Instagram sem que isso seja definitivo; afinal, muita gente sente necessidade de ficar um pouco ausente das redes sociais, mas não quer perder tudo o que está no seu perfil.

Por isso, o Instagram permite que o seu usuário faça uma exclusão temporária do seu perfil.

Por outro lado, o internauta que tem certeza de que não usará mais aquela conta na rede social pode exclui-la de maneira definitiva.

A diferença entre as duas formas é que a segunda não é reversível, ou seja, o usuário que escolhe deletar permanentemente o seu perfil não o recupera mais.

Na eventualidade de desejar voltar ao Instagram, será necessário fazer uma conta absolutamente nova.

Passo a passo para excluir conta do Instagram

Para excluir a conta do Instagram, o usuário deverá, obrigatoriamente, estar em um navegador, já que a opção necessária dentre as configurações só é exibida dessa maneira:

  •         Clique aqui para abrir o site do Instagram;
  •         Faça o login do perfil;
  •         Clique em “Editar perfil”;
  •         Selecione “Excluir minha conta temporariamente”;
  •         Insira a razão para querer excluir temporariamente;
  •         Coloque a senha

Fazendo a exclusão temporária do Instagram, o usuário terá alguns dias para retornar a essa rede social e manter todos os seus seguidores, arquivos, publicações e outros.

Enquanto o perfil do Instagram estiver excluído temporariamente, nenhum outro usuário poderá vê-lo: as pessoas que seguem o indivíduo em questão verão o avatar em cinza, provavelmente, além de as postagens não estarem mais disponíveis.

Essa é uma boa solução para quando o internauta tem problemas pessoais e prefere ficar inacessível por um tempo, mas tem consciência de que gosta da rede social e não quer perder todos os dados do perfil.

Para a exclusão definitiva, o usuário precisa ir a um site especial, já que a plataforma não oferece essa opção na área de configurações básicas. É preciso:

  •         Acessar aqui;
  •         Inserir o motivo da exclusão definitiva do perfil;
  •         Informar a senha

Como recuperar conta do Instagram excluída temporariamente?

Depois de excluir a conta do Instagram temporariamente, o seu usuário pode querer voltar a usar seu perfil a qualquer momento e nem é preciso solicitar qualquer autorização: é só o internauta logar-se.

Uma vez que a pessoa acessou novamente o seu perfil, o Instagram “compreende” que ela desistiu da exclusão temporária da sua conta e que deseja retornar à plataforma.

Quando logar-se, essa pessoa encontrará tudo o que estava no seu perfil anteriormente, ou seja, estarão lá os seus stories arquivados, os seus destaques, os perfis que ela segue e muito mais.

Caso esse internauta queira excluir temporariamente a sua conta de novo é só efetuar o processo ensinado.

O que fazer se não for possível excluir a conta do Instagram?

Os problemas possíveis ao excluir conta do Instagram são os seguintes:

  •         Pedir a exclusão definitiva, mas o perfil continuar ativo;
  •         Pedir a exclusão temporária, mas o perfil sumir completamente

A última opção é bem menos comum porque o interesse dessa rede social é que haja o maior número de usuários ativos; mesmo assim, é uma possibilidade.

No caso se o usuário ter algum desses dois problemas, ele deve procurar a assistência do suporte técnico.

No site do Instagram, deve-se clicar em “Suporte”, no canto inferior direito. Depois de a Central de Ajuda surgir, o internauta só seleciona o assunto e procura pelo tópico correspondente ao que ele precisa.

Essa rede social também conta com uma página no Facebook e, usando as mensagens inbox, pode-se pedir instruções em caso de não se conseguir mais abrir o perfil; basta clicar aqui.

Motivos mais comuns para excluir conta do Instagram

Motivos mais comuns para excluir conta do Instagram

Quando os usuários optam por excluir a conta do Instagram definitivamente, a própria rede social oferece algumas justificativas para que o internauta escolha, como “não consigo achar pessoas para seguir”.

Essa dificuldade é mais comum a quem não conecta o Instagram ao seu perfil do Facebook, mas, ainda assim, não é um dos motivos mais comuns.

Algumas das razões que mais fazem com que as pessoas excluam seu perfil no Instagram são problemas com relação à privacidade, bugs na plataforma e também um novo perfil criado.

Há ainda outras eventuais razões listadas pela plataforma e, ao final, encontra-se “outro motivo”; clicando nele, o internauta pode explicar especificamente porque não quer continuar com seu perfil