Dicas para fazer uma redação perfeita

Conteúdo do artigo

Sabe o que é fazer uma redação? Pois não é nada mais nada menos do que produzir um texto que possua começo, meio e fim.

Embora pareça bobeira ouvir isso, as redações necessitam apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão sim.

Além do mais, elas são utilizadas em diversos ramos, como produções de conteúdos jornalísticos e relatórios.

Entretanto, o que deixa as pessoas, no geral, confusas são as regras de como fazer uma redação que seja entendida pelo público alvo ou mesmo que faça os estudantes tirarem nota máxima no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Pensando nisso, este artigo foi feito especialmente para quem deseja saber mais sobre o assunto. Caso seja uma dessas pessoas, embarque na leitura conosco!

Dicas para fazer uma redação perfeita

 

Dicas para fazer uma boa redação

Pois bem, a melhor dica é: pratique a escrita. Escreva redações de todos os gêneros e temas que pesquisar, pois dessa forma conseguirá notar os erros e acertar cada vez mais em como fazer uma redação

Embora a principal dica já tenha sido dada, há outras que são essenciais para que o seu desenvolvimento ao escrever redações melhore significativamente, são elas:

Utilize a simplicidade: não use palavras difíceis. Ser simples na forma de escrever é um ponto positivo para o redator. Portanto, escreva de uma maneira que o leitor entenderá a sua linha de raciocínio e chegará à argumentação com um ponto de vista pronto.

Seja claro: um dos carros chefes de como fazer uma redação está na objetividade daquilo que se pretende dizer, fazendo com que o leitor entenda com clareza.

Seja objetivo: como dito anteriormente, a objetividade precisa ser levada totalmente em consideração. Não deixe nada subentendido.

Foque no tema central: muito cuidado com a direção que o texto toma no decorrer da sua escrita, para não fugir do foco temático.

Seja coerente: não se esqueça da ordem cronológica das ideias, principalmente em organizá-las de forma com que o texto todo fique coeso.

Dê ênfase ao texto: sempre procure uma forma de dialogar com o leitor de forma subjetiva e fazer ele prestar atenção em todo o decorrer do texto.

Releia várias vezes: é importante reler o texto diversas vezes para corrigir alguns erros ortográficos, acentos, palavras repetidas e, por fim, deixá-lo da forma mais apresentável possível.

Passo a passo para fazer uma boa redação

A primeira dica sobre como fazer uma redação é colocar todas as ideias em um rascunho e, em seguida, ordená-las e ver em quais tópicos irão se encaixar (seja introdução, desenvolvimento ou conclusão). 

Além do mais, não se esqueça de focar em qual será sua argumentação, pois ela é a chave da redação. A partir disso, o texto começa a ter forma. Mas, então, como fazer na prática? É exatamente isso que você aprenderá logo a seguir. 

Introdução

  • Escreva a primeira parte, que é a introdução, por último, pois tendo uma noção do que escreverá no decorrer do texto, conseguirá assimilar como pode começá-lo da melhor forma possível;
  • Recomendamos que esse tópico não passe de quatro linhas;
  • Além disso, é o local em que o ponto de vista habita primeiro, ou seja, desde a introdução você pode deixar bem claro a sua opinião (contra ou a favor o tema proposto).

Desenvolvimento

  • Ponto principal dos argumentos;
  • O desenvolvimento deve ser composto por cerca de três parágrafos, para que as ideias fiquem melhor organizadas;
  • Não se esqueça de argumentar de forma clara e objetiva;
  • É importante colocar algo de outra “matéria” para mostrar o seu entendimento sobre o assunto, como é o caso de trechos de filmes, descrição de cenas de novela, contexto histórico, citações de livros, entre outros.

Conclusão

  • Nesse ponto é necessário colocar um método eficaz de extinguir o problema, respeitando os Direitos Humanos;
  • Também, na conclusão, é preciso recapitular tudo o que disse no decorrer do texto, sem colocar novas informações.

Como fazer uma redação dissertativa

Tendo em vista que você não possui mais dúvidas sobre como fazer uma redação, agora o nosso assunto é um pouco mais específico: redação dissertativa. Confira logo abaixo como fazer o modelo de redação que é tão solicitado em provas. 

  • Na introdução, você precisa primeiramente situar o leitor sobre o assunto, através da definição do tema, contextualização histórica, citação de algum escritor ou questionamento;
  • No desenvolvimento, é apresentada a explicação do tema e os argumentos também são expostos;
  • Na conclusão, é preciso fazer um resumo de todo o texto, reafirmando o ponto de vista defendido.

Como fazer uma redação para o Enem

Como fazer uma redação para o Enem

Devido à importância do ENEM, daremos algumas dicas para que você consiga tirar nota máxima na redação do exame. Para isso, você deve fazer assim:

  • Observe o tema e leia o restante da prova: podem ter assuntos relacionados à redação nas perguntas, portanto, isso pode ajudar a ter ideias do que escrever em seu texto;
  • Faça a escolha da tese: escolha os argumentos que fará no decorrer da redação;
  • Utilize rascunho: as ideias podem fluir melhor quando começar a colocá-las em um papel a parte e desenvolver o texto com base nelas;
  • Revise o texto: leia e releia para revisar caso tenha erros;
  • Passe para a folha oficial: coloque o texto do rascunho na folha oficial e atente-se à quantidade de linhas.

Aprendeu como fazer uma redação? É muito fácil e com as técnicas com certeza você terá muito sucesso em seu próximo texto.